Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 11:43:28


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 [3]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Compressores  (Lida 25525 vezes)
brunosousa
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 172

Obrigado
-Dado: 89
-Recebido: 25



« Responder #30 : 19 de Setembro de 2013, as 09:00:32 »

Olá pessoal, estou com uma dúvida e não queria criar um novo tópico.
Um amigo meu me pediu pra fazer um compressor para o contra-baixo dele.
Eu falei que tinha 3 projetos bem conhecidos e clonados (Ross, Dyna e O Orange Squeezer)
Aí vendo vídeos no Youtube ele gostou do Ross Compressor.

Minha dúvida é quais MODs preciso fazer para utiliza-lo em um contra-baixo? Encontrei algumas sugestões na net:

"There are many posts about this if you do a search through the archives.  Typically, shortening the recovery time by making the 150k resistor lower in value will help.  This is the resistor connected to the 10uf cap and the two transistors.  The normal circuit is set up for longer recovery times.  This is good for strumming chords, but not so good for bass.  Try something between 10k and 47k.

The 3080 chip can not take high input levels without distorting so the input to the chip is attenuated already.  You probably don't want to attenuate it more.  However, strong input signals from a bass can cause too much compression.  You can change this in on or both of two possible ways:
Change the .01uf capacitors after the 2nd transistor to something a bit lower, like 2200pf or 1000pf.  This will reduce the compressor's sensitivity to signals under 150hz or so.
Increase the compression pot from 500k to 1M.  This will still allow you to get maximum compression, but will let you reduce the overall sensitivity of the compressor more."

Alguém já montou esse projeto para contra-baixo e conseguiu um resultado satisfatório?
Registrado

Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #31 : 19 de Setembro de 2013, as 10:35:42 »

Você pode ser o primeiro e nos contar se vale a pena fazer as mudanças propostas. Elas parecem fazer sentido...  Grin
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #32 : 19 de Setembro de 2013, as 13:04:24 »

Fazem sentido, mas tenho minhas dúvidas com relação ao nível de sinal do baixo.  Acho que vai distorcer, mesmo com os capacitores mais baixos, e talvez seja interessante limitar um pouco mais, resistivamente, o sinal de entrada, ou partir para outro integrado que aceite níveis mais altos, talvez o BA6110, do Ibanez CP alguma coisa, muito parecido com o Ross.
Registrado

brunosousa
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 172

Obrigado
-Dado: 89
-Recebido: 25



« Responder #33 : 29 de Outubro de 2013, as 20:12:32 »

Olá pessoal e prof Adiel. Montei o Ross Comp e testei aqui. na guitarra ficou ótimo. Testei com a redução do resistor de 150k para 10k para diminuir o recovery time, segundo os sites gringos que li. Ficou bom. Porém quando fui testar com o baixo.......distorceu (como previsto).

Segundo Adiel eu posso aumentar a resistividade na entrada (como eu faço isso? Só aumentar o resistor de 10k entre o Q1 e o cap de .01uF?).




No caso de trocar pelo BA6110 me complica por ter que mexer no layout e eu não sei trabalhar no Eagle ainda.

Vi que no Tonepad tem o Ibanez CP9. http://www.tonepad.com/getFile.asp?id=121

Será que ele é melhor para utilizar em contra-baixo (com MOD)?

Desculpem as muitas perguntas.

Abraço
Registrado

Gfassuncao
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 430

Obrigado
-Dado: 43
-Recebido: 59


« Responder #34 : 29 de Outubro de 2013, as 22:14:58 »

Li em algum lugar, que não me recordo, que compressores óticos funcionam muito bem com baixos. Dá uma olhada no compressor do Claudio Cesar Dias Baptista, que me parece que ele funciona com baixo, e usa o 3080 também.
Registrado
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #35 : 29 de Outubro de 2013, as 22:50:41 »

O do CCDB é quase igual ao Dyna Comp e ao Ross.  Talvez a solução seja um Orange Squeezer.
Registrado

Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #36 : 30 de Outubro de 2013, as 08:34:05 »

Experimente diminuir o capacitor de entrada drasticamente, para 4n7F ou 2n2F, e aumentar o de saída para 1uF! Refaça o ajuste do trimpot, etc.!

Se ainda ficar difícil, melhor procurar um bom projeto com compressão ótica, que além de mais transparente, não exige integrados muito especiais, a princípio!

Um projeto que acho bem interessante para usar no baixo, mas que nunca vi disponível, pois também não o procurei, é o do "limiter enhancer" da BOSS.
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #37 : 30 de Outubro de 2013, as 11:45:47 »

Alex, acho que ainda assim o 3080 vai brigar com o sinal em excesso.  Voto no ótico ou no OS.
Registrado

Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #38 : 30 de Outubro de 2013, as 12:54:58 »

Realmente... Se o culpado da distorção for o conteúdo de baixas do sinal, pode ajudar o que eu sugeri, mas se o sinal for muito alto... só partindo para outro projeto.
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
rafammbass
Visitante
« Responder #39 : 30 de Outubro de 2013, as 15:54:53 »

O John Hollis Flatline tem sido usado quase que o tempo todo no meu baixo passivo.

Eu gosto bastante!

Registrado
Bruno Lucca
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 315

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 49


« Responder #40 : 30 de Outubro de 2013, as 16:02:38 »

Orange Squeezer é o que há  Guitarrista. Melhor compressor que já usei.
Registrado
xandaum
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.705

Obrigado
-Dado: 53
-Recebido: 46


« Responder #41 : 01 de Janeiro de 2017, as 02:57:43 »

Olá, amigos!

Já viram essas mods do Mark Hammer no O.S.?

http://hammer.ampage.org/files/Tangerine_Peeler.gif

Seria uma boa montar esse layout.

Se alguém fizer o PDF, eu me prontifico a montar o projeto e realizar o review! Legal!
« Última modificação: 01 de Janeiro de 2017, as 03:01:20 por xandaum » Registrado
Páginas:  1 2 [3]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.038 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal