Vocês dois estão de parabéns!
Como eu quero parar com um pedaço de madeira e transformá-lo em uma guitarra!
Adorei as fotos.
Y_killer, dê um trato nessa sua para ficar linda e viva.
abraços,
Roberto
Obrigado mestre Roberto!!!
Eu muitas vezes penso em refazer algumas coisas nela, como aquelas tampas de plástico, substituir por tampas de madeira encaixadas num rebaixo no corpo... o grande problema é tempo mesmo...
E esses dias tava pensando de arrancar essa seladora, passar umas duas ou treze demãos novas e levar na casa de um amigo pra passar um verniz PU nela, e toda a ferragem nova.
E a ponte né... tirar essa coisa feia daí e colocar uma floyd de verdade, não pelo uso, eu até prefiro a simplicidade das pontes "fixas" mesmo (o meu nível técnico/musical é um fator impeditivo no uso de alavanca

), mas pela parte estética. Se eu fizer isso tudo mesmo, abro um tópico pra mostrar todo o serviço de funilaria, desamassamento, lanternagem e pintura... hehe
Se voce for mesmo fazer uma guitarra, faz igual eu, totalmente sem pressa, demorei mais de meio ano pra terminar. Eu fazia ela aos poucos, quando voltava do trabalho, geralmente esgotado mentalmente, eu ia lá pra bancada fazer um pouco de buia e sujeira, pra cansar a parte física, e esvaziar a cabeça. E não era todo dia, só quando dava vontade MESMO, porque(pelo menos pra mim) se tivesse que mexer só por obrigação, pra ver o final chegar mais rápido, fatalmente acabava dando algum probleminha.
Na época que eu fiz esta, usei apenas tico-tico, furadeira manual, furadeira elétrica manual leve, grosas, um jogo de formões que ia de 1/4" até 1.1/2" e um taco lixador de borracha da Norton, e a tal ferramentinha de abrir trastes que o ferramenteiro fez pra mim.
E tudo que dependia de colagem nela, feito com Araldite 24horas mesmo, li muito em fóruns gringos e comunidades do orkut (tá aí a utilidade pratica do orkut no meio da futilidade toda) sobre a "hot glue", feita à base de gordura animal, e que pode ser feita à partir de gelatina incolor preparada numa concentração bem mais alta, e aplicada à 70~80 graus (banho maria na hora da aplicação), mas em guitarras nunca experimentei, por medo do resultado prático no que diz respeito à propriedades mecânicas... uma coisa é pegar a solução correta e própria pra esta cola, que tem lá no exterior pra vender... outra coisa é "adaptar" com gelatina, pode ser que funcione como alguns dizem, mas eu não tive coragem. Apenas utilizei este tipo de cola pra fazer cinzeiros e objetos decorativos pequenos numa geral. Nunca descolaram, mas eu nunca coloquei 6 cordas afinadas em Mi num cinzeiro pra experimentar.
Boa sorte quando for fazer a tua, e conte comigo pro que precisar... não sou um ás da lutheria nem tenho aqueeeele know how todo, mas te ajudo no que tiver ao meu alcance...
darkislanio Essa é tua primeira guitarra? Que coisa mais linda!!! Adorei os veios da madeira do corpo, e gostei da pintura que tu aplicou nela.
Tá de parabéns!!!!
E parabéns também pela inventividade pra fazer o control plate dela... achei muito jóia!! hahaha
Eu usei muito uma dessas furadeiras manuais, tenho a do meu avô até hoje, aqui na minha região chamam isso de "verruma", usei a minha inclusive pra abrir as laterais das cavidades de captador desta strato das fotos, com uma daquelas brocas largonas próprias dessa ferramenta mesmo.
Aquele Abraço galera!!!!