MXR Distortion +

Started by Marcelo Garcia, 21 de April de 2013, as 19:27:12

Previous topic - Next topic

Electric Effects

****
Handmaker
Posts: 1,941
Location: Uberlândia - MG
Logged
Pelo que eu estou vendo você vai ter que retirar o resistor, mas vai adicionar a clipagem de LED as dos outros diodos já anteriormente, acho que seria interessante colocar os leds e tirar os diodos, no seu caso está somando.

vinealonso

Guest
Logged
O resistor eu coloquei por conta das modificações do site (http://www.handmades.com.br/forum/index.php?page=mxrplusmods), são para diodos de germânio, e recomenda-se que para usar diodos de led ou silício seja adicionado um resistor em série com o pot de volume, pois a saída fica muito alta, e os led chegam a acender.

A clipagem somando foi por conta desta outra dúvida:

Quote from: GrAmorin on 11 de June de 2013, as 00:24:16
Quote from: vinealonso on 11 de June de 2013, as 00:05:04
Pessoal, estive observando esta modificação no site, e me pareceu que os leds sempre vão estar ligados. Estou correto?

http://www.handmades.com.br/forum/index.php?page=mxrdoubleplus
Certo!

Eu segui as mods do site, mas não sei o que muda com a clipagem somada na verdade.

Electric Effects

****
Handmaker
Posts: 1,941
Location: Uberlândia - MG
Logged
Somar não faz sentido, acho que vai ter que usar uma dpdt de alavanca.

vinealonso

Guest
Logged
Electric, qual a diferença entre a clipagem só com os leds, e a clipagem somada? Não encontrei essa informação.

EddieTavares

Guest
Logged
vinealonso

Considere uma senóide, se você aplicar uma clipagem por diodos de silício, o corte nos topos e vales é mais reto, visualmente falando ele achata o sinal.

A clipagem por leds "divide" um mesmo pico/vale em 2 primeiro um pouco menor e um leve vale entre eles, é difícil explicar sem imagens.

Os mosfets também são interessantes pois formam dentes de serra.

Qualquer um destes quando submetidos a um ganho muito próximo ou acima do limite do clipador, tendem a se comportar como os diodos de silício.

vinealonso

Guest
Logged
Na verdade eu queria entender por que não faz sentido usar a clipagem com leds e germânio ao mesmo tempo, sendo que é assim que está nas modificações do site...

EddieTavares

Guest
Logged
Ok

Essas associações são pra aumentar o headrum, ou seja, o sinal começa a clipar em uma aplitude maior, Ex.:

Diodos de germânio clipam a +- 300 milivolts.
Diodos de silício clipam a +- 550 milivolts, mosfets também.
Zeners de silício clipam a +- 650 milivolts.
Leds vemelhas 2mm clipam +- 1200 milivolts.

Quando eu associo uma led com um zener por exemplo, esses valores se somam (+- 1850 milivolts), ou seja, precisaremos de um sinal de amplitude maior começar a distorcer, resultando numa distorção menos comprimida.

Quanto ao timbre, pelo meus testes, parece sempre favorecer o componente que tem maior caracter, associar led com um diodo resulta num timbre mais "led", mosfets com diodos resulta em timbre mais "mosfet". nunca misturei led com mosfet, mas acredito que o timbre da led vai ficar mais evidente.

Bom.... espero ter ajudado.


vinealonso

Guest
Logged
Então acho que na teoria é o que quero, uma posição clipagem com germânio, e na outra, clipagem led, agora vamos testar. Obrigado!

EddieTavares

Guest
Logged
Talvez fique muito comprimida.

Espanhol

*****
Hand MasterMind
Posts: 3,025
Logged
#24
Quote from: vinealonso on 14 de June de 2013, as 13:34:24
Então acho que na teoria é o que quero, uma posição clipagem com germânio, e na outra, clipagem led, agora vamos testar. Obrigado!
Vine, se o que você quer é duas opções de clipagem, uma com LED e outra com diodos GE, aquela figura que você postou não fará desse modo. Dessa forma, você estará colocando os diodos em paralelo com os LED's, para o que você quer tem que ser uma chave duas posições três terminais, para seleção ou GE ou LED.
"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".

vinealonso

Guest
Logged

Espanhol

*****
Hand MasterMind
Posts: 3,025
Logged
A ligação pode ser feita assim, mas, apenas para a seleção das clipagens, eu usaria uma chave de duas posições apenas, "on/on".

Não sei não se só retirando os diodos de clipagem você teria essa opção de "booster" como na imagem que você postou, ainda assim iria distorcer bastante.

Ali na imagem, na posição que a chave está (pra cima) os LED's é que estão selecionados no circuito e não os diodos GE. Se montar assim, vai ouvir uma coisa achando que é outra.
"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".

vinealonso

Guest
Logged
Muito obrigado Espanhol. Alguém me deu essa dica do booster aqui no fórum, mas não encontrei onde, na verdade agora estou em dúvida se a dica foi pro distortion, ou pro TS...  :-[

ZAS

**
Freqüente
Posts: 328
Um ao outro ajudou.
Location: RJ
Logged
Eu estou fazendo o esquema clássico com a adição de controle na saida. O que acham?

ZAS
Nada que nos tire a lucidez.... e prejudique alguém.

vinealonso

Guest
Logged
Zas, infelizmente ainda não sei ler esquemas  :-)

Me surgiu uma dúvida agora: Qual tipo de led devo usar neste pedal? Tem de 3 e 5mm, tem os de super brilho e os comuns... faz alguma diferença?