Como aproveitar madeira de moveis antigos pra corpos maciços?

Started by Metallover, 13 de October de 2012, as 13:11:56

Previous topic - Next topic

Metallover

Guest
Aqui no fundo do quintal de minha casa, a cerca é de madeira, são troncos finos infincados no chão. Não tenho certeza se é possível utilizá-la para fins musicais. Meu pai disse que o nome da madeira é Candeia, alguém conhece? Sabe se é possível aproveitá-la para esse fim?
Agradeço desde já  :tup, abraços.

Fernando Bello

Handmaker
  1. nandobello2003@hotmail.com
Para quem mora perto de fazendas antigas é maravilhoso achar essas coisas.
O melhor disso tudo é que ao aproveitar uma madeira dessa, de 30, 40 100 anos, com certeza é uma madeira já seca, pronta pra ser trabalhada.
Aqui em minha região tem muito luthier, e muitos se aproveitam de madeira de demolição ou de reaproveitamento de velhas fazendas.
Os móveis dessas fazendas sempre são de madeira de lei, assim como o madeiramento de telhado, portas e batentes. Sempre tem jacaranda, embuia, mogno, cedro, etc.
Nas cercas e cochos, currais, se usava muito o pau-ferro, ótimo pra fazer escalas e cabreúva.
Salto - SP

Adiel

DIY Freak
Resistance is futile, if <1R

gfr

Colaborador
Jacarándá da bahia:

Jacarandá indiano:

O jacarandá da bahia, mesmo com nós, alburno, cor e textura irregulares, etc., é altamente desejável pra caixa de violões. Aliás, parece que o pessoal gosta mais justamente das mais "desenhadas"!!! (eu particularmente prefiro o indiano, em termos visuais). Agora, pra fazer escala acho que quanto mais regular melhor, não vejo porque "gastar" um baiano se um indiano ficaria melhor.

O pau ferro pra escala parece ser interessante, mas pra faixa e fundos de violão é muito difícil de dobrar, e acaba rachando.
Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma - Joseph Pulitzer

Gilmar

*
Iniciante
QuoteNa fazenda de meu avô, eles usavam caviúna para fazer cercas.

Boa madeira e muito bonita, outra que era usada pra cerca e dá boas escalas é a Braúna.

QuoteAqui no fundo do quintal de minha casa, a cerca é de madeira, são troncos finos infincados no chão.

O legal dessas discussões sobre matéria-prima é que a imaginação funciona, agente acaba tendo mil idéias de conseguir material!

A madeira é a parte mais barata na construção de guitarra, por exemplo:

Cedro para um corpo         R$65,00
Escala jacarandá indiano    R$ 35,00
Braço maple                     R$ 55,00

Nesse caso, madeiras escolhidas e proprias para instrumentos, se for na madeireira e pegar peça bruta e souber escolher, fica bem mais barato.
Uma outra maneira é usar madeiras alternativas por exemplo:

Marupá (Caxeta) é uma madeira leve estável e muito boa de trabalhar, é muito barata, boa para corpos de strato, é o ideal para começar. (caixa de fósforo)
Angelim é estável e densa (pesada) boa para corpos, barata mas não tão boa de trabalhar. (banco de igreja)
Massaranduba (Paraju)extremamente densa, boa para escalas e braços, barata. (caibros e suportes de telhado, marcos de porta)
Cumaru (Ipê champangne) mais dura que Jacaranda e Ébano, ótima para reforço de braço e escalas. (telhado e assoalho)
Pau Ferro (Morado) densa e dura, escalas e braços, muito bonita.(árvore ornamental em muitos municípios)
Roxinho densa e dura boa para braços e escala, é de um roxo intenso, (caibros, cabo de enxada)

Isso aí é só uma parte do que temos a nossa disposição, se bem escolhidas, essas madeiras dão ótimos instrumentos, o problema é que aqui no Brasil somos muito preconceituosos com o que é daqui, por exemplo se o braço não for de Maple não presta, ou o corpo tem de ser de Basswood(parecido com marupá) ou Ash que tem a mais só a figuração.
Existem mais uma infinidade de madeiras legais, como Imbuia, Mogno, Pau Marfim, Cedro Rosa, Peroba.etc...

Antes de canibalizar a penteadeira da vovó, é melhor ir a madeireira e verificar o valor da madeira, pois pode sair mais barato e em muitos lugares possuem peças pequenas que podem servir, não se acanhe em colar três peças, se a Fender e a Gibson fazem...

guitar_luthier

Guest
Eu gosto do Mogno! mas está muito difícil conseguir ele por aqui. Mas vai de Cedro o timbre é bem legal e use braço de maple se possível.

GuitarCris

Handmaker
Geralmente esta assim mesmo, corpo de cedro e braço de maple. Dá uma ótima configuração de madeira. Para quem gosta de escala escura pau ferro é uma boa opção.
Em busca do drive perfeito!!!

Roberto Alves

Hand MasterMind
Onde conseguimos Maple no Brasil?
Qual nome dessa madeira em português?

Eclético mas com parcimônia!!!

Alex Frias

DIY Freak
Flanelinhas, cuidado!!!

Marcos Câmara

*
Iniciante
Mateus 11:28
Quote from: Roberto Alves on 15 de October de 2012, as 10:26:39
Onde conseguimos Maple no Brasil?
Qual nome dessa madeira em português?

O Maple é uma madeira originária do Canadá, sua folha está na própria bandeira.

Aqui na minha cidade tem uma praça onde um maluco trouxe mudas do Canadá e as plantou. Hoje são aproximadamente umas 20 árvores, mas a Prefeitura não deixa ninguém tocá-las.  

Aqui no ML tem gente vendendo:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-436859275-madeira-maple-macico-_JM

guitar_luthier

Guest
Roberto Alves, Maple no Brasil é complicado de achar. Eu achei algumas peças com um luthier na Teodoro Sampaio mas o cara me cobrou R$ 100,00 em cada peça. Eu muitas vezes já comprei guitarra com braço de maple e usei só o Braço porque o cliente queria modelo da Fender, agora se for um modelo diferente ai vc tem que comprar uma peça e fazer o modelo solicitado. Maple Madeira da América do Norte é fonte de um dos alimentos mais tradicionais do cardápio estadunidense e canadense

A madeira da Maple Tree, árvore de nome científico Acer saccharum, é um dos produtos florestais mais conceituados do mundo, mas tem um lado que nem todo mundo conhece. Além de ser a madeira extraída da árvore símbolo dos estados americanos de Winsconsin, Vermont, Nova Iorque, Virgínia do Oeste e do Canadá, ela proporciona um toque de originalidade à alimentação norte-americana, principalmente no café da manhã. O Maple Syrup, um xarope parecido com melado, muito apreciado para acompanhar panquecas, waffles, torradas, pães de milho e sorvetes, tem origem nas entranhas da Sugar Maple. Durante as noites frias e os dias quentes do fim do inverno, a árvore está mais propensa a verter uma seiva de sacarose, de onde se extrai um líquido claro como água, que se transforma em Maple Syrup. O processo de extracção é muito semelhante ao do látex, nos seringais brasileiros, com a abertura de fendas no tronco, por onde a substância escorre. Para se fazer um litro de Maple Syrup é necessário extrair trinta litros da seiva da Maple Tree. Resumindo ele usam o maple até para fazer xarope, e nós braço de guitarra _. Aqui no Brasil se acha muito o Marfim, amarelinho, e outras madeiras por ai. Mas o mais indicado para Braço de Guitarras, e Baixos é o Maple sua sonoridade é inconfundível em relação as outra madeiras citadas acima. Abç

Roberto Alves

Hand MasterMind
Obrigado pelas respostas.
Isso eu já sabia do Maple.
Já vi várias árvores em Campos do Jordão, se não me engando, há alguns anos atrás.
Eu até peguei umas folhas e um galho pra tentar um enxerto mas ele não pegou. Uma pena, pois eu teria uma árvore em alguns longos anos...se é que eu ainda estaria vivo até lá.
Mas não sabia que vendiam no ML.
Vou pensar a respeito pois penso em fazer uma Lapsteel em breve e acho que vou usar um pedaço desses aí.
Obrigado Marcos e Guitar_luthier.

Abraços,
Roberto

kem

DIY Freak
Roberto, aqui em São Paulo, no Gasometro, acha facil Maple e Ash...
I don't want to die young...
I want to diode!

Roberto Alves

Hand MasterMind
Bom saber.
Você tem algum contato dessas marcenarias ou lojas?

kem

DIY Freak
Por coincidencia estou indo la nesse exato momento...
Pego os cartões e passo aqui.
La vende maple e ash em peças grandes... em geral peças com 3mts de comprimento.
I don't want to die young...
I want to diode!