Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Maio de 2024, as 21:01:37


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Ajuda com ABY  (Lida 2820 vezes)
overlock
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 110

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 5



« : 30 de Outubro de 2012, as 16:43:33 »

Galera boa tarde.

Eu queria tirar uma dúvida com vocês.
Vou montar meu primeiro Pedal, um ABY que achei aqui no fórum -> http://www.handmades.com.br/forum/index.php?page=abybox

Como estou aprendendo, preferi pegar um que não precisava de placa. Eu achei a leitura dele bastante confusa, então tentei eu mesmo desenhar o esquema...

Segue ai, fiz no ExpressSCH.



Agora a dúvida: Esses resistores não tem que estar ANTES do LED??

Um abraço!
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.265

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2015


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #1 : 30 de Outubro de 2012, as 16:58:44 »

Tanto faz estarem antes ou depois dos leds, a corrente que vai passar se eles estiverem antes ou depois é a mesma.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
overlock
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 110

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 5



« Responder #2 : 30 de Outubro de 2012, as 17:58:14 »

Cara, me explica melhor isso por favor?

Até aonde eu sei, a corrente tem um sentido, uma direção. Pra mim, se eles não estiverem antes, a tensão que vai chegar é na casa dos 9v, se passarem depois, chega em torno de 1,2v...

Essa ordem de fatores não altera o resultado final?
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.265

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2015


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #3 : 30 de Outubro de 2012, as 18:27:43 »

Sim, a corrente tem um sentido, mas concorda que ela vai passar tanto pelo led como pelo resistor ?  O resistor serve de limitador de corrente.  Como tem dois componentes em série, a tensão de 9V da bateria vai se distribuir entre os dois componentes. O led tem uma propriedade (que é dos diodos, ele é um diodo) que mantém a tensão mais ou menos constante e fixa (no caso 1,7V pro vermelho e 2,2V pro verde) mesmo que a corrente sobre ele varie um pouco e ele estiver diretamente polarizado. O resistor ao contrário, tem a tensão sobre ele dependente do valor da corrente que nele passa.

Então a distribuição dos 9V sobre o resistor e led vermelho vai ser:
Tensão sobre o led vermelho= 1,7V  (antes ou depois do resistor, não faz diferença)
tensão sobre o resistor = 9V da bateria - 1,7V do led = 7,3V
A corrente que vai passar pelos dois = 7,3V/4700ohms = 1,55mA

Se você trocar a posição deles, as tensões sobre os terminais deles continuam as mesmas e a corrente também será a mesma.


Pra você nem se preocupar mais, saiba que a corrente real ocorre ao contrário (do negativo para o positivo) pois são as cargas negativas dos elétrons se movimentando que formam a corrente elétrica. O que convencionalmente chamamos de corrente elétrica flui do pólo positivo para o negativo (cargas positivas), mas isso foi um erro dos antigos físicos e estudiosos (na verdade Benjamin Franklin, o do pára-raios) que pensavam que existia movimento de cargas positivas e assim ficou até hoje.


Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
overlock
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 110

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 5



« Responder #4 : 30 de Outubro de 2012, as 18:54:25 »

Entendi... eu tava achando q se jogasse os 9v no diodo ele não ia suportar...

Obrigado pela ajuda!
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.265

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2015


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #5 : 30 de Outubro de 2012, as 19:04:14 »

Entendi... eu tava achando q se jogasse os 9v no diodo ele não ia suportar...

Obrigado pela ajuda!

Sim, se você "jogar" 9V sobre o led/diodo sem o resistor, ele não vai aguentar pois ele vai querer manter os 1,7V sobre ele e não tem pra onde jogar o excesso de tensão e vai queimar.  Com o resistor (antes ou depois) ele tem pra quem empurrar o excesso e fica tudo bem (desde que bem dimensionado o resistor).
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #6 : 30 de Outubro de 2012, as 19:38:52 »

Na verdade, o resistor vai limitar a CORRENTE que circula através do LED, e a intensidade desta corrente é proporcional à tensão aplicada (Lei de Ohm, I =E/R, onde I é a corrente, E é a tensão e R é a resistência).

Como a resistência interna do LED é pequena, quando você aplica uma tensão sem usar um resistor em série com ele, a corrente acabará ficando muito alta, ultrapassando o limite suportado pelo componente (por volta de 20mA, ou 0,02A para um led vermelho comum, mas existem LEDs que suportam correntes bem mais altas).

Você pode determinar o valor do resistor usando a Lei de Ohm, desprezando a resistência do LED para efeitos práticos, e fazendo chegar na máxima corrente indicada no datasheet:

I = E / R, ou, invertendo a equação, R = E / I

Onde E é a tensão de alimentação em Volts, R é o resistor limitador em Ohms, e I é a corrente suportada pelo LED, em Ampères).

Como exemplo, se você quiser alimentar um LED cuja corrente máxima seja de 20mA (0,02A) usando uma bateria de 9V, o valor do resistor será de:

R = 9 / 0,02  => R = 450 Ohms (o valor comercial mais próximo é 470).

Como trabalhamos no exemplo acima com a máxima corrente do LED, o valor do resistor calculado te dará o máximo brilho. Se você quiser reduzir o brilho (isso economiza baterial!), pode aumentar o valor do resistor, que não há problema! Mas se usar um valor MENOR, a corrente que vai circular será mais alta, e o LED poderá queimar.

Abraço

Finck
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
overlock
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 110

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 5



« Responder #7 : 30 de Outubro de 2012, as 20:59:21 »

xformer e Finck muito obrigado pelas explicações.
Agora eu entendi direitinho... Obrigado mesmo pessoal!  Legal!
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.057 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal