Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 06:23:38


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3 ... 5   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: OCTOSWITCHER microcontrolado  (Lida 38950 vezes)
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« : 31 de Agosto de 2013, as 17:18:24 »

Eu tinha tentado fazer um chaveador mais simples e agora consegui resolver o problema de ter várias chaves com poucas portas no PIC 16F628.  Como tem gente tentando usar latches (tipo 74LS373) pra implementar um chaveador mais simples, dou essa alternativa:  PIC 16F628(A), 8 presets de 8 loops cada, 8 leds indicadores dos loops acionados, display de 7 segmentos pra mostrar o número do preset/patch, 8 chaves de presets, 1 chave de bypass com retorno ao patch anterior, 1 chave para programar os loops dos presets, memória dos presets não volátil no lugar de dip-switches.  Obs: não possui bancos de presets.

Esquema:



Firmware e detalhes de operação em:
http://eletronicaxprojetos.blogspot.com.br/
« Última modificação: 05 de Agosto de 2016, as 18:43:37 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
nevio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 819

Obrigado
-Dado: 225
-Recebido: 85



« Responder #1 : 31 de Agosto de 2013, as 18:05:01 »

Muito lindo mestre!!

Farei um layout com certeza!! Smiley

Valeu por mais um ótimo projeto!!


EDIT:

Estão pedindo bastante o layout que fiz e acho que não está fácil encontra-lo pois está lá no meio dos posts, então resolvi colocar aqui:

http://www.4shared.com/office/yPVQivDw/projeto_final.html
« Última modificação: 21 de Agosto de 2015, as 19:53:26 por nevio » Registrado
druidamaluco
Visitante
« Responder #2 : 31 de Agosto de 2013, as 22:04:20 »

Uau ficou lindão, parabéns, mas como grava isso?
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #3 : 01 de Setembro de 2013, as 07:53:18 »

Uau ficou lindão, parabéns, mas como grava isso?

Precisa ter um gravador de PIC e o software de gravação. A sequência de códigos hexadecimais é o conteúdo de um arquivo com extensão HEX que deve ser gravado na memória flash do PIC através do gravador.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
druidamaluco
Visitante
« Responder #4 : 01 de Setembro de 2013, as 09:41:42 »

Uau ficou lindão, parabéns, mas como grava isso?

Precisa ter um gravador de PIC e o software de gravação. A sequência de códigos hexadecimais é o conteúdo de um arquivo com extensão HEX que deve ser gravado na memória flash do PIC através do gravador.

Ahhh táaaa, .., valeu xformer, preciso aprender mais sobre isso..., ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ
Registrado
tufoeffect
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 380

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 35


...Like the sign of the southern cross....


« Responder #5 : 01 de Setembro de 2013, as 10:13:20 »

Muito bom Xformer!!!!!!!!!!!!!

Parabéns e obrigado.........

Gostei da planilha para eletrônica também e puxei, interessante e útil...........

Quer dizer que se eu tiver um gravador de pic com o software para gravar o PIC, com aquela sequência hex que vc fornece no blog eu gravo o pic com o firmware do switcher???

Registrado

...money for nothing!!!
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #6 : 01 de Setembro de 2013, as 11:42:50 »

 Muito legal xformer!

 Gostei do método simples e prático de multiplexação dos pinos para as chaves utilizando apenas diodos, muito engenhoso.

 E parabéns pelo blog, ainda não tinha visto! Já está em meus favoritos.

 Um abraço

 Eduardo
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #7 : 01 de Setembro de 2013, as 12:04:08 »

Farei um layout com certeza!! Smiley

Use esse rascunho como base, placa de 10 x 5 cm.



-----
Quer dizer que se eu tiver um gravador de pic com o software para gravar o PIC, com aquela sequência hex que você fornece no blog eu gravo o pic com o firmware do switcher???

Sim, existem vários gravadores de PIC na internet. Pra montar e pra comprar pronto.

-----
Gostei do método simples e prático de multiplexação dos pinos para as chaves utilizando apenas diodos, muito engenhoso.

E parabéns pelo blog, ainda não tinha visto! Já está em meus favoritos.

Não é bem multiplexação do teclado, mas uma codificação da tecla apertada para Binário (apesar de não usar todas a combinações e não estarem em sequência pra facilitar a implementação).
Funciona assim:
- Uso 4 portas do PIC, de RA5 a RA7, que representam o nibble superior do registrador da porta A. As 4 linhas estão aterradas via resistores de pull-down, portanto nas 4 portas tem nível 0 e o nibble é lido como 0000.
- Algumas chaves estão ligadas com apenas 1 diodo a apenas 1 porta do PIC e quando a chave é fechada, leva a entrada da porta a nível 1. Essas chaves que são P1, P2, P3 e P4 portanto são lidas como 0001, 0010, 0100 e 1000 quando uma dessas chaves é pressionada.
- A demais chaves são ligadas com 2 diodos a duas portas diferentes do PIC. Portanto quando uma dessas chaves é fechada, dois bits de 4 estarão em nível 1.  Prog, Bypass, P5, P6, P7 e P8 serão lidos como 1100, 1010, 0011, 0101, 1001 e 0110.
- Utilizei assim 11 das 16 combinações possíveis, sendo 10 para chaves e 1 para nenhuma chave acionada.  
- A tabela de chaves e respectivo código:
0000  nenhuma chave fechada
0001  chave P1
0010  chave P2
0011  chave P5
0100  chave P3
0101  chave P6
0110  chave P8
0111  não usado - precisaria de 3 diodos na mesma chave
1000  chave P4
1001  chave P7
1010  chave Bypass
1011  não usado - precisaria de 3 diodos na mesma chave
1100  chave Program
1101  não usado - precisaria de 3 diodos na mesma chave
1110  não usado - precisaria de 3 diodos na mesma chave
1111  não usado - precisaria de 4 diodos na mesma chave
  
- Observe que se duas ou mais chaves forem fechadas ao mesmo tempo pode ocorrer 3 coisas: o PIC entende o código como de uma das chaves fechadas, o PIC entende o código como de outra chave distinta das pressionadas, o PIC entende como código não utilizado. Mas como a aplicação presume que o usuário vai apertar somente uma chave por vez, não tem muito problema.
- O firmware apenas lê o registrador inteiro da porta A, pra ler todos os pinos de uma vez só, aplica uma máscara (AND 11110000) e pega somente os 4 bits superiores (nibble superior) que vão formar o código da chave pressionada e com base na tabela vai realizar a operação.

Vou tentar sempre colocar coisas legais e novas no Blog.

abraços a todos.
« Última modificação: 05 de Agosto de 2016, as 18:46:02 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #8 : 01 de Setembro de 2013, as 12:52:57 »

E parabéns pelo blog, ainda não tinha visto! Já está em meus favoritos.

Tá de parabéns mesmo! Muito bom o blog.
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #9 : 01 de Setembro de 2013, as 12:58:30 »

Xformer, parabéns pelo blog, é muito informativo e didático!   Bravo

Gostei muito desse projeto de switcher, deve ter dado um trabalhão!   Legal!
Registrado

xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #10 : 01 de Setembro de 2013, as 17:58:35 »

Gostei muito desse projeto de switcher, deve ter dado um trabalhão!   Legal!

Valeu Bossman e Adiel.
A parte que mais me deu trabalho foi que fiquei uns meses matutando em como fazer pra ler várias chaves com poucas portas sem usar nenhum ci auxiliar (mesmo para implementar uma matriz de chaves eram poucas portas).  Inicialmente eu pensei em usar o comparador analógico do uC pra ler uma tensão variável que seria gerada por chaves ligadas a resistências diferentes de modo a mudar a tensão de um divisor de tensão. Mas a leitura ficou errática e no fim consegui implementar conforme o descrito no post acima e graças aos projetos de chaveadores que os colegas postaram com dezenas de diodos formando a lógica do circuito.

===============================================================================

O Nevio me passou um site (sensacional) onde tem outros projetos semelhantes:

http://www.sonelec-musique.com/electronique_realisations_looper_001.html

http://www.sonelec-musique.com/electronique_realisations_looper_002a.html

http://www.sonelec-musique.com/electronique_realisations_looper_002b.html

http://www.sonelec-musique.com/electronique_realisations_looper_003.html

Só precisa entender um pouco de francês (não é difícil).
« Última modificação: 03 de Setembro de 2013, as 14:41:18 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
nevio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 819

Obrigado
-Dado: 225
-Recebido: 85



« Responder #11 : 13 de Outubro de 2013, as 20:04:15 »

Olá amigos, venho com toda felicidade do mundo mostrar que o looper do Xformer funcionou!!  Metaleiro Guitarrista

Renatão está comandando nos projetos como sempre!! Usei um ULN2803 como driver para todos os relés!!

Segue um video demonstrando o funcionamento, vou testar com pedais em breve e faço outro video!! Abraços!!

http://www.youtube.com/watch?v=xtyX6BHv2Ro








Registrado
Fusion
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 700

Obrigado
-Dado: 42
-Recebido: 50



« Responder #12 : 13 de Outubro de 2013, as 20:17:07 »

Muito bom cara. Perfeito! Acho incrível a funcionalidade desses loopers.


Só uma sugestão: quando for gravar o vídeo grave em landscape (na horizontal). Acredito que tenha sido gravado com celular daí é comum ficar na horientação errada.
Registrado

(ex-nssa). "Nick novo, as mesmas dúvidas!"
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #13 : 13 de Outubro de 2013, as 23:35:53 »

Oi Nevio !

Achei muito instrutivo o vídeo demonstrando o funcionamento do chaveador, e claro fiquei contente porque a coisa funciona.  Você precisa arrumar urgentemente uns footswitches push button.

Posso colocar o link do video no meu Blog ?

abraço !
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
nevio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 819

Obrigado
-Dado: 225
-Recebido: 85



« Responder #14 : 13 de Outubro de 2013, as 23:50:51 »

Olá Fusion, vou prestar mais atenção na hora de filmar, na verdade não sei usar direito a câmera do celular mas vou estuda-la!! Smiley

Xformer, é claro mestre, na descrição do video eu coloquei o link do handmades e do seu blog!! Sobre os foots eu vou comprar do nosso amigo Felix, só terminando de juntar o dimdim pois são 10 unidades!! hehehe...

Smiley
« Última modificação: 13 de Outubro de 2013, as 23:52:52 por nevio » Registrado
Páginas:  [1] 2 3 ... 5   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.046 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal