Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 25 de Abril de 2024, as 05:53:31


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Atenuador Indutivo  (Lida 3790 vezes)
vinealonso
Visitante
« : 10 de Novembro de 2012, as 00:21:10 »

Olá pessoal, vi isso na net, e achei bem interessante. Se trata de um atenuador indutivo, pelo que vi, atenua a potência do amp através de um transformador, se não me engano, é isso que o pedrone utiliza nos amps dele, ou pelo menos em modelos mais top como Le Marc II ou Ultimate SLO.

http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/172519/
http://valvestate.atspace.com/Atenuador.html

Alguém conhece esse tipo de atenuador? Pelo que li ele parece ser mais fiel ao som. O do link parece ser bem grande, por atenuar diversas faixas de potência, e se não me engano deve dar trabalho casar as impedâncias, mas talvez um transformador pra atenuar pra 15% apenas da potência por exemplo, em um valvulado, talvez até possibilite incorporar o sistema na montagem.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.260

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #1 : 10 de Novembro de 2012, as 06:50:17 »

Deve ser um transformador de áudio + resistências pra atenuar. Como as resistências é que atenuam de verdade, se ligarmos diretamente o alto-falante e a resistência no transformador de saída do valvulado, ele vai refletir no primário uma impedância diferente pra que ele foi projetado. Por ex. alto-falante de 8 ohms com uma resistência de 8 ohms em série diminuindo fariam com que as válvulas de saída vissem o dobro da impedância do primário modificando o ponto de trabalho do amplificador.

Com mais o transformador  de áudio você reajusta a impedância vista pelo secundário para 8 ohms novamente, fazendo o casamento de impedâncias de 16ohms (alto-falante+resistência em série) para 8 ohms (secundário do transformador de saída) com uma relação de espiras de 1,414 para 1 nesse caso.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
cobalto777
Visitante
« Responder #2 : 10 de Novembro de 2012, as 09:05:49 »

só tomem cuidado quando for usar, porquê o amp fica com o volume baixinho, mas está funcionando no talo,forçando as peças,já tive que trocar transformador de saida de uns 4 amplificadores de uns amigos que acharam lindo isso ai,e ficavam tocando horas em casa com o amp no maximo...e torrando o transformador de saída...
Registrado
vinealonso
Visitante
« Responder #3 : 10 de Novembro de 2012, as 11:47:41 »

Então, esse é outro ponto que eu tenho curiosidade. Há diversos fabricantes, handmakers ou não, que dizem que seus atenuadores atuam no transformador de saída, ou de alguma outra forma, e não diminuem a vida útil do amp, ou não forçam o mesmo. Verdade, ou mito?  Cheesy
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #4 : 10 de Novembro de 2012, as 12:14:41 »

Há duas questões aí: os atenuadores serem bem projetados e os amps serem decentes. Há amps que simplesmente não podem ser usados no seu próprio volume máximo, pois o projeto é pobre, não limita o máximo do amp à região que o mesmo suporta. Mesmo levando isso em conta, amps de boa qualidade certamente vão ter suas válvulas de saída com a vida útil diminuída. Mas sempre existe um preço a pagar quando se procura o tal timbre perfeito!
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
vinealonso
Visitante
« Responder #5 : 10 de Novembro de 2012, as 13:02:53 »

Sim Alex, concordo com você, imaginava isso também, mas a alegação ou 'propaganda' é que não faz diferença utilizar com ou sem o atenuador, que a vida útil é a mesma.

Mas será que o pedrone por exemplo, ia mentir sobre a construção de seus amps? Ele mesmo me disse que nos amps que ele fabrica com atenuador interno, não há diminuição da vida útil das válvulas, com atenuador externo sim.

Lembro de um review que fizeram do slo 3 mod, de 100w, e o cara que tocou disse que com os controles de depth e presence, você tira em baixos volumes, o mesmo som do amp em altos volumes, como ele mesmo disse, "parece que está mesmo empurrando as válvulas", e o volume estava baixo, pois todo o audio foi captado pelo mic da câmera.  O pedrone me explicou, que os volumes mais altos são mais prazerosos nos valvulados por que nesses níveis, os graves e os agudos se destacam mais, pois o nosso ouvido é configurado pra ouvir frequências médias, que seria a voz do semelheante.

Será que essa questão de ter que tocar com volume alto do amp pra tirar "o verdadeiro som das válvulas" não é história (a parte da questão de saturação de power)? As vezes penso que não faz muito sentido, a válvula não pode ser tão irregular assim. Imagino que ela entregue seu som 'verdadeiro' logo a um baixo volume, e se mantém assim até começar a saturar. Será que não é apenas uma questão de equalização de frequências no power, como os controles de depth e presence dos soldano, onde o depth regula os graves, e o presence os médios e agudos?
Registrado
cobalto777
Visitante
« Responder #6 : 10 de Novembro de 2012, as 17:38:29 »

Há duas questões aí: os atenuadores serem bem projetados e os amps serem decentes. Há amps que simplesmente não podem ser usados no seu próprio volume máximo, pois o projeto é pobre, não limita o máximo do amp à região que o mesmo suporta. Mesmo levando isso em conta, amps de boa qualidade certamente vão ter suas válvulas de saída com a vida útil diminuída. Mas sempre existe um preço a pagar quando se procura o tal timbre perfeito!

isso mesmo!!! o amp está no maximo,é lógico vai forçar as peças ao maximo...eu mesmo passei por isso sem atenuador,toquei quase um ano toda semana com uma banda de blues,no bar onde tocavamos não tinha mic pro amp,então eu resolvi usar que nem stevie ray...coloca o canal limpo no talo e o timbre fica lindo,dinamico,drive e limpo ao girar de um knob...resultado=queimou,derreteu 3 falantes em 6 meses,e destruiu um par de valvulas de saída...by the way,o amp é um fender deluxe.


-----
claro que com atenuador os falantes não vão sofrer,mas valvulas de saída e transformador de saída...ai já viu...
Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #7 : 11 de Novembro de 2012, as 11:25:37 »

Por tudo que eu já lí sobre o assunto:

- Todo amplificador vai pifar um dia. Nada é eterno. O mesmo acontece com QUALQUER EQUIPAMENTO, e com nossos corpos também (ninguém vive para sempre);

- Dependendo do abuso, o defeito vai ocorrer antes ou depois. Um amp usando no talo com frequência vai "queimar" antes de outro que trabalhe sempre "na folga". De novo, fazendo analogia com nossos corpos, um camarada que enche a cara todo dia tem mais chances de ter cirrose do que outro que bebe socialmente (claro que os eventuais abusos fazem mal, mas eles dão tempero à vida, o lance é obter equilíbrio entre "vida regrada" e "vida louca", para não morrer cedo e nem ficar sem aproveitar...).

- Creio que a chance do problema ocorrer é proporcional à intensidade e frequencia do abuso, e não ao seu tipo. Tanto faz encher a cara de Scotch 21 anos ou cachaça vagabunda, a cirrose será a mesma. Tanto faz usar o amp no talo ligado a um atenuador resistivo, ou a um indutivo, ou a um falante, o esforço imposto ao circuito será o mesmo.

- O acima dito sobre probabilidade de falha não leva em conta eventuais defeitos de fabricação ou falhas de projeto, que, claro, poderão abreviar a "vida" de um aparelho mesmo que este não tenha sofrido abuso (e, para não deixar de fazer outra analogia, um cara que nasceu com o fígado bichado poderá ter problemas graves de saúde mesmo que nunca tenha tomado uma única dose).

- O acima dito pressupõe que não haja "sacanagens". Um atenuador mal feito poderá levar o amp a queimar rápido, mesmo que o uso seja moderado. Se alguém ingerir cachaça envenenada, poderá morrer na primeira dose...

Abraço

Finck


Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.04 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal