Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 10:25:23


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Qual mesa de som comprar!  (Lida 9217 vezes)
Artur
Visitante
« : 19 de Janeiro de 2013, as 12:51:00 »

Boa tarde gente, tenho uma banda de rock, e queremos dar uma melhorada na qualidade do som. Não entendo muito de mesa de som, precisava da ajuda de vocês para ver qual é a melhor a comprar. Basicamente preciso ligar 2 guitarras, 1 baixo, 1 teclado e 2 microfones. Estou querendo gastar em torno de 250 a 300 reais, não precisa ser uma marca top, mais uma que dê pra usar numa boa. Obrigado a todos!
Registrado
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #1 : 19 de Janeiro de 2013, as 14:19:24 »

Não sou nenhum entendido no assunto, mas com a faixa de preço que está disposto a gastar, o que vai encontrar é uma mesa de 6 ou 8 canais das mais baratas.  Como citou que pretende ligar inicialmente 6 "instrumentos", a escolha natural seria pela de 8 canais, para ter uma reserva de 2 canais para uso eventual de mais algum instrumento.

Não espere melhora na qualidade do som; em alguns casos o som vai piorar bastante, principalmente das guitarras que não custuma se dar muito bem com mesas, quando ligadas diretamente.  Quase sempre haverá a necessidade de usar um simulador de amplificador entre as guitarras e a mesa (neste caso um simulador para cada guitarra).

A mesa seria usada apenas como mixer, com a intenção de misturar os diversos instrumentos,  para ser amplificado num circuito de PA.

Obs: Com certesa a mesa de som não é a melhor escolha quando a intensão é "dar uma melhorada no som"; assim como não tem como dar uma melhorada no som e economizar ao mesmo tempo.

Vamos aguardar a opinião dos mais experientes, assim como as soluções indicadas para seu caso.
Registrado

Marcel.
Visitante
« Responder #2 : 19 de Janeiro de 2013, as 14:46:33 »

Também não entendi a relação "mesa de som x melhorar qualidade do som".
Você tá querendo melhorar a qualidade do som nas gravações do seu home studio ou em ensaios, sei lá...?

Também não sou nenhum grande entendido de home studio, mas, em meu ponto de vista, não há necessidade de mesa de som real quando se tem mesas de som virtuais...
O programa de gravação e mixagem que eu mais usei em minha vida foi o Cubase e nele havia muitos recursos nesse sentido, com um tipo de mesa de som geral, com controle de volume, equalização, além da opção de se inserir efeitos de todos os tipos, inclusive os simuladores de gabinete como o Amplitube etc., para cada faixa.

Se você detalhar o que você quer dizer com "melhorar a qualidade som" fica mais fácil de ajudar...

Abraços.

Marcel.
Registrado
Artur
Visitante
« Responder #3 : 19 de Janeiro de 2013, as 15:10:40 »

Me desculpem, não me expressei direito. Eu preciso dessa mesa para ensaio. Atualmente ensaiamos cada instrumento com seu amplificador, a mesa seria para equalizar os sons, deixar todos com o volume regulado.
Registrado
Marcel.
Visitante
« Responder #4 : 19 de Janeiro de 2013, as 15:39:44 »

Cara, pra ligar um amp numa mesa, você sabe que só microfonando, né? A não ser que ele, por exceção, já tenha alguma saída específica pra isso, mas eu acho meio difícil...
E um PA que aguente um amp de guitarra ou de baixo, principalmente este, com uma pressão muito grande, é caro, né? Tem que ser realmente BOM, até onde eu saiba...
Já toquei em muito lugar que, apesar de ser legal, o técnico da mesa de som sempre se recusava a microfonar...

Bicho, isso vai muito de ouvido... pra ensaiar, um bom senso junto com um ouvido musical razoável já dá pra balancear os volumes das coisas.
Registrado
Botti
Visitante
« Responder #5 : 19 de Janeiro de 2013, as 15:51:38 »

Artur, pelo menos por aqui, as mesas de som não são utilizadas dessa maneira em ensaios. Em um ensaio comum, simples, as únicas coisas ligada na mesa são microfones. Como a sala de ensaio costuma ser de tamanho reduzido, não há necessidade de passar tudo pela mesa, só complicaria as coisas e, ao meu ver, não melhoraria muito, poderia até piorar. Para melhorar a qualidade de som em ensaio, você pode fazer o seguinte:
 - Melhorar os intrumentos e amplificadores, e afinar todos os instrumentos antes de tocar,
 - Posicionar as caixas da maneira mais adequada à sala
 - E principalmente, como o Marcel. falou: conversar com o pessoal pra manter um nível de volume parecido para todos. Uma banda precisa de integração entre seus membros, e acertar o volume faz parte disso... É comum o pessoal ir aumentando o volume para querer se ouvir mais, e quando o volume fica em excesso fica uma m****. Tem horas que abaixar o volume, ou pedir pro batera pegar mais leve, melhora mais do que qualquer equipamento que você coloque ali no meio.

 E sem dúvidas, deve haver muito mais outras sugestões que o pessoal irá acrescentar.
Registrado
CamiloM
Visitante
« Responder #6 : 19 de Janeiro de 2013, as 16:40:41 »

Artur acho que com o valor que tu postaste não dá pra fazer grande coisa. Tens que pensar que não basta só comprar a mesa, tens que comprar caixas  e se a mesa não for amplificada tens que comprar também um amplificador ou caixas ativas. Além disso como o pessoal já comentou fica ruim ligar guitarra diretamente na mesa. Quando eu ensaiava em casa usava cada instrumento ligado em amplificador próprio e só os microfones eu ligava na mesa. Se o som no ensaio está saindo ruim baixe o volume, tente reposicionar os amplificadores.   

Registrado
andré l. m.
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 86

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 11



« Responder #7 : 19 de Janeiro de 2013, as 18:13:19 »

Olá Artur eu costumo usar em ensaios mesa beringher
De preferência 8 canais e USB .
No final do meu set analógico uso uma zoom g2.1 que tem saída estéreo e com um cabo y ligo um lado na mesa
E outro no ampl.
Ligo tudo desta forma inclusive teclado, baixo, violão , vozes e usos também uma bateria eletrônica.
Tudo isso vai para caixas ativas e respeitando a mixagem enfatizamos a voz e bateria e violão na mesa e
Baixo,guitarra e teclado são mais enfatizados nos cubos,desta forma fazemos altos ensaios e no final gravamos de forma geral. Se bem mixado da pra curtir um belo mp3 e também corrigir possíveis falhas da banda.
Espero ter ajudado.
Registrado

Jesus make Rock
diego.fcs
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 837

Obrigado
-Dado: 40
-Recebido: 31



« Responder #8 : 07 de Fevereiro de 2013, as 15:01:40 »

Aqui para ensaio uso a mesa somente para ligar os microfones, se quer microfonar tudo, compra uma de 8 ou 12 canais no mínimo. A Behringer tem umas bacanas com um bom preço, e já tem vários efeitos nela.

Você já tem a potência e as caixas? Pense nisso também, se for comprar terá que saber se a mesa é com potência ou não.
Registrado

Parem o mundo que eu quero descer.
binba2008
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 138

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 1


« Responder #9 : 08 de Fevereiro de 2013, as 09:53:42 »

é camarada acho que a dica esta mais que dada,o mais sensato seria conversar com os membros da banda e pedir encarecidamente que respeitem o nível de som de cada um,pensa só vocês ao vivo e o p.a é só pra voz e o resto vai usar combos , vocês já tem que começar a se acostumar com isso, alias se o musico gostar de tocar alto pode usar fone como retorno de som.abraço.
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.041 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal