Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 21 de Julho de 2025, as 20:12:24

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: chaveador usb  (Lida 4782 vezes)
flaviobei
Visitante
« : 22 de Abril de 2013, as 13:50:51 »

pessoal, postei aqui no off topic, pra ver se alguém me ajuda, vocês sabem se posso usar algum circuito pra chavear dois hardwares usb? Abrindo o cabo são 4 fios, sendo dois de dados e dois de elétrica, se eu usar por exemplo uma chave de onda 4 polos e duas posições eu consigo alternar entre o hardware 1 e o 2 só mudando a chave?
Colaborador

Obrigado
-Dado: 104
-Recebido: 81

« Responder #1 : 22 de Abril de 2013, as 14:01:34 »

As USB's como você mencionou são feitas de 4 fios, um 5v e um GND, que podem ser  compartilhado para os dois equipamentos,
você só precisa chavear de fato os dois de transferência de dados, geralmente eles possuem cores, o preto e vermelho são
respectivamente GND e 5V, o problema é se você só chavear os 2 fios o outro equipamento permanece alimentando, não sei
se é ruim ou bom não conheço sua aplicação para isso era interessante saber o que você vai chavear e algum porquê,
pra ver se chego mais perto da resposta perfeita!
HandMaker Colaborador em treinamento! Me desculpe se não te ajudei ou pareço redundante!
Alfredo Padrao
Handmaker

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 312

"Fui eu que fiz"

« Responder #2 : 22 de Abril de 2013, as 14:05:55 »

É melhor explicar a intenção de uso, para ficar melhor uma análise, e possíveis idéias, pois dependendo dos equipamentos envolvidos, pode ser que o "repique" da comutação possa causar danos.

Não esquecendo que alguns equipamentos vão ter um certo retardo do tempo de reconhecimento do periférico.

Não sei qual o uso, mas pergunto se um "HUB USB" não resolveria o seu caso?
Marcus Vinícius
Colaborador

Obrigado

« Responder #3 : 22 de Abril de 2013, as 14:08:24 »

Pois é por isso quero saber, sobre o dano, se eles permanecerem alimentados não haverá danos, muito dificilmente,
pois dispositivos críticos a falhas de alimentação são em sua grande maioria os de armazenamento, por não serem todos,
"hot swap", por isso pode ser que seja bom ou ruim permanecer alimentado o tempo todo, mas como você bem disse Alfredo,
é vital saber do que se trata para que se trata!
HandMaker Colaborador em treinamento! Me desculpe se não te ajudei ou pareço redundante!
GuitarCris
Handmaker

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 142

« Responder #4 : 22 de Abril de 2013, as 14:36:37 »

Até aonde eu sei, nap se deve trocar usb sem antes enjetar o hardware. isso evita danos não é? Pois bem, uma troca por chave não seria a mesma coisa de retirar o hardware sem enjetar?
Em busca do drive perfeito!!!
Marcus Vinícius
Colaborador

Obrigado

« Responder #5 : 22 de Abril de 2013, as 14:49:16 »

Tem muito mito envolvendo o ejetar hardware com segurança, é mais para a proteção de remover algo que esteja trabalhando,
do que danificar equipamento, o algoritmo verifica se há algum processo utilizando o hardware no momento apenas isso,
e também fosse o caso de proteger nada impede ele de ejetar antes chavear não é mesmo?
Marcel.
Visitante
« Responder #6 : 22 de Abril de 2013, as 18:19:31 »

Eu nunca coloquei pra "ejetar/remover o hardware com segurança" na minha vida! Nunca perdi um pendrive sequer por isso... Tongue
Colaborador

Obrigado

« Responder #7 : 22 de Abril de 2013, as 19:24:05 »

Eu nunca coloquei pra "ejetar/remover o hardware com segurança" na minha vida! Nunca perdi um pendrive sequer por isso... Tongue

Exatamente, não perde mesmo, até porque o windows não tem o poder de cortar a alimentação da unidade,
ela apenas pausa a montagem do disco ou seja, independente de pausar ou não a parte que poderia danificar fisicamente
a unidade, o sistema não para... exceto em unidades que possuem a tecnologia de "hot swap", mas na pior das hipóteses
você pode sim corromper arquivos, ou dados, chance pequena desde que não arranque copiando o dado em questão,
mas existe com um fluxo maior como na empresa onde conectamos vários pendrives dezenas de vezes por dia já aconteceu,
se foi por arrancar, não podemos determinar, até porque pendrive's que também foram ejetados com segurança já corromperam,
inesperadamente...
flaviobei
Visitante
« Responder #8 : 23 de Abril de 2013, as 01:12:32 »

valeu pela ajuda pessoal, a aplicação é a seguinte

tenho um totem de atendimento, que fará uma fotografia do usuário, com uma câmera posicionada de frente ao usuário, logo após fotografar o figura, outra câmera vai fotografar o rg do cidadão, até ai ok, só que o sistema já tá pronto em flash, e não dá pra ficar selecionando as câmeras durante o uso, até dá na verdade, mas vai tornar tudo mais complicado, imagina uma promotora tendo que alternar entre câmera 1 e 2 o tempo todo, vai dar zica.

o sistema sempre pega a primeira cam disponível, pois foi feito para 1 câmera.

pensei na chave, que ao meu ver vai só alternar a câmera ativa, não tinha pensado nesse lance de chavear só os cabos de dados...

comprei no mercado livre um hub com chaves on/off em cada porta, e vou testar, a minha idéia era construir algo, mas com o tempo disponível, quanto mais pronta a solução, melhor...

-----
esse é o hub que eu achei

« Última modificação: 23 de Abril de 2013, as 01:22:16 por flaviobei » Registrado
GuitarCris
Handmaker

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 142

« Responder #9 : 23 de Abril de 2013, as 11:45:44 »

Marcus eu agradeço a explicação, não sabia bem como era isso de enjetar.
Oque já ocorreu comigo certa vez foi ficar usando um hd sata com gaveta usb e deu uns erros nele que me impedia de deletar algumas coisas. Não seu ao certo se foi por ligar na hora de usar e depois desligar.
Em busca do drive perfeito!!!
Marcus Vinícius
Colaborador

Obrigado

« Responder #10 : 30 de Abril de 2013, as 14:00:18 »

É que assim Cris, HD's não aproriados em gaveta sata não são uma boa pedida, HD's Externos de fato sim, o que acontece é que o pessoal faz uma adaptação,
e liga um HD comum que não tem "hot swap", uma tecnologia que permite a troca rápida de discos apenas ejetando, em uma gaveta, a Marcus mas meu disco
aparecer la para ejetar, não é porque aparece pra ejetar que tem hot swap, mas os que tem hot swap aparecem pra ejetar, como vou saber então?
Só Pesquisando, ou comprando o disco apropriado para tal, ou ainda de fato um disco exclusivamente externo, pra não dizer outra coisa essas gavetas sata,
são uma grande gambiarra!
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: