Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 25 de Abril de 2024, as 20:25:37


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 5 6 [7] 8 9 ... 11   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Mesa Boogie Throttle Box  (Lida 49736 vezes)
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #90 : 13 de Outubro de 2015, as 11:25:49 »

Esse número de espiras não caberia nesse carretel, se usar essa bitola de fio:
0,2mm de bitola (fio AWG32) = 0,1mm de raio = 0,1^2 x pi =
0,0314159 mm2  x 5250 espiras = 164,9 mm2

No carretel haveria uma área disponível de: (14 - 5)/2 x 15 = 67,5 mm2. 

Teria que ser um fio de 67,5/5250 = 0,012857 mm2 = 0,064mm de raio ou 0,128mm de bitola:  fio AWG36 pra cima

Mas veja que esse número de espiras depende do núcleo. Cada núcleo tem o seu fator de indutância (Al) que é o valor de indutância para 1 espira.  Com base nesse Al, podemos calcular quantas espiras tal núcleo vai precisar pra se conseguir um valor de indutância:
N = raiz quadrada de (L / Al)



xformer, dá uma olhada na imagem abaixo, onde que errei? será que o programa não leva em conta o tipo de núcleo?



-----
Nossa, é para núcleo de ar o software utilizado Cheesy
Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
Kamui
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 181

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 14


« Responder #91 : 13 de Outubro de 2015, as 11:39:36 »

Achei de 500mH na tigger.
http://tiggercomp.com.br/novaloja/product_info.php?products_id=7592
Registrado
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #92 : 13 de Outubro de 2015, as 12:28:02 »

Achei de 500mH na tigger.


Eles usaram fio trançado? pelo que parece tem poucas voltas de fio trançado.
Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.261

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #93 : 13 de Outubro de 2015, as 12:33:38 »

xformer, dá uma olhada na imagem abaixo, onde que errei? será que o programa não leva em conta o tipo de núcleo?

Nossa, é para núcleo de ar o software utilizado Cheesy

Agora vi pelo desenho que a largura é a altura das camadas do enrolamento. Então haveria espaço para esse número alto de espiras com o fio 32.  Mas o problema é que usar núcleo de ar, aumenta muito o tamanho da bobina (por causa da permeabilidade do ar, que é bem menor do que do ferrite), o que pode inviabilizar o uso num pedal. Bobinas de núcleo de ar são mais para montar divisores de frequência passivos das caixas acústicas, onde o fio é grosso e a potência é alta.
Além disso fica difícil enrolar muitas espiras de fio fino sem forma ou carretel nas dimensões calculadas. É melhor ter a forma/carretel e usar as dimensões dela para realizar o cálculo.

Mallermb, você que é de Guarulhos e pode passar na Santa Ifigênia, pode tentar comprar alguns ferrites toroidais na loja da Líder Transformadores e fazer o indutor. Eu tentaria os marcados em vermelho da tabela abaixo:



Pelas minhas contas, precisaria enrolar 384 espiras pra se conseguir os 250mH (384 = raiz(0,25/0,0000017). Pode ser fio 35, com comprimento de uns 10m.
« Última modificação: 13 de Outubro de 2015, as 12:56:53 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #94 : 13 de Outubro de 2015, as 14:35:29 »

[
Agora vi pelo desenho que a largura é a altura das camadas do enrolamento. Então haveria espaço para esse número alto de espiras com o fio 32.  Mas o problema é que usar núcleo de ar, aumenta muito o tamanho da bobina (por causa da permeabilidade do ar, que é bem menor do que do ferrite), o que pode inviabilizar o uso num pedal. Bobinas de núcleo de ar são mais para montar divisores de frequência passivos das caixas acústicas, onde o fio é grosso e a potência é alta.
Além disso fica difícil enrolar muitas espiras de fio fino sem forma ou carretel nas dimensões calculadas. É melhor ter a forma/carretel e usar as dimensões dela para realizar o cálculo.

Mallermb, você que é de Guarulhos e pode passar na Santa Ifigênia, pode tentar comprar alguns ferrites toroidais na loja da Líder Transformadores e fazer o indutor. Eu tentaria os marcados em vermelho da tabela abaixo:

Pelas minhas contas, precisaria enrolar 384 espiras pra se conseguir os 250mH (384 = raiz(0,25/0,0000017). Pode ser fio 35, com comprimento de uns 10m.

Obrigado xformer, será de grande ajuda para todos aqui no site, mas o tempo que me sobra para ir na santa efigênia é no sábado depois do meio dia, portanto complicou a coisa para mim, mas com certeza com estes dados, muitos aqui conseguirão montar, por isso me ofereci para fazer o layout, me dá mais flexibilidade de tempo.

Os núcleos toroidais, são facilmente encontrados naquelas fontes atx de computador, tem de duas cores, verde e amarelo, uma destas cores é de ferrite, acho que é o amarelo, com diâmetro de 23 ou 24mm, assim, fica a cargo de quem montar, escolher remover a pintura ou não, basta fazer o que o aviso na imagem diz, compensar 0,25mm.
Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
Kamui
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 181

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 14


« Responder #95 : 13 de Outubro de 2015, as 16:05:29 »

Achei de 500mH na tigger.


Eles usaram fio trançado? pelo que parece tem poucas voltas de fio trançado.

Comprei dois, quando chegar eu posto mais detalhes
Registrado
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #96 : 13 de Outubro de 2015, as 16:17:04 »

Comprei dois, quando chegar eu posto mais detalhes

Obrigado, tomara que dê certo!
Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.261

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #97 : 13 de Outubro de 2015, as 18:18:50 »

Os núcleos toroidais, são facilmente encontrados naquelas fontes atx de computador, tem de duas cores, verde e amarelo, uma destas cores é de ferrite, acho que é o amarelo, com diâmetro de 23 ou 24mm, assim, fica a cargo de quem montar, escolher remover a pintura ou não, basta fazer o que o aviso na imagem diz, compensar 0,25mm.

Não adianta pegar um núcleo (presumidamente de ferrite, pois pode ser de outro material como pó de ferro) sem saber as especificações e principalmente o Al dele. Seria fazer um indutor totalmente no escuro, ainda mais se a pessoa não tiver como medir a indutância depois. Eu sugeri núcleos encontráveis na Líder porque eles são da Thornton. Portanto teremos as especificações e poderemos usar a fórmula para descobrir quantas espiras serão necessárias pra chegar a um valor bem perto do desejado, sem ter que ficar enrolando (ou desenrolando) espiras e medindo a cada momento.
Eu postei um artigo bem interessante sobre ferrites no subfórum de Eletrônica. Vale a pena dar uma olhada.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #98 : 13 de Outubro de 2015, as 18:51:22 »

Não adianta pegar um núcleo (presumidamente de ferrite, pois pode ser de outro material como pó de ferro) sem saber as especificações e principalmente o Al dele. Seria fazer um indutor totalmente no escuro, ainda mais se a pessoa não tiver como medir a indutância depois. Eu sugeri núcleos encontráveis na Líder porque eles são da Thornton. Portanto teremos as especificações e poderemos usar a fórmula para descobrir quantas espiras serão necessárias pra chegar a um valor bem perto do desejado, sem ter que ficar enrolando (ou desenrolando) espiras e medindo a cada momento.
Eu postei um artigo bem interessante sobre ferrites no subfórum de Eletrônica. Vale a pena dar uma olhada.

xformer, se não me engano, os núcleos de fontes atx na cor verde são de pó de ferro, o amarelo que seria de ferrite, mas como você disse, não dá para confiar.

xformer, existe algum indutímetro em conta para vender no mercado brasileiro, que alcance até 500 ou 600mH? aliás, existe indutímetro?
Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #99 : 13 de Outubro de 2015, as 18:58:40 »

xformer, existe algum indutímetro em conta para vender no mercado brasileiro, que alcance até 500 ou 600mH? aliás, existe indutímetro?
No Ebay tem aos montes...
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
tufoeffect
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 380

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 35


...Like the sign of the southern cross....


« Responder #100 : 13 de Outubro de 2015, as 19:15:13 »

Uma coisa que ainda não vi foi o formato desse indutor usado no pedal original, alguém conseguiu ver??? Como ele é??? É redondo como um fasel, é tubular como um resistor (de cor preta).....o fio é aparente? não?? Foto??? Imagem???
Registrado

...money for nothing!!!
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #101 : 13 de Outubro de 2015, as 19:23:02 »

Uma coisa que ainda não vi foi o formato desse indutor usado no pedal original, alguém conseguiu ver??? Como ele é??? É redondo como um fasel, é tubular como um resistor (de cor preta).....o fio é aparente? não?? Foto??? Imagem???

Tem imagem sim, está ao lado esquerdo da 3pdt:



-----
xformer, existe algum indutímetro em conta para vender no mercado brasileiro, que alcance até 500 ou 600mH? aliás, existe indutímetro?
No Ebay tem aos montes...

E no mercado brasileiro? não consegui nenhuma informação.
Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
tufoeffect
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 380

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 35


...Like the sign of the southern cross....


« Responder #102 : 13 de Outubro de 2015, as 19:49:30 »

ok...ok....ele mais se parece com uma rosquinha......não é do tipo dos que eu comprei....o valor do que eu comprei é 220mH, mas ele é tubular e preto.....esse é como uma bobina dentro de uma espécie de forma preta com resina, é isso?Huh? mais parece um indutor de wah mesmo...
Registrado

...money for nothing!!!
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #103 : 13 de Outubro de 2015, as 19:53:09 »

ok...ok....ele mais se parece com uma rosquinha......não é do tipo dos que eu comprei....o valor do que eu comprei é 220mH, mas ele é tubular e preto.....esse é como uma bobina dentro de uma espécie de forma preta com resina, é isso?Huh? mais parece um indutor de wah mesmo...

Acho que o formato dele tem mais a ver com economia de espaço mesmo, senão não caberia na caixa que já é pequena.

Qualquer indutor com núcleo de ferrite e que tenha por volta de 250mH com certeza servirá, e acho que 220mH não dará tanta diferença não.
Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.261

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #104 : 13 de Outubro de 2015, as 20:44:41 »

ok...ok....ele mais se parece com uma rosquinha......não é do tipo dos que eu comprei....o valor do que eu comprei é 220mH, mas ele é tubular e preto.....esse é como uma bobina dentro de uma espécie de forma preta com resina, é isso?Huh? mais parece um indutor de wah mesmo...

Então André, essa rosquinha deve ser um núcleo toroidal cheinho de fios enrolados e pintado. Mas o formato do indutor não deve ser importante para esse pedal, pois a função do indutor é formar o filtro passivo. Só que se usar um indutor de 220mH, as frequências a serem eliminadas serão em torno dos 723Hz e não 678Hz como centro. O que você pode fazer é usar um capacitor com valor medido e real um pouco maior do que os 220nF nominais.

Mallerbm, o mais em conta no Brasil que eu conheço é esse:
http://itest.com.br/Eletro-Eletronica/Capacimetro/capacimetro-medidor-de-lcr-minipa-mc-155-.phtml

Ele mede até 20H.  Esses medidores são chamados de Ponte LCR.

Eu tenho um desses que ganhei do Eduardo (embora da marca Uni-T, é o mesmo modelo desse da Minipa), que disse que ele pegou já com defeito e falou que eu podia tentar consertá-lo, mas eu não consegui. Justamente a medição dos indutores não funciona bem. Aí é por sua conta e risco de comprar um desses.
 
« Última modificação: 13 de Outubro de 2015, as 20:52:44 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Páginas:  1 ... 5 6 [7] 8 9 ... 11   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.05 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal