Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Abril de 2024, as 05:26:21


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2] 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: caixas de som  (Lida 10420 vezes)
Marcos Kb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 594

Obrigado
-Dado: 26
-Recebido: 41


Ele E A vErDade Que LiBeRtA!!!


« Responder #15 : 31 de Julho de 2013, as 08:49:24 »




alguma idéia sobre o lance da impedância?? ΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩ

Obrigado!!

colocar o resistor em paralelo vai dar certo.
Registrado

Tudo CoOpEra ParA o Bem DaquelEs que O amaM.
WickedGuitar
Visitante
« Responder #16 : 31 de Julho de 2013, as 12:05:58 »

Citar
dando uma olhada rápida no dashet do 7297 vi que com uma alimentação de 16.5 VCC  com uma carga de 8Ohms ele rende 15W. com um THD de 10% creio que o ideal seria usar um transformador com saida de 12V mesmo, que retificado fica ai na casa dos 16Vcc.
há, esqueci a alimentação máxima do 7297 segundo o datashet é de 18Vcc nem pense em usar transformador de 18V  ou vai fritar o Ci. transformador de 18V vai dar cerca de 25Vcc depois de retificado.

Citar
WickedGuitar
Tome cuidado... não pude deixar de notar, assim como o Edy notou, o transformador envia AC, que depois de retificado a tensão aumenta, então tome cuidado para não fritar o CI.
Abraço!

Valeu mesmo galera! vou usar as especificações que o edyguitar me sugeriu. Vai ser melhor ainda porque eu tenho um transformador de 12v dando sopa aqui! Alias oque é curioso, porque neste transformador esta marcado saida de 9v, mas medindo com o multimetro da cerca de 12v. Sera que ele está com defeito? Eu tirei ele de outra caixinha de som que funcionava perfeitamente.

Obrigado galera! agora vou poder aproveitar os falantes que tenho aqui! valeu mesmo!
Registrado
Lamer
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.629

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105


« Responder #17 : 31 de Julho de 2013, as 16:40:32 »

Mas qual é a corrente do transformador?
Registrado
edyguitar
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 683

Obrigado
-Dado: 88
-Recebido: 279



« Responder #18 : 31 de Julho de 2013, as 18:50:27 »

curioso ou não, varios transformadores que retirei de aparelhos de som.. esses radios toca CD, todos estavam especificados com saida de 9V mas medindo no multimetro todos tinham saida de 12V. e um que tinha especificado saida de 12V na verdade a saida tinha 16,4v.
vai entender. Roll Eyes
Registrado
WickedGuitar
Visitante
« Responder #19 : 31 de Julho de 2013, as 20:22:02 »

sim vai entender essa vibe,,, mas nao vai rolar usar ele mesmo, ele só manda 400mA =///
valeu mesmo galera!!
Registrado
plautz
Visitante
« Responder #20 : 31 de Julho de 2013, as 20:31:41 »

Simples conceitos básicos:

9V * 1,41 = 12,69V

12 * 1,41 = 16,92V

O porque desses números?

Estudo... Isso é básico.

E lembrem-se: estão medindo sem carga. Quando colocarem carga, a tensão irá diminuir.

curioso ou não, varios transformadores que retirei de aparelhos de som.. esses radios toca CD, todos estavam especificados com saida de 9V mas medindo no multimetro todos tinham saida de 12V. e um que tinha especificado saida de 12V na verdade a saida tinha 16,4v.
vai entender. Roll Eyes
Registrado
edyguitar
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 683

Obrigado
-Dado: 88
-Recebido: 279



« Responder #21 : 31 de Julho de 2013, as 20:50:45 »

Simples conceitos básicos:

9V * 1,41 = 12,69V

12 * 1,41 = 16,92V

O porque desses números?

Estudo... Isso é básico.

E lembrem-se: estão medindo sem carga. Quando colocarem carga, a tensão irá diminuir.

curioso ou não, varios transformadores que retirei de aparelhos de som.. esses radios toca CD, todos estavam especificados com saida de 9V mas medindo no multimetro todos tinham saida de 12V. e um que tinha especificado saida de 12V na verdade a saida tinha 16,4v.
vai entender. Roll Eyes

Plautz, eu sei disso. a questão é que os transformadores que eu retirei dos aparelhos estavam especificados para 9VCA na saida mas medindo eles no multimetro davam 12VCA, retificado ai sim vai pra 16,4VCC
mesma coisa no outro que ta especificado 12VCA na saida, mas na realidade é 16,4VCA que depois de retificado aqui vai pra 22VCC.
Registrado
plautz
Visitante
« Responder #22 : 31 de Julho de 2013, as 21:33:17 »

Edy,

Sim, esse é o cálculo para após a retificação.

Mas você tem que perceber que há o fator pinóquio nesses transformadores.

Assim, imaginando que o circuito dele seja para 9VDc, eles colocam um de 12 para poder suprir essa mentirada toda que existe por parte dos fabricantes dos transformadores.

Mas faz um teste: coloca alguma carga nele e vê se mantém os 12 (ou 16). Se mantiver, melhor pra você, certo?

Até porque para usar o 7809, por exemplo, o ideal é ter um transformador de 12 mesmo.

Abraços.
Registrado
Lamer
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.629

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105


« Responder #23 : 31 de Julho de 2013, as 23:47:10 »

Muitos transformadores têm primários enrolados para 110V ou 120V, isto faz diferença. O bom é conhecer a tensão no primário, pois vale lembrar que a qualidade de energia aqui no Brasil "é muito boa".
Registrado
WickedGuitar
Visitante
« Responder #24 : 03 de Agosto de 2013, as 22:54:57 »

muito bem amigos, comprei um transformador 12v~2A e fiz a fonte... agora estou a caminho de fazer o amp, mas acontece o seguinte:
Eu usei o projeto de uma fonte de outro amp deles, e esta funcionando normalmente, resultando em estáveis 16,67V, mas quando eu desligo ela da tomada o capacitor demora minutos pra descarregar!

Eis o projeto:
http://www.te1.com.br/2009/10/circuito-amplificador-tda2009-2/#axzz2aSNGi5KF

Nota: Eu utilizei o projeto da fonte sugerido nessa página.

Como resolvo esse problema?
Valeu!!
Registrado
Bruno Lucca
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 315

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 49


« Responder #25 : 03 de Agosto de 2013, as 23:51:49 »

muito bem amigos, comprei um transformador 12v~2A e fiz a fonte... agora estou a caminho de fazer o amp, mas acontece o seguinte:
Eu usei o projeto de uma fonte de outro amp deles, e esta funcionando normalmente, resultando em estáveis 16,67V, mas quando eu desligo ela da tomada o capacitor demora minutos pra descarregar!

Eis o projeto:
http://www.te1.com.br/2009/10/circuito-amplificador-tda2009-2/#axzz2aSNGi5KF

Nota: Eu utilizei o projeto da fonte sugerido nessa página.

Como resolvo esse problema?
Valeu!!


Se estiver ligando a fonte sem carga é normal o capacitor demorar pra descarregar, ainda mais se forem os de capacitância alta. O que você pode fazer pra descarregá-los é dar um curto nos terminais do capacitor com uma chave de fenda, mas dependendo do valor do capacitor isso não é muito aconselhado, pois podem sair faíscas e até danificar seu circuito. Outra alternativa mais aconselhável é colocar um resistir de valor baixo (330r por exemplo) e potência alta em paralelo com o capacitor. Iso vai descarregar o capacitor de forma mais segura.
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #26 : 04 de Agosto de 2013, as 01:51:53 »

WickedGuitar, sem carga (ou seja, sem estar ligado no amplificador) vai demorar pra descarregar mesmo.
Mas porque se preocupar com isso? Ainda se fosse valvulado, com uns 300V no capacitor...  Evil
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
WickedGuitar
Visitante
« Responder #27 : 04 de Agosto de 2013, as 17:03:37 »

Realmente foi preocupação de iniciante mesmo... Depois de ligar no amp ele descarregou normal, mas o amo não funciona! Eis o sintoma: eu ligo e não sai som, mas quando eu desligo, naquele tempo que ele demora pra desligar o som vem a vai embora de uma vez. Então eu ligo elle denovo e o somfica baixo... Fiquei um dia inteiro checando curtos circuitos e soldas mal feitas..... Chequei os cabos e a fonte, tudo normal.... Esperimentei até colocar os falantes em paralelo pra dar quatro ohms e me am o assim nada.... A fonte está dando desesseis volts certinho, o led acende nada esquenta.... Oque pode ser?Huh? Valeu!

Nota: liguei no computador e o som esta bem baixo e distorcido... Alguem?

Nota 2: refiz as soldas e o som esta saindo, ainda mais baixo que o esperado e distorcido. O CI esquentou um pouco tambem, chegou na casa dos 42ºC, (Ficou relativamente quente ao toque). Qual a temperatura normal dessa criança? (Eu estou usando um heatsink com pasta térmica).

Só para frizar, o som ja estava saindo distorcido antes de eu refazer as soldas, ja estou descartando CC's ou soldas frias...
« Última modificação: 05 de Agosto de 2013, as 01:00:09 por WickedGuitar » Registrado
WickedGuitar
Visitante
« Responder #28 : 20 de Agosto de 2013, as 19:07:12 »

Muito bem, um pouco atrasado mas vim finalmente dizer que fiz o projeto.

http://www.te1.com.br/2012/06/circuito-amplificador-audio-estereo-utilizando-tda7297-mute/

O amplificador funcionou que é uma beleza. Detalhe, fiz ele na placa PCB recomendada e ele não funcionou, então montei no proto e deu tudo certo.
Porém, com o termino do projeto, me vieram algumas duvidas, por isso revivi este tópico.
A primeira diz respeito ao layout. Achei o layout recomendado no site muito suscetível a falhas, então decidi criar outro, ou melhorar este no Eagle, mas o danado não tem o TDA7297 na sua biblioteca! Procurei pela internet a fora e nada encontrei, somente uma atualização para o TDA7294 e 7293.
Alguem tem experiência com esse software pra me dar umas dicas?

A segunda dúvida veio quando eu tive a ideia de colocar um fan pra refrigerar o CI, visto que o dissipador que eu tenho aqui não esta dando conta quando forço a corrente. Então resolvi fazer o mesmo esquema de alimentação do LED: colocar um resistor para limitar a tensão.
Porém quando coloco o resistor vindo do 'VCC' e meço a tensão ela ainda continua em 16V! Como se o resistor não passasse de um jumper.
Testei outros valores de resistores e inclusive testei os resistores após o teste pra ver se ocorreu queima ou fuga do componente devido alguma falha no layout, mas tudo permanece normal.
Outra peculiaridade dessa anomalia é que quando eu desligo a fonte de alimentação da tomada o circuito todo se descarrega e todos os LED's se apagam (o da fonte e do circuito). Usando um resistor de 1K5 e com a fonte DESLIGADA, eu coloco um LED na saida desse resistor, corretamente aterrado e ele acende "parcialmente".
Medindo com o multimetro vejo que passa 1,7V que decresce lentamente, numa taxa de 0,01V a cada 1,5s aproximadamente.

Espero que entendam o que eu fiz, desculpem por reviver o tópico, mas aproveitei a oportunidade para tirar a dúvida sem criar outro.
agradeço desde já a ajuda que está sendo matadora! ehueheuheuheuehueueh

Abraços!

-----
Eis a modificação que eu fiz.
Coloquei as pontas de prova do multimetro no '-' e '+'
Depois de desligar a fonte liguei o LED nestes terminais respeitando a polaridade:



-----
Atualizando: Quanto ao Eagle, aprendi a desenhar meus próprios templates, então aproveitei o desenho do TDA7293 que também tem 15 pinos e fiz meu próprio diagrama de blocos.

Quer saber? Me veio a mente usar o Mute e o Stand By que estão inativos nesse esquema, onde devo ligar essas belezinhas?
Thanks once more!
« Última modificação: 20 de Agosto de 2013, as 20:07:15 por WickedGuitar » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #29 : 21 de Agosto de 2013, as 12:35:21 »

Colocar um resistor em série com a fonte de alimentação do ci não é solução (nem deve ser feito) pra ele não esquentar e queimar (se não tiver proteção de desligamento térmico). Desde que a fonte esteja com a tensão correta e consiga fornecer a corrente necessária para o amplificador, o certo é sempre usar um dissipador de calor adequado (= grande, grande, com bastante aletas e pesado). A idéia de ligar um ventilador pra fazer ventilação forçada no seu dissipador pequeno é temerosa, pois se o ventilador parar ou pifar, seu ampli vai pro brejo. Nesse caso use pelo menos um ventilador bem confiável. Sem falar no barulho, se ele não tiver rolamentos. Não tem milagre, observe como os amplificadores de grande potência profissionais ou comerciais tem grandes dissipadores. Os automotivos a própria carcaça inteira é um dissipador.  Tem que ser grande. Se quiser usar dissipador pequeno, use amplificador de pouca potência.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Páginas:  1 [2] 3   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.055 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal