Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 26 de Abril de 2024, as 12:42:14


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 5 6 [7]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: (ajuda) MXR Distortion+  (Lida 52231 vezes)
AlexFX
Visitante
« Responder #90 : 29 de Junho de 2016, as 17:37:50 »

Fala galera!

Vou descrever minha "epopeia" aqui, pois o depoimento pode servir para alguém:

Antes de recorrer aos senhores, já tinha tirado várias dúvidas aqui mesmo no fórum, até que a coisa "empacou" então resolvi pedir ajuda aos "universitários" _ ... tinha certeza que alguém iria me dar uma “luz”.

Pois bem, ontem cheguei do trabalho com o intuito de colocar o "dito cujo" para funcionar.

Segui a dica de laerteandrade, pois seria a tarefa mais simples a fazer, mas os conectores dos pots não estavam encostando na carcaça, e aproveitei para ver se tinha algo similar acontecendo, algum fio ou componente encostando onde não devia. Vasculhei tudo e nada! Parecia tudo certo.

Em seguida desliguei a fase e o neutro do Jack DC, como sugeriu o VOX, torcendo para que fosse este o problema, medi com o multímetro, porém estava tudo ok! Infelizmente!  Roll Eyes

E agora? Fiquei sem saber o que fazer. Aparentemente estava em curto, mas com pouca experiência que tenho, não tinha certeza. Meu maior medo é um componente ter entrado em curto!  Batendo Cabeça

Até que tive a ideia de desconectar o led (que estava entre a fase e o 3PDT), algo que parecia menos provável de estar em curto, pois era um "circuito independente". Para minha surpresa o pedal voltou a funcionar. Meu erro (vocês não vão acreditar) foi colar o led com super bonder (algo que li em algum lugar que alguém faz assim), porém o super bonder estava conduzindo corrente para carcaça, causando assim um curto.  Palmas (Sei que deveria ter usado um soquete, mas não consegui comprar).

A colinha é poderosa, não soltava o led de jeito nenhum, tive que usar um martelo pra tal, e por incrível que pareça, o led "sobreviveu". Raspei o super bonder e coloquei no lugar, sem cola nenhuma desta vez, soldei os fios novamente, liguei o pedal e estava funcionando perfeitamente.  Guitarrista  Viva!

Porém a história não acaba por aqui, os potenciômetros estavam com os fios invertidos.  Embarrassed Pensei: "Simples, é só inverter os fios das extremidades, e nem precisarei mexer no fio do meio. Foi o que eu fiz.

"Pronto" (pensei), "tudo solucionado". Mas nem tudo são flores, ao ligar o pedal ... nada! Só o led acendia! Sem som nenhum. (Palavrões foram disparados _...). Desligava o 3PDT,  guitarra funcionando. Putz! Não entendi nada! Já era bem tarde, perto da meia noite. Mas não queria deixar para o dia seguinte. Teimosia!

Resolvi re-inverter os fios (mesmo não parecendo fazer muito sentido isso) e deixar os pots funcionarem de maneira invertida mesmo. Foi o que eu fiz. Quando liguei, para minha surpresa, "MUDO"! (mais palavrões _) ... Aí que eu não entendi nada mesmo!  Batendo Cabeça _ ..
 
Respirei fundo, e aí que eu fui ver minha burrice  Toma na Cabeça (provavelmente por causa do cansaço). Após corrigir o lance do curto eu sem querer, no meio do emaranhado de fios, estava ligando o cabo da guitarra na saída do pedal e, claro, o cabo da entrada indo para caixa. Invertido não iria funcionar NUNCA!

E fui lá eu novamente reinverter os fios dos pots, testar, fechar a caixinha e pronto ... já poderia dormir em paz !!!

Depois de tantas derrotas, vitória finalmente!  Smiley E o prazer de ver tudo funcionando perfeitamente ... tem preço? Final feliz!

Quero dizer que aprendi muito com a montagem deste pedal, mas minha maior lição foi nunca fazer as coisas cansado e com a cabeça quente.

Obrigado laerteandrade, VOX, EddieTavares, Doug, e todos que me ajudaram, com dicas e incentivo, no "parto" do meu primeiro "filho" feito a mão.

(Obs: Desculpe o longo texto, mas me empolguei _...)


-----
Outra coisa que pode ter acontecido é algum conector do potenciometro estar encostando na carcaça. Fique tranquilo, isto já aconteceu com todos e todos solucionaram.


Valeu pela força meu amigo laerteandrade. Solucionei finalmente, vide depoimento acima.

-----
Verifica o jack de alimentação, se ele não está colocando o positivo em comum com a carcaça de metal do teu pedal.

Obrigado VOX. Não foi o caso, mas me abriu a mente para resolver o problema  Legal!, vide meu depoimento acima.

-----
AlexFX

Faz parte do aprendizado... Todo mundo já passou por isso.

BRIGADÃO EddieTavares pelo incentivo !!! Graça a força de vocês consegui resolver o problema (vide meu depoimento acima) e aprendi muito!!!! 
« Última modificação: 30 de Junho de 2016, as 09:54:08 por AlexFX » Registrado
EddieTavares
Visitante
« Responder #91 : 30 de Junho de 2016, as 20:37:28 »

Se eu entendi bem, este foi o seu primeiro pedal, parabéns!

Recomendo fortemente que você adquira uma protoboard se pretende evoluir, assim você pratica a leitura dos diagramas esquemáticos e como os componentes devem ser conectados, além disso, a substituição de componentes leva poucos segundos, agilizando o aprendizado e eventuais correções ou alterações.
Registrado
VOX
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.630

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 116



« Responder #92 : 30 de Junho de 2016, as 20:48:00 »

Legal, parabéns.
Agora é só seguir em frente com as montagens.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #93 : 30 de Junho de 2016, as 21:02:24 »

Citar
Até que tive a ideia de desconectar o led (que estava entre a fase e o 3PDT), algo que parecia menos provável de estar em curto, pois era um "circuito independente". Para minha surpresa o pedal voltou a funcionar. Meu erro (vocês não vão acreditar) foi colar o led com super bonder (algo que li em algum lugar que alguém faz assim), porém o super bonder estava conduzindo corrente para carcaça, causando assim um curto.  Palmas (Sei que deveria ter usado um soquete, mas não consegui comprar).

Essa do Superbonder (cianoacrilato) conduzir corrente elétrica é nova pra mim. Será que era isso mesmo ?
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
AlexFX
Visitante
« Responder #94 : 01 de Julho de 2016, as 09:27:16 »

Se eu entendi bem, este foi o seu primeiro pedal, parabéns!

Recomendo fortemente que você adquira uma protoboard se pretende evoluir, assim você pratica a leitura dos diagramas esquemáticos e como os componentes devem ser conectados, além disso, a substituição de componentes leva poucos segundos, agilizando o aprendizado e eventuais correções ou alterações.

Sim Eddie! Primeiro pedal ! Obrigado amigo!

Eu tinha uma protoboard, mas não estou conseguindo achar, vou comprar outra para fazer isso! Brigadão pela sugestão!!!

-----
Legal, parabéns.
Agora é só seguir em frente com as montagens.

Valeu VOX meu amigo !!! O próximo será um RAT !!!

-----
Citar
Até que tive a ideia de desconectar o led (que estava entre a fase e o 3PDT), algo que parecia menos provável de estar em curto, pois era um "circuito independente". Para minha surpresa o pedal voltou a funcionar. Meu erro (vocês não vão acreditar) foi colar o led com super bonder (algo que li em algum lugar que alguém faz assim), porém o super bonder estava conduzindo corrente para carcaça, causando assim um curto.  Palmas (Sei que deveria ter usado um soquete, mas não consegui comprar).

Essa do Superbonder (cianoacrilato) conduzir corrente elétrica é nova pra mim. Será que era isso mesmo ?

Também achei estranho xformer ... qualquer hora vou fazer um teste só com superbonder para ver se sem circuito nenhum a cola conduz corrente mesmo. Mas até agora não vi outra explicação. Enfim, pelo menos agora está tudo funcionando.
« Última modificação: 01 de Julho de 2016, as 09:33:18 por AlexFX » Registrado
Antonio de Campos Junior
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 470

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 102



« Responder #95 : 01 de Julho de 2016, as 18:38:01 »

Oi AlexFX,
O que estava colado: a "cabeça" do Led, ou as "pernas" (fios) do Led?
Pois a cabeça do Led é plástica e não conduz!
Uma dica: Procure utilizar conduíte termo-retrátil que, além de ficar esteticamente melhor, também serve de isolante.
Abraços!
Registrado

Os políticos e as fraldas devem ser trocados sempre, e sempre pelos mesmos motivos!
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #96 : 01 de Julho de 2016, as 21:29:43 »

AlexFX, concordo com o que o Xformer acha!!
Já colei o led de diversos pedais usando Super Bonder e nunca tive nenhum problema.

A cola Super Bonder é um polímero e, por isso, não conduz eletricidade, pelo menos, não a ponto de fazer um pedal deixar de funcionar.

O que pode ter ocorrido é um curto acidental entre os terminais do Led, e é por isso que recomenda-se isolar as pernas do led com um conduíte de plástico, seja ele retrátil ou não.
Registrado
laerteandrade
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 899

Obrigado
-Dado: 9
-Recebido: 52


« Responder #97 : 03 de Julho de 2016, as 18:07:56 »

Parabéns alexfx, tinha certeza que daria certo. Como os outros, ja colei led com superbonder e nunca deu qualquer problema, até porque só colo a carcaça. Uma perninha do led deve ter encostado na carcaça.
Registrado
AlexFX
Visitante
« Responder #98 : 05 de Julho de 2016, as 17:28:51 »

Oi AlexFX,
O que estava colado: a "cabeça" do Led, ou as "pernas" (fios) do Led?
Pois a cabeça do Led é plástica e não conduz!
Uma dica: Procure utilizar conduíte termo-retrátil que, além de ficar esteticamente melhor, também serve de isolante.
Abraços!

Olá Antonio. Era a cabeça. Até agora não consegui descobrir o mistério!  Cheesy
Vou seguir sua dica em relação ao conduíte termo-retrátil.
Obrigado pela dica amigo!

-----
AlexFX, concordo com o que o Xformer acha!!
Já colei o led de diversos pedais usando Super Bonder e nunca tive nenhum problema.

A cola Super Bonder é um polímero e, por isso, não conduz eletricidade, pelo menos, não a ponto de fazer um pedal deixar de funcionar.

O que pode ter ocorrido é um curto acidental entre os terminais do Led, e é por isso que recomenda-se isolar as pernas do led com um conduíte de plástico, seja ele retrátil ou não.


Então, até hoje não por que aconteceu. Tô ligado que as pessoas usam Super Bonder. Depois do ocorrido pesquisei e vi o que já imaginava (o que você sabe muito bem): Super Bonder não conduz eletricidade. Acho que por isso é que demorei tanto para descobrir o problema.

Eu desconectei o LED totalmente do circuito e com ele com as perinhas para o ar, tinha uma das pernas fazendo "curto" com o a carcaça. Fiz vários testes com o multímetro. No fim só ficou o LED preso na carcaça. Mexi com as pernas afastando bem, de uma maneira impossível de encostar em qualquer coisa. Tentei raspar a cola etc.

Só vejo uma explicação plausível até agora: Que ao colar o LED alguma limalha de alumínio ou algum filamento de fio que eu tenha cortado anteriormente tenha acidentalmente se juntado a cola formando um curto. Invisível, por sinal. Pois usei até uma lupa para tentar ver o que estava acontecendo.

Valeu pela dica do isolamento.
Por falar em isolar, como você isola a placa da carcaça?

-----
Parabéns alexfx, tinha certeza que daria certo. Como os outros, ja colei led com superbonder e nunca deu qualquer problema, até porque só colo a carcaça. Uma perninha do led deve ter encostado na carcaça.

Valeu amigo !!! Vou tomar mais cuidado da próxima vez !!!

 Agradeço muito o incentivo que vocês me deram.  Legal!

Não tenho nem palavras para agradecer a todos vocês !!!

Um MUITO OBRIGADO A TODOS é pouco !!!
« Última modificação: 05 de Julho de 2016, as 17:44:23 por AlexFX » Registrado
Páginas:  1 ... 5 6 [7]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.047 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal