Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 19 de Abril de 2024, as 18:28:45


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: 2N3819  (Lida 7528 vezes)
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« : 05 de Outubro de 2012, as 23:01:56 »

O Romildo veio me perguntar sobre a disposição dos 2N3819 no Backface que postei layout aqui no HM.
Ele me mostrou um link onde era mostrado os pinos de forma invertida da que eu mostrei.
Fui conferir no datasheet e estava exatamente igual ao que postei... até conferir um segundo datasheet... e nesse estava invertido...  Roll Eyes
E agora? Qual é o certo?
Eu usei da forma que postei, e  funcionou. O Romildo também fez da mesma forma, mas os FETs torraram...
Abaixo imagem com a disposição dos pinos nos 2 datasheets...

Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #1 : 05 de Outubro de 2012, as 23:40:02 »

Não é muito comum de acontecer; mas não seria um caso em que fabricantes diferentes, estarem "encapsulando" de forma diferente?  O mais comum é que todos sigam a mesma forma para uma mesma nomeclatura.
Registrado

felixmeirelles
Visitante
« Responder #2 : 05 de Outubro de 2012, as 23:47:00 »

Acontece, e é demais, já peguei 2SC2240, 2SC945, 2SK30....

Eles mudam o encapsulamento e mudam a posição dos terminais.

Uma dica recorrente, sempre testem os componentes antes de usar, e ao testar os transistores, logo acharemos as posições corretas.

Abraços
Registrado
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #3 : 05 de Outubro de 2012, as 23:57:42 »

E nos pdf acimas citados, ainda mostra um com corrente de dreno de 50 e o outro 100mA.
Registrado

bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #4 : 06 de Outubro de 2012, as 00:07:30 »

Acontece, e é demais, já peguei 2SC2240, 2SC945, 2SK30....

Há tempos atrás aconteceu aqui  com um TIP31e lembro até de ter postado aqui no handmades.
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #5 : 06 de Outubro de 2012, as 00:12:40 »

Não era pra acontecer uma coisa dessas né?
Ter que ficar testando componente pra verificar a pinagem é o fim do mundo...
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Romildo
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 175

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 6


A vida é bela


« Responder #6 : 06 de Outubro de 2012, as 00:25:45 »

Resumindo, qual a melhor maneira de testar com um multimetro?
Registrado

todos aprendem, uns + outros -, mas todos aprendem
felixmeirelles
Visitante
« Responder #7 : 06 de Outubro de 2012, as 01:19:47 »

Não era pra acontecer uma coisa dessas né?
Ter que ficar testando componente pra verificar a pinagem é o fim do mundo...

Pelo menos um de cada lote é padrão, se pensarmos que os pedais que usam mais transistores, usam no máximo uns 20 deles, como o DS-2, então vale mais a pena testar tudo antes nestes casos.

Todo transistor que já vendi até hoje foi testado, mas sempre recomendo aos meus clientes testar em casa também. É 10 minutos que você perde que podem custar horas ou dias de dor de cabeça.

-----
Resumindo, qual a melhor maneira de testar com um multimetro?

Com o multímetro dá para testar PNP ou NPN normais, só ir tentando todas as posições até obter uma leitura entre 100-900.

Agora os  FETs, JFETs e Mosfets só sei através de circuitos simples de teste, sendo que os Mosfets são potencialmente sensíveis, uma tentativa na posição errada pode ser fatal.


Esquemas de testadores no spoiler:
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
« Última modificação: 06 de Outubro de 2012, as 01:40:43 por felixmeirelles » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.257

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #8 : 06 de Outubro de 2012, as 08:08:17 »

Dependendo se a estrutura do JFET for simétrica, o dreno e a fonte são intercambiáveis em baixas frequências, e a maioria deles é assim, pode ser o caso desse 2N3819. Então cada fabricante pode especificar de um jeito ou outro (pode estar escrito na datasheet). O fato do Romildo ter torrado um pode ser outro motivo.

vejam esse exemplo onde tem a citação de intercambialidade:
http://www.fairchildsemi.com/ds/MM/MMBF5484.pdf

Essa página diz que o 2N3819 é simétrico:
http://www.hawestv.com/mtv_faq/FAQ_fetpreamp4.htm

Citar
QUESTION. I reversed the drain and source leads. Will this reversal cause a problem?

ANSWER. Don't worry. The MPF102 and 2N3819 are symmetrical JFETs. With each device, the drain and source leads are interchangeable.

Here's what's going on inside these parts: Each device has an channel that's a bar of N-material. The drain and source are terminals at the ends of this bar. In each device, the channel has a consistent width. The gate terminal connects at roughly the middle of the channel. You can think of the channel as a "hose." The gate functions as a variable "hose clamp," increasing or decreasing current flow through the channel.

I've built several 2N3819 amps with reversed drain and source terminals. (I had to do that to qualify for the "all thumbs engineer" award. Joking!) By the way, my "reversed" amps all work normally. Caution: If your circuit malfunctions, a drain-source reversal isn't the problem.

By the way, not all JFETs and MOSFETs are symmetrical. For example, the substrate of some MOSFETs must connect to a dedicated source terminal. Also, some JFETs have gates that connect to the bottom of the channel. We call these JFETs "assymmetrical." Such devices operate best when you follow the manufacturer's drain and source connections.
« Última modificação: 06 de Outubro de 2012, as 09:28:59 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Espanhol
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.025

Obrigado
-Dado: 401
-Recebido: 338



« Responder #9 : 06 de Outubro de 2012, as 14:16:55 »

   Eu tenho uns BC337 aqui, são "EBC", quando fui usá-los, não funcionou no circuito, daí inverti e funcionou. Quando fui ver o datasheet vi  que existem  alguns em que a posição é "CBE" (que era a que eu pensava ser) e até "CEB". Nessas horas que um aparelhinho daqueles que o Bossman comprou faz falta  Cheesy
Registrado

"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #10 : 06 de Outubro de 2012, as 14:42:13 »

Nessas horas que um aparelhinho daqueles que o Bossman comprou faz falta  Cheesy

Pois é! Quando comecei a ler esse tópico lembrei dele!  Smiley  Mais uma utilidade
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.044 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal