Teste Fonte ruim e bateria ou fonte boa

Started by nevio, 02 de March de 2013, as 18:41:41

Previous topic - Next topic

nevio

Colaborador
Olá amigos, muitos já sabem a respeito disso mas fiz um vídeo demonstrando o quanto uma fonte ruim pode ser desagradável e inserir ruidos, chiados,... no circuito!

Pensei ser útil para os iniciantes pois ao invés de ficar procurando soluções para esses problemas nos pedais, primeiro verificar senão é a fonte!! Espero que
gostem, abraços!!

http://www.youtube.com/watch?v=8Nn333EG39k

guitar_luthier

Guest
Névio, parabéns!! vc só se esqueceu de mencionar que cabos de qualidade inferior também causa ruídos. Isso já aconteceu comigo por isso mencionei os cabos também, só foi eu troca-los pelo Santo Angelo meus problemas acabaram; é claro que uso uma fonte boa daqui do site. Abração!

Fusion

Colaborador
Interessante o vídeo. Vale lembrar que não somente cabos, fontes ou aterramento geram ruído. Mas todo o projeto de distribuição elétrica da casa tambem pode contribuir.
(ex-nssa). "Nick novo, as mesmas dúvidas!"

plautz

Guest
Névio,

O vídeo é muito interessante, mas cabe ressaltar que a fonte "vagabunda de camelô" utilizada por você é chaveada. Essas fontes não são indicadas para pedais justamente por introduzir o ruído de chaveamento no caminho do sinal.

Não sei se existem fontes chaveadas próprias para pedais, criadas com circuitos que evitam este problema.

Um teste válido, também, é usar uma fonte construída apenas com um transformador, diodos e eletrolíticos. Com essa fonte montada o ruído será diferente: o de ripple. (só atente para a tensão de saída: usando um transformador de 9V a tensão final será de aproximadamente 12,7V).

Em alguns casos até uma fonte dessas (transformador + diodos + eletrolíticos) acrescida de um regulador (7809) ainda assim introduz ruídos.

Parabéns pela iniciativa e continue assim.

Abração.

Alex Frias

DIY Freak
Flanelinhas, cuidado!!!
Sim, Leo, hoje em dia várias marcas estão investindo em fontes chaveadas bem pequenas, sem ruído e boas fornecedoras de corrente! Um bom exemplo é a 1Spot da Visual Sound que aguenta 1.7 A de solicitação de corrente.
"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!

markb

Guest
Lembro-me vagamente de um circuito chamado snubbe que reduzia consideravelmente, pra não dizer totalmente o silnal do pwm, se não me engano e usado na nova geração de fontes para tvs. acredito que em alguns modelos de fontes chaveado ele seja omitido

felixmeirelles

Guest
Esse ruído vai depender muito do power mosfet utilizado e do capacitor de filtro.
Na maioria das vezes um capacitor 330uf entre o negativo e o positivo mata esse ruído ai.

Bom vídeo Névio, só estranhei a falta das xuxinhas.  :D

nevio

Colaborador
Felix: não entendi, xuxinhas? Rs...                                                                                                                                                    Olá meus amigos e mestres, fico muito feliz que gostaram, peço desculpas por não te- lo detalhado tanto mas promento que tentarei ser mais completo nas explicações em possiveis próximos vídeos! :)

felixmeirelles

Guest

nevio

Colaborador