Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 20 de Abril de 2024, as 03:58:39


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2] 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Amplificador FET baixa potência  (Lida 16103 vezes)
norverto
Visitante
« Responder #15 : 05 de Janeiro de 2013, as 19:16:22 »

 Batendo Cabeça pois é...
Bom agora até tinha encontrado um substituto para o buz72... Estou sem fonte... O meu interesse principal em montar este amp era o "warm tube sound" era possivel juntar esta caracteristica a um circuito com um TDA?
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #16 : 05 de Janeiro de 2013, as 21:13:47 »

Batendo Cabeça pois é...
Bom agora até tinha encontrado um substituto para o buz72... Estou sem fonte... O meu interesse principal em montar este amp era o "warm tube sound" era possivel juntar esta caracteristica a um circuito com um TDA?

Não! O tchan da coisa está justamente aonde você quer mexer ou seja na saída a MOSFET's.
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
norverto
Visitante
« Responder #17 : 05 de Janeiro de 2013, as 22:39:57 »

Não seria possivel fazer um circuito com um Mosfet "equivalente" mas que pudesse suportar 230V ? Assim só precisava de ter um circuito que convertesse AC para DC e ligava o amp diretamente á tomada (espero não estar a dizer nenhuma barbaridade !)
« Última modificação: 05 de Janeiro de 2013, as 22:54:47 por norverto » Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #18 : 05 de Janeiro de 2013, as 23:05:07 »

Não seria possivel fazer um circuito com um Mosfet "equivalente" mas que pudesse suportar 230V ? Assim só precisava de ter um circuito que convertesse AC para DC e ligava o amp diretamente á tomada (espero não estar a dizer nenhuma barbaridade !)

É barbaridade sim! O transformador ajuda a também não ocorrerem acidentes de maiores proporções num aparelho já que ele isola da rede o circuito. Há tempos atrás foram feitos aparelos valvulados com esse sistema ai de ligar direto na tomada os chamados rabo quente. Depois procure saber porque eram chamados assim hehehe
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
norverto
Visitante
« Responder #19 : 05 de Janeiro de 2013, as 23:18:15 »

Ok já percebi porque eram chamados assim, e não quero que isso me aconteça xD Por isso é melhor não facilitar de todo lol Vou procurar outra solução para o transformador. Tenho outra pergunta, eu encontrei um mosfet o IRF530 ele é um equivalente de um equivalente do BUZ72(não consigo encontrar este transistor em lado nenhum, será que irá manter o warm sound?
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #20 : 06 de Janeiro de 2013, as 08:57:14 »

Tenho outra pergunta, eu encontrei um mosfet o IRF530 ele é um equivalente de um equivalente do BUZ72(não consigo encontrar este transistor em lado nenhum, será que irá manter o warm sound?

Aqui tem o BUZ72:

http://www.ebay.com/itm/BUZ72A-Transistor-x-1-pieces-/160937384175?pt=UK_BOI_Electrical_Components_Supplies_ET&hash=item25789d98ef

Sobre a sua pergunta de que se vai ou não manter o "warm sound" EU acredito que vá sim embora nunca tenha usado esses transistores.
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Albuquerque
Visitante
« Responder #21 : 06 de Janeiro de 2013, as 09:05:13 »

Aí galera, pra ajudar o norveto: meus cálculos dizem que o IRF532 equivale ao BUZ72. E vocês, o que dizem levando em conta a folha de dados dos dois?
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.258

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #22 : 06 de Janeiro de 2013, as 09:05:49 »

Ok já percebi porque eram chamados assim, e não quero que isso me aconteça xD Por isso é melhor não facilitar de todo lol Vou procurar outra solução para o transformador. Tenho outra pergunta, eu encontrei um mosfet o IRF530 ele é um equivalente de um equivalente do BUZ72(não consigo encontrar este transistor em lado nenhum, será que irá manter o warm sound?

Eu já usei o IRF530 (e o IRF9530 como par) em estágio de saída de amplificador. O som fica muito bom, mas para ouvir música. Se for pra instrumento, não sei como seria a distorção dele.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
norverto
Visitante
« Responder #23 : 06 de Janeiro de 2013, as 15:47:22 »

Eu amanha vou ligar para a loja de informática a ver se têm o IRF532. E se não for muito caro vou para a frente com o projeto. Se for talvez opte por fazer com o esquema do extreme circuits Smiley Vou é ter que desenhar eu o layout, mas assim tenho um desafio que nunca tive Smiley
Registrado
Albuquerque
Visitante
« Responder #24 : 06 de Janeiro de 2013, as 15:48:17 »

Dei uma comparada nos dois datasheets e vi que são praticamente equivalentes. Será que teoricamente se poderia trocar um pelo outro? Me refiro ao IRF532 pelo BUZ72A. A troca de um pelo outro seria nesse circuito em questão que postei. Que acham??
Registrado
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #25 : 06 de Janeiro de 2013, as 17:15:30 »

Dei uma comparada nos dois datasheets e vi que são praticamente equivalentes. Será que teoricamente se poderia trocar um pelo outro? Me refiro ao IRF532 pelo BUZ72A. A troca de um pelo outro seria nesse circuito em questão que postei. Que acham??

Dei uma olhada lá no datasheet.  Acho que funciona muito parecido!

Abraços, T+
Registrado
Albuquerque
Visitante
« Responder #26 : 06 de Janeiro de 2013, as 18:45:59 »

Pois é Patines, também achei bem parecido o funcionamento dos dois. Mas sabe como é né?! Se pensa uma coisa e na prática é outra bem diferente...
Mas acho que dá pelo menos pra arriscar. Tongue
Registrado
norverto
Visitante
« Responder #27 : 06 de Janeiro de 2013, as 18:55:03 »

Hoje fui a casa de um familiar e consegui "angariar" 2 transformadores de 12VDC... mas infelizmente cada um só fornece 500mA...
Registrado
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #28 : 07 de Janeiro de 2013, as 00:37:00 »

Pois é Patines, também achei bem parecido o funcionamento dos dois. Mas sabe como é né?! Se pensa uma coisa e na prática é outra bem diferente...
Mas acho que dá pelo menos pra arriscar. Tongue
Veja só:
a) Transcondutancia na mesma faixa.
b) VGS de condução na mesma faixa.
c) Corrente máxima parecida
c) potencia na mesma faixa.

Creio que vai funcionar  parecido, levando ainda em consideração que as capacitâncias do dispositivo são diferentes, mas bem menores do que atrapalharia .

Abraços, T+
Registrado
marcioulguim
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 263

Obrigado
-Dado: 23
-Recebido: 69


« Responder #29 : 07 de Janeiro de 2013, as 10:06:37 »

Buenas

Retirei do programa de equivalências que uso.

http://www.4shared.com/photo/Fjhjw7of/Equivalncia.html

Espero ter contribuído.

Abraços
Registrado
Páginas:  1 [2] 3   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.038 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal