Amp Tremendão SL (ajuda com capacitor FONTE)

Started by Lucas Eler, 09 de February de 2013, as 15:16:37

Previous topic - Next topic

xformer

Administrator
DIY Freak
e^(i x pi)+1=0
Quote from: Eduardo on 24 de February de 2013, as 08:53:38

Via de regra, em retificadores de alta tensão é melhor não exagerar no tamanho do capacitor de filtro. Quando descarregado ele representa um curto circuito. Com sorte e umas contas, é possível colocar um capacitor que faça o fuzível do amplificador queimar cada vez que for ligado pela primeira vez no dia! Daí você troca o fuzível, toca o dia todo sem problemas, desliga e, no dia seguinte, o fuzível queima novamente!

Sem falar que o benefício de aumentar o capacitor na filtragem (logo após o retificador) é praticamente nulo. Vai diminuir o ripple de 1Vpp para 0,3Vpp  (valores chutados, mas bem realistas) em 300Vdc, o que é irrisório e sem efeito num PP.
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.

Lucas Eler

*
Iniciante
Eita vida dificil essa dos Valvulados!! rss

Bom, ele já me enviou as pecas, deve chegar hoje ou amanha...sei lá..
Diz ele que montou uma placa com uns resistores e os capacitores da FOnte, vamo ver se é os mesmos de 220UF. 
Agora o que me deixou um pouco preocupado (chatiado) foi o amigo Eduardo dizer que os diodos da fonte com certeza estragaram! Ae a coisa fica mais complicada!
Eu sou do interior de Minas, onde tudo é muito complicado... mandar esse amp de volta, pra lá e pra cá vou gastar no minimo 300 reais pela transportadora
``Good God, less my soul,I need a fix of rock 'n roll``

Basoni

*
Iniciante
Quote from: Lucas Eler on 04 de March de 2013, as 09:45:27
Eita vida dificil essa dos Valvulados!! rss

Bom, ele já me enviou as pecas, deve chegar hoje ou amanha...sei lá..
Diz ele que montou uma placa com uns resistores e os capacitores da FOnte, vamo ver se é os mesmos de 220UF. 
Agora o que me deixou um pouco preocupado (chatiado) foi o amigo Eduardo dizer que os diodos da fonte com certeza estragaram! Ae a coisa fica mais complicada!
Eu sou do interior de Minas, onde tudo é muito complicado... mandar esse amp de volta, pra lá e pra cá vou gastar no minimo 300 reais pela transportadora

Lucas, você não precisa mandar o amp para lá só para trocar os diodos, se você tiver experiencia com eletrônica pelo menos a ponto de substituir um componente em uma placa de circuito, é bem simples, troque logo os quatro diodos por 1N4007 que "vende eté na feira", e não jogue os originais fora, guarde-os... E tenha certeza que os capacitores da fonte estão descarregados!!! T+

Lucas Eler

*
Iniciante
Nao posso dizer que sou doutor em eletronica, mas já montei uns pedais e tal..
Posso fazer o reparo sim!

Lucas Eler

*
Iniciante

Ae pessoal..
O Pedrone me envio novos caps, nessa plaquinha e nela também contem 2 resistores! Fiz a Instalacao como ele me indicou!
O amp ta funcionando 100%, sem ruidos! Notei uma melhora no timbre, potencia! Talvez possa ser só coisa da minha cabeça também, porque toquei 2 semanas em um amp muito ruim! Tomara que agora eu ñ tenha mais problemas! Valeuu pela força de todos aeee!  Só tem fera aqui!

Basoni

*
Iniciante
Que bom que resolveu!!! (aplaus)
Mas nos conte, qual o valor dos novos capacitores? E precisou trocar os diodos ou não?
T+

Eduardo

Hand MasterMind
Paricipe da World Community Grid!
Oi Lucas

Então antes os capacitores não tinham os resistores de descarga? Sem estes resistores, se um dos capacitores tiver uma fuga, por menor que seja, a garga se acumula no que não tem fuga até ele abrir o bico. Quando um abre o bico, arrasta o outro junto.

Abraços

Eduardo
Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.

Lucas Eler

*
Iniciante
Os capacitores sao os mesmos de 220uf, os dois! Os diodos continuam sem problema!

Eduaardo, Os caps que vieram da primeira vez ñ tinham esses resistores!
Além dessa modificação, ele pediu pra eu retirar um fio que estava conectado no cap e isolar, segundo ele ( é o center tap do transformador,
ele força o equlibrio pelo transformador, nós fazemos pelos resistores ).

Seja lá o que for isso, ta funcionando....

Eduardo

Hand MasterMind
Paricipe da World Community Grid!
Bom, eu já esgotei minha lista de hipóteses para a causa do problema. A única que resta é que os capacitores que ele usou da primeira vez não eram lá aquela Brastemp.
Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.