Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Abril de 2024, as 03:58:48


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Regulagem de Flanger  (Lida 8416 vezes)
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« : 13 de Setembro de 2012, as 21:22:56 »

Algumas vezes vejo ou recebo comentarios de que regular um flanger é dificil, complicado, chato, ou ruim, etc...
Pode ate parecer dificil e complicado, mas nao é tanto assim.
Para tais ajustes seria nescessarios certos equipamentos que resumindo não são viaveis a maioria, seja pela questão do custo ou mesmo pela finalidade de uso (digo no modo Hobby).

Então de modo simples, objetivo, e acima de tudo de baixo custo (mas eficiente) apresento este artigo, que apresentará de modo muito acessivel a todos, como fazer o ajuste.

Para este metodo, montei e regulei um flanger (BF-2), apenas usando os procedimentos aqui descritos, afim de comprovação de funcionalidade.

Fundamentalmente o mais nescessario para este procedimento, o grande "vilão" da historia, é o osciloscopio.
Como a finalidade principal deste seria o ajuste de "bias", e este se faz na faixa audivel, é possivel usar aqueles osciloscopios de PC baseados na placa de som.
Para esta demosntraçao estarei usando o Zelscope, mas pode ser usado o VA (Visual Analizer), ou qualquer outro.

Alem deste grande vilão, o proximo seria um frequencimetro.
Podemos usar um frequencimetro baseado em PIC que sao simples e de baixo custo, ou mesmo usar um multimetro que tenha opção de leitura de frequencia.

A grande maioria dos multimetros com opção de leitura de frequencia vai só até 20Khz, e precisaremos de uma leitura de 40KHz.
Então neste caso precisaremos de montar um divisor de frequencia, um circuito simples com o CI 4017.
Talvez dê certo usar este mesmo divisor e usar o osciloscopio de PC (é um palpite, nao testei).

E por ultimo o ajuste do regen, que alguns pensam que é complicado. Mais adiante detalharei.

Resumindo o nescessario:
Osciloscopio de PC (como dito estou usando o Zelscope, mas o VA é muito bom tambem);
Frequencimetro (tem varios projetos simples e eficientes de baixo custo. Sugiro os baseados no PIC16F84 ou 16F628, ou mesmo o LCF Meter que foi postado pelo Plautz), ou um multimetro com leitura de frequencia (estou utilizando um multimetro Mastech, com o divisor de frequencia mencionado anteriormente).
Senoide de 200Hz 0dB.
Plug P10 com rabicho.

Vamos aos ajustes:
Inicialmente temos que ajustar a frequencia de clock do BBD.
Para isso precisamos saber o valor desta.
Flangers tem os valores entre 30KHz e 60KHz, sendo a maioria fixada em 40KHz (como no caso do BF-2).
Um detalhe é o seguinte; vintages usam em media 35KHz (como por exemplo o Mistress), e os mais "modernizados" (e alguns re-issued) usam 40Khz (o re-issuded do Mistress usa 40KHz).

Para este ajuste devemos colocar os controles de Depth (ou Width), Manual (ou Delay Time) e Rate (ou speed) no minimo.
Devemos ver o valor da frequencia no pino 2 ou 6 (não faz diferença qual) do MN3*07.
Como usei o multimetro e o divisor de frequencia, e o valor do clock é de 40KHz, a leitura que fiz foi de 4KHz.


Apos este ajuste vem o de bias. (ainda com os controles no minimo)
Para este ajuste precisamos inserir uma senoide de 200Hz 0dB na entrada do pedal (no final do post tem a senoide para download).
Usaremos aqui o osciloscopio de PC.
Conecte a saida do PC na entrada do pedal, dê player no arquivo da senoide, ajuste o volume de som do PC em max, e de preferencia acione o recurso de auto repetição do player.
Para este ajuste devemos observar a forma de onda no emisor do primeiro trasistor apos o MN 3*07, aqui no caso do BF-2 é no emissor do Q3.

Coloque o cursor do trimpot exatamente no meio do curso.
Ajuste o trimpot de modo que a forma visualizada nao seja clipada.
A forma visualizada não sera uma senoide perfeita devido o efeito de atraso e frequencia da senoide. Uma senoide de 400Hz sera vista perfeitamente.
Obs. quanto mais baixa a frequencia da senoide, mais precisao neste ajuste. Porém se for muito baixa mais dificil sera o ajuste, então 200Hz é ideal para a finalidade aqui apresentada.

Apos esse procedimento, coloque o controle "Manual" (delay time em alguns modelos) no maximo, se a forma visualizada estiver clipada faça a correção.

Veja as imagens abaixo:

Fora de ajuste:





Ajustado:





Agora é a vez de ajustar o Regen (Resonance).
Coloque o controle de regen no maximo, e Depth, Rate, e Manual (Width, Speed, Delay Time) no minimo.
Coloque o cursor do trimpot de regen (Ressonance) no minimo (geralmente todo para esquerda).
Conecte o plug P10 com o rabicho, dê curto nos fios deste rabicho, ou mesmo pode apenas dar curto no jack de entrada, ou então nem precisa fazer isso, mas nao deve ter nenhum sinal de entrada, ou seja, nada conectado.
Conecte a saida do flanger em um amp.

Gire lentamente o cursor do trimpot ate o ponto onde começa um apito (em alguns modelos este apito é meio tremulo ou "arranhado").
Começou o apito, pare...  de um leve toque retrocedendo o cursor.
Parou de apitar, agora coloque o controle "Manual" (delay Time) no maximo.
Se começar apitar, dê um leve toque retrocedendo o ajuste do tripot.

Anexei um arquivo (audio) onde mostro este ajuste.
No arquivo ouvirão: o primeiro ruido é a conexão do plug "curto-circuitado", logo em seguida vem o ajuste ate o apito...

Downloads:
Zelscope (trial)    

VA (Visual Analyser- Free)  

Senoide 200Hz. 

Ajuste do Regen.


Lembrando, ajustei o flanger que montei apenas com os procedimentos acima para testar a eficacia e funcionalidade, apos os ajustes testei o pedal com a guitarra e amp, sem conferir os resultados em equipamentos de bancadas.
Resultado:
Aprovado.

Bom pessoal, espero que este topico seja util para alguém.
Registrado

biglouis
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 4.283

Obrigado
-Dado: 43
-Recebido: 309



WWW
« Responder #1 : 23 de Outubro de 2012, as 10:15:06 »

Não tinha visto esse tópico ainda.

Bom demais, testarei com toda certeza.

Valeu GrAmorin!

 
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #2 : 23 de Outubro de 2012, as 10:44:17 »

Uma verdadeira aula sobre o assunto hein Amorin!
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
gubterra
Visitante
« Responder #3 : 23 de Outubro de 2012, as 15:04:36 »

Vo tentar regular os meus flangers hoje  com o dma escope... se eu conseguir vai ser a primeira vez q ele vai me ser util ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ... valeu Gramorim!
Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #4 : 25 de Outubro de 2012, as 15:47:35 »

Tentei fazer este topico de forma mais simples possivel, e acima de tudo acessivel a todos.

Vo tentar regular os meus flangers hoje  com o dma escope... se eu conseguir vai ser a primeira vez q ele vai me ser util ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ... valeu Gramorim!

Tenho uma "pulga atras da orelha" em relação ao DMA Scope.
Me lembro que o fabricante disse que foi desenvolvido por eles. Mas é muito parecido como VA.
O VA tem um modulo USB tambem:  http://www.sillanumsoft.org/hardware.htm
Registrado

gubterra
Visitante
« Responder #5 : 06 de Janeiro de 2013, as 00:17:18 »

Ola pessoal procurei um esquema de divisor de frequência para montar na protoboard e tentar regular meu flanger, mas não achei com o 4017, Gramorim ou alguem tem um esquema de um divisor de frequencia usando o 4017?
Registrado
visioncb
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.354

Obrigado
-Dado: 30
-Recebido: 39



« Responder #6 : 06 de Janeiro de 2013, as 01:43:41 »

o 4017 é só um contador até 10, em decimal, pelo que entendi aqui...

Aí é só vc escolher até o número pra fazer a divisao, por exemplo, dividir por 10 mesmo, já que ele contará até o 10

Uma ótima explicação é isso aqui: Olhe como o clock pulse atua e olha como o contador atua

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

O 4017 é bem simples de utilizar, pelo visto... repare nesse esquema:

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Repare nele que vc simplesmente manda o pulso que quer contar no pino Enable (repare que a lógica dele é invertida), e até o ponto que você quer que ele conte, por exemplo, neste caso, é até o 5, então quando chegar no 6 (que está ligado no reset) ele vai resetar o contador..

Então por exemplo, se você quer que ele conte até o 5 é só verificar o sinal nessa saída, simples assim.. você também pode colocar mais um 4017 em série pra dividir mais ainda o clock.

Porém no seu caso, o ideal seria utilizar o "carry out" do 4017, pois o formato da onda quadrada é a divisão por 10 da que está entrando

Mas olhe só, não que eu estou duvidando que você não saiba dessas coisas, é mais para a posterioridade, e por favor, gostaria que você checasse tudo o que eu escrevi aqui pois eu dei uma olhada "por cima".
« Última modificação: 06 de Janeiro de 2013, as 02:20:08 por visioncb » Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #7 : 06 de Janeiro de 2013, as 02:46:43 »

o 4017 é só um contador até 10, em decimal, pelo que entendi aqui...
...
Repare nele que vc simplesmente manda o pulso que quer contar no pino Enable (repare que a lógica dele é invertida), e até o ponto que você quer que ele conte, por exemplo, neste caso, é até o 5, então quando chegar no 6 (que está ligado no reset) ele vai resetar o contador..
Sim o 4017 é um contador de 10.
Mas o funcionamento do circuito não é bem exatamente assim.
Repare que tem um terminal marcado 2KHz.
O pino EN (enable) ativa o contador. Ele não é usado para contagem dos pulsos.
Ele deve ser aterrado para que o CI comece a contar.
O pulso a ser contado deve ser injetado no terminal que tem o símbolo ">" que é o pino 14 do CI.

O circuito para o divisor é bem simples.
O pino 8, 13 e 15 devem ir ao GND.
O pino 14 recebe o pulso.
E a leitura é feita no pino 11.

Eu tinha o circuito pronto aqui, mas acho que deletei por engano.
Vou refaze-lo e postar aqui.
Registrado

gubterra
Visitante
« Responder #8 : 09 de Janeiro de 2013, as 19:31:03 »

Ola Gramorim... regulei a 35 kh e estou tentando regular o bias.. segue no spoiler as capturas de imagens do osciloscópio... poderia me dar uma força?  dizendo qual tipo de onda esta mais correto?  Alguma capturas são da mesma configuração para mostrar a dinamica da onda... obrigado abraço!

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
« Última modificação: 09 de Janeiro de 2013, as 19:39:50 por gubterra » Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #9 : 09 de Janeiro de 2013, as 19:58:40 »

Você esta pegando o sinal no emissor do primeiro transistor depois do MN?
O trimpot de Bias em zero, não deveria ter sinal algum.
Mas a forma de onde correta, será da forma que se ve na imagem foto 2.
A forma correta é o maior nível possível, com a curva da senoide o mais perfeita possível, sem clipar.
Registrado

gubterra
Visitante
« Responder #10 : 09 de Janeiro de 2013, as 20:02:16 »

Ele não apresenta sinal se eu não injetar sinal.. injetando o 200hz com o trimpot no zero apresenta onda perfeita.... sera que eu to medindo errado?
Eu estou medindo o emissor do Q101 e girando o trimpot vr2 do projeto do fl301 da tonepad.... o terra do osciloscopio esta ligado na carcaça....

Obrigado pela ajuda! uma abraço!
Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #11 : 09 de Janeiro de 2013, as 20:57:42 »

Agora facilita, citando o modelo...
O Q101 esta antes do MN, por isso não faz muita diferença no ajuste do trimpot.
No caso do FL301, ele não usa transistor depois do MN, mas tem um CI. Entao a leitura é feita na saída deste CI, pino 1.
Se tiver com o esquema elétrico, é onde esta marcado CP-10.
Registrado

gubterra
Visitante
« Responder #12 : 10 de Janeiro de 2013, as 17:25:51 »

Com relação ao ajuste de frequência, o meu oscila entre 38khz e 41khz é normal?
O Ajuste de bias no pino 1 eu consegui fazer, muito obrigado!  Grin
Agora o ajuste do whidt ta complicado.... ou o efeito fica fraco ou vira sirene  com regen e whidt no maximo.....

Mais uma vez obrigado, abraço!
Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #13 : 15 de Janeiro de 2013, as 15:24:01 »

Esta variação é no ajuste do trimpot ou do controle de speed?
No controle de speed deve variar entre 35KHz a 350~500KHz.

Se usou um multmetro com leitura de frequência, os multímetro apresenta um erro:
A maioria mede ate 20KHz (por isso sugeri o uso do divisor), quando o clock chega em 20KHz e passa um pouco disso, ele mostrará "1" indicando acima do limite de leitura.
Se continuar aumentando a frequência, logo ele começa a mostrar a frequência de novo, porem é uma leitura errada.

Se for isso que esta acontecendo, ajuste o clock para um som bem lento (no mínimo), soará como desafinado.
Em seguida ajuste o clock no valor desejado.

O caso da sirene pode ser o ajuste de regen que esta fora.
Solte um dos fios do potenciômetro de regen para ver se resolve.
Lembrando que o ajuste do regen é o ultimo a ser feito, e o trimpot deve ser colocado no mínimo para iniciar o ajuste.
Registrado

Electric Effects
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.941

Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383



WWW
« Responder #14 : 21 de Junho de 2015, as 17:45:12 »

Montei esse flanger, logo mais vou seguir as dicas do sumido GrAmorin para regular o pedal. Mesmo sem regulagem já dá pra sentir a vibe do pedal, realmente era o pedal que eu queria. Abraços.
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.048 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal