Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Março de 2024, as 06:25:56


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 [3]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Loop de efeitos - utilizando uma das válvulas do amplificador  (Lida 17176 vezes)
RicardoVasconcelos
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 372

Obrigado
-Dado: 15
-Recebido: 19



« Responder #30 : 30 de Agosto de 2015, as 08:40:20 »

No caso do P1 da AX84 o loop passivo pode ser inserido logo após o potenciômetro de volume master?
Penso que se puder já daria pra ter um melhor controle do ganho final que iria pra cadeia de pedais conectada no loop.

Caso possa ser ali eu fico na dúvida se seria necessário colocar algum capacitor de acoplamento entre o Jack de Return e o resistor R8.

Esquema:
http://www.ax84.com/static/p1/AX84_P1_101004.pdf
Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #31 : 30 de Agosto de 2015, as 11:26:02 »

Em potência máxima, o P1 necessita em sua grade (entrada) algo entre 4.0 a 5.5 Vrms (11.3 a 15.6 V pico a pico). Isto é um pouco elevado para ser injetado em qualquer efeito externo que eu conheço. Ouso dizer que alguns vão simplesmente queimar. Os que não queimarem, vão saturar e fornecer por volta de 1.0 Vrms. Ou seja, sem uma adequação dos sinais, usar o a saída do master é perigoso e perda de tempo.



No caso do P1 da AX84 o loop passivo pode ser inserido logo após o potenciômetro de volume master?
Penso que se puder já daria pra ter um melhor controle do ganho final que iria pra cadeia de pedais conectada no loop.

Caso possa ser ali eu fico na dúvida se seria necessário colocar algum capacitor de acoplamento entre o Jack de Return e o resistor R8.

Esquema:
http://www.ax84.com/static/p1/AX84_P1_101004.pdf
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
RicardoVasconcelos
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 372

Obrigado
-Dado: 15
-Recebido: 19



« Responder #32 : 31 de Agosto de 2015, as 06:07:59 »

Então qual seria o melhor local para o loop?
Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #33 : 31 de Agosto de 2015, as 10:34:25 »

Então qual seria o melhor local para o loop?

Neste circuito?!? Seria onde você sugeriu, mas tem que usar algum circuito que reduza a amplitude de saída - antes de enviar ao efeito - e depois recupere esta redução para devolver à válvula de saída!

Nos níveis de tensão aqui, pode ser até um circuito com semicondutores. Eu usaria uma outra válvula!
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
RicardoVasconcelos
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 372

Obrigado
-Dado: 15
-Recebido: 19



« Responder #34 : 07 de Outubro de 2015, as 13:38:36 »

Em potência máxima, o P1 necessita em sua grade (entrada) algo entre 4.0 a 5.5 Vrms (11.3 a 15.6 V pico a pico). Isto é um pouco elevado para ser injetado em qualquer efeito externo que eu conheço. Ouso dizer que alguns vão simplesmente queimar. Os que não queimarem, vão saturar e fornecer por volta de 1.0 Vrms. Ou seja, sem uma adequação dos sinais, usar o a saída do master é perigoso e perda de tempo.

No caso do loop pasivo do Tiny Terror que foi mostrado aqui neste tópico não iria acontecer o mesmo?
Ou seja, ter uma saída muito forte para o send e o return ter uma voltagem abaixo do necessário.

Ou a etapa de inversão de fase dá conta de subir o sinal novamente?
Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #35 : 07 de Outubro de 2015, as 23:09:19 »

Vai acontecer sim! No caso do Tiny Terror, o problema é menor, pois a amplitude do sinal necessário para excitar a etapa de inversão de fase é bem menor que a necessária para excitar a válvula de saída do P1.

Mas mesmo assim, o sinal é bem maior que o suportado pelos efeitos normais por ai!

Loop de efeitos "passivos" nem deviam receber este nome! Eu chamo a interrupção de sinal realizada desta forma de "patch" de "PRE OUT" (saida do pré) e "MAIN IN" (entrada principal).

Outra coisa, ligar efeitos sem a devida adequação de sinal entre prés e "powers" não deve ser considerado irresponsabilidade, mas sim "falta de inteligência".

No caso do loop pasivo do Tiny Terror que foi mostrado aqui neste tópico não iria acontecer o mesmo?
Ou seja, ter uma saída muito forte para o send e o return ter uma voltagem abaixo do necessário.

Ou a etapa de inversão de fase dá conta de subir o sinal novamente?
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
RicardoVasconcelos
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 372

Obrigado
-Dado: 15
-Recebido: 19



« Responder #36 : 08 de Outubro de 2015, as 08:36:24 »

Então num loop com os dois triodos de uma válvula da família 12xx7 o primeiro triodo deveria baixar a amplitude do sinal?
Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #37 : 08 de Outubro de 2015, as 09:12:11 »

Na linha de "uma imagem vale mais que 10 palavras":



Este é clássico. Observe o pot antes do primeiro triodo - ele é responsável pela atenuação antes de enviar o sinal. Depois um outro pot antes do segundo triodo seleciona o valor de amplitude do retorno.

Então num loop com os dois triodos de uma válvula da família 12xx7 o primeiro triodo deveria baixar a amplitude do sinal?
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
RicardoVasconcelos
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 372

Obrigado
-Dado: 15
-Recebido: 19



« Responder #38 : 08 de Outubro de 2015, as 09:41:36 »

Essa ai realmente valeu mais que mil palavras.

Agora veja se meu pensamento está correto:

Digamos que temos um loop deste com buffer usando uma 12xx7 num amplificador como o JCM800.
O pré deste amplificador tem 4 etapas de amplificação e logo em seguida um controle de tom.
Não queremos o controle de tom atuando no loop, ou seja, o loop deverá ser após este.

Logo sinal vai passar pelos 4 triodos do pré e sendo assim será amplificado, irá passar pela primeira etapa do loop e sua amplitude será reduzida, irá passar pela cadeira de efeitos/pedais, voltará a ser amplificado pelo loop e chegará na etapa da inversão de fase ou no power dependendo do modelo do amplificador.

Posso afirmar que amplificadores com loop tem perda de ganho já que todo o esforço para amplificar o sinal no pré pode ser perdido na hora que se reduz a amplitude para casar com os efeitos/pedais e depois voltar e ser amplificado por apenas um triodo?
Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #39 : 08 de Outubro de 2015, as 10:10:49 »

Você estaria certo se a função das "n" válvulas do amplificador fosse apenas alterar a amplitude total do sinal. Isso não é verdade. A função de cada um estágio é diferente.

Alguns exemplos:
1- como o tone stack costuma diminuir a amplitude do sinal, usa-se um triodo para recuperar esta perda;
2- quando você mixa dois sinais diferentes, usa-se um triodo para efetuar esta mistura;
3- é comum usar as válvulas como geradores de harmônicos. Amplifica-se o sinal no estágio, o ponto de operação escolhido coloca o sinal na região não linear do triodo, gerando-se distorção. Em seguida atenua-se o sinal e o mesmo é injetado em outro estágio para que sofra outra "aceleração" de harmônicos (um Mesa Boogie veio a cabeça?).

Veja, é muito pouco comum uma válvula apenas não ser capaz de produzir a amplitude necessária para excitar o seu estágio de potência (mas, é comum este ganho não ser suficiente para gerar a distorção que o guitarrista deseja). Por isso, podemos dizer que único estágio de amplificação é suficiente para recuperar o sinal que foi reduzido para uso no efeito externo.
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
RicardoVasconcelos
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 372

Obrigado
-Dado: 15
-Recebido: 19



« Responder #40 : 08 de Outubro de 2015, as 13:19:27 »

Entendi a questão dos estágios do pré, inclusive já imaginava que seria isso mesmo, pois em outro tópico que o pessoal me apresentou a planilha de calculo da família 12xx7 deu pra notar que um único triodo já amplifica bastante. Logo se fosse só amplificação nos 4 triodos o sinal sairia muito amplificado, porém eu ainda achava que a saída dessas 4 etapas seria bem mais alta do que de uma etapa só.

Estou pensando se monto um amplificador nas minhas férias mês que vem. Este teria o pré do Hi-Octane ou do JCM800 e o power SE com uma 6V6. Antes de tudo vou analisar financeiramente se irá valer a pena, pois no momento a empresa que trabalho não está passando por um bom momento financeiramente e esta grana poderá me fazer falta depois. Isso não vem ao caso agora.

Uma dúvida que tenho desde que montei meu primeiro IALL foi se colocaria ou não um loop. Atualmente com o P1 eu consigo deixar ele com um timbre clean e usar a pedaleira na frente sem que os efeitos de modulação e ambiência fiquem estranhos, porém não sei como ficaria no caso de um pré com mais ganho e distorção como é o caso do JCM800.
Ai fico pensando em colocar um loop, porém necessitaria de adaptações no projeto e eu não tenho conhecimento necessário para calcular tudo e acabo tendo que chatiar o pessoal daqui pra me ajudar.

Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #41 : 08 de Outubro de 2015, as 13:22:32 »

Como a massa esmagadora dos efeitos é de estado sólido, eu recomendo que os loops sejam de estado sólido também. Uma chave H-H pode ser usada para desligá-lo quando não for usado.
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Gfassuncao
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 430

Obrigado
-Dado: 43
-Recebido: 59


« Responder #42 : 09 de Outubro de 2015, as 21:41:09 »

Hgamal séria um pré valvulado - loop ss - Power valvulado?
« Última modificação: 12 de Outubro de 2015, as 21:57:02 por Gfassuncao » Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #43 : 10 de Outubro de 2015, as 19:10:13 »

Um monte de fabricante faz isso!
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Páginas:  1 2 [3]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.04 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal