Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 22:00:32


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Desculpe Visitante, mas você foi impedido de enviar mensagens neste Fórum.
Páginas:  1 2 3 [4] 5   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Reverb com PT2399  (Lida 33724 vezes)
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #45 : 26 de Junho de 2018, as 17:27:56 »

Eu já li no DIYSB sobre os Belton serem feitos de 2 ou 3 PT2399. Há diversos experimentos no DIYSB de reverbs com o PT2399. O Equinox e o Solstice são os dois primeiros que me vem à mente e, embora não me lembre se foram baseados na versão "discreta" do Belton, são reverbs com som bacana.
Registrado
Albuquerque
Visitante
« Responder #46 : 27 de Junho de 2018, as 04:07:32 »

Pois é! Só o fato de se ter um circuito de baixo custo que possa ser adaptado para pedais e amplificadores em geral abre um grande leque de possibilidades.
Eu dei uma fuçada nesses sites, tentei traduzir o máximo que pude, li e reli várias e várias vezes os posts desse fórum russo.

Resumindo bastante, a linha de trabalho dos caras foi o seguinte, primeiro eles abriram um tijolo Belton BTDR-1, depois outro cara abriu um BTDR-2 conforme mostram as fotos:












Após isso eles foram comparando com a patente requerida do BTDR e foram debugando o projeto:



Por fim eles chegaram ao seguinte esquema:



Que depois foi melhor desenhado e chegou nesse diagrama esquemático:



Após isso, eles foram tentando fazer algumas modificações ou melhorias no projeto inicial que já era funcional. (Parece que esse mal não é só dos handmakers brasileiros enfim...  Roll Eyes )
Cheguei à conclusão que o esquema elétrico final é o seguinte:

Com base nesse esquema, pelo que pude ver, já foram feitas várias placas inclusive um "clone" do Belton. Notem algumas tentativas:





Com base nessa última foto acima, a azul, foi feita a placa que por sinal ficou linda:



Os aúdios dos testes da turma também não decepcionam. Escutem:
http://guitar-gear.ru/forum/index.php?app=core&module=attach&section=attach&attach_id=43817

Ainda nota-se uma pequena granulação mas vai muito da montagem também e dos ajustes do circuito.
Enfim, por não ser um projeto muito exageradamente grande, como o de 6 PT2399 acho que vale a pena arriscar.
« Última modificação: 29 de Junho de 2018, as 15:48:51 por Albuquerque » Registrado
AMPERX
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 215

Obrigado
-Dado: 104
-Recebido: 128



WWW
« Responder #47 : 27 de Junho de 2018, as 13:46:23 »

Muito legal essa postagem Albuquerque.
Com relação à granulação que você menciona, seria o famoso e "maquiavélico" ruído que aparece em grandes tempos de atraso das repetições?
« Última modificação: 27 de Junho de 2018, as 13:48:15 por AMPERX » Registrado

"Dando graças a Deus por tudo!!"

http://amphandcrafted.blogspot.com/
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #48 : 27 de Junho de 2018, as 14:22:24 »

Durante muito tempo acompanhei os russos destrinchando esse módulo, até cheguei a montar o circuito em uma protoboard, funcionou, realmente tem o som de reverb de molas, porém, estava muito instável, primeiro, devido a falta do circuito integrado ts321, usei um tl072 no lugar, não tenho certeza, e segundo, utilizei resistores em série para obter os valores dos resistores de 1% necessários, óbvio que não tive muito sucesso, mas deu para ter ideia do funcionamento.

Depois de um bom tempo, acompanhei nos sites russos como estava o andamento do projeto, parecem ter obtido sucesso, parece que o que faltava era um capacitor de 10N em algum lugar do circuito, não me lembro mais.

O que posso dizer sobre esse circuito, é que o layout deve ser bem feito, para evitar oscilações  e ruídos diversos, os resistores tem que ser mesmo de 1%, pelo menos os de valores especiais, o circuito integrado deve ser o ts321, mas na falta dele pode-se usar o lm358, mesmo assim, pode ocorrer alguma mudança no som, pois o ts321 parece ser bem específico para o projeto, por funcionar com uma voltagem muito baixa, etc...

Resumindo, vale a pena tentar novamente, se alguém conseguir testar o circuito de forma realmente satisfatória, me proponho a fazer o layout no Eagle.

Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
Albuquerque
Visitante
« Responder #49 : 27 de Junho de 2018, as 16:27:24 »

Com relação à granulação que você menciona, seria o famoso e "maquiavélico" ruído que aparece em grandes tempos de atraso das repetições?

Não. Me refiro ao som de repetição. Como se fosse um dalay bem rápido. Dá pra notar no áudio que foi postado. Muito embora que pra alguns isso possa ser até desejável.

O que posso dizer sobre esse circuito, é que o layout deve ser bem feito, para evitar oscilações  e ruídos diversos, os resistores tem que ser mesmo de 1%, pelo menos os de valores especiais, o circuito integrado deve ser o ts321, mas na falta dele pode-se usar o lm358, mesmo assim, pode ocorrer alguma mudança no som, pois o ts321 parece ser bem específico para o projeto, por funcionar com uma voltagem muito baixa, etc...

Resumindo, vale a pena tentar novamente, se alguém conseguir testar o circuito de forma realmente satisfatória, me proponho a fazer o layout no Eagle.

Então, eu vi uma postagem desse assunto no madbeanpedals onde um cara construiu numa protoboard o circuito em questão. Veja: http://www.madbeanpedals.com/forum/index.php?topic=20167.0
Pelo que pude ver ele aproximou os valores dos resistores "estranhos" tipo: 4K99 ele usou um de 4K7. (que na minha opinião 5K1 estaria mais próximo) Ele explica direitinho nos posts como ele fez..
E para o operacional ele usou um 741.
Quanto ao melhor operacional, pelo que pesquisei, o LM358 é o mais indicado mesmo! O TS321 é praticamente a versão single OpAmp do LM2904. Pode-se comparar as especificações aqui: http://pt.findic.com/comparar/lm2904-q1-vs-ts321-E3POaRr58.html
E o LM2904 é exatamente o equivalente do LM358 que conhecemos bem: http://www.ti.com/lit/ds/symlink/lm258a.pdf
O LM358 admite de acordo com esse datasheet alimentação a partir de 3V. Na minha opinião é ainda melhor que usar o 741 que o cara do madbeanpedals usou.
E veja o que diz logo no início do datasheet do TS321 pela ST Microelectronics: "O dispositivo TS321 é destinado a aplicações de baixo custo, em que a economia de espaço é de grande importância. Este amplificador operacional bipolar oferece os benefícios de um tamanho de componente reduzido (pacote SOT23-5) com especificações que combinam (ou são melhores que) dispositivos padrão do setor (como o popular LM358A, LM324 e outros dispositivos semelhantes). O dispositivo TS321 possui um intervalo de modo comum de entrada (Vicm) que inclui terra e, portanto, pode ser empregado em aplicações de fornecimento único." (tradução livre) Veja o datasheet: https://www.st.com/resource/en/datasheet/ts321.pdf

Eu achei bem satisfatórios os vídeos que ele postou. Bem menos granulado, mais fluido o som de reverb. Parece mesmo um tijolo Belton. Acho que vale super a pena fazer alguns testes.
« Última modificação: 27 de Junho de 2018, as 16:52:46 por Albuquerque » Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #50 : 28 de Junho de 2018, as 04:57:33 »

Que componentes será que fazem a diferença pro curto, médio e longo?
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Albuquerque
Visitante
« Responder #51 : 28 de Junho de 2018, as 13:36:19 »

Que componentes será que fazem a diferença pro curto, médio e longo?

É o resistor que vai do pino 6 do PT2399 ao terra.
Registrado
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.203

Obrigado
-Dado: 175
-Recebido: 169



WWW
« Responder #52 : 28 de Junho de 2018, as 18:52:44 »

É o resistor que vai do pino 6 do PT2399 ao terra.

Exato.
Se alguém quiser uma opção barata de pedal que usa esse CI, recomendo procurar pelo pedal Danelectro Echo. De fábrica, ele usa um resistor fixo no pino 6, e para transformar em um delay propriamente dito, é só remover o resistor e adicionar um potenciômetro no lugar. Já fiz e gostei do resultado!
Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #53 : 29 de Junho de 2018, as 00:21:22 »

Mais barato ainda:
https://www.diystompboxes.com/smfforum/index.php?topic=120519.0
Registrado
Albuquerque
Visitante
« Responder #54 : 29 de Junho de 2018, as 01:46:42 »

Se alguém quiser uma opção barata de pedal que usa esse CI, recomendo procurar pelo pedal Danelectro Echo. De fábrica, ele usa um resistor fixo no pino 6, e para transformar em um delay propriamente dito, é só remover o resistor e adicionar um potenciômetro no lugar. Já fiz e gostei do resultado!

Nesses casos citados os pedais são Delays.
O foco do tópico porém é Reverb. A construção de um módulo reverb Belton.
Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #55 : 29 de Junho de 2018, as 04:17:52 »

No tópico que eu postei, o módulo vem ajustado de fábrica como reverb. Ele só se torna um delay após algumas modificações.
Registrado
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #56 : 29 de Junho de 2018, as 09:59:47 »

Estou disponibilizando um primeiro layout do reverb, compactei os arquivos .sch e .brd, assim, quem quiser, pode realizar alterações ou deixar da forma que acharem melhor.

Posso ter deixado passar alguma coisa, portanto, qualquer dúvida basta perguntar.

Na aba de esquemático, deixe em 25 mils, na aba layout, deixe em 12.5 mils.

Versão do Eagle utilizada: 7.4, sendo 7.4 ou acima disso, vai abrir.

Abraços!

https://www.4shared.com/rar/SjxdYqJcda/ModReverb2018.html
Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
Albuquerque
Visitante
« Responder #57 : 29 de Junho de 2018, as 15:35:54 »

Legal o seu desenho Mallermb.
Eu notei que você deixou o capacitor de 10n que vai do pino 13 do 1º PT2399 ao terra. Lá no fórum russo, tinha algumas pessoas que fizeram isso e acabava que ficava instável o circuito. Inclusive no diagrama final lá dos caras eles deixaram uma nota para ser removido esse capacitor:

http://guitar-gear.ru/forum/topic/3578-belton-btdr-1/page__st__300 ---> Veja o post #321 na atualização V3. Ele fala sobre o capacitor C726 que é esse de 10n.
« Última modificação: 29 de Junho de 2018, as 15:48:05 por Albuquerque » Registrado
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #58 : 29 de Junho de 2018, as 17:05:55 »

Legal o seu desenho Mallermb.
Eu notei que você deixou o capacitor de 10n que vai do pino 13 do 1º PT2399 ao terra. Lá no fórum russo, tinha algumas pessoas que fizeram isso e acabava que ficava instável o circuito. Inclusive no diagrama final lá dos caras

Sem problemas, é só deixar o lugar dele vago...

Agora falta testar na prática, só que estou sem tempo, estou fazendo outros projetos!
Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
Albuquerque
Visitante
« Responder #59 : 29 de Junho de 2018, as 17:53:57 »

. . . até cheguei a montar o circuito em uma protoboard, funcionou, realmente tem o som de reverb de molas, porém, estava muito instável . . .

Mallermb, será que da vez passada que você montou na protoboard, o fato de seu circuito ter ficado instável não foi esse capacitor de 10n?
Registrado
Páginas:  1 2 3 [4] 5   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.053 segundos com 24 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal