Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 26 de Abril de 2024, as 10:16:02


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 3 [4] 5 6   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Como alterar o Iall para Contra-Baixo  (Lida 25969 vezes)
Electric Effects
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.941

Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383



WWW
« Responder #45 : 23 de Outubro de 2012, as 16:22:25 »

Alguém já finalizou o projeto modificado, será se ele aguenta tocar em bares medianos e numa área mediana?
Registrado
Lamer
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.629

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105


« Responder #46 : 23 de Outubro de 2012, as 16:48:16 »

Se você ler o tópico inteiro notará que ainda está em discussão a viabilidade do projeto... mas se você tiver verba e conhecimento suficiente para a empreitada... pode ser o beta tester.

Abraço!
Registrado
Guilherme
Visitante
« Responder #47 : 24 de Outubro de 2012, as 17:15:47 »

Jaco Pastorius retornou à sua forma primitiva, mineral, cedo demais.

Bebesse ele menos e ainda estaria, provavelmente, entre nós. Mas, enquanto vivo, conseguiu tirar do seu Fender Precision + Hartke o melhor som de contrabaixo acustico que algum baixista conseguiu tirar. Basta ouvir 8:30 gravado ao vivo.

Na ultima vez que assistí uma apresentação sua foi no Free Jazz de 1980, com o Weather Report  (Joe Zawinul, Wayne Shorter e Peter Erskyne). Zawinul também se foi.

Mesmo na acustica pavorosa do Maracanazinho, Pastorius solou "Slang" fazendo seu Precision soar do tamanho do estadio. Qual a formula? Simplesmente um musico genial com uma amplificação de altissima potencia. Suas duas caixas Hartke eram bem microfonadas e o P.A. geralmente contava com Altec's A7.

O que eu quero dizer com isso e´que amplificação de contrabaixo precisa de potencias muita altas, acima de 300W em torno de 40Hz, coisa muito complicada de se conseguir com amps a valvula por causa da limitação do transformador de saida.

Amps do tipo Ampeg SVT, Fender Rumble e Majors são bons em alta potencia até 50Hz, daí para baixo já não convencem muito, amplificam mais harmonicos do que fundamental. E não poderia ser de outra maneira, pois um OPT de 300W @ 30Hz é virtualmente impraticavel.

A melhor formula para contrabaixo ainda é a conhecida: preamp a valvula + power ss > 200W + algo estilo Altec / Hartke.

abraços

Guilherme Peregrini
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #48 : 24 de Outubro de 2012, as 17:22:16 »

Guilherme,

E se fosse uma saída valvulada Futterman? Você sabe que eu estou querendo fazer um desses já vai fazer uma década!

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #49 : 24 de Outubro de 2012, as 17:27:30 »

A melhor formula para contrabaixo ainda é a conhecida: preamp a valvula + power ss > 200W + algo estilo Altec / Hartke.

Tentamos desenvolver um preamp de baixo aqui no site Guilherme o tópico chegou a render mais de 10 páginas mas, a ideia não vingou por vários motivos. Você estaria interressado em ajudar a continuar desenvolvendo Guilherme ? O tópico de que falo é esse abaixo:

http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=2619.0

Temos um pontapé inicial mas, nunca é tarde pra se mudar tudo (válvulas  Evil) e começar de novo. E aproveito pra estender esse convite ao demais colegas com bagagem no assunto pra ajudar.

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Abraço
« Última modificação: 24 de Outubro de 2012, as 17:29:13 por bossman » Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
gfr
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 665

Obrigado
-Dado: 18
-Recebido: 86



« Responder #50 : 25 de Outubro de 2012, as 09:52:46 »

Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Smiley

É claro que não dá pra pensar em levar um amplificador de 10W prum palco no Maracanazinho, Rock in Rio, City Bank Hall (o nome atual é este? fico meio perdido).

Não dá pra usar um amplificador valvulado de 10W com um baixo de 5 cordas e um alto falante menor do 15", nem pra estudar trancado no closet.

Não dá pra usar um amplificador de baixa potência se o seu lance é um som mais hi-fi, mais moderno, tipo o André Gomes por exemplo.

Etc.

Agora, um valvulado de 10W com um bom alto falante dá um amplificador de estudo perfeitamente utilizável, com um baixo de 4 cordas e uma preferência por um som mais tradicional de rock e blues. Convenhamos, ninguém precisa de um amplificador de de 2000W com alto falantes de 18" e cornetas pra ficar tirando o baixo de "Penny Lane" num quarto de 9 m2.

Com um pouco mais de potência, um Portaflex (não vou nem falar num SVT), um VOX, dá até pra usar em ensaios e em shows em palcos pequenos (ou mesmo médios se puder usar reforço). Dependendo do estilo.

Dependendo do estilo, estes amplificadores são legais também pra gravar. Os clássicos do rock, blues, soul, nos anos 50 e 60 foram gravados com amplificadores "fracos" como estes. É um tipo de som bem particular.

Quando eu formei minha primeira banda no colégio, a gente ensaiava com a seguinte configuração: 2 Bag-1 da Giannini. Num era ligado o microfone do vocal E a guitarra "solo", no outro o baixo E a guitarra "base". Isto tocando com um baterista bem animal. Nunca ninguém reclamou que estava baixo demais (especialmente os vizinhos). O Roberto também formou a primeira banda dele nesta época, que eu saiba era a mesma pindaíba (com um baterista melhor, mas que também sentava a mão). O bag-1 (transistorizado) tem quanto, 10W, 15W? Era o ideal? Claro que NÃO. E ? ? ? ?

Bossman,

Não li as 13 páginas do tópico, dei uma olhada superficial, mas:

Em algum momento o Sansamp Bass DI é citado. Bom, tem também o Sansamp Acoustic DI, que foi originalmente lançado pra violão, mas que os baixistas adoram, porque é muito parecido com o BASS DI (não comparei valores, mas a topologia é praticamente a mesma) mas tem um controle de médios semi-paramétrico. Se interessar posto um link.

Um preamplificador famoso é o Acoustic 360. Uma página sobre ele:
http://www.lynx.bc.ca/~jc/pedals360.html
esquema:
http://www.lynx.bc.ca/~jc/acoustic360schm.gif

Se for enveredar pelas válvulas, os clássicos pra mim são os Ampeg (os Portaflex ou os montrengos SVT):
http://www.vintage-blue.us/schematics.htm
http://www.drtube.com/schematics/ampeg/svtpre-jp.gif

Circuito com fets baseado nos Portaflex:
http://www.runoffgroove.com/flipster.html
Registrado

Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma - Joseph Pulitzer
Botti
Visitante
« Responder #51 : 25 de Outubro de 2012, as 11:46:45 »

 Apesar de gostar muito do Jaco, não é um som igual ao dele que procuro;
 Porém, mais importante é saber o que (e onde) o camarada que fez o tópico quer tocar. Suspeito que, procurando por um amplificador valvulado, ele queira alguma sujeira.
 É importante saber que tipo de som você procura, pra poderem te indicar um esquema adequado, que vá te satisfazer mais.
 Por exemplo: Se no show do Rage (SWU), onde para o meu gosto, ouvi o melhor timbre de baixo, o Tim tivesse usado um hartke limpinho, eu saíria extremamente desapontado...
 
Registrado
gfr
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 665

Obrigado
-Dado: 18
-Recebido: 86



« Responder #52 : 25 de Outubro de 2012, as 12:11:35 »

Imagina o John Entwistle com um som limpinho e com uma equalização equilibrada. Perderia 70% da graça  Cheesy

Edit: e olha que ele usava uns amplificadores potentes, é que eles tocavam alto praca mesmo.
« Última modificação: 25 de Outubro de 2012, as 12:15:49 por gfr » Registrado

Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma - Joseph Pulitzer
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #53 : 25 de Outubro de 2012, as 12:29:19 »

Em algum momento o Sansamp Bass DI é citado. Bom, tem também o Sansamp Acoustic DI, que foi originalmente lançado pra violão, mas que os baixistas adoram, porque é muito parecido com o BASS DI (não comparei valores, mas a topologia é praticamente a mesma) mas tem um controle de médios semi-paramétrico. Se interessar posto um link.

Interressa sim Guilherme! Mas veja bem de projetista eu não tenho nada, eu sou mais um que fuça até ficar do meu agrado por isso a importância de mais beta testers. A ideia era começar algo novo e partindo do zero com isto quero dizer copiando o mínimo possível de circuitos comerciais (se é que isso é possível né?). Chegamos até cogitar a possibilidade de ser um circuito híbrido (válvulas + transistores/CI's).

Obrigado pelos links postados.
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Marcus Vinícius
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 908

Obrigado
-Dado: 104
-Recebido: 81



WWW
« Responder #54 : 25 de Outubro de 2012, as 13:32:46 »

Vocês não acham que a gente deveria direcionar essas postagens para o tópico do TBP,
e movimentar de novo aquilo? Hoje vou ver se incomendo as peças que não tenho provavelmente
vindo de blumenau através do meu amigo amanhã a noite está aqui em rio do sul,
Estou com o layuot do Cris na mão e vou montar o Carinha, então vou ajudar, a testar aquilo!

O que você acha ?
Registrado

HandMaker Colaborador em treinamento! Me desculpe se não te ajudei ou pareço redundante!
gfr
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 665

Obrigado
-Dado: 18
-Recebido: 86



« Responder #55 : 25 de Outubro de 2012, as 13:41:59 »

Vou copiar a parte do meu post que interessa pra lá.

-----
Bossman,

no caso do Acoustic DI ele é praticamente um projeto "LEGO", são bloquinhos independentes encaixados: tem um bloquinho da equalização, um bloquinho de distorção, um bloquinho de simulação de alto falante, um bloquinho pra mixar o som limpo (pós EQ) com o som do "simulador" (distorção + falantes), e um bloquinho pra saída balanceada. Dá pra montar só o que interessa, ou abduzir pedaços e usar em outros projetos.
« Última modificação: 25 de Outubro de 2012, as 13:47:53 por gfr » Registrado

Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma - Joseph Pulitzer
a.sim
Visitante
« Responder #56 : 25 de Outubro de 2012, as 16:07:29 »

Olá.

O projeto IALL 10.5 agora pode contar com os transformador Schatz TS 10.40.B ( fmin = 40 Hz ) e TS 10.20.A ( fmin = 20 Hz ) especiais para quem quiser usar o amplificador com contrabaixo.

A fim de estender a resposta em frequência, esses transformadores serão produzidos com primário ultra-linear já na versão standard, a fim de estender a resposta em baixas frequências. Para tanto, será necessário conectar as grades screen das PCL82 às derivações do primário, ao invés de ligá-las ao +B.
Registrado
Guilherme
Visitante
« Responder #57 : 25 de Outubro de 2012, as 17:13:34 »

Sugiro o circuito Fender 6G6-A e 6G6-B, pau para toda obra e bom de equalizar.
Com um bom solid state fica otimo.

Já forneci saidas de linha balanceada para seguidor de catodo, com o 6G6 antes. Muito bom mesmo. Dá um otimo preamp. para 50 metros de cabo.

Tem o Alembic F2, mas acho esse pre mais para guitarra do que baixo....

Eu nunca ouví um baixista rock conseguir timbre "subterraneo" com valvulados. Nem o genial "solista" M. Shacher do GFR conseguiu com aquela muralha de Traynors ou coisa que o valha.

Gostaria de ensaiar um OPT de uns 200W abaixo de 35Hz, uns 15kg de GO magnetizados por 8x 6550, "a la Carver Silver Seven".

Alguem financia o projeto   Huh?

abraços

Guilherme Peregrini
Registrado
gfr
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 665

Obrigado
-Dado: 18
-Recebido: 86



« Responder #58 : 25 de Outubro de 2012, as 19:52:50 »

Quem é M. Shacher?

John Entwistle, pista do baixo isolada (na medida do possível). pela data, usando Hiwatt's.
http://www.youtube.com/watch?v=INIqx_1d1Bk
No início do The Who ele chegou a usar um JTM 45...

Geezer Butler
http://www.youtube.com/watch?v=K_-oqh4cX8k
No Paranoid ele usou um Park com uma caixa 4x12" com alto falantes com o cone rasgado. Neste disco aí parece o mesmo som, mas em algum momento ele mudou pra Laney.

Glenn Hughes
http://www.youtube.com/watch?v=fUT3KiF1SUU
Hiwatt.

MacCartney
http://www.youtube.com/watch?v=fzAHH3NjMqs
Um Bassman, um Vox, e usando um alto falante como microfone.

The Who, Deep Purple, Black Sabbath, Beatles, só banda fraca.

Agora, pra fazer isto:
http://www.youtube.com/watch?v=TiVjLnPyjmI&feature=relmfu

Vai precisar de "1.21 giga Watts" como diriam em "Back to the Future" Smiley
Registrado

Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma - Joseph Pulitzer
fpohren
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 159

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 12


« Responder #59 : 25 de Outubro de 2012, as 21:58:36 »



Geezer Butler
http://www.youtube.com/watch?v=K_-oqh4cX8k
No Paranoid ele usou um Park com uma caixa 4x12" com alto falantes com o cone rasgado. Neste disco aí parece o mesmo som, mas em algum momento ele mudou pra Laney.


Um off topic rapidinho: esse timbre do butler tem um envelope filter ? sempre achei que tinha, mas ouvindo isolado assim parece que é só nos dedos mesmo.


Registrado
Páginas:  1 2 3 [4] 5 6   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.056 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal