Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 06:59:33


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 4 5 [6]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Sugestão para novo Mini-amp do site 0,5W  (Lida 50350 vezes)
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #75 : 10 de Agosto de 2013, as 16:31:10 »

blackcorvo

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Esse é o amp mais parrudo com a mesma arquitetura dos anteriores. (ele também é usado pela Fender em alguns dos  amps SS deles) Veja que há indicação de pares de transístores mais potentes caso a corrente de saída chegue a ser maior que 1 ampere (4 ohms). Não se esqueça do dissipador para os transístores de saída e que os diodos têm que ficar encostados nesse dissipador. Qualquer dúvida estamos aí.
Abs
Registrado
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.203

Obrigado
-Dado: 175
-Recebido: 169



WWW
« Responder #76 : 10 de Agosto de 2013, as 18:31:16 »

blackcorvo

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Esse é o amp mais parrudo com a mesma arquitetura dos anteriores. (ele também é usado pela Fender em alguns dos  amps SS deles) Veja que há indicação de pares de transístores mais potentes caso a corrente de saída chegue a ser maior que 1 ampere (4 ohms). Não se esqueça do dissipador para os transístores de saída e que os diodos têm que ficar encostados nesse dissipador. Qualquer dúvida estamos aí.
Abs

Muitíssimo obrigado pelo esquema! Por sorte, eu tenho aqui dois falantes de 4 ohms e 6", e estou certo que qualquer um deles vai funcionar muito bem com esse circuito. Também tenho algumas fontes de PC que não funcionam, de onde posso tirar o dissipador. Só não sei ainda qual seria a melhor forma de fazer os diodos ficarem encostados nele.
Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #77 : 10 de Agosto de 2013, as 18:58:20 »

blackcorvo

-imagem -

Esse é o amp mais parrudo com a mesma arquitetura dos anteriores. (ele também é usado pela Fender em alguns dos  amps SS deles) Veja que há indicação de pares de transístores mais potentes caso a corrente de saída chegue a ser maior que 1 ampere (4 ohms). Não se esqueça do dissipador para os transístores de saída e que os diodos têm que ficar encostados nesse dissipador. Qualquer dúvida estamos aí.
Abs

Achei muito boa esta configuração para espremer tudo que se pode com amplificador operacional e transistor, mas é necessário mais que 6,33V de pico num falante de 4R para obter 5W.  Impossível, só se a fonte fosse de 12,66V e o TL071 fosse rail-to-rail.  Para conseguir 5W com 12V só se for em configuração de ponte: 2 circuitos deste idênticos para cada canal, defasados de 180g.

Abraços, T+
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #78 : 10 de Agosto de 2013, as 20:20:48 »

blackcorvo

A Fender faz pequenos furos lado a lado no dissipador e instala os diodos dentro desses furos. Lips Sealed
Eu acho mais simples simplesmente criar um PCB onde os diodos fiquem posicionados paralelamente ao dissipador. Soldando os diodos com os terminais um pouco maiores (1,5cm por ex), faça com que eles fiquem com a lateral encostada no dissipador, um pouco de pasta térmica resolve o resto. Não deixe que os terminais dos diodos encostem no dissipador.

Patines

Explique os 6,33V, por favor.
Registrado
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #79 : 10 de Agosto de 2013, as 20:35:04 »

P = (Vp*Vp)/(2*R)  = ( 6,33*6,33)/(2*4) = 5W

Vp é a tensão de pico necessária para se ter uma potência(P) de pico de 5W, num resitor R (o melhor dos casos para um falante)  sem saturação.

Se chega ao valor de 6,33V por calculo reverso.

Abraços, T+
« Última modificação: 10 de Agosto de 2013, as 20:37:13 por Patines » Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #80 : 10 de Agosto de 2013, as 21:12:28 »

Patines

Realmente pelo seu cálculo passa perto dos 5w. Mas não sei se esse cálculo ainda leva em conta a queda de tensão nos transístores darlington. Eu acho que com essa fonte é possível que o ampli forneça pouco mais de 3W RMS em 4 Ohms, mas de todo jeito o bom é que funcione.

Abs
Registrado
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.203

Obrigado
-Dado: 175
-Recebido: 169



WWW
« Responder #81 : 10 de Agosto de 2013, as 21:17:39 »

Para conseguir 5W com 12V só se for em configuração de ponte: 2 circuitos deste idênticos para cada canal, defasados de 180g.

Eu acho que com essa fonte é possível que o ampli forneça pouco mais de 3W RMS em 4 Ohms, mas de todo jeito o bom é que funcione.


Eu na verdade não preciso de mais do que 2w limpos. Como só toco guitarra em casa (e tem vezes que reclamam quando toco ela com o amp desligado, [sarcasmo] mas não entendo pois toco tão bem! [/sarcasmo]  Guitarrista  Cry ), não vou precisar de muito volume.

Só queria mesmo algo que eu monte e que funcione sem ter que ficar fuçando muito, sem falar que com essa bateria, posso levar ele pra onde quiser! Não sei nada sobre essa topologia, então não vou nem tentar dar palpites sobre a performance do circuito. Se eu ligar o bixo e ele falar sem chiar, já tô no lucro!
Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #82 : 10 de Agosto de 2013, as 21:46:41 »

Mas não sei se esse cálculo ainda leva em conta a queda de tensão nos transístores darlington.
A queda de tensão nos transistores darlington não importa muito, pois os resistores antes deles tem bootstrap com a saída.  Neste caso, o que determina a extensão do sinal de saída é até onde o TL071 pode fornecer tensão.

Eu acho que com essa fonte é possível que o ampli forneça pouco mais de 3W RMS em 4 Ohms, mas de todo jeito o bom é que funcione.

Concordo com a tua estimativa.

Abraços, T+
Registrado
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.203

Obrigado
-Dado: 175
-Recebido: 169



WWW
« Responder #83 : 14 de Agosto de 2013, as 00:02:37 »

Olhando numas placas que tenho aqui pra sucata, encontrei esses dois modelos de transistor: 2SA928 e 2SC2500. Tenho dois pares deles.

Será que daria pra usar eles no circuito que o Guilherme postou?
Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #84 : 14 de Agosto de 2013, as 08:56:30 »

blackcorvo

Pelos datasheets que vc postou, esses dois transístores têm características próximas, mas eu não diria que eles são totalmente complementares. Em outros datasheets aparecem números diferentes.
No entanto para aquele circuito que foi postado pelo Guilherme, que é bem versátil, e que não vai passar de uns 700mW, eles podem funcionar. Já que eles estão na mão não custa tentar.

Abs.
Registrado
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.203

Obrigado
-Dado: 175
-Recebido: 169



WWW
« Responder #85 : 21 de Maio de 2014, as 04:01:45 »

Faz um bom tempo que nem olhava pra esse tópico, mas depois de passar uma semana na praia, a idéia de um mini amp voltou à cabeça.
Antes de montar qualquer coisa, eu resolvi simular o circuito original no Livewire, mas (como sempre) dei uma fuçada nele pra ver o que conseguia "melhorar".

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Primeiramente, troquei o TL071 por um LM741. Isso aumentou o sinal de saída em 0,5v e a potência máxima sem distorção chegou aos 3w limpos, porém...

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

... o BD135 queima na simulação quando o circuito distorce (aparentemente pela corrente passar de 1A). Então, fui atrás de uma solução pra isso.
Aumentei os resistores de 0,5R pra 1R, mas ainda assim a distorção não me parecia muito agradável...

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Resolvi então experimentar. Coloquei 2 diodos Zener (2v7) pra comprimir o sinal um pouco antes de ele distorcer naturalmente. Com um resistor de 1k entre eles, o sinal começa a comprimir a partir dos 3v na saída (que seria em +/- 2w), e essa compressão continua até o circuito distorcer.

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Também ando pensando em mudar os resistores R10/11/12/13 pra 1k, porque de 1k tenho vários aqui e seria bom pra aproveitá-los, mas não sei o que isso vai alterar no funcionamento do circuito...
Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #86 : 21 de Maio de 2014, as 12:20:27 »

Olá blackcorvo

O primeiro teste, onde o Q1 estourou, deve ser porque além de carregar a carga normal ele ainda tem que carregar o capacitor C8 de 2200uF. Uma sugestão é utilizar os Tip 31 e Tip 32 (A,B ou C).

Esse circuito em geral é para HI-FI e realmente não é lá muito adequado para quando se trabalha com a possibilidade de distorção.

Essa solução que você colocou dos diodos zener é boa , mas a sonoridade ainda não é perfeita.
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
.

Trocar aqueles resistores é possível , mas tome cuidado com a corrente quiescente dos transístores de saída, ela pode fazer com que eles aqueçam demais. Bufando

 Smiley
« Última modificação: 26 de Abril de 2017, as 15:47:45 por Matec » Registrado
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.203

Obrigado
-Dado: 175
-Recebido: 169



WWW
« Responder #87 : 21 de Maio de 2014, as 13:20:41 »

Olá blackcorvo

O primeiro teste, onde o Q1 estourou, deve ser porque além de carregar a carga normal ele ainda tem que carregar o capacitor C8 de 2200uF. Uma sugestão é utilizar os Tip 31 e Tip 32 (A,B ou C).

Então, eu tenho aqui 2 pares de cada um dos BD's. Eu não poderia simplesmente ligar eles em paralelo?

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #88 : 21 de Maio de 2014, as 13:45:43 »

Blackcorvo

Sim pode colocar 2 pares de BDs em paralelo.

Abs
Registrado
Rafael F.
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 21

Obrigado
-Dado: 18
-Recebido: 0



« Responder #89 : 07 de Julho de 2019, as 21:05:53 »

Tem esse mini-power aqui apresentado pelo Wagner Rambo. Já foi até testado:

https://youtu.be/A4Mbza-WZCg
Registrado
Páginas:  1 ... 4 5 [6]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.046 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal