Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 19 de Abril de 2024, as 05:19:46


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Ajuda - Identificar Transistor B-010  (Lida 8998 vezes)
Etelvino Costa
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 392

Obrigado
-Dado: 629
-Recebido: 134



« Responder #15 : 24 de Setembro de 2013, as 13:16:18 »

Felix
Muito massa o vídeo! Valeu!
Registrado

Paciência comigo, estou tentando aprender.
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #16 : 24 de Setembro de 2013, as 13:55:09 »

Felix,
Realmente ele tem os terminais dourados...

Alfredo,
Este BO10 é mesma coisa de B-010? Porque no lugar do zero la no manual esta a letra "O".

Para os transistores da Philco acredito que sim.  Inclusive na época destes transistores da Philco, alguns pronunciavam como BO, enquanto outros como B0.

Observe que os transistores estão numa sequência numérica, e que até 99, aparecem como BO, e a partir de 100, passa a ser apenas B; então eu acredito que pela lógica numérica, pelo menos nos transistores da Philco, seja 0 (zero)

Mas também observei que o seu transistor é da Motorola, que eu não tinha observado antes, e que portanto, pode não ser o mesmo.  Desta forma acho que mais atrapalhei, do que ajudei.

Neste caso como já citaram acima, o mais correto seria identificar se é NPN ou PNP, e medir o ganho.

Abraços,
Alfredo
Registrado

Etelvino Costa
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 392

Obrigado
-Dado: 629
-Recebido: 134



« Responder #17 : 24 de Setembro de 2013, as 15:02:58 »

Alfredo, rapaz vc ajudou d+! Vou tentar descobrir se é PNP ou NPN, é que sou iniciante e me atrapalho todo.
Registrado

Paciência comigo, estou tentando aprender.
Guilherme
Visitante
« Responder #18 : 24 de Setembro de 2013, as 19:37:47 »

Etelvino, tendo um ohmimetro comum., seja digital ou analógico, é fácil identificar se é npn ou pnp:

No pnp se você ligar o + no coletor e o - na base a R indicada será baixa. Invertendo a ligação a R será alta.

No npn + na base e - no coletor a R será baixa e invertendo a ligação  a R será alta.

Nos invólucros TO5 e TO39 o emissor é o lide próximo à lingueta e a base está no centro.

 
Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #19 : 25 de Setembro de 2013, as 00:03:28 »

A Philco usava uma codificação exclusiva, assim como Sharp, entre outras.
A Phillips também usava uma codificação diferente.
Vários anos atrás começou a chegar para mim vários receivers com saída queimada, e para saber que transistor era?  Cry
Nem no manual de equivalência ECA tinha a numeração, e quando tinha não era mesmo componente.

recorrendo aos manuais de serviço, vi que eram simples 2N 3055, BD140, e outros populares.

Quem bastante usou este sistema foi a Roland-Boss, mas esta invertia algum pino, como o BA662 nada mais é que BA6110 com alguns pinos invertidos.
A Sharp ate me lembro, mas nos manuais de equivalência (atualizado) apareci a o que era.

Creio que faziam isso para evitar que os aparelhos fossem mexido por curiosos ou oficina não autorizada.
Registrado

Páginas:  1 [2]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.04 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal