confecção de mica

Started by Tmc, 22 de January de 2013, as 12:18:01

Previous topic - Next topic

vitorwolff

Guest
Mas se precisa de isolação do componente com o dissipador só usar pasta térmica de silicone ou cerâmica não seria o suficiente?
Eu sei que não pode ir de mais pois a pasta agiria como um isolante térmico, mas deve haver um ponto de equilíbrio aonde a pasta faça o papel do isolante e o papel de condutor térmico.

xformer

Administrator
DIY Freak
e^(i x pi)+1=0
Quote from: vitorwolff on 23 de January de 2013, as 09:10:48
Mas se precisa de isolação do componente com o dissipador só usar pasta térmica de silicone ou cerâmica não seria o suficiente?
Eu sei que não pode ir de mais pois a pasta agiria como um isolante térmico, mas deve haver um ponto de equilíbrio aonde a pasta faça o papel do isolante e o papel de condutor térmico.

Sempre vai haver contato real (elétrico) entre o dissipador e a carcaça do ci, com pasta ou sem pasta. Só que as duas superfícies não são perfeitamente lisas e planas, de forma que haverá inevitavelmente ar entre as duas superfícies, e ar é isolante térmico. Então a pasta térmica serve apenas para preencher os locais onde haveria ar com a pasta, que tem menor resistência térmica que o ar.
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.

Patines

Handmaker
Quote from: Ferro_Velho on 22 de January de 2013, as 23:27:29
Se resolver fazer direito e sem gambiarras de transparências e coisas assim:
http://www.altanatubes.com.br/webstore/Default.aspx?id=3443
Na verdade esta mica do link é pequena demais para o uso com o CI do camarada.

Abraços, T+

Ferro_Velho

Guest

agtsouza

Guest
Enfim um pouco atrasado... Mas eu geralmente utilizo folha (usada) de raio X com pasta térmica. Nunca tive problemas... Já utilizei em TIPs Mosfets TDAs e no LM3886.