Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Abril de 2024, as 04:17:25


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Projeto de fonte com ganho de corrente  (Lida 4430 vezes)
Tiago Vulgar
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 346

Obrigado
-Dado: 37
-Recebido: 22


O sonho do careta é a realidade do maluco


« : 23 de Setembro de 2013, as 17:36:39 »

Pessoal, estou postando isso no "off topic" devido a ideia não ter nada haver com audio! Estou tentando projetar uma fonte que forneça entre 2,4v ou 2,5 volts, porém que chegue a fornecer até 600mA. É para esse projeto que postei aqui. A bateria de lítio não aguentou, daí coloquei ele em uma fonte de 1000mA de 3v mas não rolou, só rola com a bateria, porém ela se esgota rápido. Sei que tem várias coisas na net mas não encontrei nada que me dê uma luz  Cry , eu estava lendo sobre configurações de de transistor como coletor comum com ganho de corrente, mas não ficou muito claro! alguém pode me ajudar?   



 Smiley

Registrado
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #1 : 23 de Setembro de 2013, as 17:49:18 »

Coloca um capacitor de 1000uF respeitando a polarizade, na saída da fonte de 3V, e vê se rola.


A bateria é de 600mAh, e não de 600mA!

Ela pode te dar 600mA durante 1 h OU 1,2A durante 30min OU 300mA durante 2h..  compreende?  Agora tu vai ter que ver qual a corrente máxima, pra não danificar a danada da pilha.

T+
« Última modificação: 23 de Setembro de 2013, as 17:52:17 por Patines » Registrado
Tiago Vulgar
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 346

Obrigado
-Dado: 37
-Recebido: 22


O sonho do careta é a realidade do maluco


« Responder #2 : 23 de Setembro de 2013, as 18:04:48 »

Vou colocar o capacitor e vê se rola. Eu tava vendo aqui, tem alguma solução com fonte de corrente?
Registrado
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #3 : 23 de Setembro de 2013, as 18:16:38 »

Rapaz..  tu precisa é uma fonte de tensão= bateria.  T+
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #4 : 23 de Setembro de 2013, as 18:20:47 »

Oi Tiago.
Seria bom vc saber quanto de corrente esse circuito consome, Provavelmente é bem mais de 1A e por isso a fonte que vc fez não rolou. Talvez uma fonte de uns 2,7V/3A resolvesse, mas ainda assim é melhor antes de tudo saber a potência total do circuito.
Abs
Registrado
Tiago Vulgar
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 346

Obrigado
-Dado: 37
-Recebido: 22


O sonho do careta é a realidade do maluco


« Responder #5 : 24 de Setembro de 2013, as 10:03:51 »

Vou ver se consigo medir o consumo de corrente, o circuito é daquelas raquete mata-mosquitos:



Patines, eu preciso colocar uma fonte no lugar, se não haja pilha   Sad
Registrado
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #6 : 24 de Setembro de 2013, as 10:53:20 »

 O problema em se utilizar uma fonte é que o consumo desses aparelhos não é constante (puramente resistivo), é pulsátil devido ao chaveador do trafinho inversor. Com isso o fator de potência deve ser muito menor que 1 (carga muito indutiva) e sua fonte não dá conta devido a isso...

 Dificilmente você conseguirá medir a potência em VA deste circuito, a menos que analise as formas de onda de tensão e corrente em um osciloscópio ou um multímetro que meça fator de potência e com grande sensibilidade para pequenos sinais.

 Lembremos que uma bateria ou pilha pode ser modelada como um capacitor carregado de valor muito alto + resistência em série e paralelo, ou seja, ela  "não sofre" os efeitos de uma carga pulsátil ou muito indutiva.

 A dica do Patines é muito correta! Um capacitor (ou uma rede C-L-C) na entrada poderá melhorar muito esse fator de potência. Se forem utilizados capacitores de baixo ESR, melhor ainda, talvez sua fonte de 3v-1000ma consiga alimentar o circuito.

 Um abraço

 Eduardo
Registrado
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #7 : 24 de Setembro de 2013, as 11:02:59 »

A dica do Patines é muito correta! Um capacitor (ou uma rede C-L-C) na entrada poderá melhorar muito esse fator de potência. Se forem utilizados capacitores de baixo ESR, melhor ainda, talvez sua fonte de 3v-1000ma consiga alimentar o circuito.

Pois é, a minha intensão em dizer que fonte de tensão = bateria, foi em afirmar  que é necessário uma fonte de tensão, e não fonte de corrente.  Eu creio que um capacitor canibalizado da saída de uma fonte de PC velha resolveria o problema do camarada...  Se a fonte essa de 3V aguentar o tirão= fornecer a corrente...

T+
Registrado
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #8 : 24 de Setembro de 2013, as 11:42:27 »

 Exato, uma pilha AA alcalina deve suportar entre 1000mA e 2000mA DC. Mais que isso é perigoso um risco de aquecimento excessivo...

Abaixo alguns testes sobre pilhas alcalinas, interessante como a capacidade da bateria diminui muito com o aumento da corrente, comportamento não linear: http://www.powerstream.com/AA-tests.htm

 Creio eu que uma fonte de uns 1500mA dê conta do recado!

 A idéia é que toda a variação de corrente/tensão causado pelo circuito não apareça para a fonte, ele verá apenas um consumo "médio" DC de corrente e tensão e não uma forma de onda que necessite de pulsos de 10A e uma largura de pulso de 1/10 do período para funcionar.

 Agora, só testando no circuito!  Smiley

 Eduardo
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #9 : 24 de Setembro de 2013, as 23:32:04 »

Tiago, seu transformador da fonte é ridiculamente pequeno pra tensão e corrente que você precisa. Ele é quase menor do que o capacitor atrás dele. Se ele conseguir fornecer 50mA, é muito ...
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Dexter
Visitante
« Responder #10 : 25 de Setembro de 2013, as 22:14:12 »

Tiago, não sei se as baterias de LiTi são tão perigosas quanto as de Li íon, pois se forem, deve-se tomar muito cuidado no projeto do carregador. Já vi varias destas Li íon tomarem forma de travesseiro, enquanto eram placas originalmente, sem falar que são mais fáceis de explodirem podendo causar grande estrago.
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.038 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal