Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 27 de Abril de 2024, as 19:43:27


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Visual Sound Pure Tone  (Lida 6416 vezes)
whitebilly
Visitante
« Responder #15 : 17 de Fevereiro de 2013, as 13:35:36 »

Mas se tiver volume com certeza é um boost não um buffer. ma minha opinião
Registrado
Albuquerque
Visitante
« Responder #16 : 17 de Fevereiro de 2013, as 13:50:40 »

Entendo, porém embora seja efetivo não acho lá essas coisa em comparação (leia-se comparando) com um booster, exatamente por conta de controle do circuito. Tipo, se colocasse ele na minha frente e um booster pra eu escolher entre os dois o qual usaria pra "equilibrar" o sinal no fim da cadeia, ao meu ver um booster sairia ganhando, pelo fato do único controle de volume. As alternativas de deixar a coisa toda ao meu gosto, ganharia mais um knob.
Mas claro, é só a minha opinião de dois circuitos distintos.
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #17 : 17 de Fevereiro de 2013, as 13:54:43 »

Sim, distintos para necessidades e possibilidades distintas.
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
whitebilly
Visitante
« Responder #18 : 17 de Fevereiro de 2013, as 13:59:24 »

Posso estar falando besteira, mas com o booster vc conseguiria equalizar o volume de saida, tudo bem o mesmo volume de entrada vc igualou na saída,
mas a ideia do buffer pelo que intendi não é igualar o volume e sim a perca de frequência, se vc perder agudos ou graves ao  longo da cadeia o bosster vau te aumentar o volume mas não recuperará a frequencia perdida. Correto?
Registrado
Albuquerque
Visitante
« Responder #19 : 17 de Fevereiro de 2013, as 14:11:46 »

Eu acho que os dois são para perca de sinal. Mas frequência... Acho que não. Até porque existem os pedais equalizadores, que também têm um buffer no circuito.
Registrado
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #20 : 17 de Fevereiro de 2013, as 15:40:34 »

Evitar perda de sinal e de resposta de frequência é uma das funções do buffer.  Fica uma sugestão para testes:

Registrado

Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #21 : 17 de Fevereiro de 2013, as 17:32:29 »

Um booster com alta impedância de entrada e baixa de saída, quando estiver com o ganho para a unidade (=1), agirá como buffer. O buffer tem entre suas funções "restaurar" a integridade do sinal, mas sem estudar um pouco que seja de eletrônica básica não há muito mais a explicar.

Aliás, esse tipo de achismo sem base no conhecimento leva a adivinhações transcendentais e criativas maluquices que, por conta de nossa maravilhosa rede de dados, viram conceitos bem estabelecidos e espalhados inclusive por pessoas sérias, o que é uma pena... Ter que assistir a esses vídeos de pretensos estudiosos a dizer coisas sem base científica ou mesmo empírica por pura ignorância é dose! E aqui no site mesmo há links ara alguns clips desse tipo. É tente postar algo que pareça discordar do que foi exposto pelo "artista", logo a vaidade do próprio e a cegueira de seus seguidores criam uma avalanche de respostas emocionais sem argumentação razoável. Repito: uma pena!
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Guilherme
Visitante
« Responder #22 : 17 de Fevereiro de 2013, as 20:14:56 »

Mas a principal caracteristica de um buffer em geral é esquecida: proporcionar ganho de potencia, mesmo que seu ganho de tensão esteja abaixo da unidade, como geralmente acontece na pratica. 

Sendo um circuito 100% realimentado, sua distorçaõ harmonica é desprezivel, tornando-se um circuito excelente para tomar o lugar de preamplificadores quando é desnecessario ganho de tensão, mas é preciso inserir um potenciomentro ou um atenuador entre a fonte de sinal e, por exemplo, um amplifiacdor de potencia.

Um buffer bem projetado com 1/2 ECC83, ou 1 6AV6, manda quase 0dBm em uma linha desbalanceada !!!
Longa vida para os buffers  Palmas

Guilherme
Registrado
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #23 : 17 de Fevereiro de 2013, as 22:31:10 »

 Como bem o Guilherme comentou, o buffer proporciona ganho de potência, ou como acho mais prático de entender, ganho de corrente. Se a tensão na entrada é igual na saída (ganho 1), o que mudou? Apenas a corrente de saída aumentou!

 Mas porque precisamos aumentar a corrente?

 Bem, vou tentar explicar o mais simples possível com resitências para ser bem didático.

 Imaginemos que temos uma pilha de 1,5 v ligado a um resistor de 8k ohms. Bem este é o nosso gerador de tensão, a resistência em série é "interna" ao gerador (todo gerador de tensão não ideal tem um resistência/impedância intrínseca em série).

 O que acontece se ligarmos depois do resistor de 8k um resistor de 10 ohms e este ligado ao terra? Isto não é um divisor de tensão?

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

 A tensão de saída será dada pela fórmula do divisor de tensão resistivo: Vout = 1,5 * (10/(8000+10)) = 1,873 mV ! Que é quase mil vezes menor que o sinal original.

 Agora, e se a resistência de entrada é 8k? 80k? Infinita? Calculando teremos respectivamente: 0,75v ,  1,36v e extrapolando para infinito = 1,5v ! Que é a tensão exatamente igual ao do nosso gerador.

 Mas isso ainda não resolveu o nosso problema! Se aumentamos a resistência de entrada, diminuimos a corrente que poderá ser drenada na fonte, se diminuirmos a resistência, a corrente é maior mas a tensão diminui... O que fazer?

 Neste ponto já devem ter imaginado...

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

 Um buffer é claro! Como todos já devem ter percebido, a impedância teórica de um buffer é infinita, portanto temos toda a tensão disponível do gerador (de um captador, microfone, cristal ressonador, transdutor, bateria, pilha, transformador, bla bla bla, qualquer elemento que gere tensão e uma mínima corrente de polarização) porém, com uma impedância de saída do buffer muito menor que os 8k ohms original.

 O buffer não faz nada mais que "copiar" a tensão elétrica na entrada para a saída (ganho 1) alterando apenas a impedância deste sinal. Se antes a impedância de saída do captador era 8k, agora, depois de passado por um buffer com amp-op por ex, terá 100 ohms, 10 ohms, que dependerá da máxima dissipação de potência do encapsulamento do circuito (fet, amp-op, bipolar, etc).

 Agora vamos pensar de novo, se a impedância deste "novo sinal" (sinal copiado) caiu para 10 ohms depois de passar pelo buffer, concorda que se tivermos um pedal (uma carga! pois todo sinal ve a entrada como uma carga) com uma impedância de entrada de 10K ohms, não faria quase nenhuma diferença? Muito diferente se tivéssemos ligado diretamente a guitarra (com um captador de 8k ohms por ex) diretamente neste pedal?


 Ou seja, essa história de um buffer "regenerar" o sinal é bobagem. Regenerar ao meu ver é um circuito que capta um sinal "destruído" e restaura as frequências que foram perdidas no meio do caminho.
 
 O buffer apenas mostra o sinal como ele realmente é (que profundo...).


 Um abraço!

 Eduardo
Registrado
whitebilly
Visitante
« Responder #24 : 18 de Fevereiro de 2013, as 07:28:29 »

Obrigado Ledod, esclarecedor!  Palmas
Registrado
Guilherme
Visitante
« Responder #25 : 18 de Fevereiro de 2013, as 19:01:34 »

Perfeito, Mr. Ledod  Legal!

Só conseguí assistir o video inteiro agora.

Na minha opinião o titulo da "obra" não tem muito a ver com seu conteudo e tamanha parafernalia/encenação é completamente desnecessaria para tentar demonstrar (mal) que linhas de audio preferem fontes de baixa impedancia.

Quem estiver interessado em experimentar com buffers, basta construir o circuito source follower  que o Adiel sugeriu posts atrás e dispor de, pelo menos, dois cabos: um com 2...3m e outro com 10...15m. Mantendo o comprimento do cabo entre a guitarra e o buffer o menor possivel, avaliar o comportamento dos cabos de comprimentos diferentes, intercalando entre o buffer e o amp, pedais com true bypass.

Se for possivel contar com cabos > 25m, a avaliação pode ser ainda melhor e montar o buffer, com sua bateria, sob o escudo de uma Strato ou Tele significaria fazer o que o video deveria ter feito sem muita papagaiada.

abraços

Guilherme
Registrado
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #26 : 18 de Fevereiro de 2013, as 20:57:30 »

 Nossa! Eu nem tinha visto o vídeo quando postei...

 Realmente, a indústria de equipamentos de áudio fazem o consumidor de bobo, é triste isso!

 Amplificadores que tem eficiência de 150%, buffers "místicos", amp-ops que tem em seu interior transistores bipolares com uma concentração única de elementos dopantes p e n, que somente nesta concentração dará ao pedal o som sagrado...

 Enfim...

 A impedância de saída do captador somada a impedância do cabo, mesmo sendo grande (todos puderam constatar as diferenças no vídeo), é infinitamente menor que a impedância de entrada do buffer! Ou seja, não faz diferença, o sinal é visto pelo buffer de forma íntegra, não existem atenuações.

 Quando o pedal é true-bypass ele, por ser um contato mecânico, não modifica a impedância deste sinal, ou seja, no amplificador o sinal vai ser atenuado em algumas frequências pois a impedância de entrada do amplificador não deve ser tão alta quanto a do buffer.
 E os sinais "que possuem maior impedância" são os de frequências mais altas (entre parênteses porque a discussão é um pouco mais profunda, entra a resposta em frequência,etc)

 Ou seja, para eliminar o problema é só colocar o buffer entre os circuitos que possuem a maior impedância de saída (no caso a impedância de saída do captador com a impedância do cabo).

 A grande sacada é que não importa se o seu pedal/amplificador possui 10k ou 10M de impedância de entrada. Importa a relação entre a impedância de saída da fonte geradora (mais as impedâncias dos cabos) com a impedância de entrada do circuito!


 Um abração!

 Eduardo

ps: um outro teste, para quem não dispõe de cabos longos é montar um circuito RC com uma impedância em série próxima a impedância de um captador (pode ser calculada para uma frequência de corte de 500Hz, 1Khz) e alterar a posição onde está esse RC, antes do buffer e depois do buffer. Terão algumas surpresas...  Wink

Registrado
Páginas:  1 [2]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.041 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal