Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 08 de Junho de 2025, as 03:43:21

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Problema em Pedal GTFO  (Lida 8584 vezes)
guhjurisato
Freqüente
**

Obrigado
-Dado: 196
-Recebido: 29

« : 05 de Fevereiro de 2013, as 18:49:05 »

Olá amigos, infelizmente, durante um teste no meu soldano GTFO, o fio do 12V encostou na parte de cima do transistor IRF740. E acabou derretendo o plastico do fio e dando contato. Depois disso nao funcionou mais. Será que o transistor queimou?
"Faz oque tu queres há de ser tudo da lei"
felixmeirelles
Visitante
« Responder #1 : 05 de Fevereiro de 2013, as 18:54:21 »

O transistor ficou quente a ponto de derreter o fio?

Se isso aconteceu ele já estava queimado antes.
Freqüente
**

Obrigado

« Responder #2 : 05 de Fevereiro de 2013, as 19:08:07 »

é daqueles que se coloca discipador de calor, sabe? a parte metálica de cima dele costuma esquentar, acredito, mas o som estava perfeito antes de encostar o fio ali e derreter o fio
viagem_mental
Handmaker

Obrigado
-Dado: 260
-Recebido: 277

« Responder #3 : 05 de Fevereiro de 2013, as 19:13:42 »

Deve ter queimado. Meça as tensões nos terminais dele e compare com o datasheet...
Guitar Craft
Adiel
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837

Resistance is futile, if <1R

« Responder #4 : 05 de Fevereiro de 2013, as 19:15:29 »

Troque o transistor e verifique as peças periféricas, antes de tudo.
guhjurisato
Freqüente
**

Obrigado

« Responder #5 : 05 de Fevereiro de 2013, as 19:18:03 »

Deve ter queimado. Meça as tensões nos terminais dele e compare com o datasheet...

desculpe a ignorancia, poderia me ajudar com isso? é meu primeiro pedal com transistor :/
felixmeirelles
Visitante
« Responder #6 : 05 de Fevereiro de 2013, as 19:23:22 »

Esse transistor não pode operar a mais de +150ºC, se ele estava muito quente, é porque algo já estava errado.
Freqüente
**

Obrigado

« Responder #7 : 05 de Fevereiro de 2013, as 19:24:44 »

Esse transistor não pode operar a mais de +150ºC, se ele estava muito quente, é porque algo já estava errado.

entendi, alguma ideia? Mas acho que nao precisa de mais de 150ºC pra derreter o plastico do fio
felixmeirelles
Visitante
« Responder #8 : 05 de Fevereiro de 2013, as 19:49:32 »

Nada dentro de um pedal deve aquecer a ponto de derreter um fio, dependendo do fio e do pedal, pode significar a morte.

Como nossos mestres já indicaram, retifique tudo, e troque o MOSFET.
Visitante
« Responder #9 : 05 de Fevereiro de 2013, as 19:51:14 »

Aquele indutor que usou funcionou? Huh?
Visitante
« Responder #10 : 05 de Fevereiro de 2013, as 20:13:35 »

Realmente olhando a foto do projeto dele e o esquema do Névio que pede um indutor de 100uH, esse da foto não tem nem 1uH.
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Sem falar que não é recomendado indutor toroidal, todos que tentaram no FSB não conseguiram resultados satisfatórios.

Sorte que o MOSFET não explodiu...

A, sim, o esquema mais atualizado é esse.
« Última modificação: 05 de Fevereiro de 2013, as 20:17:09 por felixmeirelles » Registrado
guhjurisato
Freqüente
**

Obrigado

« Responder #11 : 05 de Fevereiro de 2013, as 20:17:14 »

Na Tiggercomp me venderam esse como sendo de 100uH  Shocked

http://tiggercomp.com.br/novaloja/product_info.php?cPath=100&products_id=7441

-----
Aquele indutor que usou funcionou? Huh?

cara, som dele ficou ótimo, do jeito que eu imaginava. Não posso reclamar disso, mas o felixmeirelles está falando que nao da certo :/
« Última modificação: 05 de Fevereiro de 2013, as 20:25:04 por guhjurisato » Registrado

felixmeirelles
Visitante
« Responder #12 : 05 de Fevereiro de 2013, as 21:33:12 »

O que eu falei, é que esse da sua foto não tem cara de 100uH.

Veja no Ebay:
http://www.ebay.com/itm/100-uh-toroid-5-pcs-/370750255769?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item56526ff299

Veja a foto da Tigger:

Olhe a sua foto:
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

E mesmo assim esse indutor não pode ser toroidal, como esses acima.
Veja esse comentário do DSB:
"Tentei vários Indutores TOROIDAIS, eles não funcionaram. Você pode tentar, mas veja o IRF740 (transistor). Eu destruí um"
"I tried several Toroidal-Inductors, they have not worked. You can try it, but watch the IRF740. I have destroyed one"
http://www.diystompboxes.com/smfforum/index.php?topic=93936.msg879291#msg879291

Os indutores certos são os de núcleo solido de ferrite, como esses desse anúncio:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-449868630-indutor-nucleo-de-ferrite-alta-permeabilidade-220-uh-novo-_JM

Só lembrando que ali pode correr quase 400v, o que é uma tensão suficiente para causar danos físicos.
E você correu sérios riscos, além do próprio choque, o risco da explosão do mosfet ou algum capacitor próximo(o que pode ocasionar um incêndio ou afetar a visão, na falta de proteção).

Mosfets esquentam, esquentam, esquentam e explodem, se ele estava quente o suficiente para derreter o fio, ele com certeza estava a ponto de explodir.  Bufando

Não sou um mestre das válvulas, mas Eduardo, A.SIM e o próprio Névio, concordariam com o que eu vou dizer:
- Não existe caminho mais curto ou atalho quando estamos mexendo com válvulas, porque não existe improviso certo quando o assunto envolve vidas.  Anjo
« Última modificação: 05 de Fevereiro de 2013, as 22:11:42 por felixmeirelles » Registrado
guhjurisato
Freqüente
**

Obrigado

« Responder #13 : 05 de Fevereiro de 2013, as 22:44:25 »

entendi Felix, muito obrigado pelo concelho, realmente me alertou sobre o assunto, agora estou mais atento, só estou chateado por ter gasto 10 reais no indutor e ter que guardar ele, e talvez nunca use  Cry agora tenho que encontrar outro indutor, pois esse no ML ja nao está mais a venda. Se alguem do fórum me ajuda-se a encontrar alguem para eu comprar eu ficaria grato. Esse da TIggercomp veio por encomenda, falei direto com eles por e-mail, e fiz a compra, acredito que ele seja de 100uH mesmo, apesar de não parecer. Acho que eles nao venderiam um produto errado para mim, sabendo que muitas pessoas do forum compram la. Alguem pode me ajudar com o indutor?
felixmeirelles
Visitante
« Responder #14 : 05 de Fevereiro de 2013, as 22:58:41 »

É só você contar o número de voltas 3x menor no seu.

Outra questão é que a Tigger é formada por humanos, e humanos erram, é complicado montar um projeto em que os indutores são críticos, como esse, sem ter um indutímetro para testar.

O próprio Névio deu a dica de onde comprou (cunhayunes@gmail.com / Oswaldo Cunha / dois de 220uH por 3.5A):
http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=4842.msg107739;topicseen#msg107739

De qualquer forma acho que esses indutores vão sair bem mais caros que R$10.

Imprimir  

Ir para: