Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 01 de Maio de 2024, as 23:26:57


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: IALL 10.5 + Marshall Plexi  (Lida 11976 vezes)
guitar_luthier
Visitante
« Responder #15 : 16 de Abril de 2013, as 19:01:49 »

Big meu velho, se vc usar o pré que o Marcel menciona vai ficar nota 10! até porque o pré foi feito pra isso mesmo. Boa sote Legal!
Registrado
Guilherme
Visitante
« Responder #16 : 16 de Abril de 2013, as 19:28:10 »

Pessoal, desculpem a minha ignorância, mas faz muito tempo que tenho quatro duvidas praticas sobre o circuito "Plexi" (Split channel) e 2204:

1a. Qual a diferença de tensão ideal entre o  cátodo e a grade de V2b, para o Plexi e para o 2204, que devem ser, suponho, muito diferentes ?

2a. Qual a tensão necessaria, rms ou pico-pico, nas grades das EL34 para levar o estagio à "saturação" ?

3a. Supondo que o estagio em questão esteja "saturado", quem saturou primeiro, o OPT ou as EL34,  ?

4a. Genericamente falando, o que significa "saturar" um estagio de saída a válvula acoplado a transformador com núcleo magnético ?

Guilherme



Registrado
mganzer
Visitante
« Responder #17 : 16 de Abril de 2013, as 21:05:55 »

Muito legal esse plexi se. Tem como fazer um esquema completo com o iall ao invés dessa 6v6?
Registrado
Fernando Bello
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.669

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 81



« Responder #18 : 16 de Abril de 2013, as 21:50:58 »

Pessoal, desculpem a minha ignorância, mas faz muito tempo que tenho quatro duvidas praticas sobre o circuito "Plexi" (Split channel) e 2204:

1a. Qual a diferença de tensão ideal entre o  cátodo e a grade de V2b, para o Plexi e para o 2204, que devem ser, suponho, muito diferentes ?

2a. Qual a tensão necessaria, rms ou pico-pico, nas grades das EL34 para levar o estagio à "saturação" ?

3a. Supondo que o estagio em questão esteja "saturado", quem saturou primeiro, o OPT ou as EL34,  ?

4a. Genericamente falando, o que significa "saturar" um estagio de saída a válvula acoplado a transformador com núcleo magnético ?

Guilherme

Guilherme, sei que você tem bagagem pra responder satisfatoriamente essas perguntas mas acho que no caso do Plexi eu vou um pouco mais além.

Eu acredito que, falando especificamente de amplificador de guitarra, o que genericamente tentamos explicar como saturação é um fenômeno um pouco mais abrangente que o termo eletronicamente explica.

Quando eu cito esse comportamento do Plexi, nem sempre "saturação" explica o timbre desejado por um guitarrista, porque eu estou levando em conta obviamente que alguém que se interessa por um Plexi é por causa da imagem de um guitarrista de rock e aquele som que preenche o ambiente e parece que te faz acompanhar a levada da guitarra com a cabeça.

Eu acho que o termo "headroom" se aplica mais ao comportamento do Plexi e nesse caso eu não saberia explicar eletronicamente o porque ocorre, porém por experimentos práticos notei que não é o pré ou o power que causa esse "fenomeno", e sim o conjunto. É aquele momento que você está ouvindo a guitarra e acha que tem um reverb, força os ouvidos e não tem o reverb, é o som que preenche o ambiente. Costumeiramente usamos (eu inclusive) o verbete saturar pra explicar.

E pro pessoal que insiste, desculpe, duvido que consiga algo parecido com um S.E., se conseguir me avise que eu gostaria de ver.

-----
Valeu Fernando.

Na verdade, minha intenção não é ter um Plexi de 10W... é apenas montar um pré legal e completo com um power mais leve.

Se não me engano o IALL é só power... não tem pré não.

Tem razão Big, eu confundi os esquemas, não tem pré no iall 10.5.
Eu sugiro, com base em um amp que estou analisando, um Kustom 15w que usa uma solução parecida, 1 12ax7, 2 EL84 em PP um pré com menos ganho, testa um pré com 1 triodo apenas, 1/2 12ax7 e vai "aumentando" se precisar.
« Última modificação: 16 de Abril de 2013, as 21:57:42 por Fernando Bello » Registrado

Salto - SP
Guilherme
Visitante
« Responder #19 : 17 de Abril de 2013, as 20:18:10 »

Bello,

Grato pela sua honesta, útil e clara resposta.

Mas o que eu gostaria mesmo, seria ler as opiniões daqueles que são os profissionais do Plexi, aqueles que produzem transformadores, kits completos e modelos comerciais - clones - desse inigualável amp.

(off-topic: desculpe-me, procurei o o tópico mas não achei: assistí seu video do TSW reverb. Quando me aposentar vou construir um igual !)

abraços

Guilherme
Registrado
Fernando Bello
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.669

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 81



« Responder #20 : 18 de Abril de 2013, as 00:24:14 »

Entendo, e agradeço, mas acho que não vale a pena...

A propósito, estou com um Fender Twin Reverb na bancada com um transformador de reverb seu. Coincidência.

Quanto ao TSW, não fiz nada de mais a não ser copiar a estágio de reverb do Fender Blues JR, o mérito é do Haroldo, do Leonardo, e desses cariocas que ficam inventando esse monte de tralha pra gente testar...

Mas se quiser testar, olhar, fotografar, aposentar, tamos aí pra ajudar também, hehehe. Abraço.
Registrado

Salto - SP
biglouis
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 4.283

Obrigado
-Dado: 43
-Recebido: 309



WWW
« Responder #21 : 23 de Abril de 2013, as 17:02:26 »

Acho que usarei o pré do JCM800 mesmo
Registrado
guhjurisato
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 474

Obrigado
-Dado: 196
-Recebido: 29



« Responder #22 : 02 de Maio de 2013, as 10:59:28 »

Acho que usarei o pré do JCM800 mesmo


big, poderia disponibilizar os projetos que usará? e como ligará todos? Estou pensando em fazer algo parecido, mas tenho pouca experiencia com amps. Fiz alguns pedais, sendo um valvulado, e estou pensando em algo do mesmo tipo que você.

Abraços
Registrado

"Faz oque tu queres há de ser tudo da lei"
Marcos Kb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 594

Obrigado
-Dado: 26
-Recebido: 41


Ele E A vErDade Que LiBeRtA!!!


« Responder #23 : 02 de Maio de 2013, as 13:46:51 »

o plexi com toda certeza possui uma saturação bem mais classica que o jcm800(pelo menos aos meus ouvidos).

eu estava planejando começar a montar um plexi 50W assim que terminar meu TWIN+IALL 10.5(que alias esta nas retas finais, apenas esperando entregua das ecl82 e transformador de audio), mas pesquisando melhor acho que vou acabar mesmo montando um jcm800 50w, que alem de possuir mais informação disponivel na internet, tem a alternativa de saturação em baixo volume (afinal 50w  É muito som).

mas isso é só a opnião de um principiante no mundo dos valvulados.

Registrado

Tudo CoOpEra ParA o Bem DaquelEs que O amaM.
guhjurisato
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 474

Obrigado
-Dado: 196
-Recebido: 29



« Responder #24 : 02 de Maio de 2013, as 16:44:39 »

eu não tenho conhecimento sobre transformadores, qual a diferença entre o transformador de audio e de power? Quais devem ser utilizados para o iall 10.5 e o jcm800?
Registrado

"Faz oque tu queres há de ser tudo da lei"
biglouis
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 4.283

Obrigado
-Dado: 43
-Recebido: 309



WWW
« Responder #25 : 02 de Maio de 2013, as 18:33:45 »

Galera entendida dos all tube ai pode me ajudar com informações sobre as tensões e corrente do transformador de força pra esse projeto?

IALL 10.5 + JCM800

Seriam as 2 ECL82 + 2 12AX7
Registrado
guhjurisato
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 474

Obrigado
-Dado: 196
-Recebido: 29



« Responder #26 : 13 de Maio de 2013, as 22:37:23 »

Galera entendida dos all tube ai pode me ajudar com informações sobre as tensões e corrente do transformador de força pra esse projeto?

IALL 10.5 + JCM800

Seriam as 2 ECL82 + 2 12AX7

Alguém?
Registrado

"Faz oque tu queres há de ser tudo da lei"
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.203

Obrigado
-Dado: 175
-Recebido: 169



WWW
« Responder #27 : 13 de Maio de 2013, as 23:13:49 »

Não sou pro em circuitos valvulados, mas acho que o transformador de força pro IALL 10.5 fornecido pela Schatz tem corrente suficiente no secundário de alta tensão pra alimentar os triodos do pré (acho que era um secundário de 380v c.t. @ 120mA, que imagino ser suficiente até mesmo pra 4x ECL82 em Push-Pull Paralelo trabalhando em Classe A).

O que precisaria aumentar mesmo é a corrente do secundário de 6.3v, que se bem me lembro é de 2A, pra 4A.
Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #28 : 13 de Maio de 2013, as 23:14:32 »

Bom vamos por partes:

    Alta tensão:
        Pré JCM
            V1 (V1A + V1B) =~ 900 uA (em repouso)
            V2 (V2A + V2B) =~ 2.8 mA (em repouso)

        Inversora de Fase do IALL 10.5 (triodos)
            V1B + V2B =~ 650 uA (em repouso)

        Pentodos: pelo datasheet
            V1A + V2A =~ 88 mA (em potência máxima, incluindo a corrente de G2) (transformador de saída 10k)

        Pelo visto acima, levando em consideração uma acréscimo de 30%, acredito que um transformador de alta de 120 mA dê conta do recado.

    Filamentos:
        Pré JCM
            V1 + V2 = 600 mA

        Iall 10.5
            V1 + V2 = 1560 mA

        Levando em consideração 30% de acréscimo, o transformador de alimentação dos filamentos tem que fornecer 2.8A


        Se quiser pensar em termos de no futuro usar os transformadores para o IALL 10.5 v.2.0

    Resumindo transformador de Força: 190+190 V @ 120 mA e 3.15+3.15V @ 2.8A

Galera entendida dos all tube ai pode me ajudar com informações sobre as tensões e corrente do transformador de força pra esse projeto?

IALL 10.5 + JCM800

Seriam as 2 ECL82 + 2 12AX7
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Páginas:  1 [2]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.043 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal