Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 20 de Abril de 2024, as 03:45:17


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Ajuda Potência Premium Acoustic  (Lida 4285 vezes)
coasjp
Visitante
« : 18 de Maio de 2013, as 18:35:09 »

Boa noite pessoal, estou a uns dias com um problema em um amplificador, ele Torrou a saida, ja fiz a substituição dos componentes que estavam queimados, esquema está abaixo.
http://www.4shared.com/office/JHXG11PN/Esquema_Eltrico_DSPA500.html
o problema é o seguinte, estou entrando com uma senóide de 1k e na saida conforme aumento o volume chega uma altura ele clipa o sinal nos 2 sentidos + e -, não estou conseguindo debugar isso. então peço ajuda dos experts aqui do forum para esse impasse.


Na imagem acima o volume está baixo e após aumentar o volume ele faz o clipping igual a imagem abaixo.


Estou com lâmpada em série com a alimentação e uma resistência de chuveiro na saida do amp.


Att: Clayton Almeida
« Última modificação: 18 de Maio de 2013, as 19:11:33 por Clayton Almeida » Registrado
jplavareda
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 538

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 33


« Responder #1 : 18 de Maio de 2013, as 21:20:07 »

Boa noite! Você trocou apenas  Tr1, Tr2, Tr8 e Tr9, correto? Você deve verificar se não há algum transistor antes deles que esteja alterado. Faça o teste dos transistores que encontram-se mais próximos (no esquema elétrico, é claro) dos de saída. Na verdade eu testaria todos os transistores da parte de potência, já que nem são tantos assim. Caso não saiba como proceder o teste de transistores bipolares com multímetro pesquise no  Procure ou mande mensagem que tento te ensinar por aqui!

Boa sorte!
Registrado

Belo Horizonte - MG
coasjp
Visitante
« Responder #2 : 18 de Maio de 2013, as 21:34:42 »

Boa noite! Você trocou apenas  Tr1, Tr2, Tr8 e Tr9, correto? Você deve verificar se não há algum transistor antes deles que esteja alterado. Faça o teste dos transistores que encontram-se mais próximos (no esquema elétrico, é claro) dos de saída. Na verdade eu testaria todos os transistores da parte de potência, já que nem são tantos assim. Caso não saiba como proceder o teste de transistores bipolares com multímetro pesquise no  Procure ou mande mensagem que tento te ensinar por aqui!

Boa sorte!
Opa boa noite, obrigado pela resposta, na realidade troquei tabmém o TR11 que estava aberto, foi colocado um fusível de 8A onde pede 3 ai imagina como tava a placa, ja olhei ela em busca de trilhas partidas medi os transistores, só os do diferencial que não fora da placa, fora esses foram medidos todos inclusive o Beta deles.

a impressão que tenho é que quando carrega ou descarrega algum capacitor aparece esse defeito, no caso se eu deixo o volume baixo ele não clipa depois que eu aumento o volume depois de 1 segundo mais ou menos ele desce clipando, se eu abaixo o volume e levanto ele faz a mesma coisa.
« Última modificação: 18 de Maio de 2013, as 21:36:46 por Clayton Almeida » Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #3 : 18 de Maio de 2013, as 21:40:15 »

Como recomendado pelo amigo acima, é bom dar uma verificada nos demais transistores, principalmente se os de saída entraram em curto, seria bom ver como esta TR3 e TR7.
Também recomendável ver os diodos D8 D9 D11 e D12.


Mas pelo que entendi, o sinal não é clipado o tempo todo, apenas a partir de tal ajuste no volume, certo?
Neste caso pode ser o ajuste de corrente de repouso, feito pelo trimpot.

Se TR11 estava aberto, veja como esta o TR10 também.
Registrado

xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.258

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #4 : 18 de Maio de 2013, as 21:42:31 »

Você quer que o amplificador funcione direito ligado com a lâmpada em série ? A lâmpada é só pra ver se tem curto circuito no amplificador. Acendeu a lâmpada, tem curto. Se não acendeu, provavelmente não tem curto e pode ligar direto. A lâmpada só serve pra isso como indicadora e limitadora da corrente de curto circuito. Equipamento nenhum vai funcionar direito com a lâmpada em série.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
coasjp
Visitante
« Responder #5 : 18 de Maio de 2013, as 21:48:02 »

Como recomendado pelo amigo acima, é bom dar uma verificada nos demais transistores, principalmente se os de saída entraram em curto, seria bom ver como esta TR3 e TR7.
Também recomendável ver os diodos D8 D9 D11 e D12.


Mas pelo que entendi, o sinal não é clipado o tempo todo, apenas a partir de tal ajuste no volume, certo?
Neste caso pode ser o ajuste de corrente de repouso, feito pelo trimpot.

Se TR11 estava aberto, veja como esta o TR10 também.
TR10 está ok. a corrente de repouso não seria para ajustar a distorção de crossover?, da mesma forma ja tentei alterar eles sem mudança nenhuma no formato da onda.
Você quer que o amplificador funcione direito ligado com a lâmpada em série ? A lâmpada é só pra ver se tem curto circuito no amplificador. Acendeu a lâmpada, tem curto. Se não acendeu, provavelmente não tem curto e pode ligar direto. A lâmpada só serve pra isso como indicadora e limitadora da corrente de curto circuito. Equipamento nenhum vai funcionar direito com a lâmpada em série.
hummm, fiquei com medo de queimar a saida denovo, aqui ta complicado de achar esses transistores,(2sa1930 e 2sc5171).
Bom agora fechei ele, vou retomar os testes amanhã(sem a lâmpada).
amanhã ou segunda posto os resultados.

Obrigado a todos que ajudaram.
Registrado
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #6 : 18 de Maio de 2013, as 22:15:00 »

Não esquecer, de verificar a tensão na saida, que deverá ser 0V ou bem próximo disto (isto sem carga na saida, ou seja sem falante).
Registrado

coasjp
Visitante
« Responder #7 : 20 de Maio de 2013, as 18:33:27 »

Opa dando um feedback sobre o assunto, tirei a lampada em serie e o problema sumiu, agora estou na busca de resolver o problema da corrente de repouso que nao esta funcionando, deve ter algum curto em algum componente ou trilha partida, vou dar mais uma procurada e vou colocando os resultados aqui. desculpem a falta de acentos.

Att: Clayton Almeida.
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.037 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal