O que passa é que amplificadores para reprodução sonora genérica costumam ser realimentados, fazendo com que a faixa passante seja alargada... resumindo, a frequencia máxima reproduzível é bem maior que um amplificador para guitarra, que GERALMENTE não é realimentado. É bem fácil escutar o início da saturação de uma onda num amplificador realimentado. Até a saturação a onda era senoidal, e é neste ponto onde a realimetação deixa de existir momentâneamente o que pode causar grandes desequilíbrios na polarização(com projeto pobre) e efeito gate. A não realimentação é que deixa o timbre de cada amplificador mais exposto e num amplificador de guitarra, a faixa passante é menor, pois não é realimentado; a saturação então deixa de ser tão audível e desagradável.
Como todos sabem, um sinal quadrado pode ser decomposto numa série de Fourier. Num PA genérico, como existe a possibilidade de reproduzir frequencias maiores, o "canto" da onda é mais agudo. Isto é que causa maior mudança de velocidade da bobina=maior aceleração e a consequante degradação da bobina ou aquecimento exagerado. Trocando em miúdos, a saturação do PA genérico danifica o falante, da minha experiência, seja ele(o falante) maior do que a potência do amplificador ou menor também. Muito já queimei falantes antes de perceber isso.
Veja um exemplo de onda quadrada com diversos limites de frequencia máxima. Quanto maior a frequencia máxima, mais agudo o canto da onda.
Já no amplificador da guitarra, as frequencias maiores da série de fourier, no caso de uma onda quadrada, não são reproduzidas pelo amplificador, ou tem uma amplitude menor, já que a faixa de frequencia possível é menor. Uma onda quadrada, produz o dobro da potência que uma onda seno de mesma amplitude, e o sinal produzido pela guitara, facilmente chega á saturar o amplificador. Saturar não significa reproduzir a onda quadrada pela deficiência do amplificador em reproduzir uma faixa maior de frequencias, salvo alguma ressonãncia em frequencias específicas. Por isso, é prudente num amplificador de guitarra usar um falante de no mínimo o dobro da potência.
E se quer usar para sempre um falante num amplificador de guitarra, perca as esperanças.. só se ganhar na loteria.
Isto é minha visão, colocada está e não vejo discordâncias com o autor do texto discutido.
Bom proveito pra quem possa entender. T+