Chassis de chapa de remendo

Started by vinealonso, 02 de June de 2013, as 16:27:27

Previous topic - Next topic

vinealonso

Guest
Logged
Olá pessoal. Eu andei pesquisando materiais de fácil acesso e baixo custo para fabricação de chassis para amplificadores. Tenho um Phelpa 6W aqui, e o chassis dele é feito com chapa de pouco mais de 1mm (não posso precisar pois medi com paquímetro de plástico). Como não é um chassis grande, acho que não foi necessária uma chama de espessura maior.

Aí eu me lembrei que, quando trabalhava com auto-peças, vendíamos muito dessas chapas de remendo feita em aço para funileiros, e ela é encontrada na espessura de 1,2mm, medindo 98x25cm, e custa de R$20,00 a R$30,00 reais. Gostaria da opinião de quem já fez chassis, e se esse material e espessura dão conta do recado, pelo menos pra um chassis pequeno. Minha idéia é montar o IALL 10.5 com o pré fender twin em formato de combo.

Vi o lindo chassis que o bossman fez, será que eu também consigo? ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ  )>|

blackcorvo

****
Handmaker
Posts: 1,266
  1. ICQ - 169805101
Location: Ribeirão Preto - SP
Logged
Antes de tudo, seria uma boa colocar no papel um esboço com medidas de como você quer que esse chassis fique, com o posicionamento das partes sobre ele (potenciômetros, entradas e saídas, transformadores e válvulas), se vai ser usado pra um cabeçote ou se vai ser um combo... Depois disso, você pode ir atrás de ver qual o melhor material pra fazer ele. Fazendo as coisas assim, passo a passo, fica muito mais fácil.
http://blackcorvo.com
|||
Ela/dela desde Agosto 2021

vinealonso

Guest
Logged
Bem, fiz um esboço do que tenho em mente.


a.sim

Guest
Logged
Olá.

Chapa de aço de 1,2 mm vai exigir uma dobradeira industrial para ser trabalhada. Nem tente dobrar a mão.

Para chassis pequenos, tente utilizar chapa de 0,6 mm ou, no máximo, 0,8 mm em aço.

vinealonso

Guest
Logged
Entendi, na verdade é uma boa notícia, pensei que 1,2mm ainda não fosse o suficiente. Também se encontra essa chapa na espessura de 0,8mm que é ainda mais barata.

Alfredo Padrao

****
Handmaker
Posts: 1,452
"Fui eu que fiz"
Location: Rio de Janeiro - RJ
Logged
Como disse o a.sim; o problema não é encontrar a chapa adequada, e sim trabalhar com ela sem uma dobradeira.

Uma ótima fonte de chapas, são os gabinetes velhos de PC, que têm aos montes em qualquer ferro velho.

Abraços,
Alfredo

markb

Guest
Logged
Ola vinealonso, acho que devido minha recente experiencia com o mesmo circuito posso dar uma opinião, os capacitores de 450v são bem altos, no meu chassi de 60mm de altura ficou bem difícil acomoda-lo tive ate que por um pedaço de papelão debaixo da placa para evitar o contato com o chassi, as avlvulas vão ficar na parte de tras? e cuidado com os transformadores, se forem replicas dos usados pelo hgamal, eles não bem "grandinhos".


um abraço.