Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Abril de 2024, as 02:59:17


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Preamp valvulado para mic (condensador) reunindo material para montagem  (Lida 5813 vezes)
David Loos
Visitante
« : 04 de Agosto de 2015, as 13:43:21 »


Boa tarde senhores,

Tenho um amigo que tem um home estúdio e estamos bolando um preamp para ele usar nos condensadores dele (exigência é que seja valvulado). Fiz uma pesquisa aqui pelo fórum e encontrei alguns esquemas interessantes, porém quase todos usavam transformadores de impedância.

Um esquema (bastante simples por sinal) que me chamou atenção foi este aqui: http://www.hobbielektronika.hu/forum/getfile.php?id=21430 além de simples, parece bem versátil. Porém algumas dúvidas me surgiram, para fazer corte de frequências, posso atuar diretamente em cima do capacitor de 0,22x630V da saída dele?

Estou reunindo um bom material para este projeto, não que tenha que ser exatamente este pré descrito acima, mas quero algo realmente simples e funcional, que possa ser mexido no corte de frequências e que tenha um bom ganho.

abraço
Registrado
daniellp
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 435

Obrigado
-Dado: 30
-Recebido: 221

Curitiba - PR


« Responder #1 : 04 de Agosto de 2015, as 15:06:50 »

Eu não sei se é uma boa tu usar isso sem isolação. Afinal a alimentação é de até 400V. Mesmo tendo um resistor de 270k em série a paulada pode ser razoável. Na entrada tudo bem, pois só vai dar problema se tiver um curto na válvula, mas na saída eu teria um pouco mais de cuidado. Pelo menos um trafinho isolador 25k/25k...
Registrado

"Quando se anda em círculos, nunca se é bastante rápido."
http://dapiaproj.blogspot.com
David Loos
Visitante
« Responder #2 : 04 de Agosto de 2015, as 17:28:01 »

Sim... também fico com receio desta saída, mas me baseei neste projeto só para ter um ponto de partida mesmo. Estou aqui pensando nas possibilidades ainda, pois de alguma forma preciso alimentar o phantom power e depois entrar neste circuito de pré.

O que realmente preciso é uma chave de corte de 100Hz (acredito que mexendo no capacitor de saída eu já consiga este corte) e uma chave de atenuação de 6dB.

Acho que a atenuação nem é tão importante agora, pois posso fazer isso tudo via software. Minha principal dúvida é quanto á alimentação do phantom power, de como farei isso e ainda manter este circuito...
Registrado
daniellp
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 435

Obrigado
-Dado: 30
-Recebido: 221

Curitiba - PR


« Responder #3 : 04 de Agosto de 2015, as 17:38:36 »

Pra tu colocar phantom power vai ter que colocar um DI box, pois este pre aí é modo comum (não balanceado) e pra usar phantom power tem que ser modo diferencial (balanceado)... ou partir para um circuito com mais válvulas simulando um AmpOp para usar em diferencial. Eu te mando depois um projeto que eu tenho de um amp com phantom power (solid state)...
Registrado

"Quando se anda em círculos, nunca se é bastante rápido."
http://dapiaproj.blogspot.com
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #4 : 04 de Agosto de 2015, as 21:17:25 »

Já já chega o Guilherme vai dar toda explicação de como (ou não) fazer um.
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
darkislanio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 771

Obrigado
-Dado: 223
-Recebido: 153


Electronic Mess


« Responder #5 : 05 de Agosto de 2015, as 08:53:19 »

transformador de áudio não é isolador, é apenas um casador de impedâncias. O b+ supõe-se já ser isolado e filtrado. Não vejo problemas em se usar esse pré. A EF86 é bem parecida com a EF 184, que compõe o pré do 100buck, numa configuração semelhante ao circuito mostrado.
Registrado

"I'm always around, cause this is a lonesome town. But then again, all towns are lonesome."
David Loos
Visitante
« Responder #6 : 05 de Agosto de 2015, as 11:59:29 »


Eu achei estranho, pois o condensador que vamos usar, eu abri e vi um circuito de pré montado nele, usando um transformador casador de impedância e um par de transistores, muito parecido com isto: http://s835.photobucket.com/user/ess_7stores/media/Photo%209/AGP9816.jpg.html

Andei fazendo mais umas pesquisas, e encontrei este circuito aqui: http://www.pmillett.com/images/micpre2.gif que parece ser o mais próximo do que eu preciso...

A exigência é que fosse valvulado (por mim eu montava com amp ops mesmo, mas o cara faz questão de ter válvulas...) mas nada impede que eu monte um solid state e compare os resultados!

O que acham do circuito valvulado acima?
Registrado
Guilherme
Visitante
« Responder #7 : 05 de Agosto de 2015, as 12:45:53 »

Bossman, tenho estado na sua terra, alí pelo Chapéu do Sol também !

Loos, se você quer um mic. preamp para condensador que realmente funcione, compre um transformador de entrada Jensen JT-115k-E (mais ou menos 100 dolares) e coloque-o na entrada do circuito com EF86 que você linkou no seu primeiro post.
 
Caso seja necessário, adicione um circuito bem equilibrado phantom de 48V. Um buffer simples, com saida desbalanceada em baixa impedancia, implementado em torno de uma seção ECC83 ou similar, completaria seu preamplificador e não se esqueça de construir uma fonte de HT com baixo ripple e retificar os filamentos.

Pronto, você tem um canal de mic. preamp decente, muito decente se você caprichar na escolha dos componentes e na construção. Com uma boa EF86 você poderá ajustar o ganho desse circuito entre 40...45dB, faixa que está na medida para a maioria dos condensadores de diafragma largo ou estreito.

Faz algum tempo postei aqui no Handmades o manual de serviço do preamp/DI Altec 1566-A, com 1x12AX7 + 1x12AU7 + 1x6CA4. De fácil construção, é um circuito muito procurado por handmakers que querem um mic. preamp. decente mas tem a verba curta...

No mais, não espere fazer um mic. preamp razoável por R$ 19,99 e eu acho que a EF184 é tão parecida com a EF86 quanto uma jabuticaba é de uma jaca...

Guilherme

Registrado
David Loos
Visitante
« Responder #8 : 05 de Agosto de 2015, as 13:24:59 »


Entendi!

É, eu sempre digo que um projeto "decente" requer peças decentes, e elas não costumam ser baratas...

Este pré, é para ligar o condensador de um home estúdio de um amigo meu, e ele me passou as especificações do pré que queria, porém com um orçamento digamos que... beeem apertado. Ou seja, terei que fazer mágica para conseguir algo funcional e barato.

Inclusive, passei pra ele alguns preços de transformadores de entrada, válvulas que teriam que ser usadas e tudo mais, porém os preços não foram de muito agrado por parte dele... Então já que quero montar um pré para mic (comum mesmo, só para dar um "gás" nele) valvulado, achei interessante levar os dois projetos paralelos, assim faço o meu preamp, e ao mesmo tempo posso ir procurando saídas de baixo custo para o outro projeto.

Sei que não vou obter resultados espetaculares por R$19,99 nem nada, mas é por experiência mesmo! Eu sei que para se ter algo de qualidade tem que investir bastante, mas não seria o caso agora hehe


Aproveitando a postagem, já que o Guilherme se manifestou e mostrou ser muito entendido do assunto, poderia me tirar uma dúvida?

como falei acima, estou seguindo os dois projetos paralelos, o do condensador e o do pré para mic comum. Eu preciso de um pré que tenha entrada balanceada e P10 e saída também balanceada e P10 que seja valvulado. Conheces algum projeto simples e funcional para esta aplicação? (acredito que um  "booster" já faria este papel, pois de qualquer forma o mic vai ser ligado na mesa de som.

muito obrigado pela ajuda.

abraço

-----
Encontrei este módulo no Ebay: http://www.ebay.com/itm/16x-Line-Microphone-tube-preamp-modules-with-ECC808-ECC803S-DIY-Klangfilm-proj-/181813348647?hash=item2a54eb8927&autorefresh=true serve para algo?
« Última modificação: 05 de Agosto de 2015, as 13:58:41 por David Loos » Registrado
daniellp
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 435

Obrigado
-Dado: 30
-Recebido: 221

Curitiba - PR


« Responder #9 : 05 de Agosto de 2015, as 15:06:56 »


Com exceção do phantom power teu pre amp tá pronto aí...
Registrado

"Quando se anda em círculos, nunca se é bastante rápido."
http://dapiaproj.blogspot.com
David Loos
Visitante
« Responder #10 : 05 de Agosto de 2015, as 15:45:30 »

Sim!

achei muito bacana este pré, mandei mensagem ao vendedor perguntando se ele vende somente uma ou duas peças! não vou ficar com o lote todo hehe

O projeto do preamp está pronto daí!

Daí só fica pendente o preamp com phantom power mesmo!
Registrado
Guilherme
Visitante
« Responder #11 : 05 de Agosto de 2015, as 16:18:56 »

A Klangfilm era uma tradicional empresa alemã de equipamentos cinematográficos e esses "preamplificadores" que você está vendo no ebay é "surplus" proveniente da Klangfilm.......

E "surplus" é uma espécie de sucata selecionada....

Pergunte ao vendedor em questão aonde estão as demais partes do preamplificador, ou seja, os transformadores de entrada de microfone e de saida de linha. Note os cabos cortados rente à placa !!!! E a fonte DC ? E a documentação tecnica ??

E se você ligar phantom power nesse treco vai fazer bummmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm  Cheesy

Comprar surplus pode ser alto negocio, mas desde que se conheça bem o que se está comprando.
Registrado
daniellp
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 435

Obrigado
-Dado: 30
-Recebido: 221

Curitiba - PR


« Responder #12 : 05 de Agosto de 2015, as 18:16:31 »

Sim!

achei muito bacana este pré, mandei mensagem ao vendedor perguntando se ele vende somente uma ou duas peças! não vou ficar com o lote todo hehe

O projeto do preamp está pronto daí!

Daí só fica pendente o preamp com phantom power mesmo!

Mas aquele é o preço de cada peça... ele te 16 pra vender...
Registrado

"Quando se anda em círculos, nunca se é bastante rápido."
http://dapiaproj.blogspot.com
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #13 : 06 de Agosto de 2015, as 18:15:55 »

Bossman, tenho estado na sua terra, alí pelo Chapéu do Sol também !
Guilherme


 Shocked Ainda está? Ou planeja estar na próxima semana?
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.072 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal