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Autor Tópico: Capacitores de Poliester.  (Lida 29015 vezes)
Marcelo Garcia
Visitante
« : 06 de Junho de 2013, as 23:16:15 »

Boa noite pessoal
Me surgiu uma dúvida.
Posso utilizar esse capacitor
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No lugar deste?
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« Responder #1 : 06 de Junho de 2013, as 23:17:24 »

Sim.
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ex fabio123,nick novo Fabio D.
EddieTavares
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« Responder #2 : 07 de Junho de 2013, as 10:52:51 »

E há quem ame os "chicletes verdes" e odeie os "cachinhas azuis" eu acho que tenho o ouvido ruim, ainda não consegui notar a tal diferença.

Dizem que os azuis costumam roubar agudos do sinal...

Bom, tem muita diferença de construção, os verdinhos são enrolados como os eletrolíticos, os azuis

Verdinhos:


Os azuis são produzidos a partir de uma bobina muito maior que depois é seccionada a laser em vários pedaços, cada pedacinho se torna um capacitor.

Teoricamente, o verdinho, por ser também uma bobina, deve ser um pouco mais indutivo que o azul. O azul por outro lado seria semelhante a dezenas de capacitores de baixo valor em paralelo...

Bom... Caras com algumas dezenas de anos a mais que eu dizem pra usar os chicletes para áudio e evitar os azuis, e eu respeito e muitas vezes acato esta ideia, mas meu ouvido nunca sentiu tal diferença.
« Última modificação: 07 de Junho de 2013, as 11:03:51 por Plautz » Registrado
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Um ao outro ajudou.


« Responder #3 : 07 de Junho de 2013, as 11:51:14 »

Eddie, interessante sua abordagem!
Você falou dos capacitores de poliéster "chicletes verdes" e os "cachinhas azuis". Embora o tópico seja destes, fala, por favor, dos de mica, dos amarelinhos multicadas, dos stiroflex e... dos (caros e escassos) tântalos.
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« Responder #4 : 07 de Junho de 2013, as 14:42:15 »

... eu acho que tenho o ouvido ruim...

Dizem que os azuis costumam roubar agudos do sinal...
Eu costumo dizer que não é ouvido ruim ou destreinado, e sim o foco onde se concentra a analise.
Quem percebe a diferença de uma certa nota para a mesma nota sustenida, tem a capacidade de perceber a maioria de certos detalhes.

Você mencionou que o azul rouba agudos... esta ai um detalhes. Ele não rouba agudos (caso esteja como acoplamento de sinal), o que já vi sendo comentado e pouco pude perceber é que ele favorece os agudos.
Mas o que notei de fato é que ele levemente (eu digo levemente) atenua o sinal.

Dependendo do tipo de uso na montagem, não sera percebido diferença nenhuma, ou pode ser grande a diferença.
Por exemplo:
Em uma fonte se usar como desacoplamento na saída, ele sera mais efetivo do que o verdinho. Talvez isso seja pelo fato do tipo de construção, como você citou (tipo bobina).
Em um setor de equalização passiva (típica, a mais comum) ou controle de Tone tipo do TS, a diferença entre o azul e verde é mais perceptível.
Já se for usado na entrada ou saída, ou acoplamento geral de áudio, a diferença sera bem mínima. Aí sim sera preciso um ouvido pouco mais apurado para perceber.
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« Responder #5 : 07 de Junho de 2013, as 16:23:25 »

Eu lembro que tinha um site que tinha um comparativo do som com um pedal de diversos capacitores, acho que estava postado aqui no HM, lembro que o som dos cerâmica são bem magros, depois vem os poliester e depois os mais gordos são os de óleo.
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« Responder #6 : 07 de Junho de 2013, as 17:46:37 »

Pois é!
Se é feito de material diferente, e tem construção diferente, vai ter diferença.
Do contrario, se porque é apenas capacitor e so muda o valor de um para outo, poderíamos dizer que não tem diferença ente válvula e transistor, ambos fazem mesma coisa, não tem diferença entre usar diodo de silício ou germânio, é tudo diodo, não faz diferença em usar 1n4148 ou 1n 4007 para clipagem, é tudo diodo...

As diferenças existem, e podem ser causadas tanto pelo fator de variação de tolerância que tem entre um material e outro, quanto a própria condutância dos materiais, quanto a varios outros fatores.
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Marcelo Garcia
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« Responder #7 : 07 de Junho de 2013, as 18:49:02 »

Então, vou fazer um delay, layout da madbeans.
Complicado é que os "Caixinhas" custavam mais caro, tinha valores que até custava o dobro.
Vou fazer e ver no que vai dar.

Abraço!
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Guilherme
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« Responder #8 : 07 de Junho de 2013, as 18:51:04 »

Citar
Bom, tem muita diferença de construção, os verdinhos são enrolados como os eletrolíticos, os azuis

Eddie, desculpe-me, mas se os "verdinhos" fossem construídos assim eles custariam o mesmo que um de filme de poliéster ou polipropileno, pelo menos uns 2 dólares se de 22...47nF.

Tanto os verdinhos quanto os azuis são de poliéster "metalizado", muito mais barato para serem produzidos.

Os de poliéster verdadeiros, hoje mais conhecidos no mundo dos guitar amps como "mustard caps"  ( (Philips) são construídos como os antigos de papel ou papel-óleo, exatamente como no desenho que você anexou, só que com papel ou papel impregnado com óleo.

abraços

Guilherme
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EddieTavares
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« Responder #9 : 07 de Junho de 2013, as 20:25:04 »

Meu caro guilherme.

Pegue um alicate ou martelo e quebre alguns e veja com seus próprios olhos.
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« Responder #10 : 07 de Junho de 2013, as 21:05:44 »

Saudações,

Nessa onda de capacitores, a úncia deiferença que realmente percebi, foi a mudança dos eletrolíticos de 1u para 1u NP independente do material (multicamada ou box); os que eu testei até agora.

Abraço
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« Responder #11 : 07 de Junho de 2013, as 21:10:19 »

Eddie, juro que vou quebrar um verdinho, mas esses são de poliéster "metalizado", assim como todos os capacitores não polarizados com terminais radiais.

Os de poliéster "foil", cuja construção, como escreví, é a mesma daqueles com dielétrico de papel,  são construídos conforme o desenho acima: duas armaduras de metal (alumínio, cobre, estanho ou prata) enrolando um dielétrico de papel, papel impregnado com óleo, poliéster ou polipropileno.

Nos de poliéster "metalizado" as "armaduras" de metal, geralmente alumínio, são depositadas diretamente sobre o dielétrico, geralmente de poliéster, diminuindo incrivelmente o custo de produção.

Até onde eu sei, não existe capacitor de poliéster "foil" com terminais radiais, somente axiais.

Abraçao

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« Responder #12 : 07 de Junho de 2013, as 21:27:35 »

Acho que o que o Guilherme quer dizer é que nos caps de poliester "originais" eram realmente usadas duas folhas de alumínio "ensaduichando" o dielétrico (poliester, no caso).

Hoje, no entanto, é muito mais comum o uso de um material chamado "aluminum-mylar", que nada mais é do que uma lâmina de "poliester" (na verdade um material "igual, só que diferente", que é o Mylar) revestida com alumínio num processo químico. Eu conheço bem este material, que é também usado na blindagem de certos tipos de cabos, o que é a minha especialidade.

Diferenças:

1) no poliester "de verdade" as folhas de alumínio não são tão bem aderidas (ou nem são aderidas...). Não tenho dúvida de que esta menor "aderência" faça diferença no comportamento do componente. Vai ter ar no meio do sanduíche, não importa quão bom seja o processo de produção (não existe processo industrial perfeito, a perfeição completa é incompatível com a produtividade).

2) no poliester "moderno" (aluminum-mylar) as camadas metálicas são muito mais finas, fato permitido porque a deposição do metal deixou de ser feita  mecanicamente, passando a ser feita quimicamente. Isso influencia negativamente na resistência parasita do componente, e obviamente afeta sua impedância. Por outro lado, permite maior grau de miniaturização.

3) o Mylar, como eu disse, é "igual mas é diferente" do filme de poliester autêntico. É uma "modernização" do poliester, feita com objetivo de melhorar propriedades mecânicas (o poliester "de verdade" é mais quebradiço, o que dificulta alguns processos industriais, reduzindo produtividade e AUMENTANDO O CUSTO DE PRODUÇÃO). Mais um ponto que talvez influencie no comportamento. E para complicar ainda mais, o Mylar é frequentemente chamado de "filme de poliester", mesmo pelo pessoal tecnicamente qualificado (porque, no fundo, a base química é a mesma, e visualmente ambos são bem parecidos).

Mesmo que dando uma martelada no capacitor apareça uma "coisa enroladinha com plástico no meio e alumínio por fora", não dá para garantir que é de um tipo ou outro só no olho. E na maioria os capacitores que se compra hoje em dia, é quase certeza que o material usado seja o "aluminum-mylar" (mesmo sendo enroladinho). O que se pode afirmar é que um capacitor "de poliester" com construção "old school" será sempre sensivelmente maior que um "moderno", mesmo sendo ambos  de mesmo valor e classe de tensão.

Mas, sinceramente, tem que ter ouvido BOM para notar as diferenças sonoras. Eu, pessoalmente, não noto nada (exceto se usados componentes de valores ligeiramente diferentes, ou componentes com construções sensivelmente distintas, como um capacitor de "poliester" no lugar de um eletrolítico).

Entorta-se mais um pouco a biela quando se lembra de uma coisa chamada tolerância: num lote de componentes com a mesma construção, não haverão dois iguais. As diferenças podem ser sutis, mas existem, e talvez possam ser percebidas pelos ouvidos mais dotados.

Minha humilde opinião final: Em áudio, não existe o "capacitor ideal". Existe aquele que agrada aos ouvidos do "dono".
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« Responder #13 : 07 de Junho de 2013, as 22:15:28 »

Quebrei um dos chicletinhos verdes (vocês deram a idéia...):


Parece que tem uma folha de papel alumínio grudado nas fitas de plástico (não parece ser por deposição - eu tenho um capacitor grande com fitas plásticas e alumínio depositado bem fino que é transparente).

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« Responder #14 : 07 de Junho de 2013, as 22:19:23 »

Santa curiosidade Batman rs... Será que o azulzinho também é assim? Amanhã vou estripar um para ver  Evil
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