Super Muff

Started by viagem_mental, 06 de December de 2012, as 13:13:27

Previous topic - Next topic

viagem_mental

Handmaker
Quote from: Alex Frias on 22 de October de 2013, as 19:16:42
Bom, então a coisa é muito mais complicada, pois uma coisa, a princípio, não deveria ter afetado a outra... :'(

Também pensei nisso. Vou verificar a hipótese do potenciômetro defeituoso...
Guitar Craft

Alex Frias

DIY Freak
Flanelinhas, cuidado!!!
Você tem algum injetor de sinais? Um MP3 player que seja, um rádio de pilha... Pois o Fuzz/Distortion que é a parte "Muff" parece não estar rolando... Daí seria legal tentar saber em que estágio ocorre o "impedimento".
"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!

viagem_mental

Handmaker
Quote from: Alex Frias on 22 de October de 2013, as 19:25:17
Você tem algum injetor de sinais? Um MP3 player que seja, um rádio de pilha... Pois o Fuzz/Distortion que é a parte "Muff" parece não estar rolando... Daí seria legal tentar saber em que estágio ocorre o "impedimento".

Montei um injetor de sinais (depois eu posto o layout). No emissor dos bc550 não dá sinal. Isso é normal?
Estou estranhando pois está dando sinal no 9v.
Obrigado!
Guitar Craft

xandeguarah

**
Freqüente
Quote from: viagem_mental on 27 de October de 2013, as 21:19:45
Quote from: Alex Frias on 22 de October de 2013, as 19:25:17

Montei um injetor de sinais (depois eu posto o layout). No emissor dos bc550 não dá sinal. Isso é normal?
Estou estranhando pois está dando sinal no 9v.
Obrigado!

Opa Mestre viagem_mental!

Esse injetor de sinais muito me interessa.
Estou com o cd com várias frequencias gravadas, mas ficar com cd player conectado não está dizendo muita coisa  :P
Quando puder postar me avise.

Um forte abraço
temperature's risin', the jukebox's blowin' fuse

viagem_mental

Handmaker
Fala Xande!
Eu montei o injetor aqui do site. Apenas fiz um layout novo. Acabei montando em uma placa universal. Ficou bem simples e funcional, de tarde eu posto.

Alguém sabe dizer se é normal o sinal passar bem 'fraco' em uns componentes e em outros bem 'forte'?

Obrigado.
Guitar Craft

Alfredo Padrao

Handmaker
"Fui eu que fiz"
O normal seria com o esquema na mão, você ir injetando o sinal em cada estágio, para poder acompanhar o sinal.

Preferencialmente de trás para frente; ou seja, injeta o sinal na base de um transistor, por exemplo Q4, se passar; injeta na base de Q3, e assim por diante.

Se fosse eu a analisar o circuito, eu faria um roteiro da seguinte forma:

1º - Retiraria R2(39K) do circuito, pois desta forma vai isolar a parte do sinal limpo do fuzz.

2º - Injeta sinal na entrada (C14) o sinal tem que passar alto e limpo, se não passar, o problema está em Q5, ou os componentes ao seu redor, não esqueça de colocar o potenciômetro de volume no meio, e aproveitar para variar, e ver se o mesmo está atuando.

3º - Injeta sinal na base de Q4, o sinal tem que passar alto e limpo, se não passar, o problema está em Q4, ou os componentes ao seu redor.

4º - Injeta sinal na base de Q3, o sinal tem que passar alto e com fuzz, se não passar, o problema está em Q3, ou os componentes ao seu redor.

5º - Injeta sinal na base de Q2, o sinal tem que passar alto e com fuzz, se não passar, o problema está em Q2, ou os componentes ao seu redor.

6º - Injeta sinal na base de Q1, o sinal tem que passar alto e com fuzz, se não passar, o problema está em Q1, ou os componentes ao seu redor.

Espero ter ajudado  :tup

Boa sorte,
Alfredo

viagem_mental

Handmaker
Muito obrigado pelas dicas Alfredo.
Estou seguindo suas dicas, retirei R2 e fiz os testes, parei no Q4, na base não há sinal (só há sinal no emissor). Troquei o componente, mas ele continua não respondendo.
Guitar Craft

markb

Guest
viagem desligue o fio 2 do pot de tone, e verifique se passa som! se não passar so pode ser o resistor de 100k ou o q4!

Alfredo Padrao

Handmaker
"Fui eu que fiz"
viagem_mental, têm condições de você indicar quais as tensões presentes em emissor, coletor e base de Q4?

viagem_mental

Handmaker
Quote from: Alfredo Padrao on 28 de October de 2013, as 22:40:10
viagem_mental, têm condições de você indicar quais as tensões presentes em emissor, coletor e base de Q4?

emissor 8,82V
coletor 0,04V
base 0,04V

-----

Quote from: Marcos Kb on 28 de October de 2013, as 17:23:13
viagem desligue o fio 2 do pot de tone, e verifique se passa som! se não passar so pode ser o resistor de 100k ou o q4!

Q4 eu acabei de trocar, retirei o resistor de 100k da placa e medi. Ele está ok.

Obrigado.
Guitar Craft

Alfredo Padrao

Handmaker
"Fui eu que fiz"
Quote from: viagem_mental on 29 de October de 2013, as 20:46:59
emissor 8,82V
coletor 0,04V
base 0,04V

Q4 eu acabei de trocar, retirei o resistor de 100k da placa e medi. Ele está ok.

Obrigado.

Pelas tensões indicadas, eu diria que além deste transistor está em corte, diria que o mesmo está invertido.  Por favor gire o mesmo em 180º, e nos conte o resultado.

A maior tensão deveria ser encontrada em coletor, e a tensão de base de 0,6V a 0,7V maior que emissor

Qual o transistor que está usando em Q4?

Patines

Handmaker
Quote from: Alfredo Padrao on 29 de October de 2013, as 22:38:34
Quote from: viagem_mental on 29 de October de 2013, as 20:46:59
emissor 8,82V
coletor 0,04V
base 0,04V

Obrigado.

Pelas tensões indicadas, eu diria que além deste transistor está em corte, diria que o mesmo está invertido.  Por favor gire o mesmo em 180º, e nos conte o resultado.

A maior tensão deveria ser encontrada em coletor, e a tensão de base de 0,6V a 0,7V maior que emissor

Qual o transistor que está usando em Q4?

Eu diria que o transitor está queimado OU a pinagem do transistor usado não bate com o do esquema, OU curto-circuito nas trilhas OU o layout incorreto.  penso mais nos dois no últimos.  Se o viagem mental diz que não tem curto entre as trilhas, aposto no último.

T+

Alfredo Padrao

Handmaker
"Fui eu que fiz"
Patines, como o viagem_mental disse que trocou o transistor Q4, portanto admitindo que não esteja queimado, a única explicação lógica para encontrar 8,82V em emissor, seria o mesmo (emissor) estar ligado ao ramo de +B (9V), onde deveria estar ligado o coletor.

viagem_mental

Handmaker
Vou buscar encontrar o problema a partir das sugestões dos colegas. Ao menos pelo esquema Q4 não está ligado diretamente ao V+. O layout foi feito para usar os 2n5088, mas estou usando os bc550. Não sei porque eu sismei esse último era invertido em relação ao primeiro...  )>| olhando os datasheets eles tem a mesma pinagem:
http://www.fairchildsemi.com/ds/MM/MMBT5089.pdf
http://www.nxp.com/documents/data_sheet/BC549_550.pdf
Aí está o problema! Por isso, as tensões medidas... A noite devo fazer os testes... Como palavrão não pode, vocês podem me xingar via MP... :P
Guitar Craft

Alfredo Padrao

Handmaker
"Fui eu que fiz"
Espero que com isto, consiga chegar a conclusão do problema, e colocar o pedal para funcionar! :tup