Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 18 de Junho de 2025, as 15:23:51

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Alguém se anima a dar um lance?  (Lida 14752 vezes)
CamiloM
Visitante
« : 23 de Junho de 2013, as 14:54:09 »

http://tecnologia.terra.com.br/hardware-e-software/primeiro-computador-da-apple-vai-a-leilao-por-ate-us-500-mil,58288121f717f310VgnVCM3000009acceb0aRCRD.html

Freqüente
**

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 49

« Responder #1 : 23 de Junho de 2013, as 18:12:42 »

Cara to aqui digitando do meu macbook e pensando como que a tecnologia evoluiu nesses anos. E também curioso pra saber como que funcionava esse negócio aí  Cheesy Cheesy.
Visitante
« Responder #2 : 23 de Junho de 2013, as 18:31:41 »

Olá.

Apenas um dentre os muitos casos de "projetos de garagem" que se transformaram em impérios da indústria eletrônica dos EUA.

Por favor, ajudem-me a localizar UM ÚNICO caso desses aqui nas terras brasilis....

Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2072

e^(i x pi)+1=0

« Responder #3 : 23 de Junho de 2013, as 19:36:38 »

Cara to aqui digitando do meu macbook e pensando como que a tecnologia evoluiu nesses anos. E também curioso pra saber como que funcionava esse negócio aí  Cheesy Cheesy.

Na verdade no nível bem básico, ele funcionava igual aos microcomputadores de hoje. Ele tinha um microprocessador (6502 de 8 bits da MOS Tech/Rockwell e hoje usamos AMDs ou Intel de 64 bits), tinha um banco de memória RAM (acho que 4kbytes ou 8 kbytes e hoje usamos pentes DDR com Gigabytes de memória), e pra entrar com dados e programas se usava um teclado (como hoje, apesar de quase obsoleto), pra armazenar os programas e dados se gravava numa fita cassete e se via o que se digitava em um monitor ou TV, e se programava em linguagem de máquina ou Basic. A maioria dos computadores pessoais das décadas de 70 e início da de 80 eram assim. Com o Apple II aí houve um grande melhoramento no jeito dos computadores domésticos de se armazenar os programas, pois ele tinha unidades de disco flexível (disquetes de 5 polegadas com 140 kbytes de capacidade) e um sistema operacional de disco. Não tinha mouse (só apareceu com o Apple Lisa) e a tela já era gráfica e colorida (mas sem sistema operacional gráfico).  

O que evoluiu sem dúvida foram a velocidade do processador e a capacidade de multiprocessamento, a miniaturização (um processador 6502 não tinha mais do que 10000 transistores - achei a contagem certa: 3510 transistores, hoje os processadores tem mais de 1 bilhão de transistores - o mesmo ocorreu com as memórias), o aparecimento de novas tecnologias de interação com os humanos e principalmente os softwares de hoje são muito mais complexos e amigáveis.

Pra ver a evolução dos circuitos integrados:
http://en.wikipedia.org/wiki/Transistor_count

Mas essencialmente, os computadores pessoais de hoje continuam funcionando do mesmo jeito que os de 30 anos atrás.
« Última modificação: 24 de Junho de 2013, as 11:16:00 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Marcel.
Visitante
« Responder #4 : 23 de Junho de 2013, as 23:38:47 »

Que coisa mais linda, velho!!

Por favor, ajudem-me a localizar UM ÚNICO caso desses aqui nas terras brasilis....

Essa é uma parte curiosa... Dá até pra usar isso nas manifestações que estão ocorrendo pelo país. hehehehe

"Por que será que o Brasil não consegue gerar mentes TÃO brilhantes como em outros países?"

Não, claro, que o Brasil não tenha mentes brilhantes, mas não se pode comparar de forma alguma!!! Triste realidade...   Embarrassed
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 791

« Responder #5 : 24 de Junho de 2013, as 00:26:38 »

Essa é uma parte curiosa... Dá até pra usar isso nas manifestações que estão ocorrendo pelo país. hehehehe

"Por que será que o Brasil não consegue gerar mentes TÃO brilhantes como em outros países?"

Não, claro, que o Brasil não tenha mentes brilhantes, mas não se pode comparar de forma alguma!!! Triste realidade...   Embarrassed
Nós chegamos atrasados na historia do mundo... só isso...
I don't want to die young...
I want to diode!
Bruno Lucca
Freqüente
**

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 49

« Responder #6 : 24 de Junho de 2013, as 02:55:01 »

Cara to aqui digitando do meu macbook e pensando como que a tecnologia evoluiu nesses anos. E também curioso pra saber como que funcionava esse negócio aí  Cheesy Cheesy.

Na verdade no nível bem básico, ele funcionava igual aos microcomputadores de hoje. Ele tinha um microprocessador (6502 de 8 bits da Rockwell e hoje usamos AMDs ou Intel de 64 bits), tinha um banco de memória RAM (acho que 4kbytes ou 8 kbytes e hoje usamos pentes DDR com Gigabytes de memória), e pra entrar com dados e programas se usava um teclado (como hoje, apesar de quase obsoleto), pra armazenar os programas e dados se gravava numa fita cassete e se via o que se digitava em um monitor ou TV, e se programava em linguagem de máquina ou Basic. A maioria dos computadores pessoais das décadas de 70 e início da de 80 eram assim. Com o Apple II aí houve um grande melhoramento no jeito dos computadores domésticos de se armazenar os programas, pois ele tinha unidades de disco flexível (disquetes de 5 polegadas com 140 kbytes de capacidade) e um sistema operacional de disco. Não tinha mouse (só apareceu com o Apple Lisa) e a tela já era gráfica e colorida (mas sem sistema operacional gráfico). 

O que evoluiu sem dúvida foram a velocidade do processador e a capacidade de multiprocessamento, a miniaturização (um processador 6502 não tinha mais do que 10000 transistores, hoje os processadores tem mais de 1 bilhão de transistores - o mesmo ocorreu com as memórias), o aparecimento de novas tecnologias de interação com os humanos e principalmente os softwares de hoje são muito mais complexos e amigáveis.

Mas essencialmente, os computadores pessoais de hoje continuam funcionando do mesmo jeito que os de 30 anos atrás.

Impressionante a evolução dos computadores se compararmos tamanho e capacidade de processamento das máquinas de hoje com essa belezinha ai. Eu acho fascinante esse progresso. Se eu fosse milionário eu compraria esse computador analógico aí e usava como peça de decoração.
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 401
-Recebido: 338

« Responder #7 : 24 de Junho de 2013, as 07:52:53 »

Chegamos praticamente juntos com os Estados Unidos. A diferença foi quem nos colonizou.
"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".
Finck
Handmaker

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271

« Responder #8 : 24 de Junho de 2013, as 08:47:00 »

Olá.

Apenas um dentre os muitos casos de "projetos de garagem" que se transformaram em impérios da indústria eletrônica dos EUA.

Oras, assim, de bate pronto, lembro de dois:

1) a máquina de escrever, que foi inventada por um padre brasileiro no século 19. Por aqui não se registravam patentes naquela época, e um americano "passou-lhe a perna", fazendo com que até hoje, com toda a evolução dos computadores pessoais, nós, lusófonos, soframos com algumas das letras mais usadas no português enfiadas em posições desagradáveis do teclado...

2) Santos Dumont e o avião...

Foram invenções brasileiras que se tornaram em impérios da indústria, infelizmente nos EUA...
Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
xformer
Administrator
DIY Freak

Obrigado

e^(i x pi)+1=0

« Responder #9 : 24 de Junho de 2013, as 09:47:22 »

Impressionante a evolução dos computadores se compararmos tamanho e capacidade de processamento das máquinas de hoje com essa belezinha ai. Eu acho fascinante esse progresso. Se eu fosse milionário eu compraria esse computador analógico aí e usava como peça de decoração.

O Apple I era um computador digital, como os de hoje.  Num computador analógico,, se somarmos 5V com 5V, daria 10V.  Num computador digital se somarmos 5V (bit 1) com 5V (bit 1) vai dar 5V e 0V (bits 10). O Apple I usava circuitos digitais TTL (cis 74LS) e MOS (processador e memórias).  

==================================================================================

Sobre o fato de não termos nenhuma criação de império da indústria eletrônica tem que ver que nos EUA havia um ambiente favorável ao aparecimento delas. Toda evolução que ocorreu na indústria eletrônica se deve ao fato de que os EUA estavam numa corrida armamentista e espacial com a União Soviética. Não pensem que os primeiros computadores foram criados pra fazer contabilidade de empresas, ou pra joguinhos. Eles foram feitos com objetivos militares, pra cálculos de balística (acertar um alvo a 20km, mesmo que seja um navio de 200m, requer muita conta e precisão). A criação de transistores e circuitos integrados e sua miniaturização era apenas pra que os sistemas eletrônicos coubessem nos aviões, nos mísseis/foguetes e nos satélites.  Não pensem que o sistema de posicionamento global (GPS) foi feito pra que motoristas tenham um guia de ruas e rodovias nos seus carros, o objetivo dele é eminentemente militar (pra que os mísseis e bombas americanos acertem os alvos) e em caso de guerra, o sistema introduz um erro seletivo pra que somente os militares americanos consigam usá-lo com precisão.  Com todo esse incentivo e recursos postos pelo governo americano, floresceram vários centros de pesquisa e desenvolvimento tecnológico como o MIT, a Universidade Stanford (Vale do Silício), Caltech, etc. o que permitiu por tabela o aparecimento de empreendedores da indústria eletrônica de consumo.

Mas fazendo um paralelo com por ex. Michael Dell, que começou sua empresa montando e vendendo computadores na escola, podemos ter exemplos no Brasil, como a TAM que começou com táxis aéreos, a JBS que começou com um açougue em  Brasília, Sílvio Santos que vendia canetas na rua, etc.  Empreendedores que viraram gigantes nós temos, mas não especificamente na indústria eletrônica.

Agora o que é interessante é o fato de não termos nenhum ganhador de prêmio Nobel (em qualquer área), enquanto que nossos vizinhos Argentina e Chile tem.
« Última modificação: 24 de Junho de 2013, as 10:34:24 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
zekkez
Visitante
« Responder #10 : 24 de Junho de 2013, as 10:24:05 »

1) a máquina de escrever, que foi inventada por um padre brasileiro no século 19. Por aqui não se registravam patentes naquela época, e um americano "passou-lhe a perna", fazendo com que até hoje, com toda a evolução dos computadores pessoais, nós, lusófonos, soframos com algumas das letras mais usadas no português enfiadas em posições desagradáveis do teclado...

2) Santos Dumont e o avião...

Foram invenções brasileiras que se tornaram em impérios da indústria, infelizmente nos EUA...
A máquina de escrever, ou melhor dizendo, o teclado QWERTY foi concebido, justamente, para causar dificuldade e lerdeza na digitação. Colocaram as letras mais utilizadas da língua inglesa no lado da mão esquerda, de modo a evitar altas velocidades na digitação e o acavalamento das hastes que conduzem os tipos ao papel. Mais ou menos o que acontece hoje em nosso trânsito. Carros rápidos + motoristas incapazes = Limitação legal de velocidade.

Quanto à primazia de Santos Dumont, exitem outras versões que favorecem os Irmãos Wright. A esta altura fica difícil saber o que é verdade e o que é ufanismo, de ambos os lados.
Handmaker

Obrigado
-Dado: 260
-Recebido: 277

« Responder #11 : 24 de Junho de 2013, as 10:38:05 »

Olá.

Avião?
Guitar Craft
Jairo
Handmaker

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 131

É muita falcatrua, com um pouquinho de vadiagem

« Responder #12 : 24 de Junho de 2013, as 11:48:34 »

O Brasil possui cientistas notáveis em áreas que vão da saúde a tecnologia espacial. Por sinal, a tecnologia espacial brasileira sofre boicote dos eua, que impedem até o acesso a chips específicos, levando a equipe brasileira a desenvolver um chip próprio
Nunca desista do seu sonho. Se acabou numa padaria, procure em outra!
arthurmacedo
Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 42
-Recebido: 19

blá, blá, blá

« Responder #13 : 24 de Junho de 2013, as 12:18:13 »

Chegamos praticamente juntos com os Estados Unidos. A diferença foi quem nos colonizou.

Espanhol, na  verdade a diferença foi o tipo de colonização. Só comparar com as colônias inglesas da África que você vai agradecer ter sido colonizado por portugueses.
xformer
Administrator
DIY Freak

Obrigado

e^(i x pi)+1=0

« Responder #14 : 24 de Junho de 2013, as 13:15:42 »

O atraso no Brasil já acontecia antes da descoberta e da colonização. Nossos nativos eram os mais atrasados da América, viviam ainda na idade da pedra vivendo de caça e coleta, enquanto que nos Andes e na América Central existiam verdadeiras civilizações que construíam grandes edificações, estradas, plantações, eram grandes astronomos e já trabalhavam metais. Mesmo na América do Norte, os índios de lá eram menos atrasados do que os daqui.

Sabem aquela piada de Deus quando criou o Brasil e disse que aqui seria uma terra boa, sem neve, sem terremotos, sem furacões, mas que iria colocar um povinho desgraçado aqui. Pois é a maldição funciona ...   Acho que é o calor que é o culpado pelas cucas não boas daqui.   Cheesy
Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: