Chaveamento LED / LDR

Started by mxtech, 15 de December de 2012, as 00:44:56

Previous topic - Next topic

Ledod

Handmaker
  1. eduardo.mellonotto@gmail.com
 O delay existe, mas é mínimo! Apenas se você prestar atenção. Se não, é imperceptível quando estamos concentrados tocando.

Marcel, o delay é sim do LDR. O LED tem tempo de resposta igual ao um diodo em condução (que é muito alto!). Quando você aciona o LED, a menos que exista um capacitor em paralelo (que se carregue até o LED entrar em condução), a resposta é praticamente instantânea.
Por isso que podemos usar LED's para clipar o sinal em um pedal de distorção, se ele fosse lento, não achataria o sinal! (Pense, um sinal de 2Khz, tem período de 500us. O diodo precisa conduzir mais rápido que isso para conseguir clipar o sinal).

No LDR ocorre um efeito fotoelétrico onde elétrons livres (como os presentes nos elementos metálicos, e que o tornam condutor), se desprendem do material,  no caso o sulfeto de cádmio. Com esses elétrons livres navegando pelo material, ele se torna condutor. Variando a intensidade luminosa, variamos a quantidade de elétrons livres e portanto a resistência.

Olhamos o datasheet abaixo:

http://www.biltek.tubitak.gov.tr/gelisim/elektronik/dosyalar/40/LDR_NSL19_M51.pdf

Observem a tabela inicial, o tempo de resposta (fall e rise time) estão dependentes da intensidade de fluxo luminoso.

Talvez, no meu caso, a demora esteja relacionada a corrente dos led's! Se aumentar o brilho talvez melhore esse tempo de resposta...

Um abraço!

Eduardo

kem

DIY Freak
Quote from: Ledod on 16 de December de 2012, as 10:49:43
... Mesmo que passe esse sinal, eles praticamente estariam em fase na saída dos dois estágios e esse "blend" de sinais não faria quase nenhuma diferença. ...
E se for utilizado como um switch para "pular" um triodo num valvulado? Acabaria passando um pouco do sinal mais sujo...
Bom, mas como você falou, tem o beneficio do POP zero... :)
E afinal, existem LDRs com resistencias altas (20M) quando no escuro? O KE-10720 por exemplo tem 500K / 200R...
I don't want to die young...
I want to diode!

guhjurisato

**
Freqüente
  1. guhjurisato@hotmail.com
Galera, me desculpem subir esse tópico novamente, mas alguém montou um chaveamento com LED/LDR que funcionou perfeitamente? Poderia passar o esquemático, ou então layout utilizado? Acho que um sistema desses poderia acabar com meus problemas de ruido...
"Faz oque tu queres há de ser tudo da lei"

Marcel.

Guest
guhjurisato, respondi lá no tópico do JCM.

guhjurisato

**
Freqüente
  1. guhjurisato@hotmail.com
Quote from: Marcel. on 23 de October de 2013, as 01:09:22
guhjurisato, respondi lá no tópico do JCM.

Muito Obrigado!
"Faz oque tu queres há de ser tudo da lei"