Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 19 de Abril de 2024, as 09:38:42


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 3 [4]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Início da construção de um 18w com el84  (Lida 36918 vezes)
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #45 : 19 de Abril de 2014, as 16:50:21 »

...
 Para todos que montaram o 100 buck, acho que vale a pena testar também com as PF86! Vale o investimento o amplificador mudou bastante!...
O que vai complicar é a tensão dos filamentos. A maioria agora esta montando em PCB, então fica dificil acrescentar resistores (se bem que no caso do 100Buck até é possivel).
Mas pode usar a EF86 ou a 6J32P sem alterar nada (pode tentar alterar os resistores de polarização só)...
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #46 : 20 de Abril de 2014, as 08:50:38 »

(Papo de engenheiro)

Eduardo, você montou seu gabinete com os parafusos na vertical trabalhando à tração. Desta forma o que segura a coisa junta é a resistência ao arranchamento, que não é muito alta. Você corre o risco de ficar com a tampa na mão e o resto do gabinete no chão. Eu recomendo que você mude a forma de encaixar as laterais para que os parafusos fiquem na horizontal, trabalhando em corte. Neste casso a resistência passa a ser o cisalhamento do parafuso, que é bem alto.

A alça deve ser presa com parafuso passante preso com arruela, porca e contra-porca.

Faça assim e terá um amplificador seguro para transporte.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #47 : 20 de Abril de 2014, as 11:01:42 »

O que vai complicar é a tensão dos filamentos. A maioria agora esta montando em PCB, então fica dificil acrescentar resistores (se bem que no caso do 100Buck até é possivel).
Mas pode usar a EF86 ou a 6J32P sem alterar nada (pode tentar alterar os resistores de polarização só)...

Então Kem, dá para utilizar sim porque o filamento da PF86 é para 300ma a 4,5v. As tensões dos filamentos serão de 25+4,5 = 29,5v, que mesmo sendo menor que os 30v, está dentro de uma margem de 5% de tolerância. Pode ser que fique um pouquinho acima, mas acredito que não fará mal as válvulas...

 
(Papo de engenheiro)

Eduardo, você montou seu gabinete com os parafusos na vertical trabalhando à tração. Desta forma o que segura a coisa junta é a resistência ao arranchamento, que não é muito alta. Você corre o risco de ficar com a tampa na mão e o resto do gabinete no chão. Eu recomendo que você mude a forma de encaixar as laterais para que os parafusos fiquem na horizontal, trabalhando em corte. Neste casso a resistência passa a ser o cisalhamento do parafuso, que é bem alto.

A alça deve ser presa com parafuso passante preso com arruela, porca e contra-porca.

Faça assim e terá um amplificador seguro para transporte.

Abraços

Eduardo

 Sim, eu montei o meu outro amplificador desse mesmo modo, nunca aconteceu nada assim, e olha que ele pesa uns 20Kg!!!

 Mas realmente o que você diz faz todo o sentido... Cisalhar um parafuso é muito difícil, deste modo ficaria bem mais seguro. As próximas montagens serão assim (e é bom o pessoal ler isso porque não copiam o modo que fiz).

 As fotos acho que não mostram, mas as partes estão coladas com cola de madeira entre si. Na verdade eu realizei a colagem antes e depois marquei os pontos, furei um diâmetro menor que o parafuso de rosca soberba e parafusei. Achei que ficou bem firme, os parafusos estão entrando cerca de 20mm para dentro do compensado horizontal. O compensado, o único que eu tinha aqui, é naval de 20mm (ao centro tem uma madeira bem escura, e extremamente rígida)

 De qualquer forma,se um engenheiro civil está me dizendo isso, vou reforçar colocando pelo menos mais uns 2 parafusos em cada junção, mas de comprimento maior (uns 40mm~60mm). Vai que.... Cheesy

 Ainda falta o baffle na parte frontal que será inteiriça, vou colocar 3 sarrafos, nas laterais e na parte superior. Assim os parafusos estarão horizontalmente, ou seja, será a resistência à cisalhamento!

 A alça veio já com parafusos de rosca fina (acho que é métrica...) e 4 porcas-garra que não apareceram nas fotos. Se ele quebrar será no pino da própria alça e não no parafuso.

 A propósito, também utilizei porcas-garra para prender o gabinete e os parafusos sextavados, eu troquei por "ALEN" + arruela de pressão. Ficou um conjunto bastante sólido.

 Um abração!

 Eduardo

-----
Valeu Ledod.

Eu pessoalmente acho importante esse tipo de informação/pesquisa em termos de timbres e modelos de válvulas. Espero que você continue com esse tipo de pesquisa, mesmo porque as referências desse tipo são poucas no nosso idioma.

Por falar no seu novo gabinete, no meu primeiro valvulado eu fiz um gabinete idêntico a esse seu, pelos mesmos motivos. Eu precisava usar o ampli rapidamente em uma apresentação. Só que depois ficou anos com a mesma aparência até eu tomar vergonha e melhorar o acabamento.

Obrigado!  Legal!

 Eu sempre tento explicar o máximo possível das minhas experiências para o pessoal. Essa da PF86 foi mesmo um achado, vou preparar um vídeo (mesmo do celular) para ter uma idéia de timbre.

 A necessidade fez eu construir as pressas o gabinete, estava esperando para comprar um de 15mm já cortado nas medidas, pronto para montar, mas acabei pegando a serra tico-tico e usei o de 20mm que tinha aqui! Bem, pelo menos tá feito, melhor do que antes!  Cheesy

 Um abraço!

 Eduardo
« Última modificação: 20 de Abril de 2014, as 11:49:57 por Ledod » Registrado
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #48 : 06 de Julho de 2014, as 23:44:53 »

 Pessoal, gostaria de convidá-los a curtir minha página no facebook:

 https://www.facebook.com/emellocustom

 Lá estarei dando continuidade ao projeto do 18w, postando sempre algumas coisas referentes aos projetos em andamento!

 Uma foto do bixo (ainda faltando terminar, esse fim de semana não foi suficiente):

 

 Um abração!

 Eduardo
Registrado
laerteandrade
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 899

Obrigado
-Dado: 9
-Recebido: 52


« Responder #49 : 07 de Julho de 2014, as 00:00:56 »

Muito bacana, o branco ficou de muito bom gosto. Parabéns, quando acabar quero um vídeo;

Pessoal, gostaria de convidá-los a curtir minha página no facebook:

 https://www.facebook.com/emellocustom

 Lá estarei dando continuidade ao projeto do 18w, postando sempre algumas coisas referentes aos projetos em andamento!

 Uma foto do bixo (ainda faltando terminar, esse fim de semana não foi suficiente):

 

 Um abração!

 Eduardo
Registrado
VOX
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.630

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 116



« Responder #50 : 07 de Julho de 2014, as 09:31:14 »

Parabéns Ledod, belo trabalho.

Eu estou terminando a minha caixa 1 x 12 para um HB-1 que pretendo montar e estou justamente na parte de colocar o revestimento, cantoneiras, etc...e após isso vou partir para o head - e esse teu é uma bela inspiração.
Registrado
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.203

Obrigado
-Dado: 175
-Recebido: 169



WWW
« Responder #51 : 07 de Julho de 2014, as 10:44:14 »

Gostei desse tecido que você usou nele! Onde conseguiu?
Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #52 : 07 de Julho de 2014, as 11:47:54 »

 Obrigado pessoal!  Smiley

 laerteandrade:

 Na verdade a cor é creme (igual dos knobs), ficou muito claro devido a luminosidade. Eu gravei um vídeo a uns tempos atrás com o celular, mas o som ficou muito diferente, precisaria de um microfone melhor...

 Mas o timbre real é muito bom, principalmente do canal com a PF86, diferente das 12ax7! 

 VOX:

 Bem eu tive que fazer algumas "adaptações" como essa madeirinha na frente para cobrir os espaços deixados pela aba do chassis. Geralmente amps desse estilo de chassis possuem uma madeira inteiriça na frente, mas eu queria utilizar um tecido ortofônico para conseguir visualizar a parte interna (transformadores e válvulas).
 Essa foi a melhor saída que encontrei, ficando mais estético.

 Blackcorvo:

 Esse da frente é tecido ortofônico de verdade que comprei há muitos e muitos anos da extinta "TC Tech" (alguém lembra?). Não sei onde se pode encontrar hoje em dia...

 Um abraço!

 Eduardo
Registrado
VOX
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.630

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 116



« Responder #53 : 07 de Julho de 2014, as 12:13:13 »

Valeu Ledod.

Eu lembro da TC Tech, hehehe...E ainda tenho uma caixinha para pedal vendida lá, hehehe...

Vou amanhã comprar o meu tecido ortofônico e o meu head será bem parecido com o seu.Só vou tentar usar uma telinha no lugar do tecido ortofônico.
Registrado
laerteandrade
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 899

Obrigado
-Dado: 9
-Recebido: 52


« Responder #54 : 07 de Julho de 2014, as 13:21:49 »

Aqui no sul não existe creme. Só existem 4 cores, branco, preto, azul e vermelho.


Obrigado pessoal!  Smiley

 laerteandrade:

 Na verdade a cor é creme (igual dos knobs), ficou muito claro devido a luminosidade. Eu gravei um vídeo a uns tempos atrás com o celular, mas o som ficou muito diferente, precisaria de um microfone melhor...

 Mas o timbre real é muito bom, principalmente do canal com a PF86, diferente das 12ax7! 


Registrado
ricardox
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 33

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 0


« Responder #55 : 07 de Julho de 2014, as 18:57:33 »

Parabéns Eduardo pelo acabamento do cabeçote... fico feliz quando vejo um amplificador com este nível de acabamento.

Ontem montei um fender champ e funcionou de primeira sem problemas, logo mais vou terminar o gabinete para ele e depois dar sequência a um 18 watt que já está parado a um bom tempo, assim que terminar tudo do champ compartilho com vocês que são a minha fonte de inspiração.
Registrado
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #56 : 24 de Agosto de 2014, as 13:02:45 »

 Olá pessoal, apenas colocando mais umas fotos e postando um áudio feito pelo celular, para se ter uma idéia do timbre do canal com a PF86, que adquiri na Altana.







 Esse segundo jack sem inscrição é o chaveamento dos canais por um foot externo. Inicialmente achei que não seria necessário, mas com a utilização do amplificador vi que seria uma "mão na roda" e acabei utilizando um relé alimentado por um dobrador de tensão dos filamentos.



 Sobre o acabamento, eu recomendo fortemente SEMPRE deixar pelo menos 5 mm de tolerância nas montagens internas devido a espessura do courvin e cola. Eu me esqueci disso e ficou extremamente justa a montagem, dificultando bastante o encaixe das partes.
 
 Outro fato que talvez seja interessante mencionar é que esse tipo de montagem, com um gabinete com abas externas e o acabamento frontal para "esconder" os buracos, complica a montagem também, por mais que seja interessante esteticamente...

 Abaixo apenas uma "idéia geral" de timbre. Gravei uma base no loop do DD7 e toquei algumas bobagens por cima... rs. Não liguem para os erros e o tosco guitarrista e os sons "ambientes" de portas e batidas...

 Eu utilizei apenas o canal da PF86 com um ultimate drive (OCD da behringer) e coloquei um pouquinho de reverb depois na gravação. Eu gosto bastante deste canal do amplificador, tem bastante dinâmica e com maior pegada há um leve overdrive muito musical.
 Seguindo os conselhos do Guilherme eu retifiquei e filtrei os filamentos de todas as válvulas de pré, o ruído "hum" é bastante baixo, mesmo em altos volumes.
 
 https://soundcloud.com/eduardo-mello-nottolini/teste-amplificador-18w

 Com o pedal desligado:

 https://soundcloud.com/eduardo-mello-nottolini/teste-amplificador-18w#t=3:06

 Um abração!

 Eduardo
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #57 : 24 de Agosto de 2014, as 13:12:53 »

Parabéns pelo amplificador Eduardo! Está muito bonito! Agora... esses "tube dampers" ai realmente ajudam em algo?
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #58 : 24 de Agosto de 2014, as 13:29:39 »

 bossman

 Pior que ajudam sim, para pentodos de pré no estilo EF86/184 são bastante eficientes!
 Quando havia utilizado a EF184, não existia jeito de evitar o ruído cintilante devido a vibração mecânica, tive que suspender o soquete por buchas de borracha, mas mesmo assim não foi eficiente...

 Comprei esses amortecedores e aí sim, a válvula aquietou!

 Esse efeito acontece mais com válvulas de construção mecânica mais complexa e de maior ganho (como os pentodos), em triodos ou válvulas de potência, creio que o efeito seja desprezível...

 Esse vídeo é bem engraçado, sobre o ruído das EF86:

 https://www.youtube.com/watch?v=z7yHtoxkdb8

 Um abraço!

 Eduardo
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #59 : 24 de Agosto de 2014, as 14:18:11 »

Hahaha bem legal o vídeo!
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Páginas:  1 2 3 [4]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.05 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal