Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 19 de Junho de 2025, as 16:39:27

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: POTENCIÔMETRO DE BALANCE  (Lida 12300 vezes)
xandaum
Handmaker

Obrigado
-Dado: 53
-Recebido: 46

« : 18 de Abril de 2010, as 03:44:22 »

Olá rapaziada!

Estow precisando instalar um CIRCUITO ATIVO (preamp) num contrabaixo meu. Mas aqui no HM só tem com controles de VOL, GRAVE e AGUDO! por exemplo o Stingray preamp do Guero, mas...preciso do potenciômetro de BALANCE para selecionar captador do braço e da ponte.

Alguém aí tem um PROJETO COMPLETO de circuito ativo com esses 4 controles?
Ou tem jeito de inserir este BALANCE? ....Como se faz?

Grande abraço!
Visitante
« Responder #1 : 18 de Abril de 2010, as 11:02:49 »

xandaum

No baixo do meu irmão esse pot do balance é duplo de 500K e é ligado como se fosse o volume mesmo. Pro captador ponte fica pino 1 terra, pino 2 saida pro circuito e pino 3 saida + do captador, pro captador do braço pega a outra parte do pot e liga invertendo a pinagem (3 vira 1). Fica como se fosse volume dos captadores...Quando o pot está para um lado fecha o volume de um e abre tudo do outro e vice-versa.

Pode-se fazer também um divisor com um pot comum apenas ligando cada saida dos captadores nos pinos 1 e 3 do pot e dai segue normal pro circuito. Aterra-se o pino 2 do pot.

O 1º esquema funciona legal já esse segundo não sei se funciona efetivamente no caso do baixo...

Abraço!

Handmaker

Obrigado

« Responder #2 : 18 de Abril de 2010, as 14:34:41 »

xandaum

No baixo do meu irmão esse pot do balance é duplo de 500K e é ligado como se fosse o volume mesmo. Pro captador ponte fica pino 1 terra, pino 2 saida pro circuito e pino 3 saida + do captador, pro captador do braço pega a outra parte do pot e liga invertendo a pinagem (3 vira 1). Fica como se fosse volume dos captadores...Quando o pot está para um lado fecha o volume de um e abre tudo do outro e vice-versa.

Pode-se fazer também um divisor com um pot comum apenas ligando cada saida dos captadores nos pinos 1 e 3 do pot e dai segue normal pro circuito. Aterra-se o pino 2 do pot.

O 1º esquema funciona legal já esse segundo não sei se funciona efetivamente no caso do baixo...

Abraço!

Sem querer abusar da sua boa vontade...poderia me ajudar indicando aonde fazer a ligação da saída do potenciometro de BALANCE no circuito abaixo?  Sad

Obrigado!  Wink
Visitante
« Responder #3 : 18 de Abril de 2010, as 14:54:58 »

O Pot para blend ou balance não é um duplo comum. Nesse pot, a escala de cada uma das partes só funciona do centro até uma das extremidades, ou seja, no centro da escala a resistência é a mínima e em cada extremidade será o máximo para um dos segmentos. No pot duplo comum, os dois segmentos ficam na metade da resistência no centro da escala. Peça potenciometro stereo ou pot de balance na loja, e não pot duplo que não serve.
Handmaker

Obrigado

« Responder #4 : 18 de Abril de 2010, as 20:27:35 »

O Pot para blend ou balance não é um duplo comum. Nesse pot, a escala de cada uma das partes só funciona do centro até uma das extremidades, ou seja, no centro da escala a resistência é a mínima e em cada extremidade será o máximo para um dos segmentos. No pot duplo comum, os dois segmentos ficam na metade da resistência no centro da escala. Peça potenciometro stereo ou pot de balance na loja, e não pot duplo que não serve.

E se eu colocar um resistor de uns 10k em paralelo com um capacitor de digamos uns 2nF ligando o pino do centro com a extremidade do POT (nas duas partes do potenciometro duplo comum?

Li sobre isso há um tempo atras e disseram que o sinal não diminui quando estiver no centro do potnciometro.

O que acha?

Abrax!
Visitante
« Responder #5 : 19 de Abril de 2010, as 11:04:50 »

Instintivamente, sem fazer os cálculos, diria que isso vai apenas tender a dar uma resposta logarítmica a um pot linear. O pot que vc precisa, em vez de ter uma pista em semicírculo de 270 graus de carbono, tem apenas uma "meia-lua" de 135 graus. Os outros 135 graus que completam a pista são de metal condutor, ou seja, na verdade são dois meios-potenciômetros associados ao mesmo eixo.

Mas se vc já tem o pot em mãos, vale a pena fazer o teste. Vai que funciona? posta aqui pra gente, seria algo bem útil.
Handmaker

Obrigado

« Responder #6 : 19 de Abril de 2010, as 16:32:15 »

Beleza galera, vamos deixar um pouco de lado o lance do  TIPO de potenciômetro (pois já consegui um..hehehe) e por favor, alguém aí sabe, OLHANDO O PROJETO ACIMA, aonde eu conecto esse potenciometro de balance?

Obrigado! Grin
Visitante
« Responder #7 : 19 de Abril de 2010, as 17:28:32 »

Experimente o primeiro layout. Source A e B vão ligados cada um no vivo de um dos captadores, os terras vão ligados juntos e output vai ligado na entrada do preamp.

http://www.stewmac.com/shop/Electronics,_pickups/Potentiometers/Blend_Pots.html?tab=Instructions#details
Handmaker

Obrigado

« Responder #8 : 19 de Abril de 2010, as 23:02:58 »

Experimente o primeiro layout. Source A e B vão ligados cada um no vivo de um dos captadores, os terras vão ligados juntos e output vai ligado na entrada do preamp.

http://www.stewmac.com/shop/Electronics,_pickups/Potentiometers/Blend_Pots.html?tab=Instructions#details

Show maioli...era isso aí!
Obrigado a todos!
Visitante
« Responder #9 : 19 de Maio de 2010, as 18:08:45 »

Esse Potenciometro ai do link é de 500 K ou de outro valor?!
Visitante
« Responder #10 : 11 de Junho de 2010, as 23:27:25 »

Muito legal esse esquma de balanço entre 2 captadodres. Pretendo montá-lo em minha guitarra com um potencioêmetro  duplo no final para controlar as saidas 1 e 2. Pois meu amp tem 2 entradas com sons bem diferentes.
Visitante
« Responder #11 : 28 de Julho de 2011, as 10:41:12 »

O que eu procurei esta informação em fóruns específicos de parte elétrica de contrabaixo... E estava aqui no handmades mesmo, bem embaixo do meu nariz...

A propósito alguém sabe onde encontro pot para blend de 25K?
Visitante
« Responder #12 : 28 de Julho de 2011, as 11:23:02 »

bec2010

Esse é o esquema do preamp de um baixo que usa o balance, note que trata-se de um pot duplo onde um pot é log e outro anti-log:

http://happybob.com/rstrand/status100.gif

E olha que achei até a pcb do circuito com fotos excelentes, note que provalvemente o baixo que foi retirado o circuito tem apenas um captador pois o tem um jump no lugar do pot duplo:

http://diystompboxes.com/pedals/status.html

Clonável, não acham?

Imprimir  

Ir para: