Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 26 de Abril de 2024, as 22:28:03


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Dúvida: função dos componentes Mini Fuzz Bertola  (Lida 4918 vezes)
Raissa Miawzawa
Visitante
« : 22 de Agosto de 2010, as 17:42:21 »

Pessoal, estou prestes a começar meu primeiro pedal hand-made, o Mini Fuzz do Bertola adaptado para contra-baixo. Entendo um pouco de eletrônica (física, para dizer a verdade) sei o que são e qual a função física dos componentes, mas não sei a função musical de alguns, ou seja, o que os componentes "fazem" para produzir o efeito. Por exemplo:

1 - Capacitor

"Capacitor é um componente que armazena energia num campo elétrico, acumulando um desequilíbrio interno de carga elétrica. São comumente usados em fontes de energia onde elas suavizam a saída de uma onda retificada completa ou meia onda. Por passarem sinais de Corrente Alternada (em que os elétrons caminham em duas direções), mas bloquearem Corrente Contínua (onde os elétrons caminham em uma só direção), capacitores são frequentemente usados para separar circuitos Corrente alternada de corrente continua. Este método é conhecido como acoplamento AC".

Em termos práticos o capacitor irá separar o circuito da bateria do circuito da fonte de alimentação?


2 - Diodo

"Os diodos fazem parte de um grupo de componentes denominados "ativos" [LOU 96], nos quais se encontram os materiais semicondutores. Esses materiais possuem a capacidade de conduzir corrente elétrica com uma certa facilidade, situam-se entre os condutores, como os metais e os isolantes, que são aqueles que não conduzem corrente, entre eles estão o plástico, a borracha e a madeira. Os principais materiais semicondutores são: germânio, silício, selênio e gálio, porém os dois primeiros são os mais utilizados. O diodo de germânio é utilizado quando tem-se correntes muito fracas, por esta razão é utilizado na detecção de sinais de rádio. Os diodos de silício, conhecidos como de uso geral, são fabricados para trabalhar com corrente baixa, por exemplo, pedais de efeito."

Em termos práticos, qual seria a função do diodo no pedal

3 - Transistor

Os transistores são utilizados principalmente como amplificadores e interruptores de sinais elétricos
Entende-se por "amplificar" o procedimento de tornar um sinal elétrico mais fraco num mais forte. Um sinal elétrico de baixa intensidade, como os sinais gerados por um microfone, é injetado num circuito eletrônico (transistorizado por exemplo), cuja função principal é transformar este sinal fraco gerado pelo microfone em sinais elétricos com as mesmas características, mas com potência suficiente para excitar os alto-falantes. A este processo todo dá-se o nome de ganho de sinal.


A função do transistor seria apenas amplificar/converter um sinal elétrico em som?

4 - Resistor

"Um resistor é um dispositivo elétrico muito utilizado em eletrônica, ora com a finalidade de transformar energia elétrica em energia térmica (efeito joule),ora com a finalidade de limitar a quantidade de corrente elétrica em um circuito, a partir do material empregado, que pode ser por exemplo carbono ou silício.

A função de um resistor é diminuir a intensidade da corrente elétrica em um circuito ou então para fazer cair a tensão a um valor mais conveniente, pois se a corrente elétrica não for controlada pode provocar uma conversão da energia em calor, que ocasiona o curto-circuito, resultado da produção descontrolada de calor. "


Pelo que entendi a função dos resistores de valor fixo só protegem contra curtos?

5 - Potenciômetro

"Um potenciômetro ou potenciómetro é um componente eletrônico que possui resistência elétrica  ajustável. Geralmente, é um resistor de três terminais onde a conexão central é deslizante e manipulável. Se todos os três terminais são usados, ele atua como um divisor de tensão."

Sendo um resistor variável e me baseando na definição do resistor aí em cima "ora com a finalidade de limitar a quantidade de corrente elétrica em um circuito", o pot diminui ou aumenta a tensão que vai para o transistor amplificar, sendo então ele responsável pela quantidade (level) do efeito?

Obrigada e desculpa pelo texto longo.

[]'s
« Última modificação: 22 de Agosto de 2010, as 18:05:38 por Miawzawa » Registrado
Kuadrado
Visitante
« Responder #1 : 20 de Setembro de 2010, as 15:21:21 »

Bom, vou tentar te ajudar. Acabei de montar o Mini Fuzz do Bertola (meu primeiro pedal *-*) e também fiquei curioso para analisar o funcionamento dele.

1 - Os Capacitores neste caso servem para separar a componente contínua do sinal alternado, ou seja, eles iriam separar a alimentação do circuito (Bateria ou fonte) dos estágios de entrada e saída.

2 - O Diodo, ao meu entender, serve para levar os 9V para a base do transistor, sem que o sinal de entrada passe diretamente para a saída (pois o diodo conduz apenas em um sentido, do Anodo para o Catodo).

3 - O Transistor é o componente principal dessa montagem, pois ele é o responsável pela amplificação do sinal.

4 - Os Resistores funcionam neste caso para a polarização correta do transistor, pois existem diversas formas de se trabalhar com o transistor, e o que determina como ele irá funcionar são os resistores ligados à ele.

5 - O Potenciômetro serve para controlar o volume do sinal de saída, cotando quanto do sinal (já amplificado) vai para a saída.

Espero ter ajudado  Smiley

Registrado
thiago.baggio
Visitante
« Responder #2 : 03 de Maio de 2012, as 23:49:00 »

Eu já fiz vários desse Mini fuzz, acho um baita pedalzinho fácil de fazer e com um som muito bacana. Agora vai uma dúvida. Sempre que eu uso o Pot 100k Log, eu percebo que o som fica muito baixo quanto ligo o pedal. Então sempre mudo pra algo maior. Porém, analisando alguns pedais da mesma linha de raciocínio como o Nano Muff da Eletro Harmonix, eu vi que a maioria deles usa Pots Lineares... Então resolvi trocar por um Pot 100k Lin e o som ficou ótimo. Não sei se isso acontece com todo mundo, mas comigo, ficou ótimo. Achei que valesse a pena compartilhar!
Registrado
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #3 : 04 de Maio de 2012, as 10:08:01 »

1 - Os Capacitores neste caso servem para separar a componente contínua do sinal alternado, ou seja, eles iriam separar a alimentação do circuito (Bateria ou fonte) dos estágios de entrada e saída.
Separar não se fala.  O capacitor(C1 e C2), nestes caso serve para que não passe a tensão/corrente de polarização, mas apenas a corrente alternada.  As tensões de polarização no circuito são calculadas como se os capacitores fossem circuitos abertos, ou seja, simplesmente apague os capacitores do desenho e deixe o resto. Desta forma não se altera a polarização do circuito, mas o sinal entra por C1 e depois de tratado pelo circuito, sai por C2 para o potenciômetro.  Os capacitores devem ser bem calculados para que deixem passar os sinais a partir de certas frequencias.

2 - O Diodo, ao meu entender, serve para levar os 9V para a base do transistor, sem que o sinal de entrada passe diretamente para a saída (pois o diodo conduz apenas em um sentido, do Anodo para o Catodo).

O diodo, ajuda na polarização, estabelecendo para a tensão de coletor, 0,65V mais que a tensão de base e 3X0,65V = 1,95V entre coletor e emissor.  No caso do fuzz, indica a saturação do sinal(não é, saturação do transistor!):  quando o transistor conduzindo tudo, a tensão entre emissor e coletor é muito pequena, em contrapartida, quando o transistor em corte, a máxima tensão entre emissor e coletor é 1,95V.  Veja que 1,95V é aproximado, não exato, pois muda com a temperatura e a corrente, mas não muito, no máximo uns 0,4V de variação entre 5C e 45C.  A excursão de sinal máxima é então limitada pelo diodo, ele é que faz o fuzz!

3 - O Transistor é o componente principal dessa montagem, pois ele é o responsável pela amplificação do sinal.

4 - Os Resistores funcionam neste caso para a polarização correta do transistor, pois existem diversas formas de se trabalhar com o transistor, e o que determina como ele irá funcionar são os resistores ligados à ele.
Corretíssimo!  mas não esqueça que o diodo é que determina mais, neste circuito a tensão entre emissor e coletor.  R1 faz com que o capacitor se carregue ao ligar o circuito, evitando POP quando liga o plugue ou aperta a chave de acionamento.  R2 determina a corrente de polarização: 705uA = ( 9V-1,95V ) / 10 k

5 - O Potenciômetro serve para controlar o volume do sinal de saída, cotando quanto do sinal (já amplificado) vai para a saída.

Fisicamente(o cara entende de física), atua como um divisor resistivo, sendo os dois resistores a parte superiror e inferior, de onde está situado o cursor.  Desta maneira, a tensão no cursor, é sempre uma percentagem menor que o sinal que entra, sempre entre 0% a 100%.

Abraços, T+
« Última modificação: 04 de Maio de 2012, as 10:11:54 por Patines » Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.037 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal