Boss Tr-2. Impossível clonar???

Started by Viniratm, 04 de December de 2012, as 22:16:23

Previous topic - Next topic

Viniratm

Guest
Salve galera!

Bom, todo mundo sabe que tem muitos pedais da BOSS que são impossíveis de serem clonados por um handmaker qualquer, principalmente os digitais.

Admiro muito os pedais da Boss, assim como qualquer outro guitarrista.

Sou apaixonado pelo efeito tremolo, ja montei vários entre eles o Pulsar da EHX, o tremulus lune, e o EA tremolo...

Decidi procurar no Google para ver se tinha alguma informação se existe algum BOSS TR-2 DIY, e como esperado não achei nada, o que eu consegui achar foi seu esquema, no link abaixo:

http://www.hobby-hour.com/electronics/s/tr2-tremolo.php

Então fica minha pergunta: SERIA IMPOSSíVEL CLONAR UM PEDAL DESTE???

Abraço a todos, e muita paz e Rock and Roll (rckt.

GrAmorin

Hand MasterMind
Impossivel não é não!
Dificil é encontrar o principal CI, o M5207.
Que tem uma variação, L1 e L5.
Essa variaçao apenas é referente ao tensão de controle, facilmente é adaptavel um no lugar do outro.
Nas lojas nao é facil encontrar, tem um cara no ML que tem, mas pede 50,00 por um CI.

darkislanio

Colaborador
Electronic Mess
50 num CI é de cortar o pescoço ???. Mas vai da vontade de cada um de montar o pedal.
AI = data laundering

Finck

Handmaker
Descontando o prazer de fazer o clone, e olhando simplesmente pelo lado prático da coisa, me pergunto se realmente vale a pena clonar um Boss. Não são pedais absurdamente caros (tudo bem, nas lojas do Brasil eles acabam não ficando baratos, por conta de diversos fatores que independem da vontade do fabricante, mas sempre há a opção de comprar por vias alternativas, como a importação direta) tem excelente acabamento, desempenho e durabilidade, e são amplamente disponíveis.

Mas... quem sou eu para questionar o desejo alheio?
Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...

bossman

Administrator
DIY Freak
E o prazer de olhar pro pedal e pensar "fui eu que fiz!" Pra mim isso é uma sensação indescritivelmente boa e não tem valor!
Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof

Viniratm

Guest
Quote from: bossman on 04 de December de 2012, as 23:28:25
E o prazer de olhar pro pedal e pensar "fui eu que fiz!" Pra mim isso é uma sensção indescritivelmente boa e não tem valor!

Concordo plenamente com você caro bossman.
Acho que valeria muito a pena clonar esse TR-2 pois acho o som dele muito bom.

Abraço.

bossman

Administrator
DIY Freak
Então... você mesmo não está afim de tentar começar a fazer o layout ?
Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof

Electric Effects

Handmaker
O valor do "fui eu quem fez" é muito bom mesmo, principalmente quando o pedal já saiu de linha ou é caro demais. Nesse caso, quando o processo vai desde um esquema que talvez nem funcione e que você tenha que fazer o layout, modificações para funcionar e todas essas coisas é bem trabalhoso, horas e horas, mas cada um almeja coisas diferentes, clonar esse pedal, ou melhor fazer um layout é possível, então boas horas de trabalho pela frente, aposto que você consegue fazer o layout dele com todas informações aqui do fórum sobre eagle e outros programas, Boa sorte e bons estudos!  [beer]

Zedosal

**
Freqüente
A ideia é a rotina do papel
  1. ewerton.mat@hotmail.com
E se pegar um original e CLONAR a placa???

Já vi algo assim, aqui mesmo...
Dubium Sapientiae Initium

Electric Effects

Handmaker
Mais fácil ainda, [spoiler]só pedir para um amigo que tenha e nunca mais devolver  ;) brincadeira.[/spoiler]

Zedosal

**
Freqüente
A ideia é a rotina do papel
  1. ewerton.mat@hotmail.com
Pega o TR2 do amigo e faz o scan da placa, dai já terá as trilhas... só faltará os componentes
Dubium Sapientiae Initium

Victor Nery

Handmaker
There‘s no religion higher than truth
Saudações,

Amigos, não há a possibilidade de se adaptar algo no lugar do M5207? Com isso e eliminando o chaveamento eletrônico facilitaria fazer um layout DIY como os de costume. Talvez até um que coubesse numa 1590B...

Abraço a todos
"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"

Finck

Handmaker
Para ninguém pensar que eu pretendia desestimular o projeto  [beer], achei isso na Diystompboxes:

[spoiler]
M5207  is  a  low  noise  VCA.
As  far  as  I  know  BOSS  tremolo TR2  and  noise
gate  NS2  uses  this  IC.
You  can   experiment  with  usual  suspects -
CA3080E, LM13600/700  and  BA6110   to  name  a  few.
[/spoiler]

M5207 é um VCA de baixo ruído.
Que eu saiba, é usado nos Boss TR2 tremolo e NS2 noise gate.
Você pode tentar os "suspeitos" habituais CA30880E, LM13600/13700 ou BA6110, entre outros.

Claro que as adpatações poderão exigir algum redimensionamento dos componentes periféricos, para isso é bom baixar o datasheet do CI original e do  substituto escolhido, e fazer as comparações.

Abraço

Finck
Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...

Fabio D.

Colaborador
Sim mais no feedback dele informam que ele envia transistor falsificado.
ex fabio123,nick novo Fabio D.