Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 24 de Abril de 2024, as 00:19:53


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 5 6 [7] 8 9   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Super Muff  (Lida 46674 vezes)
viagem_mental
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.660

Obrigado
-Dado: 260
-Recebido: 277



« Responder #90 : 03 de Novembro de 2013, as 19:53:48 »

Coloquei os 2n5088 no circuíto. Continuo medindo os 8,7V no coletor...

Tentei isolar só o big muff retirando a ponta do R2 que vai para o buff and blend e ligando ela no jack in, depois retirei r29 e liguei o jack out no pino 2 do potenciômetro de volume.

Através do injetor de sinais, fui seguindo de trás para frente. Primeiro o volume, depois C13 e R22. Quando cheguei em Q4, a base e o emissor estavam mudos. Troquei o mesmo e a base começou a dar um sinal fraco, testei o c12 e o pino dois do tone, que também estavam com sinal fraco, porém, agora pararam de funcionar novamente...

Estou quase encomendando outra placa com o Tiago, para ir montando por partes...

Agradeço as dicas dos amigos.
Registrado

Guitar Craft
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #91 : 03 de Novembro de 2013, as 22:20:56 »

Essa idéia de ir montando por partes e ir testando é bem boa!

Mas se tiver como, refaça o circuito do jeito que indiquei, acho realmente que terá um resultado positivo!
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #92 : 03 de Novembro de 2013, as 23:27:08 »

Baseado nas informações fornecidas, vou colocar uma imagem meio tosca, para tentar ilustrar, uma forma de facilitar a "debugagem" por etapas.

Isto tanto serve para Q4, quanto para as outras etapas; Q3, Q2, e Q1.   Considerando cada etapa de forma individual, cada transistor está configurado no que é chamado de emissor comum; ou seja, quando o sinal entra em base, e sai amplificado no coletor.



Sendo assim, usei a tensão fornecida por você, encontrada em coletor (8,7V), e coloquei em base e emissor, tensões fictícias para exemplificar, o que deveria ser encontradas para um transistor em condução (funcionando). 

- VBE = diferença de base/emissor, que para transistor de silício deve estar entre 0,6V a 0,7V para funcionamento normal; abaixo disto vai estar em corte, e acima vai estar saturado.

- VCE = diferença de coletor/emissor.

OBS: Veja bem; isto é apenas um exemplo, para orientação, não significa que serão estas as tensões exatas a serem encontradas.  O próprio fato da tensão encontrada em coletor (8,7V) ser muito próximo, ou mesmo a tensão de +B indica que o transistor citado, está em corte (não funcionando)

Espero ter ajudado, qualquer dúvida é só falar.

Abraços,
Alfredo
Registrado

Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #93 : 10 de Novembro de 2013, as 00:18:35 »

Quem quiser dar uma olhada, melhor sobre polarização de transistor, dá uma passadinha neste link: http://www.elt09.unifei.edu.br/roteiroslab/ELT211_Lab6r.pdf

Se quiser se aprofundar um pouco mais em eletrônica básica: http://www.elt09.unifei.edu.br/  Principalmente em Arquivos adicionais

Abraços,
Alfredo
« Última modificação: 10 de Novembro de 2013, as 00:20:55 por Alfredo Padrao » Registrado

viagem_mental
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.660

Obrigado
-Dado: 260
-Recebido: 277



« Responder #94 : 11 de Novembro de 2013, as 08:58:11 »

Amigos,
Não abandonei o projeto, apenas estou meio sem tempo, mas acredito que até o fim de semana retomo os testes.
Muito obrigado pela ajuda!
Registrado

Guitar Craft
viagem_mental
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.660

Obrigado
-Dado: 260
-Recebido: 277



« Responder #95 : 28 de Março de 2015, as 16:47:56 »

Olá pessoal,

Finalmente concluí meu doutorado e agora terei mais tempo para me dedicar ao handmades.
Estou ressuscitando o Super Muff, com base nas dicas dos amigos. Como a placa anterior ficou meio bagunçada, resolvi fazer outra. Antes de encomendá-la, decidi compartilhar o arquivo, pois alguns colegas aqui do site me pediram o layout para testar.
Tentei deixar o layout mais 'amigável', melhorando a distribuição dos componentes. Os potenciômetros devem ser soldados no lado cobreado da placa (dica de um colega aqui no tópico). O controle de feed não deu para ficar onboard.
Ficaria grato se vocês pudessem dar uma olhada no esquema, para ver se eu não cometi algum erro.
Assim que eu fizer os testes, volto a postar os resultados aqui.
Abraços

« Última modificação: 24 de Abril de 2015, as 09:35:54 por viagem_mental » Registrado

Guitar Craft
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #96 : 29 de Março de 2015, as 09:31:57 »

Ferro velho:
Olhei o teu pdf e notei que o sinal a ser misturado na saída do Big Muff tem uma inversão de 180 enquanto que no big Muff a saída tem inversão nula.  É preferível que os sinais misturados tenham a mesma fase.  Quem sabe se o booster do sinal limpo não poderia ser um não inversor, com um pouco menos de ganho?  Ou que sabem nem bosster precise?

Porque pegar o sinal do muff no gate do JFET?  porque tu não pega ele a pós o buffer?

Minha sugestão para montagem da placa é montar cada etapa sem os capacitores de interligação, medindo a tensão  entre os coletores dos transistores de MUFF e o GND e anotar. Quando tudo medir corretamente, colocar os capacitores em cada etapa.   inclusive a tensão na fonte( source) do teu buffer deveria ser em torno de 4V, se não der isso, retire o resistor R24 (ligado ao Vcc).  Acho que vai evitar muita dor de cabeça.

Meus pitacos finais, Espero ter ajudado alguma coisa.
Estou interessado no resultado do teu projeto.

Abraços, Saúde e amor.
Registrado
viagem_mental
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.660

Obrigado
-Dado: 260
-Recebido: 277



« Responder #97 : 29 de Março de 2015, as 12:51:24 »

Ferro velho:
Olhei o teu pdf e notei que o sinal a ser misturado na saída do Big Muff tem uma inversão de 180 enquanto que no big Muff a saída tem inversão nula.  É preferível que os sinais misturados tenham a mesma fase.  Quem sabe se o booster do sinal limpo não poderia ser um não inversor, com um pouco menos de ganho?  Ou que sabem nem bosster precise?

Porque pegar o sinal do muff no gate do JFET?  porque tu não pega ele a pós o buffer?

Minha sugestão para montagem da placa é montar cada etapa sem os capacitores de interligação, medindo a tensão  entre os coletores dos transistores de MUFF e o GND e anotar. Quando tudo medir corretamente, colocar os capacitores em cada etapa.   inclusive a tensão na fonte( source) do teu buffer deveria ser em torno de 4V, se não der isso, retire o resistor R24 (ligado ao Vcc).  Acho que vai evitar muita dor de cabeça.

Meus pitacos finais, Espero ter ajudado alguma coisa.
Estou interessado no resultado do teu projeto.

Abraços, Saúde e amor.

A questão do booster foi sugestão dos colegas, na qual foi adicionado um controle de tonalidade para o sinal limpo. Pois a ideia era ter um controle de volume e tonalidade para o sinal limpo também. Eu não entendo muito bem como visualizar essa inversão de fase no circuíto. Você poderia me dar uma dica?

Quanto ao sinal do JFET, estava errado mesmo. Eu já tinha corrigido isso, mas como eu tinha um monte de arquivos (agora já limpei tudo), peguei o errado. Mas não seria melhor jogar o sinal do muff antes do C16 (conforme o esquema do Buff 'n Blend: http://www.beavisaudio.com/techpages/blocksfragments/BuffNBlend.gif )?

Note que o C16 faz parte do booster BPB1 EHX http://www.beavisaudio.com/techpages/BlocksFragments/images/EHX_LPB_1_Booster_Schematic.gif , no qual foi adicionado o controle de tonalidade.

Muito obrigado pelas dicas.

Grande abraço
« Última modificação: 29 de Março de 2015, as 12:56:02 por viagem_mental » Registrado

Guitar Craft
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #98 : 29 de Março de 2015, as 20:53:27 »

A questão do booster foi sugestão dos colegas, na qual foi adicionado um controle de tonalidade para o sinal limpo. Pois a ideia era ter um controle de volume e tonalidade para o sinal limpo também. Eu não entendo muito bem como visualizar essa inversão de fase no circuíto. Você poderia me dar uma dica?

Num circuito classificado como "emissor comum", cada vez que injetamos um sinal na sua entrada e recolhemos no seu coletor, temos um desvio de fase próximo de 180 graus.  Se temos 4 fase de circuito emissor comum, como no  big muff, temos 4X180= 720.  cada vez que um circuito cruza 360, é com se a fase fosse 0 graus.  no caso do muf a fase seria 0 graus.

Após o buffer, pelo caminho do som limpo, temos somente um inversor.  Isso significa que no caminho limpo, em relação ao caminho sujo (muff), temos um desvio de 180 graus.

Veja que se num caso extremo, se um sinal é somado a ele mesmo com desvio de fase de 180, o resultado é 0!

É claro que num circuito com distorção e desvio de fase pode não ser 0 a soma, mas uma pergunta:  e se for??

Quanto ao sinal do JFET, estava errado mesmo. Eu já tinha corrigido isso, mas como eu tinha um monte de arquivos (agora já limpei tudo), peguei o errado. Mas não seria melhor jogar o sinal do muff antes do C16 (conforme o esquema do Buff 'n Blend: http://www.beavisaudio.com/techpages/blocksfragments/BuffNBlend.gif )?

Note que o C16 faz parte do booster BPB1 EHX http://www.beavisaudio.com/techpages/BlocksFragments/images/EHX_LPB_1_Booster_Schematic.gif , no qual foi adicionado o controle de tonalidade.

Sobre estes comentários, acho que preciso mais esclarecimentos..  fale mais.

Abraços, saúde e amor!
« Última modificação: 30 de Março de 2015, as 00:43:05 por Patines » Registrado
viagem_mental
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.660

Obrigado
-Dado: 260
-Recebido: 277



« Responder #99 : 30 de Março de 2015, as 10:17:31 »

Vou elaborar um desenho com as explicações para ficar mais claro. Se tudo der certo, devo postá-lo até o fim de semana. Obrigado pela atenção. Abraço!
Registrado

Guitar Craft
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #100 : 30 de Março de 2015, as 12:37:46 »

Citar
Ferro velho:
Olhei o teu pdf e...


Eita, até por aqui eu apareço.  Cheesy

Viagem Mental, seu usurpador de layouts!  Cheesy

Eu tenho todo o trabalho e você quer levar o crédito!  Cheesy


Abraços e bebam menos.
Registrado
viagem_mental
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.660

Obrigado
-Dado: 260
-Recebido: 277



« Responder #101 : 30 de Março de 2015, as 12:53:30 »

Citar
Ferro velho:
Olhei o teu pdf e...


Eita, até por aqui eu apareço.  Cheesy

Viagem Mental, seu usurpador de layouts!  Cheesy

Eu tenho todo o trabalho e você quer levar o crédito!  Cheesy


Abraços e bebam menos.


Vi a oportunidade e me aproveitei da situação  Anjo Evil

Saúde!

Abraços

-----
Tive um tempinho na hora do almoço.
As principais ideias sugeridas estão resumidas na figura a seguir:
« Última modificação: 30 de Março de 2015, as 13:31:24 por viagem_mental » Registrado

Guitar Craft
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #102 : 30 de Março de 2015, as 19:01:16 »

Menti!!  disse que não ia dar pitacos e continuo dando!

Veja só este pdf: http://www.guitar-repairs.co.uk/FETPreamp.pdf

O J201 tem VGSoff menor que o MPF102, e se presta a este tipo de circuito, com a supressão de R2 (deste pdf aí do post) para melhor polarizar e com ganho mais elevado.  No caso deste pdf, aumentando o valor de R7, teremos um ganho maior e a possibilidade de ter uma tensão de coletor do bipolar em torno de 5V, possibilitando excursão de sinal muito boa.

Repare que onde está escrito out (saída de booster não inversor) no pdf pode ir ao controle de tom, enquanto do terminal de fonte(source) do J201, que é um buffer, o sinal pode ser levado à entrada do Big Muff, com a vantagem de ter inclusive pouco atraso de fase.  Resolvido o problema de anulação de fase e não precisa aumentar o número de transistores.

Inclusive o J201 suporta transientes de entrada maiores do que suportaria o booster a bipolar, com saturação mais suave.

Abraços, Saúde e amor!

« Última modificação: 30 de Março de 2015, as 19:06:35 por Patines » Registrado
viagem_mental
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.660

Obrigado
-Dado: 260
-Recebido: 277



« Responder #103 : 02 de Abril de 2015, as 11:21:09 »

Menti!!  disse que não ia dar pitacos e continuo dando!

Veja só este pdf: http://www.guitar-repairs.co.uk/FETPreamp.pdf

O J201 tem VGSoff menor que o MPF102, e se presta a este tipo de circuito, com a supressão de R2 (deste pdf aí do post) para melhor polarizar e com ganho mais elevado.  No caso deste pdf, aumentando o valor de R7, teremos um ganho maior e a possibilidade de ter uma tensão de coletor do bipolar em torno de 5V, possibilitando excursão de sinal muito boa.

Repare que onde está escrito out (saída de booster não inversor) no pdf pode ir ao controle de tom, enquanto do terminal de fonte(source) do J201, que é um buffer, o sinal pode ser levado à entrada do Big Muff, com a vantagem de ter inclusive pouco atraso de fase.  Resolvido o problema de anulação de fase e não precisa aumentar o número de transistores.

Inclusive o J201 suporta transientes de entrada maiores do que suportaria o booster a bipolar, com saturação mais suave.

Abraços, Saúde e amor!



Adorei a mentira  Cheesy

Pelo que eu entendi, suas dicas simplificaram bastante o circuíto. Troquei o R7 por um trimpot de 4K7, assim fica mais fácil de fazer os ajustes.

Muito obrigado pela ajuda. Pretendo terminar o layout logo e, em seguida, mandar fazer a placa para ouvir como soa.

O circuíto ficou assim:

« Última modificação: 02 de Abril de 2015, as 11:23:24 por viagem_mental » Registrado

Guitar Craft
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #104 : 04 de Abril de 2015, as 11:04:40 »

Achei uma boa solução para polarização um potenciômetro no circuito de entrada e achei o circuito bem mais enxuto.

Ainda noto dois problemas no circuito final:
1) A supressão de R2 no gate do J201, deve ser um circuito aberto, não um curto circuito.  Se fizer um curto circuito naquele lugar, esta etapa terá o JFET inoperante e ainda um curto-circuito da entrada com o GND através do C15 do teu desenho  o gate do J201 deve ser ligado somente ao R24 e ao C14;
2) Após os potenciômetros de volume, deveriam haver resistores até a saída(imagino de 47k), pois no caso de volume alto nas duas saídas, existiria de fato um curto circuito entre os dois sinais.

Desculpe a demora em responder, é que andamos perseguindo ladrões pela vizinhança e nem dormir direito anda o povo por aqui.

Abraços, T+
« Última modificação: 04 de Abril de 2015, as 11:13:30 por Patines » Registrado
Páginas:  1 ... 5 6 [7] 8 9   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.06 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal