Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 18 de Abril de 2024, as 20:34:51


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 13 14 [15]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: DOD FX86 Death Metal  (Lida 113132 vezes)
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #210 : 19 de Dezembro de 2012, as 09:56:27 »

Não xformer, o problema aqui se divide em dois.

Primeiro, o significado da palavra convenção não é esse.

Segundo, o raciocínio que você usa esta inverso.

Veja bem, um pesquisador descobre que um determinado material,
digamos filme de poliester, serve para fazer capacitores.

Ele calcula a quantidade, o processo, as técnicas para se produzir um
capacitor de filme de poliester de, digamos, 47nF exatos.

Este processo é teórico e bastante rigoroso quanto a qualidade, quantidade
e método usado na manufatura deste capacitor, e se for obedecido, o
produto final será um capacitor de exatos 47nF muito caro e demorado de se
produzir.

Porém, para reduzir custos, para tornar o fabrico mais rápido, alguns
parâmetros são negligenciados e o produto final não é exato.

Ou seja, a intenção é fabricar um capacitor de 47nF exatos, mas por não
ser viável a observação de todos os processos ao pé da letra, o valor pode
variar.

Um fabricante que preze o seu nome vai manter o processo de fabrico dentro
de certos parâmetros para que esta variação não extrapole uma margem
de "tantos porcento".

O que você diz é como se dizer: o porco vem do bacon, e não o contrário.

Seria tipo assim: "Vamos pegar todos estes capacitores com valores medidos
próximos de 47nF e imprimir 47nF neles."

A intenção é fabricar os componentes o mais exatos possível, não o são por
variações no processo.

Nomear componentes por convenção seria:

"Este capacitor pequenino (tamanho físico) aqui será chamado de 1pF e o grandão
ali, de 1uF, e os intermediários a gente coloca valores entre 1pF e 1uF."

Assim seria por convenção, ou seja, um acordo baseado no tamanho físico deles.

Abraço.  
« Última modificação: 19 de Dezembro de 2012, as 10:07:36 por Ferro_Velho » Registrado
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #211 : 19 de Dezembro de 2012, as 10:03:03 »

Pois, eu concordo contigo Marcos.

Mas é que eu imagino o iniciante que esta "tateando"
ainda neste mundo do DIY e vai ficando em dúvida
quando lê que os valores dos componentes são atribuídos
por convenção.

Então ele pega um projeto e coloca qualquer coisa ali, pois como
ele leu no "randimeidis" os valores são assim só de enfeite.

Queima componentes, se machuca, e nos somos os culpados.

Mas pra mim é o suficiente, não falo mais sobre isso.

Abraço.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.257

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #212 : 19 de Dezembro de 2012, as 11:02:25 »

Caro Ferro, eu diria que é mais uma questão de semântica ou hermenêutica. Cada um interpreta e dá significado diferente às palavras.

Eu entendo que os valores dos componentes podem ser convencionados, ou acordados, ou padronizados, ou normalizados, ou normatizados, ou mais algumas dezenas de palavras cabíveis. Tudo isso pra que haja condições de reprodutibilidade de fabricação dos circuitos e comparação no controle de qualidade. Se não fosse assim, seria o caos nas indústrias. O mesmo ocorre com toda área técnica. Tem de haver uma padronização para por exemplo roscas de parafusos, diâmetros de furos, bitolas de fios, tipo de aço, diâmetros de tubulações, etc etc etc.

Se não por normas técnicas, por convenção de fabricantes. Que é o que eu acho que ocorre com os valores nominais de componentes como resistores e capacitores. Não me lembro de ter lido sobre existência de norma técnica a respeito.  Assim os fabricantes adotaram esses valores (com uma certa lógica) pra que haja a padronização e não a confusão na hora de se montar um circuito. Da mesma forma, o código de cores de resistores é convenção universal.
« Última modificação: 19 de Dezembro de 2012, as 11:09:06 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Electric Effects
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.941

Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383



WWW
« Responder #213 : 19 de Dezembro de 2012, as 11:39:42 »

o GUERO me disse pessoalmente, na semana passada, que não tem jeito. E o Plautz me mandou e-mail confirmando, pela quantidade de potenciômetros não dá.

Cabe agora averiguar se estão certos ou subestimaram a "nova geração" de layouteiros HM.....  Grin...meto lenha na fogueira  Evil

Foi o que eu pensei também, caso os pots sejam todos offboard e usando pads em posições aleatórias pode ser que dê para fazer o layout sim, mas agora... só o Marcusbass está roteando o projeto?
Registrado
Marcus Vinícius
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 908

Obrigado
-Dado: 104
-Recebido: 81



WWW
« Responder #214 : 19 de Dezembro de 2012, as 11:52:47 »

Sinceramente, acho que só com SMD para chegar nessa dimensão, pois o esquema é muito grande.

Independente de onde vão estar os pots, não da pra começar a por defeito antes de ficar pronto,
você disse que só com SMD agora diz que espalhando dá, todo mundo tem o direito de se enganar,
mas não da pra desacreditar alguém nessas horas o ser humano se mostra mais volátil e capaz
de superar desafios!
Registrado

HandMaker Colaborador em treinamento! Me desculpe se não te ajudei ou pareço redundante!
Electric Effects
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.941

Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383



WWW
« Responder #215 : 19 de Dezembro de 2012, as 12:05:11 »

Sinceramente, acho que só com SMD para chegar nessa dimensão, pois o esquema é muito grande.

Independente de onde vão estar os pots, não da pra começar a por defeito antes de ficar pronto,
você disse que só com SMD agora diz que espalhando dá, todo mundo tem o direito de se enganar,
mas não da pra desacreditar alguém nessas horas o ser humano se mostra mais volátil e capaz
de superar desafios!
Não entenda isso como um defeito. E quem disse que os pots espalhados são algum defeito? Só disse isso porque achava que seria difícil fazer um layout nas dimensões que ainda precisasse de espaços pra jacks, 3pdt, etc. Sabem o que me cansa? Alguns tópicos com especulações desnecessárias, já não basta outras discussões intermináveis e polêmicas.
Registrado
Marcus Vinícius
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 908

Obrigado
-Dado: 104
-Recebido: 81



WWW
« Responder #216 : 19 de Dezembro de 2012, as 12:16:38 »

Concordo com você, só fico chateado que as coisas que não merecem tomem proporções grandes, era tão mais fácil o xandaum pedir
e quem acha que consegue ir la e tentar fazer ou conseguir e quem acha que não da assistir, se você para pra pensar e qualificar
comentários desnecessários tem de monte, é só deixar rolar, e se eu não conseguir o que pode acontecer eu venho e peço desculpas e digo que não deu,
não precisamos ficar especulando, guardemos nossa curiosidade para nós mesmos e deixemos cada um mostrar seu valor, seja por exito ou tentativa!

De verdade comentário desnecessário cansa!
Registrado

HandMaker Colaborador em treinamento! Me desculpe se não te ajudei ou pareço redundante!
xandaum
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.705

Obrigado
-Dado: 53
-Recebido: 46


« Responder #217 : 20 de Dezembro de 2012, as 05:53:00 »

o marcusbass falou tudo.
Vamos deixar os pontos de vista (sem especulação, sem "achismo") para quando o projeto ficar pronto. Aí eu quero ver quem vai se propor a ajudar, caso não der certo.

Pois só ficar especulando, criticando e querendo mostrar "conhecimentos, teorias e blá, blá, bla"... Roll Eyes...é uma posição bastante confortável e inútil.´
Se eu soubesse trabalhar no eagle como o marcusbass...estaria é metendo a mão na massa....e tentando quebrar esse paradigma, ao invés de ficar como crítico espectador.
Novamente, nosso muito obrigado a vocês marcusbass e mephisto que estão se esforçando. Palmas
Registrado
Electric Effects
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.941

Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383



WWW
« Responder #218 : 15 de Agosto de 2013, as 10:13:51 »


No Q2 vc pode tentar um Darlinton...atenção à pinagem.


Ao Guero fantasma:
Percebi que a mudança desse transistor pode ser "violenta" demais acho que não precisa disso tudo e descaracteriza um pouco a saída do sinal
Registrado
tarsilioyanko
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 144

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 22


GuitTar!!!


« Responder #219 : 25 de Maio de 2021, as 05:21:45 »

Montei uma placa paca os potenciômetros desse pedal. Caso alguém ainda se interessar em montar fica mais fácil e facilita a montagem.

https://mega.nz/file/N0QV2IzK#zlTz2h6mU93YG4vcFFIK_8HmJIUXQ92L_OWEC49aKnA
« Última modificação: 25 de Maio de 2021, as 05:27:32 por tarsilioyanko » Registrado
Páginas:  1 ... 13 14 [15]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.044 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal