Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 18 de Abril de 2024, as 01:24:34


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Ajuda para identificar "misterioso" amplificador Giannini  (Lida 21652 vezes)
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.257

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #15 : 12 de Novembro de 2016, as 16:03:23 »

Procure nos catálogos e folhetos antigos, tem desde 1954:

http://www.giannini.com.br/catalogos-antigos.php

Como você tem mais ou menos uma ideia do ano do amplificador, quem sabe encontre um com a mesma aparência.
« Última modificação: 12 de Novembro de 2016, as 16:05:22 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
stash
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 240

Obrigado
-Dado: 117
-Recebido: 50


« Responder #16 : 14 de Novembro de 2016, as 10:15:47 »

olhei rapidamente o catálogo e a tela é parecida com os modelos da página Folheto Eletrônica Giannini - 1968, que este seu "camarada" aí está com uma cara de ter sido mexido e não ser nada disto que você está pensando, ah isto tem..
Registrado
Solenoide
Visitante
« Responder #17 : 18 de Novembro de 2016, as 19:22:10 »

Srs.

Se fosse um equipamento, acredito que seria a adaptação/fusão de um giannini com um phelpa, mas como apareceu o segundo... fico com o mesmo raciocinio do solenoide...

O que teria acontecido???

FATOS:
A Giannini era fabricante de amplificadores e a Phelpa era concorrente.

O Sr. Sossego saiu da Giannini e fundou a Palmer, daí a Giannini perdeu seu projetista.

A barra de terminais, knobs, lampada piloto ( inclusive o ressecamento e quebra), os capacitores e resistores, são semelhantes aos usados nos phelpa.

A plaqueta de identificação.

A alça branca eh mesma dos phelpa.

Hipótese:

Ou a Phelpa foi contratada pela Giannini ou clonou e usou a marca como marketing...

coisas estranhas:
Gabinete em alumínio???
Face plate com logo diferente da época Huh?




Obrigado MARFU.

Antes de aparecer o segundo amplificador, desconfiava se tratar de alguma adaptação fundindo elementos dos amplificadores Giannini e Phelpa (chassi de um, gabinete de outro, etc.) Depois de ver a semelhança entre os dois, mudei de opinião.

Suas considerações fazem muito sentido.

Caramba!!! esse seu amplificador Gianinni tá parecendo mais um daqueles carros antigos e acabados abandonados num ferro velho.
Mas, olhando a placa com os componentes eu percebo que são usados capacitores a óleo vermelhos, provavelmente da marca Cherry que eram muito usados em amps valvulados no período de 1965 a 1970.
E o tecido que cobre os alto-falantes, nunca foi usado nem pela Phelpa e nem pela Gradiente, mas, era muito comum e fácil de ser encontrado em lojas de eletrônica na década de 60 e início da década de 70.

Agora quanto a identificar o modelo do amplificador, eu não posso te ajudar.

Sim Ramsay, ele está sucateado. Gostaria de refazer até mesmo o chassi e o faceplate, aliás, pode me dar alguma dica de alguém que confeccione faceplates por encomenda? Obrigado.

Procure nos catálogos e folhetos antigos, tem desde 1954:

http://www.giannini.com.br/catalogos-antigos.php

Como você tem mais ou menos uma ideia do ano do amplificador, quem sabe encontre um com a mesma aparência.

Obrigado pela ajuda Renato, irei verificar.

olhei rapidamente o catálogo e a tela é parecida com os modelos da página Folheto Eletrônica Giannini - 1968, que este seu "camarada" aí está com uma cara de ter sido mexido e não ser nada disto que você está pensando, ah isto tem..

Stash, agradeço por sua disposição em ajudar. Estou inclinado a acreditar que esse amplificador foi comercializado com o circuito tal qual como descrevi (claro, consciente de que provavelmente sejam cópias de algum amplificador Fender). Isso porque são dois exemplares muito semelhantes, sendo muito improvável que tenham feito exatamente a mesma modificação em dois amplificadores adquiridos em cidades que são separadas por centenas de quilômetros.

O Felipe confirmou que no amplificador dele, está escrito SONIC, enquanto no meu está escrito PROFISSIONAL.

Muito obrigado a todos pelas respostas.

Abraços!

Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #18 : 19 de Novembro de 2016, as 17:12:30 »

Se houvesse uma foto mais nítida do circuito seria bom. Daria pra tentar fazer o esquema desse ampli.

Você sabe se o Felipe tem o esquema original do amplificador?

Abs
Registrado
Solenoide
Visitante
« Responder #19 : 23 de Novembro de 2016, as 11:19:09 »

Se houvesse uma foto mais nítida do circuito seria bom. Daria pra tentar fazer o esquema desse ampli.

Você sabe se o Felipe tem o esquema original do amplificador?

Abs

Boa tarde Matec, tudo bem?

Vou ver se consigo tirar algumas fotos com qualidade melhor do circuito.

Também vou perguntar para o Felipe se ele tem o esquema, mas eu acredito que não.

Obrigado, abraço!
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #20 : 09 de Abril de 2017, as 19:27:58 »

Só fazendo uma adição ao que já foi dito nesse tópico e em outros.

Até o início dos anos 60 a Fábrica da Giannini não fabricava nenhum amplificador ou guitarra elétrica. Ela sim, revendia amplificadores das marcas Del Vechio e Phelpa, que eram fabricados por essas outras empresas, mas saíam com a marca Giannini. Mesmo quando o "Sossêgo" passou a trabalhar na Giannini  os amplificadores ainda eram fabricados pela Phelpa.
Só mais tarde é que a fábrica criou uma linha de montagem para seus amplificadores.

Creio então que esse amplificador seja um dos modelos de transição entre os Giannini-Phelpa para os puramente Giannini.
Acredito que o esquema dele seja parecido com o Jet Sound e o Valiant.

Ainda será preciso tirar boas fotos para tentar desenhar um esquema.

 Smiley
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #21 : 03 de Março de 2018, as 18:11:18 »

Eu estava pesquisando outra coisa e acabei me deparando com essa foto. Pelo visto esses amplificadores não eram tão desconhecidos assim na época deles.
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)





E aí Solenoide, ainda aparecem mais fotos internas?

 Wink
Registrado
Solenoide
Visitante
« Responder #22 : 04 de Março de 2018, as 04:12:39 »

Boa noite Matec.

Ótima foto, muito interessante, obrigado por postar.

Irei pedir uma câmera emprestada para um amigo, para poder tirar uma foto mais nítida do circuito, pois não possuo uma, e acredito que uma foto tirada com o celular irá deixar a desejar, já que o objetivo será observar os componentes eletrônicos.

Só não sei quando meu amigo poderá me fazer este favor, mas, assim que puder, postarei a foto aqui no tópico.

Abraços.

Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #23 : 04 de Março de 2018, as 04:22:36 »

Não precisam ser fotos primorosas, basta que se possa ver as ligações dos componentes nos soquetes e ler alguns valores, se houver dúvidas peço sua ajuda. Tenho a impressão que o circuito seja uma cópia de um Fender.
Interessante é que na foto se consegue ver pelo menos 2 modelos distintos de Sonic.


 Legal!
Registrado
Solenóide
Visitante
« Responder #24 : 21 de Janeiro de 2022, as 17:33:11 »

Olá a todos.

Vim dizer que o grande Matec fez a engenharia reversa do amplificador em questão, com maestria, afim de desvendar o mistério.

Trata-se de um circuito do Fender Tremolux 5G9.

Como sempre, ele fez um trabalho primoroso, e o esquema elétrico desenhado por ele, está disponível no link abaixo:

https://www.4shared.com/s/fraVPHg8Yea

Obrigado Matec, por ter analisado o circuito e desenhado o esquema, agradeço demais por sua homenagem em colocar meu nome no PDF, sendo que o trabalho todo foi feito por ti.

Abraços ao mestre e a todos.

Editado: Mais um amplificador Giannini desvendado pelo Matec, que faz um trabalho imensamente importante a respeito de tais amplificadores antigos, cujas empresas ou não existem mais, ou não tiveram o cuidado de arquivar detalhes do que produziam em épocas gloriosas. E esse, como comentado por um colega do fórum, estava "só o bagaço", mesmo assim ele resolveu o mistério, com habilidade imensa e grande conhecimento.
« Última modificação: 21 de Janeiro de 2022, as 17:38:43 por Solenóide » Registrado
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.203

Obrigado
-Dado: 175
-Recebido: 169



WWW
« Responder #25 : 21 de Julho de 2022, as 06:51:07 »

Só recomendaria não usar mais o 4shared, porque tem muitos pop-ups com risco de malware hoje em dia.
Tomei a liberdade de postar esse PDF no meu site. Vou procurar nos meus arquivos para ver o que mais posso deixar disponível lá para quem quiser acessar.
https://www.blackcorvo.com/diy
Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
JB.Santos
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 140

Obrigado
-Dado: 48
-Recebido: 21



« Responder #26 : 21 de Julho de 2022, as 12:12:55 »

Olá

A posição dos capacitores no controle de tonalidade está correta ? É isso mesmo ?
Registrado
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.203

Obrigado
-Dado: 175
-Recebido: 169



WWW
« Responder #27 : 22 de Julho de 2022, as 03:51:24 »

Olá

A posição dos capacitores no controle de tonalidade está correta ? É isso mesmo ?

É um controle de tom tipo Fender Tweed (usado nos modelos 5F2-A, 5E3, 5G9, etc).

Pode ser que use esses valores, ou os mesmos que a Fender usou (4n7 ao invés de 47n, e 470p ao invés de 4n7).

Qual fica melhor? Só experimentando.
Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
Páginas:  1 [2]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.045 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal