Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Março de 2024, as 05:14:31


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Artigos para Estudo  (Lida 3266 vezes)
overlock
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 110

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 5



« : 15 de Outubro de 2012, as 21:33:35 »

Boas a todos.

Senhores, sei que muitos aqui são luthiers e alguns são técnicos ou engenheiros em eletrônica. Eu, como humilde trabalhador de informática, gostaria de saber se alguém tem alguma apostila, cursinho de youtube ou qualquer material de estudo que possa demonstrar como os componentes eletrônicos (capacitores, resistores, transistores, etc) afetam o som.

Eu to com alguns Layouts legais, mas queria entender melhor qual efeito cada componente tem sobre o sinal de áudio, pra poder desenvolver uma solução "sob medida", o que acredito ser a maior vontade de um handmade.

Aquele abraço galera!
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #1 : 15 de Outubro de 2012, as 22:07:17 »

Já deu uma olhada na seção para iniciantes? Acho que vai encontrar grande parte do que procura...  Legal!

Boa sorte!
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
overlock
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 110

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 5



« Responder #2 : 15 de Outubro de 2012, as 23:19:32 »

Alex eu dei uma fuçada sim, mas não achei o que tava procurando.

Eu queria achar algo mais voltado pra eletrônica e música mesmo, uma tabelinha mesmo resolvia, tipo:

Captadores --> Passa Alta
Indutores --> Passa Baixa
Transistores --> Amplificadores
* DADOS PROVAVELMENTE INCORRETOS!

Em todo o caso, se os adms acharem que o post da duplicado ou ta poluindo, por favor apaguem e desculpe a mancada.

Abraços!
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #3 : 16 de Outubro de 2012, as 00:47:33 »

Esse não é o problema, mas aqui evitamos as famosas "receitas de bolo". Pois normalmente elas levam a ruas sem saída... O conhecimento básico é o único meio de conseguir chegar a começar a entender do que se trata a física envolvida em instrumentos, pedais e amps.

Caso contrário só poderá montar projetos mastigados e manjados. Com o risco de, ao cometer um simples erro, não conseguir fazê-lo sequer funcionar.
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Paulo Shure
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.066

Obrigado
-Dado: 961
-Recebido: 85


O limão é uma laranja de mau humor.


« Responder #4 : 16 de Outubro de 2012, as 09:25:51 »

Saudaçoes....No meu entendimento o que tem funcionado e o fuçar fuçar fuçar..ex: aprendi a difereça de sons de capacitores ceramicos e poliester na pratica. Errando que se aprende, acredito que a melhor dica e vc escolher um projeto mais simples montar e mexer nele.
Registrado

Não perca seu tempo, conquiste-o.
vini7
Visitante
« Responder #5 : 16 de Outubro de 2012, as 19:08:42 »

 Legal! me manda teu e-mail que eu tenho bastante apostila aqui no computador. Ai mando pra você, inclusive tenho video-aulas também. Posso estar enganado e, tomara que esteja, mas ultimamente o handmade tem se tornado tão competitivo que....Huh?
Registrado
Marcus Vinícius
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 908

Obrigado
-Dado: 104
-Recebido: 81



WWW
« Responder #6 : 20 de Outubro de 2012, as 00:19:07 »

Aqui segue um ótimo artigo sobre transistores que vai explicar muita coisa
que alguém que curte a influência da eletrônica no som:

http://www.bairrospd.kit.net/componentes/Transistor%20Basico.pdf
Registrado

HandMaker Colaborador em treinamento! Me desculpe se não te ajudei ou pareço redundante!
overlock
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 110

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 5



« Responder #7 : 30 de Outubro de 2012, as 21:14:51 »

O conhecimento básico é o único meio de conseguir chegar a começar a entender do que se trata a física envolvida em instrumentos, pedais e amps.

Você tem total razão Alex.

Esses dias estive pesquisando e to aprendendo muita coisa... Falta a parte prática ainda, já que por enquanto to tentando aprender a não colocar fogo na casa como já fiz uma vez...  Anjo

vini7 to te mandando o e-mail agora  Smiley

Obrigado pela apostila marcusbass. To acompanhando a montagem da sua pedalboard e to ansioso pelo resultado final! Boa sorte.

Obrigado a todos pela ajuda!
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.036 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal