Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Março de 2024, as 11:03:34


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 [3] 4   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Início da construção de um 18w com el84  (Lida 36541 vezes)
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #30 : 12 de Fevereiro de 2014, as 09:49:34 »

 
Guilherme,na entrada do +b tem assim,"(170) 300" significa que posso usar de 170,até 300 volts de tensão?

Respondendo por ele... rs

 São dois circuitos em um, um deles utiliza os componentes com as inscrições normais, no outro, os componentes (e valores de tensão) entre parênteses.

 Ou seja, o que possui 1M2 na segunda grade, utiliza 170v de placa. O que possui 1M, utiliza 300v.

 
Esse timbre também é exatamente o que procuro!  Cry

 Sim, esse timbre é muito bom! Não é a toa que um monte de gente pergunta sobre o circuito que ele projetou com "squish control" (?!). Ouvi dizer que as EF86 se comportam melhor com tonestack feito por "rotary switches" ao invés de tonestacks com potenciômetros comuns, talvez seja outra idéia a ser considerada.

 Eu gosto das partes com um leve overdrive (quando ele aumenta o ganho e utiliza o humbucker da ponte...).

 Um abraço!

 Eduardo

-----
Mas a guitarra também tem um papel importante (se não fundamental) no timbre do vídeo:

 "NOTE: This G&L guitar is a VERY bright guitar - in most amps its got an extended upper range that needs to be reduced, and I'm using the bridge in brighter single coil mode. So I think this amp definately works better for single coils or other bright guitars. I don't think it sounds nearly as good with LP or other humbucker guitars."
« Última modificação: 12 de Fevereiro de 2014, as 09:58:17 por Ledod » Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #31 : 12 de Fevereiro de 2014, as 10:58:01 »

Eduardo. Com a ef184 usando a polarizacao do HB-1, coloque apos o capacitor de acoplamento (ou apos o pot de ganho se esse existir) um divisor resistivo com 2 resistores de 220k e um capacitor de 220pf em paralelo com o primeiro resistor.
Quanto aos capacitores pra ef184, que valores esta usando?
« Última modificação: 12 de Fevereiro de 2014, as 11:01:25 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
cobalto777
Visitante
« Responder #32 : 12 de Fevereiro de 2014, as 17:50:57 »

kkkkkkkkkkkk...nossa...deve ter sido o sono...são dois input stages diferentes...
Registrado
Guilherme
Visitante
« Responder #33 : 12 de Fevereiro de 2014, as 19:39:14 »

Sim, Cobalto, é o aquilo que o Ledod escreveu.

Os valores dos componentes e as tensões entre parênteses referem-se ao amp Garen Clavier e as sem parênteses ao Route 66.

Exato Ledod, evite dar boot nas EF86 a todo momento. Ligue, aqueça e toque bastante. Não desligue quando for jantar ou bater um papo no HM sabendo que vai voltar ao  amp um pouco, mais tarde. Ainda mais se v. gastar uma grana com uma Valvo, Mullard....

O problema com a EF86 é o preço e a disponibilidade de fabricantes atuais que as produzam com qualidade aceitável.

Há quinze anos atrás a Svetlana fabricava uma bem razoável, mas sumiu do mercado. A russa 6N1P não chega nem perto de razoável, infelizmente.

Sobram a NOS. Dentre elas, a Miniwatt-Philips, que não deixam de ser também caras.

Sinceramente não sei o que a Dr. Z faz para conseguir as EF86 empregadas em seus amps. Já lí reclamações de amps microfônicos....

As EF804 e 806 são as válvulas de áudio mais disputadas atualmente. Isso por causa dos microfones de diafragma largo Neumann U67 e de uma infinidade de mic. preamps que as usavam.

O console REDD-47 (o console dos Beatles), que estavam nos studios Abbey Road até inicio da década de 1970, usavam toneladas delas.

Foram produzidas pela EMI-REDD uma dúzia desses consoles, e quem hoje tem um deles limpou o estoque mundial de Telefunken EF804-6.

abraços

Guilherme

Registrado
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #34 : 12 de Fevereiro de 2014, as 22:28:03 »

Eduardo. Com a ef184 usando a polarizacao do HB-1, coloque apos o capacitor de acoplamento (ou apos o pot de ganho se esse existir) um divisor resistivo com 2 resistores de 220k e um capacitor de 220pf em paralelo com o primeiro resistor.
Quanto aos capacitores pra ef184, que valores esta usando?

 Kem, abaixo um print com o valor dos componentes utilizados no tonestack e a resposta em frequência dele. Eu tenho um sério problema com médios e acabei tentando deixar o mais "flat" sem os médios . Ficou interessante... O pot do esquema é linear, eu estou usando um log que dificulta um pouco o controle, mas mesmo assim, ficou mais com a minha cara.

 Os componentes são idênticos ao estágio do HB-1, porém sem o pot de ganho na entrada, apenas um resistor de 1M e um grid stopper de 68k.

 Ahh, para evitar DC nos pots, coloquei um cap de 10nF na saída do estágio (antes do tonestack). Ainda vou testar modificar esse cap.

 

 Obrigado Guilherme pelas dicas!

 Bem legal essa parte histórica da EF86, realmente, é uma válvula especial! Você quis dizer a 6J32P não? Hmm, então vou precisar correr atrás de uma EF86 mesmo...

 Estive olhando as EF806, existe agora as JJ de produção recente:

 https://www.tubedepot.com/products/jj-ef806s-6267-preamp-vacuum-tube

 As NOS "compráveis" (não aquelas telefunken de 150 dólares... rs) ficam entre 40/60 dólares. Mais frete, cotação do dólar, ficará uns 160~200 reais...

 Também pesquisei algumas "tungsram" e "RFT", não sou profundo conhecedor então fico sempre com um pé atrás.
Registrado
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #35 : 25 de Fevereiro de 2014, as 19:17:37 »

 Continuando, mais alguns experimentos...

 Nesse fim de semana chegou a 6J32P que comprei e só hoje consegui fazer as alterações no soquete. Alterei o resistor de placa de 100k para 220k devido ao ganho menor, mantendo o de segunda grade de 470k e 1,5k no cátodo (já estavam antes para a EF184 e queria fazer uma modificação rápida).

 O som me pareceu muito mais aveludado, cheio,  os graves são mais profundos porém sem embolar e distorcer. Ainda vou experimentar aumentar o ganho para chegar até um crunch, o potênciometro no máximo ainda não mostrou "tudo" do amplificador (comparado com o outro canal, ainda é mais baixo).

 No mais, gostei bastante do som com ela! O tonestack (esse acima que postei) é praticamente um controle de "contour" e as possibilidades de timbre vão desde um som nasal (parecendo radio de pilhas haha) passando por um clean a lá fender (brilho e graves profundos) até um som muito abafado que o pessoal que toca um jazz iria gostar.

 Devido ao resistor de SAG o amplificador tem bastante compressão, os sons limpos ficaram fantásticos! Acordes de soul/jazz abertos ficaram muito bonitos e uma bossa nova vai muito bem também...  Wink
 Pena que a gravação que tentei fazer com mic. de pc ficou uma "josta", se não iria compartilhar com vocês.

 Por enquanto vou manter a 6J32P ao invés da EF184. Para mim, ela não se saiu muito bem em relação ao timbre que procurava.

 O próximo passo é aumentar o ganho do estágio, alterar o potênciometro de "contour" para um linear e comprar uma EF86 "de gente" o investimento com certeza compensa.

 Um abraço!

 Eduardo
Registrado
Guilherme
Visitante
« Responder #36 : 25 de Fevereiro de 2014, as 20:25:44 »

Nas condições do primeiro paragrafo, qual o ganho estimado com a 6J32P ? Apenas uma ordem de grandeza.

Seu xará costuma ter EF86 da Miniwatt. Vale o investimento e sem sustos com transporte/aduana...

abração

Guilherme
Registrado
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #37 : 25 de Fevereiro de 2014, as 22:30:47 »

 Ops...

 Falha minha!  Huh?

 Eu acabei de medir os pinos e me deparei com 1,23v (!) na segunda grade e então percebi que inverti os fios que ligam os pinos 1 e 9. O ganho pelo que medi é de aproximadamente 16, por isso a falta de volume. Amanhã vou refazer as ligações corretamente.

 Engraçado que mesmo assim funcionou legal (e pior que o som estava realmente bom  Cheesy), ela foi polarizada "quase" como um triodo, porém a grade de controle virou a G2!

 Sim, vou pesquisar algumas EF86 de verdade. Fiquei muito animado com os resultados da 6J32P!

 Um abraço,

 Eduardo
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #38 : 25 de Fevereiro de 2014, as 22:42:26 »

Eduardo, ainda acho que você devia dar mais uma chance para a EF184...
Ela soa bem, mas não é uma valvula de uso comum em audio, por isso achar o ponto certo da um pouco mais de trabalho do que uma valvula já conhecida como a EF86.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #39 : 25 de Fevereiro de 2014, as 23:12:28 »

 Kem,

 Eu pensei até em montar um soquete adaptador entre as duas (EF184-EF86) para evitar a ressoldar toda hora. Ainda tenho esperança de fazer ela soar do modo que gosto!

 A EF184 tem um ganho absurdo e é difícil domá-la! A única coisa que ainda não tentei é colocar um controle de pre-gain igual ao 100 buck (ou melhor montar o pré inteiro hehe).
 Eu já ouvi a gravação melhor do 100 buck: http://www.youtube.com/watch?v=ezziwZpwhmQ e é próximo ao que eu tenho escutado com a EF184 nas configurações que testei, ela tem médios acentuados e uma falta de dinâmica e swing comparada com a EF86 (pelo menos nesse teste inicial, onde ela estava fora do ponto de operação hahaha).

 Tudo bem que é outro amp, saída diferente, outro tonestack... Mas, o som dela está lá!

 Eu não consigo explicar com palavras, gostaria de gravar o som com um microfone decente e que não interfira no timbre (ou se quiserem me visitar em Sorocaba para escutar Smiley)

 A EF184 não é ruim, longe disso. Tem um timbre bem original, mas ainda não consegui encontrar o meu timbre com ela (ou eu tentei pouco!)


-----
Ahh e esqueci de comentar, retifiquei os filamentos de todas as válvulas de pré (exagero talvez...) e mesmo assim continuava com um certo ruído humm no canal das 12AX7.

 Nessas horas um osciloscópio é fundamental, o ruído vinha das placas, consequentemente, da alimentação. O problema era que inverti a posição de onde retirava a alimentação do pré com 12AX7 com a inversora! A alimentação para a inversora vinha depois do estágio de pré nos filtros RC-RC-RC-RC da fonte.

 Pimba, foi só trocar de posição os "taps" e ruído zero!
 O mais fantástico é que mesmo a alimentação da inversora possuir um certo ripple (em modo comum), ao inverter o sinal, eles se cancelam no estágio de saída.

 Fica como dica para alguém tenha encontrado um ruído humm sem solução aparente.  Wink

-----
E mais algumas notícias da saga...

 Eu inverti os cabos que tinha soldado errado, porém mantive as mesmas configurações que havia deixado para a EF184 (cerca de 230v na alimentação, resistor de G2 de 470k, placa em 220k e cátodo 1,5k).

 E o som não foi tão bom quanto da maneira "errada" (que coisa!!).

 Acabei alterando novamente para 1M e aumentando a alimentação para cerca de 290v, como o circuito que o Guilherme postou do Dr. Z e voilá, o som que queria apareceu, mas com muito mais volume. O resistor G2 é sem dúvida o mais importante para a polarização, ele muda completamente a dinâmica da válvula!
 Testando, no talo distorce bastante a inversora com um timbre muito bom!

 O tonestack "custom" que projetei está se saindo bem também, justo o que eu queria. Preciso gravar um videozinho para mostrar a criação rs... Smiley

 Para todos os que tiverem interesse sobre os pentodos de pequenos sinais, segue uma leitura que é extremamente recomendada:
 http://www.valvewizard.co.uk/pentode.html
 Todos os artigos dele são excelentes, vale a pena gastar um tempo lendo!

 Eu ainda vou repensar na EF184, procurar algum outro ponto de operação com bias mais quente ou com menor ganho, afinal, ela é tão baratinha que vale a pena...

 Mas... por enquanto, vou deixar a 6J32P que me agradou mais!  Cheesy

 Um abraço,
 
 Eduardo
« Última modificação: 27 de Fevereiro de 2014, as 21:54:01 por Ledod » Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #40 : 12 de Março de 2014, as 06:43:49 »

Eduardo, você poderia reportar aqui a sua experiência com as PF86. Acho que será de interesse de todos!
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #41 : 12 de Março de 2014, as 11:06:01 »

 Claro! Eu iria escrever sobre ela, os resultados foram muito bons!

 Eu acabei comprando uma 6J32P no ebay para testes, por mais que tentasse polarizações diferentes, mudanças do tonestack, a EF184 que o pessoal utilizou no 100 buck não soava como eu imaginava.
 Ela se mostrou muito microfônica (mesmo após a diminuição do ganho), um som um pouco "anasalado", muitos médios e para mim, que estava buscando um som mais clean se tornou uma escolha não muito agradável. Longe de falar que a válvula é ruim! Os vídeos do 100 buck mostram que para sons distorcidos e com pedais a escolha é muito boa!!
 Bem, meus testes com a 6J32P, após a alteração dos resistores para polarizá-la como o Dr Z Route 66 que o Guilherme havia postado foram animadores! O timbre que eu procurava estava próximo, um som mais "aveludado" com um espectro de frequências melhor distribuído. Ouvia-se melhor a atenuação do tonestack (que já havia sido alterado, do tradicional marshall 18w para a topologia do big muff com alterações), mais graves e agudos. Infelizmente a descrição de um som com palavras é difícil...  Cheesy

 A diferença entre as duas foi grande! Tanto sonoramente quanto da questão "microfônica". Qualquer toque na EF184 e um som cintilante de uma orquestra de taças de cristal acontecia. Comprei alguns aneis de silicone além de manter o soquete suspenso por borrachas. Melhorou mas ainda notava-se o som. Com a 6J32P foi bem diferente, extremamente silenciosa, pancadas no bulbo não influenciavam praticamente nada!

 Entretanto, a 6J32P é uma válvula cara para um projeto simples (custa uns 50 reais por aqui), mas ainda no meio termo das EF86, que passam dos 100 reais fácil.

 Estava decidido comprar uma EF86 visto que os testes com a 6J32P foram muito melhores do que poderia imaginar! Mas ainda estava pesquisando, procurando algumas alternativas no ebay e no mercado nacional. Era ainda dificil tirar do bolso 100 reais por uma válvula! E importar também sairia caro.

 Pois bem, em inúmeras pesquisas que realizei eis que surge uma alternativa que poderia ser viável e com preço bom! A PF86.

 A única coisa que me incomodava era o fato do datasheet não constar nada sobre a utilização em áudio e sim para circuitos "transitron" de televisores:

 http://www.mif.pg.gda.pl/homepages/frank/sheets/030/p/PF86.pdf

 Que são basicamente osciladores de frequência mais elevada, ou seja, nada a ver com o que queremos.

 Analisei mais detalhadamente o datasheet e para minha surpresa verifiquei que todos os parâmetros eram exatamente iguais ou muito próximos (como as capacitâncias) da EF86:

 http://www.mif.pg.gda.pl/homepages/frank/sheets/030/e/EF86.pdf

 A confirmação veio quando observei os gráficos e IaxVa (o mais importante) de ambas. Eram exatamente OS MESMOS, com o mesmo número de série.

 Pesquisando mais, vi que as PF86 foram utilizadas (e ainda são) como pré amplificadoras de microfones, ou seja, uma aplicação em áudio:

  http://www.cathedralpipes.com/valvo_tubes.php

 A única diferença é a tensão dos filamentos, 4,5v que é facilmente resolvido com um resistor em série de 1w/2w de 5,6/6,8 ohm ohm.

 Não tive dúvida, no site do Eduardo encontrei as PF86 miniwatt por 20 reais. Ou seja, perto de uma EF86 de mesma construção (miniwatt, valvo) é extremamente barato!
 Aliás, em minhas pesquisas, descobri que muitas das PF86  foram fabricadas pela Valvo, Hamburg para diversas "marcas" (a telefunken e a miniwatt que comprei tem construção muito similar) ou seja, são válvulas de boa procedência.

 Nos meus testes elas se comportaram muito bem, melhores que as 6J32P. São mais "abertas", som menos abafado e com um leve overdrive quando se toca com mais força. Elas aparentemente tem uma "compressão" natural que para solos limpos deixam o timbre matador!

 Lembra um pouco esse timbre: http://www.youtube.com/watch?v=5gnbda0FyTc

 Não são exatamente iguais pois o tonestack é diferente, o amplificador como um todo é diferente. Mas essa compressão é bem característica e me agradou muito!

 De qualquer forma, fica o relato de uma nova experiência com  válvulas "baratinhas" (essa um pouquinho mais cara que a EF184, mas 20 reais não se paga um almoço!).
 
 Para todos que montaram o 100 buck, acho que vale a pena testar também com as PF86! Vale o investimento o amplificador mudou bastante!

 Fazendo uma propaganda para nosso amigo Eduardo, deixo o link para as benditas:

 Valvula PF86 Miniwatt
 Valvula PF86 Siemens
 Valvula PF86 Matsushita


 Um abraço,

 Eduardo

PS:

 Abaixo o tonestack que estou utilizando nesse canal, se alguem se interessar:

« Última modificação: 22 de Março de 2014, as 08:57:06 por Eduardo » Registrado
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #42 : 19 de Abril de 2014, as 15:20:28 »

 Só para constar, hoje irei tocar com alguns amigos e não podia levar o amplificador todo aberto para a jam...

 Ontem e hoje, construí o gabinete para o cabeçote! Só montei as parte principais, pés, alças e fixei o chassis. Ainda falta o baffle e a contorno traseiro que ainda não cortei e encapá-lo!

 

 

 Um abraço!
 
 Eduardo
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #43 : 19 de Abril de 2014, as 15:44:03 »

Valeu Ledod.

Eu pessoalmente acho importante esse tipo de informação/pesquisa em termos de timbres e modelos de válvulas. Espero que você continue com esse tipo de pesquisa, mesmo porque as referências desse tipo são poucas no nosso idioma.

Por falar no seu novo gabinete, no meu primeiro valvulado eu fiz um gabinete idêntico a esse seu, pelos mesmos motivos. Eu precisava usar o amplificador rapidamente em uma apresentação. Só que depois ficou anos com a mesma aparência até eu tomar vergonha e melhorar o acabamento.

Obrigado!  Legal!
« Última modificação: 27 de Abril de 2017, as 20:44:38 por Matec » Registrado
visioncb
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.354

Obrigado
-Dado: 30
-Recebido: 39



« Responder #44 : 19 de Abril de 2014, as 16:19:30 »

Matec

As vezes a gente precisa desse empurrão pra terminar toda a parte do gabinete..

Até hoje estou esperando esse empurrão pra começar o meu  Cheesy
Registrado
Páginas:  1 2 [3] 4   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.049 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal