Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 20 de Abril de 2024, as 11:31:51


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 4 5 [6] 7   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: (ajuda) MXR Distortion+  (Lida 51498 vezes)
EddieTavares
Visitante
« Responder #75 : 24 de Junho de 2016, as 23:47:33 »

O circuito original usa um pot de 500k reverse log, que é difícil de achar, há quem monte o efeito com um pot log normal e inverte os terminais dos respectivos pinos 1 e 3, logicamente o curso do pot fica invertido...

Eu prefiro usar um pot linear 20k linear mesmo, assim não limpa totalmente em ajustes mínimos, mas quem quer uma distorção que não distorça? Huh?

Registrado
betoknigth
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.470

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 114

Engenheiro Eletricista


« Responder #76 : 25 de Junho de 2016, as 08:37:53 »

O circuito original usa um pot de 500k reverse log, que é difícil de achar, há quem monte o efeito com um pot log normal e inverte os terminais dos respectivos pinos 1 e 3, logicamente o curso do pot fica invertido...

Eu prefiro usar um pot linear 20k linear mesmo, assim não limpa totalmente em ajustes mínimos, mas quem quer uma distorção que não distorça? Huh?



Para usar o pedal como boost? Usando o corte de frequências do circuito...
Registrado
AlexFX
Visitante
« Responder #77 : 25 de Junho de 2016, as 12:45:25 »

Citar
Fala mestres !
Preciso da ajuda dos senhores ...
Não sei se é defeito, ou se é assim mesmo:
Montei um MXR Distortion+ layout da tonepad, e já está funcionando.
Porém o drive só funciona quando está chegando quase no final do "giro" do poteciômetro. Aí o som fica show. Até mais que o meio o som não se altera. É assim mesmo?
Obs: O volume funciona normalmente.
Obs2: Utilizei os componentes sugeridos pelo esquema, com exceção do diodo que não vem informação de qual usar.
Usei diodo 1N914 (nem sei se isso tem alguma coisa haver). Aproveito e também pergunto: Quais diodos vocês me indicam?

Benvindo ao fórum Handmades!!
Isso está acontecendo porque você está usando um potenciômetro logarítimico (tipo A) para o controle do drive.
Substitua o potenciômetro do drive por um linear (tipo B) e o seu problema estará resolvido e você conseguirá obter uma distorção gradual conforme gira o potenciômetro.

Quanto aos diodos, eu acho que os 1N914 estão de bom tamanho, mas, eu os substituiria por diodos 1N4148.

Obrigado Ramsay!!!!
Pensei que estava fazendo alguma coisa errada ... vou substituir conforme sua orientação. Engraçado que na lista de componentes do Distortion lá da Tonepad eles "falam" para usar o logarítimico.

Vou seguir sua sugestão dos diodos também.

Valeu mesmo !!!

-----
O circuito original usa um pot de 500k reverse log, que é difícil de achar, há quem monte o efeito com um pot log normal e inverte os terminais dos respectivos pinos 1 e 3, logicamente o curso do pot fica invertido...

Eu prefiro usar um pot linear 20k linear mesmo, assim não limpa totalmente em ajustes mínimos, mas quem quer uma distorção que não distorça? Huh?


Obrigado pelo feedback Eddie !!!

Até que consegui achar o pot de 500k reverse log facilmente. Acho que dei sorte de principiante _ ...

Deixa ver se eu entendi, se eu colocar um pot linear terei que inverter os pinos ? E o curso vai ficar invertido ?

Um de 20k em vez de 500k funciona. Eu tenho um aqui de 100k ... funciona?

Concordo com você, não há lógica de uma distorção que não distorça  Cheesy !!!

Valeu amigo. Se puder me responder ... abraço
« Última modificação: 25 de Junho de 2016, as 12:52:43 por AlexFX » Registrado
EddieTavares
Visitante
« Responder #78 : 25 de Junho de 2016, as 14:55:01 »

Obrigado pelo feedback Eddie !!!

Até que consegui achar o pot de 500k reverse log facilmente. Acho que dei sorte de principiante _ ...

Deixa ver se eu entendi, se eu colocar um pot linear terei que inverter os pinos ? E o curso vai ficar invertido ?

Um de 20k em vez de 500k funciona. Eu tenho um aqui de 100k ... funciona?

Concordo com você, não há lógica de uma distorção que não distorça  Cheesy !!!

Valeu amigo. Se puder me responder ... abraço

AlexFX

Bom, um pot log verdadeiro é caro e difícil de achar, o que temos com facilidade são os potenciômetros pra áudio, este último possui duas regiões lineares, do zero até próximo da metade o potenciômetro varia 10% da resistência total e 90% da metade do curso até o final, logicamente esta proporção é inversa quando temos um pot reverso, ou seja, em um pot reverso de 500k este irá variar de 0 a 400k até a metade do curso (do 0 até o 5) e 100k do 0 até o 10.



Dessa forma, se formos usar um pot audio comum teríamos que conectar o pot de forma invertida, entretanto, a ação do pot também será invertida, ou seja, o máximo de ganho seria no 0 e o mínimo no 10.

Como disseram aqui, um pot de 100k atende perfeitamente as necessidades do circuito, mas como disse eu prefiro usar este pedal como distorção, não me agrada como booster de volume ou overdrive porque acho o timbre meio morto deste jeito, então uso um pot de 20k porque o drive ideal fica mais próximo da metade do curso do pot facilitando a regulagem.

Abraço.
Registrado
AlexFX
Visitante
« Responder #79 : 25 de Junho de 2016, as 21:54:08 »

Obrigado pela aula EddieTavares! Elucidou bem minha dúvida, ficou muito claro pra mim agora!

Vou seguir sua sugestão e encomendar um pot de 20k, e assim que chegar eu troco.

Valeu !!!!  Legal!
Registrado
EddieTavares
Visitante
« Responder #80 : 26 de Junho de 2016, as 01:03:01 »

Se você já tem o pot reverse-log use este, mas no caso de não te-lo use um pot linear entre 10k e 200k.
Registrado
Doug
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 925

Obrigado
-Dado: 84
-Recebido: 123



« Responder #81 : 26 de Junho de 2016, as 06:57:03 »

acredito que essa dificuldade no ajuste esteja relacionada aos diodos escolhidos, esse pedal usa Ge, usando o Si, com ajustes mais baixos, a saída não deve ter sinal suficiente para clipar satisfatoriamente com esses diodos.
os Ge conduzem na casa dos 0,3v, os Si com 0,7v, essa diferença pode ser o suficiente para limpar o som em ajustes intermediários, com leds, o ajuste fica ainda mais extremo.
« Última modificação: 26 de Junho de 2016, as 07:05:49 por Doug » Registrado

Essa Estória de viver em paz, não me satisfaz
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #82 : 26 de Junho de 2016, as 11:56:14 »

acredito que essa dificuldade no ajuste esteja relacionada aos diodos escolhidos, esse pedal usa Ge..

Originalmente ?
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Doug
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 925

Obrigado
-Dado: 84
-Recebido: 123



« Responder #83 : 26 de Junho de 2016, as 16:40:31 »



Originalmente ?

acho que sim, nunca abri um original, mas já vi várias fotos da placa da MXR com Ge.
não sei como é nos atuais.

edit: http://www.pedalarea.com/mxr_distortion.htm
Registrado

Essa Estória de viver em paz, não me satisfaz
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #84 : 26 de Junho de 2016, as 18:05:13 »

acho que sim, nunca abri um original, mas já vi várias fotos da placa da MXR com Ge.
não sei como é nos atuais.

edit: http://www.pedalarea.com/mxr_distortion.htm

Que informação legal! Montei uma vez o da tonepad e usei Si como manda lá... Obrigado pela informação
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Doug
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 925

Obrigado
-Dado: 84
-Recebido: 123



« Responder #85 : 26 de Junho de 2016, as 19:08:14 »

eu tambem montei o Tonepad, mas fiz com 3 opções, Ge, Si e Leds vermelhos, todos com configuração simétrica.
no final das contas, acabei usando apenas a configuração Ge.
Registrado

Essa Estória de viver em paz, não me satisfaz
AlexFX
Visitante
« Responder #86 : 27 de Junho de 2016, as 10:56:48 »

Obrigado pelas dicas amigos EddieTavares e Doug !

Só não segui ainda as dicas e sugestões que me passaram, pois não tinha os componentes.

Porém aconteceu uma coisa chata Embarrassed: o Distortion estava funcionando, apesar do ruído por estar fora da caixa, o som estava bem legal, pelo pouco que observei, ficará muito bom principalmente para solos.

Só foi colocar na caixinha, e não está funcionando mais Sad, vai entender, quebrei a cabeça, mas não consegui encontrar o que aconteceu de errado.  Batendo Cabeça Frustrante!  Cry

Não tenho a menor ideia do que aconteceu. Alguém pode me dar uma sugestão de por onde posso começar e o que devo fazer para encontrar o erro?

Será que alguma coisa ficou em curto ou algum componente queimou ou entrou em curto? Coloquei a placa em pé, e acho que não encostou em nada.

Quem puder me ajudar, ficarei muito agradecido!
Registrado
VOX
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.630

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 116



« Responder #87 : 27 de Junho de 2016, as 11:03:10 »

Verifica o jack de alimentação, se ele não está colocando o positivo em comum com a carcaça de metal do teu pedal.
Registrado
EddieTavares
Visitante
« Responder #88 : 27 de Junho de 2016, as 13:21:29 »

AlexFX

Faz parte do aprendizado... Todo mundo já passou por isso.
Registrado
laerteandrade
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 899

Obrigado
-Dado: 9
-Recebido: 52


« Responder #89 : 27 de Junho de 2016, as 14:15:07 »

Outra coisa que pode ter acontecido é algum conector do potenciometro estar encostando na carcaça. Fique tranquilo, isto já aconteceu com todos e todos solucionaram.
Registrado
Páginas:  1 ... 4 5 [6] 7   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.047 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal