Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 07 de Junho de 2025, as 23:37:08

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Duvida na ligação do transformador Hi-octane  (Lida 6475 vezes)
Stech
Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 1

« : 05 de Abril de 2013, as 17:37:07 »

Opa galera, estou montando um hi octane e cheguei na parte da ligação dos transformadores, estou seguindo o esquema aqui mesmo da handmades, e o transformador de força que usei é o PTAX84 e os filamentos são de 6,3v, ja no projeto ele indica 3,15, nessa parte me perdi e não sei como posso fazer essa ligação, alguém poderia me dar uma ajuda?
Freqüente
**

Obrigado
-Dado: 59
-Recebido: 355

« Responder #1 : 05 de Abril de 2013, as 18:36:44 »

Se não me engano, no projeto ele indica 3,15 e -3,15 que dá o mesmo que 6,3 e GND. No seu transformador tem o center tap (3,15/GND/-3,15) da alimentação do filamento?  ou é só (6,3/GND)? Pelo site da altana parece que é transformador simples, sem center tap pra parte dos 6,3v, ou seja, os dois fios azuis são 6,3 e GND né?
Iniciante
*

Obrigado

« Responder #2 : 05 de Abril de 2013, as 19:03:43 »

Então bixo, eu sou meio leigo, mas ve se é isso aqui:

2 azuis indicando 6,3 , 2 vermelhos 190v e um preto 0v

os dois 6,3 vão direto pras valvulas?
Freqüente
**

Obrigado

« Responder #3 : 05 de Abril de 2013, as 19:24:26 »

Então, parece que só tem center tap na parte de 190v.

Pode ligar os dois azuis onde ta indicado 3,15 e -3,15 no projeto, ou se você preferir, liga direto no soquete das válvulas.

Lembra de enrolar os fios, se fores prender direto no soquete,que assim ajuda a diminuir o ruído da corrente alternada no circuito. Só pra confirmar, o projeto que você está usando é o do Mclasta?
Iniciante
*

Obrigado

« Responder #4 : 05 de Abril de 2013, as 19:33:38 »

Sim, esse mesmo!

Vou fazer as ligações mas só poderei testar amanha, infelizmente a atendente da loja me mandou um capacitor de 400v ao invés de 450v .... vou ter q adiar o teste ;s

Obrigado, amanha posto mais sobre...
Freqüente
**

Obrigado
-Dado: 44
-Recebido: 59

« Responder #5 : 05 de Abril de 2013, as 22:00:21 »

Pelo esquema na saída da fonte tem 250v, pode usar os de 400v mesmo.
Iniciante
*

Obrigado

« Responder #6 : 06 de Abril de 2013, as 09:14:13 »

Vou usar os 400v mesmo, aqui na cidade não tem 450v ;/

-----
Liguei mas torrou o R2, oque será que pode ser? ele é 1w
« Última modificação: 06 de Abril de 2013, as 15:00:46 por Stech » Registrado
Gfassuncao
Freqüente
**

Obrigado
-Dado: 44
-Recebido: 59

« Responder #7 : 06 de Abril de 2013, as 18:02:13 »

Posta umas fotos da sua montagem para o pessoal mais experiente analisar. Pelo esquema, R20 é de 2W talvez o R2 está sub dimensionado.
Iniciante
*

Obrigado

« Responder #8 : 06 de Abril de 2013, as 18:22:44 »

Posta umas fotos da sua montagem para o pessoal mais experiente analisar. Pelo esquema, R20 é de 2W talvez o R2 está sub dimensionado.

O R20 100OHMS 2W ta certo, R21 100K ... ele continua torrando o R2

http://www.4shared.com/photo/Vl7ecXLC/IMG_0762.html

http://www.4shared.com/photo/0Iu-jlu-/IMG_0761.html?

Freqüente
**

Obrigado

« Responder #9 : 06 de Abril de 2013, as 20:48:19 »

lembrei de uma coisa, tem um componente nesse projeto que estava errado na versao que eu tinha,
agora não lembro qual, mas no começo do tutorial tem um link pro projeto do ax84 no qual ele é baseado se não me engano...
Aí é só comparar as listas de componentes pra identificar qual está errado, acho que até a nomenclatura é a mesma.

No meu caso, também queimei esse resistor da primeira vez, mas acho que era por ter trocado o de 1w pelo de 1/4w.
Iniciante
*

Obrigado

« Responder #10 : 09 de Abril de 2013, as 00:12:00 »

lembrei de uma coisa, tem um componente nesse projeto que estava errado na versao que eu tinha,
agora não lembro qual, mas no começo do tutorial tem um link pro projeto do ax84 no qual ele é baseado se não me engano...
Aí é só comparar as listas de componentes pra identificar qual está errado, acho que até a nomenclatura é a mesma.

No meu caso, também queimei esse resistor da primeira vez, mas acho que era por ter trocado o de 1w pelo de 1/4w.

Vou verificar isso, tentar comprar um de mais de 1w e experimentar...

Alguém conseguiu identificar um possivel erro pelas fotos?
Visitante
« Responder #11 : 09 de Abril de 2013, as 01:10:51 »

Cara, em primeiro lugar, esses fios que ligam os soquetes estão muito compridos! Quanto mais próximos da placa, melhor! E enrolar eles assim muito provavelmente trará ruídos indesejáveis.
Os fios dos pots também parecem estar muito compridos.

Esses resistores ligados aos capacitores de filtro, eu sempre coloco de 5W.

Quanto aos filamentos, use a imagem abaixo, onde eu circulei de vermelho. Cada tap desse aí tem 3.15V, dando o total 6.3V, tap-a-tap.

Onde tem escrito "4,5" em uma das saídas, é pra ligar nos pinos 4 e 5 de cada válvula. onde tem escrito "9", a mesma coisa.

Essa imagem foi postada acho que no fórum antigo ainda, muito tempo atrás. Salvei ela no meu pc antes mesmo de começar a montar valvulados.
Sempre colecione material da internet, como esse, pois um dia ele terá valia.

Abraços e boa sorte.
Iniciante
*

Obrigado

« Responder #12 : 12 de Abril de 2013, as 09:05:48 »

Vamos por partes, primeiro queria resolver esse problema na fonte, aparentemente esta tudo certo, mas o R2 que foi substituido por um de 2w continua fazendo fumaça! Me surgiu uma duvida, no caso o R20 (100ohms 2W), esse valor de W interfere no funcionamento dos outros? E como está tudo certo, estou achando que pode ser uma solda mal feita entre R20 e R21 ... pra que eu possa fazer os testes, posso ligar somente os filamentos 190v na placa e deixar os outros isolados momentaneamente? Se eu não ligar o transformador de saida pra fazer estes testes posso ter algum problema?

Sobre o comprimento dos fios, eles estão todos com 10cm e enrolei eles por que além de ja ter visto isso em outros projetos alguém me indicou, então não devo fazer isso?

Obrigado pela ajuda galera!!!
Freqüente
**

Obrigado
-Dado: 15
-Recebido: 19

« Responder #13 : 18 de Abril de 2013, as 13:17:57 »

Marcel,

Estou montando um P1 da AX84 e ele segue o mesmo esquema da fonte do HO.

Estou com dúvida em como ligar os filamentos do meu transformador (Valvestate), pois ele tem o tap center tanto nos 195v (190Vac - CT - 190Vac) e nos 6,3v  também(3,15Vac - CT - 3,15Vac).

Devo ligar os dois Center Tap no meu GND ou esse CT dos filamentos segue algum outro padrão?

Estou utilizando este transformador no meu IALL 3.5, mas lá cita explicitamente que devo ligar os dois CT no GND, já no da AX84 não tem falando.

Grato
Visitante
« Responder #14 : 18 de Abril de 2013, as 23:18:35 »

Vamos por partes, primeiro queria resolver esse problema na fonte, aparentemente esta tudo certo, mas o R2 que foi substituido por um de 2w continua fazendo fumaça! Me surgiu uma duvida, no caso o R20 (100ohms 2W), esse valor de W interfere no funcionamento dos outros? E como está tudo certo, estou achando que pode ser uma solda mal feita entre R20 e R21 ... pra que eu possa fazer os testes, posso ligar somente os filamentos 190v na placa e deixar os outros isolados momentaneamente? Se eu não ligar o transformador de saida pra fazer estes testes posso ter algum problema?

Sobre o comprimento dos fios, eles estão todos com 10cm e enrolei eles por que além de ja ter visto isso em outros projetos alguém me indicou, então não devo fazer isso?

Obrigado pela ajuda galera!!!

A potência do resistor só interfere nele mesmo, que vai aguentar ou não a tensão através dele.

Pra fazer os testes, principalmente as medições de voltagens, pode deixar o transformador de saída ligado, contanto que retire as válvulas! Até mesmo pra evitar evitar danificá-las!

Filamentos de 190V? Você quis dizer os TAPS de 190V, né? Filamentos são os pinos 4,5 e 9 das suas válvulas.
A última coisa que a gente liga na construção de um amp valvulado são os taps da alta-tensão. Quando terminar TUDO, já com os secundários dos filamentos ligados, porém com a alta-tensão desconectada, ligue o amp, com as válvulas fora, e veja se estão chegando os 6.3V nos filamentos.
Depois de conferir se tudo está certo, ligue a alta-tensão, com as válvulas ainda fora dos soquetes, e meça pra ver se as tensões se aproximam (quando as válvulas não estão ligadas, há sempre uma diferença na leitura das tensões) das previstas, tanto em todos os pinos das válvulas, como nos principais pontos da alimentação do amp, bem como no bias.

Tudo estando ok, coloque as válvulas. Provavelmente, se tudo estava correto, o som vai sair. Se não, volte e confira tudo de novo.

E só pra não perder o costume: CUIDADO! Alta-tensão mata!

Marcel,

Estou montando um P1 da AX84 e ele segue o mesmo esquema da fonte do HO.

Estou com dúvida em como ligar os filamentos do meu transformador (Valvestate), pois ele tem o tap center tanto nos 195v (190Vac - CT - 190Vac) e nos 6,3v  também(3,15Vac - CT - 3,15Vac).

Devo ligar os dois Center Tap no meu GND ou esse CT dos filamentos segue algum outro padrão?

Estou utilizando este transformador no meu IALL 3.5, mas lá cita explicitamente que devo ligar os dois CT no GND, já no da AX84 não tem falando.

Grato

Mesma coisa, Ricardo.
Solde ambos os CTs no GND.

Abraços!
« Última modificação: 18 de Abril de 2013, as 23:49:40 por Marcel. » Registrado
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: