Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 18 de Junho de 2025, as 16:59:24

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  1 [2] 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Alguém se anima a dar um lance?  (Lida 14756 vezes)
Finck
Handmaker

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271

« Responder #15 : 24 de Junho de 2013, as 13:37:31 »

OK, os nativos brasileiros eram atrasados, e a colonização foi das piores.

Mas como explicar a Austrália, onde os nativos viviam literalmente na idade da pedra (alguns ainda vivem...) e, para piorar, foi colonizada pela escória inglesa?

E a Argentina e Uruguai? Os nativos também eram atrasados, e a colonização também não foi grande coisa. Apesar de piores que o Brasil em termos econômicos, ao menos entre eles há orgulho patriótico, e a educação e princípios de cidadania do povo são melhores que os nossos...

Talvez o problema brasileiro seja a fartura. No Brasil, de uma forma geral, é dificil morrer de fome (pode-se dizer que se o cara deitar de boca aberta em baixo da árvore certa, uma fruta cai na boca dele, é só engolir). Não sei porque, lembrei de cigarra e formiga...
Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
xformer
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2072

e^(i x pi)+1=0

« Responder #16 : 24 de Junho de 2013, as 14:14:36 »

Talvez o problema brasileiro seja a fartura. No Brasil, de uma forma geral, é dificil morrer de fome (pode-se dizer que se o cara deitar de boca aberta em baixo da árvore certa, uma fruta cai na boca dele, é só engolir). Não sei porque, lembrei de cigarra e formiga...

É outra hipótese provável. Na verdade os historiadores, sociólogos, antropólogos, economistas, etc etc etc sempre procuraram descobrir e estudar as razões para o desenvolvimento (ou atraso) das nações e o assunto é muito complexo com muitas variáveis e razões e portanto não dá pra ter uma receita de bolo ou remédio pra resolver a causa do atraso (pelo menos não de imediato - o melhor remédio é sempre a educação e conhecimento - mas isso demanda gerações e muito tempo - mas precisa ser feito).  Hoje li no jornal que apenas 5% dos graduandos no Brasil é de engenheiros (38 mil). É muito pouco pra um país que quer se desenvolver econômica e tecnologicamente (vá ver quanto é na China, são 650 mil novos engenheiros por ano !! Na Índia são 220 mil, na Rússia são 190 mil/ano). Como não ficar atrasado desse jeito ?
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
kem
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 791

« Responder #17 : 24 de Junho de 2013, as 14:27:24 »

...Hoje li no jornal que apenas 5% dos graduandos no Brasil é de engenheiros (38 mil). É muito pouco pra um país que quer se desenvolver econômica e tecnologicamente (vá ver quanto é na China, são 650 mil novos engenheiros por ano !! Na Índia são 220 mil, na Rússia são 190 mil/ano). Como não ficar atrasado desse jeito ?
Isso devia significar emprego facil e bem remunerado pra todos esses... mas não é o que acontece...
I don't want to die young...
I want to diode!
bossman
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 1915
-Recebido: 471

« Responder #18 : 24 de Junho de 2013, as 14:40:26 »

Isso devia significar emprego facil e bem remunerado pra todos esses... mas não é o que acontece...

Não mesmo! Como sempre a lei da oferta e demanda reinando...
Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
xformer
Administrator
DIY Freak

Obrigado

e^(i x pi)+1=0

« Responder #19 : 24 de Junho de 2013, as 14:45:02 »

Depende da demanda do momento pra cada área. Hoje tem vaga sobrando pra engenheiro naval (por causa da exploração de petróleo e gás) e pra engenheiros de computação e mecatrônica.  Há pouco tempo faltavam engenheiros civis por causa do aquecimento da construção civil (hoje tá meio parado). !5 a 20 anos atrás houve uma demanda enorme por engenheiros de telecomunicações por causa da expansão e privatização das empresas de telecomunicações, hoje tá parado. Engenheiros elétricos talvez sejam necessários no curto prazo por causa de que vai ter que haver renovação e expansão do sistema energético brasileiro. Pra engenheiros mecânicos deve estar em baixa, por causa da queda ou estagnação nas indústrias e montadoras. Pra engenheiros agrônomos deveria haver uma boa demanda por causa do boom da agropecuária.   Depois tem um monte de áreas de engenharia: de minas, de rodovias, ambiental, de infraestrutura, química, alimentos, produção, aeronáutica, etc
Mas o indicador de que o país estaria bem e crescendo seria que em todas as áreas de engenharia tivesse demanda e profissionais qualificados sendo formados, o que não ocorre.
« Última modificação: 24 de Junho de 2013, as 18:17:10 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Espanhol
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 401
-Recebido: 338

« Responder #20 : 24 de Junho de 2013, as 15:46:35 »

E a Argentina e Uruguai? Os nativos também eram atrasados, e a colonização também não foi grande coisa. Apesar de piores que o Brasil em termos econômicos, ao menos entre eles há orgulho patriótico, e a educação e princípios de cidadania do povo são melhores que os nossos...

Tá explicado, está aí a diferença.
"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".
Finck
Handmaker

Obrigado

« Responder #21 : 24 de Junho de 2013, as 15:49:38 »

Desconte do 38 mil formandos anuais de Engenharia aqueles que buscam apenas o "canudo", e que acabam não trabalhando (e/ou não tem interesse em trabalhar) em áreas, digamos, técnicas.

Hoje, boa parte dos formandos de Engenharia se emprega nas áreas comerciais das empresas. É muito mais glamouroso, e frequentemente, mais lucrativo! Eu, pessoalmente, conheço "engenheiros eletricistas" que desconhecem a lei de Ohm (e eu NÃO estou brincando).

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
xformer
Administrator
DIY Freak

Obrigado

e^(i x pi)+1=0

« Responder #22 : 24 de Junho de 2013, as 18:14:17 »

Desconte do 38 mil formandos anuais de Engenharia aqueles que buscam apenas o "canudo", e que acabam não trabalhando (e/ou não tem interesse em trabalhar) em áreas, digamos, técnicas.

Hoje, boa parte dos formandos de Engenharia se emprega nas áreas comerciais das empresas. É muito mais glamouroso, e frequentemente, mais lucrativo! Eu, pessoalmente, conheço "engenheiros eletricistas" que desconhecem a lei de Ohm (e eu NÃO estou brincando).

É verdade. Então são bem menos disponíveis. Muitos amigos meus engenheiros vão trabalhar em bancos (eles adoram engenheiros - um era engenheiro naval !!). Sobre a formação dos engenheiros, eu tenho amigos que dão aulas em faculdades de engenharia e o que eles contam sobre o nível dos alunos é de amargar. Um dá aula de circuitos e tem que ficar ensinando matemática básica para depois o aluno entender a matéria (se ele conseguir ministrá-la com o tempo que resta).
viagem_mental
Handmaker

Obrigado
-Dado: 260
-Recebido: 277

« Responder #23 : 24 de Junho de 2013, as 18:30:24 »

Nativos atrasados? São tão atrasados que até hoje os gringos roubam seus conhecimentos de plantas medicinais, patenteiam e vendem bem caro para a gente.
Atrasado é o europeu que destrói tudo que encontra pela frente. Eles fizeram o caos que é o mundo hoje ao tentar colonizar tudo.
Muitas vezes o domínio tecnológico não diz o quanto um país é desenvolvido...
Guitar Craft
a.sim
Visitante
« Responder #24 : 24 de Junho de 2013, as 19:57:55 »

...Hoje li no jornal que apenas 5% dos graduandos no Brasil é de engenheiros (38 mil). É muito pouco pra um país que quer se desenvolver econômica e tecnologicamente (vá ver quanto é na China, são 650 mil novos engenheiros por ano !! Na Índia são 220 mil, na Rússia são 190 mil/ano). Como não ficar atrasado desse jeito ?

Está aí mais um motivo para ir às ruas e protestar.
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 82

« Responder #25 : 28 de Junho de 2013, as 08:30:10 »

E desses 38mil novos "engenheiro" (sim, sem plural), diversos trabalham na minha empresa e eu vejo que são horríveis!
Não sabem nada. Nem escrever em português e nem falar no idioma que for.
Ah, são daquelas faculdades à distância, por correios, on-line, de 2 anos e por aí vai.

Além de serem poucos, são fracos.

Me desculpem por ter sido tão direto.
Me parece que o governo incentiva esse tipo de curso para dizer que o povo tem educação e formação acadêmica mas nem pensa que esses menos de 38mil serão os que ajudarão o Brasil daqui há alguns anos.

Eu fico é preocupado com a minha velhice.

-----
Só para deixar claro:
Não na minha empresa. Não sou empresário. Na empresa que eu trabalho.
Só contratam esse tipo de gente.
Baixíssimos salários e piores serviços.

A pessoa e o cliente que se 'fôra', o que importa é o lucro.
« Última modificação: 28 de Junho de 2013, as 08:41:15 por Roberto Alves » Registrado

Eclético mas com parcimônia!!!
Finck
Handmaker

Obrigado

« Responder #26 : 28 de Junho de 2013, as 08:45:56 »

Não, Roberto, não são apenas os caras que fazem faculdades a distância não. Na verdade, eu acho até que confio mais nestes, que estão buscando opções dentro de suas possibilidades.

Um dos burros engenheiros eletricistas que eu disse que não sabiam lei de Ohm se formou no Instituto Mauá de Tecnologia, uma das mais conceituadas faculdades de engenharia de São Paulo. E uma das mais caras também.

Na prática, o problema das faculdades já começa antes do vestibular. O primeiro filtro é a taxa de inscrição. Ou seja, entra quem pode pagar, não quem é inteligente ou interessado.

Eu, pessoalmente, abandonei a faculdade duas vezes. Me sentia isolado no meio de um bando de colegas de classe que não demonstravam o mínimo interesse em estar ali (e atrapalhavam quem tinha interesse), ou assistindo aulas com alguns professores que pareciam conhecer a matéria pior do que eu. Aí pensei: dane-se, aprendo sozinho. Hoje, dou treinamentos e palestras para engenheiros, embora eu mesmo não o seja.

Sobre a questão dos salários, o atual CEO da minha empresa usa uma frase interessante: you pay peanuts, you get monkeys (você paga amendoins, você tem macacos).
« Última modificação: 28 de Junho de 2013, as 08:48:37 por Finck » Registrado

EddieTavares
Visitante
« Responder #27 : 28 de Junho de 2013, as 08:58:44 »

Finck

So I think you have to pay bananas!

Roberto

O que acontece é que as faculdades não reprovam porque não querem perder as mensalidades dos referidos alunos... e assim vão se fazendo teiados.

Handmaker

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175

« Responder #28 : 28 de Junho de 2013, as 11:41:35 »

Nossos nativos eram os mais atrasados da América, viviam ainda na idade da pedra vivendo de caça e coleta, enquanto que nos Andes e na América Central existiam verdadeiras civilizações que construíam grandes edificações, estradas, plantações, eram grandes astronomos e já trabalhavam metais. Mesmo na América do Norte, os índios de lá eram menos atrasados do que os daqui.
Já li todo tipo de ignorãncia, mas esta decolou de foguete.  T+

POis é...  também dou minha opinião sobre engenheiros.  Tive um colega que era o rei da cola na faculdade de engenharia eletrônica.  Vendia calculadoras HPs e fazia todo tip de falcatrua.  Depois houvi falar que ele estava empregado como gerente de banco.

Sim é verdade, muitos colegas na faculdade nem sabiam a lei de Ohm.  Placas?  Muitos não sabiam nem soldar.
Eu que trabalhei muito como técnico percebo que não existe mesmo porque um engenheiro eletrônico saber tudo isso, porque aqui no nosso país os engenheiros são gerenciadores de técnicos que são aplicadores de tecnologias.

Desenvolver o que?  Isso é o que mais sei fazer, desenvolver circuitos eletrônicos..   mas francamente às vezes penso em até desistir da profissão...  O último trabalho(remunerado) que tive a 4 anos foi para fazer Termos de referência que até um leigo pode fazer.

Abraços, T+
« Última modificação: 28 de Junho de 2013, as 12:08:45 por Patines » Registrado
Jairo
Handmaker

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 131

É muita falcatrua, com um pouquinho de vadiagem

« Responder #29 : 28 de Junho de 2013, as 12:45:22 »

Desenvolver o que?  Isso é o que mais sei fazer, desenvolver circuitos eletrônicos..   mas francamente às vezes penso em até desistir da profissão...  O último trabalho(remunerado) que tive a 4 anos foi para fazer Termos de referência que até um leigo pode fazer.

Abraços, T+

Sugiro desenvolver uns circuitos de pedais realmente inéditos e de excelente qualidade, esse ramo parece ter futuro...
Nunca desista do seu sonho. Se acabou numa padaria, procure em outra!
Páginas:  1 [2] 3   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: