Idéias para caixas de pedais

Started by Etelvino Costa, 26 de September de 2013, as 13:48:09

Previous topic - Next topic

Etelvino Costa

**
Freqüente
Posts: 392
Location: Goiânia
Logged
#105
Pessoal,

Dando continuidade a ideia de utilizar as minhas conduletes, estou fazendo um protótipo de um modelo padrão.
Tenho vários tamanhos, parti de um tamanho mediano, ela originalmente possui  11,5x6cm e +/-6cm de altura, então levei em uma serralheria e o cara cortou ela para mim tirando as duas conexões (tenho algumas com apenas uma conexão mas peguei esta para resolver a pior situação possível) e deixando ela mais baixa com +/- 4cm de altura.


Tive que refazer o furo dos parafusos novamente.

Para o acabamento estou pensando usar o durepox mesmo para tampar os buracos, pois a ideia é cobri-la completamente com algum tipo de revestimento.
Como revestimento estou pensando em usar um adesivo, mandei imprimir alguns com uma arte para testes, é um adesivo plástico o cara da plotadora não sobem me dizer muito sobre o material e nem sobre a tinta, mas disse que posso aplicar verniz sobre ele tranquilamente.

Agora vou fazer as furações e ver se a aplicação do adesivo fica legal, a dificuldade vai ser os chanfros da condulete, vamos ver como vai ficar.
Gostaria de sugestões principalmente sobre o tipo e forma de aplicação do verniz, muita gente já falou sobre o assunto aqui mas fica sempre o medo de por tudo a perder na hora da aplicação do verniz, sendo assim toda ajuda é bem vinda.
Paciência comigo, estou tentando aprender.

angelos

*
Iniciante
Posts: 60
Gosto de brincar de guitarrista e fazer por mim.
Location: Brasil
Logged
#106
Mais uma ideia.

Dessa vez, vendo uns brinquedos de madeira eu não pude deixar de imaginar um drive vintage bem mojento dentro dessa caixa de pandora:
[spoiler]

Pode ser essa aqui de "rose wood" também, se o preço não for proibitivo[/spoiler]

Se fizer o rótulo com [/size]b m (moderador, peço que me suspenda do fórum)=isch&sa=X&ei=DHzZU6qIGqzjsASi6IHICg&ved=0CAcQ_AUoAg&biw=1366&bih=705]gravação a laser na parte superior, pode ficar mais bonito ainda.

E está à venda no e-baía. Talvez seja difícil montar algo aí dentro pela própria construção da caixinha. Contudo, conseguindo fazê-lo, o resultado ficaria interessante.


-----

Quote from: Etelvino Costa on 30 de July de 2014, as 11:07:54
(...)
Como revestimento estou pensando em usar um adesivo, mandei imprimir alguns com uma arte para testes, é um adesivo plástico o cara da plotadora não sobem me dizer muito sobre o material e nem sobre a tinta, mas disse que posso aplicar verniz sobre ele tranquilamente.

Sobre o verniz, basta saber se a tinta do plotter é à base de água ou de solvente pra se ter uma ideia das chances de acontecer algo desagradável. Se o cara não sabe dizer essa informação, faz um teste molhando um pedaço do adesivo antes de colar na caixa. Se você já tiver o verniz, aplica um pouco também.

Quanto aos chanfros, usa uma técnica na impressão chamada de "sangria", onde se deixa sobrando pra fora da área de corte alguns milímetros a mais da imagem. Isso vai te dar uma folga pra moldar o adesivo como for necessário. Além disso, desenha o modelo de adesivo de acordo com as medidas da caixa, já considerando os chanfros e o tamanho da superfície do topo. Vai facilitar bastante.
"Fazer bom design é fácil.
Fazer um grande design requer um grande cliente."
(Michael Osborne)

Etelvino Costa

**
Freqüente
Posts: 392
Location: Goiânia
Logged
Algelos,
Obrigado pelas dicas, realmente vou ter que fazer um teste antes com o verniz.
Na realidade este trabalho é um teste para ver se consigo um bom resultado aproveitando este monte de conduletes que ganhei.
Hoje terminei de furar e tampar com durepox o rasgo da caixa, e colei um dos adesivos só para ver como se comporta.
Foi bem difícil colar, principalmente nos cantos, tentei fazer uns vincos com estilete mais ainda não ficou 100%. Vou tentar colar outro adesivo para ver se desta vez acerto.



Paciência comigo, estou tentando aprender.

Etelvino Costa

**
Freqüente
Posts: 392
Location: Goiânia
Logged
Pessoal, ganhei uma caixa metálica de um amigo meu, pelo que parece era uma especie de central telefônica.
Tem até um celular antigo dentro dela... pelo tamanho do celular da para vocês perceberem o tamanho da caixa. Estava pensando em utiliza-la em alguma montagem.
Alguém tem uma sugestão de algo que ficaria bem dentro desta caixa? Achei meio grande para um pedal, talvez uma "pedaleira analógica" ou quem sabe até mesmo um amp (estou montando um Baby Wonder que ainda esta sem chassi).
Em fim mandem suas idéias!



Paciência comigo, estou tentando aprender.

GuitarCris

****
Handmaker
Posts: 1,210
Location: São Paulo
Logged
Cara nesta caixona enorme ai caberia com tranquilidade um pre em formato de pedal do 5150.
Dá até para embutir a fonte
Em busca do drive perfeito!!!

xformer

Administrator
******
DIY Freak
Posts: 6,398
e^(i x pi)+1=0
Logged
Etelvino isso aí deve ser uma central de alarme, que disca para essas empresas de segurança e envia dados do cliente e tipo de ocorrência (arrombamento, invasão, incêndio, etc). Provavelmente usava tanto linha normal de telefone como o celular (pelos indicadores de led no painel) pra realizar a comunicação. Os sensores deviam ser ligados nos bornes KRE (verdes).
Além do chassis, podem ser aproveitados: os acopladores ópticos (se não me engano tem 3, os CIs de 6 pinos), os relés (acho que vi 2), o transformador de força, e alguns CIs (talvez um microcontrolador - o CI de 40 pinos, os reguladores 7805 e talvez 7812).
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.

Alfredo Padrao

****
Handmaker
Posts: 1,452
"Fui eu que fiz"
Location: Rio de Janeiro - RJ
Logged

EddieTavares

Guest
Logged
Univibe, o pré do JCM800, 5150, daria inclusive pra aproveitar a fonte como o outro colega falou.

Bizzorro

Guest
Logged
Nessa caixa gigante e nesse formato, eu colocaria um wah e mais alguns efeitos...

felix

Guest
Logged
Esse alarme ai é bem escondidinho, só faltaram pintar de laranja.  :P
Parece uma caixa de Correios da época que os Correios entregavam no dia.

andersohm

*
Iniciante
Posts: 110
Location: Belo Horizonte-MG
Logged
#115
Dias atrás eu montei um Hg-1, meu primeiro pedal  ;D, porém estava sem grana (estou ainda) :-[ e vi que a caixa seria um item de valor bem alto devido à minha condição, então resolvi eu mesmo confeccionar a minha caixa, o desenho dela eu fiz baseando-me nas medidas da Hammond 1590BB (119x94x29mm aproximadamente) a caixa ficou um pouco maior mas não há nada que impeça de confeccionar em qualquer medida, e os resultados foram esses:

[spoiler]



[/spoiler]


Imaginando que haveria possibilidade de alguém ter interesse eu montei esse material...

O material/ferramentas gastos foram:

[spoiler]01- Chapa de aço inox de espessura 0,75mm;

02- Torno de bancada/Morsa;

03- 2 peças de cantoneiras tipo L com  a dobra externa em ângulo reto de material bem rígido para que não deforme (aço)  e com a quina bem reta (necessário quando a morsa não possui quinas bem definidas);

04- Martelo comum ou de borracha;

05- Pedaço de madeira em esquadro com a base quadrada ou retangular e um bom comprimento para trabalhar as dobras

06- Pano ou folha de papel ofício para proteger a chapa durante as dobras. [/spoiler]

07- Tesoura para cortar chapas

Morsa com as cantoneiras:
[spoiler][/spoiler]

Fixação da chapa:
[spoiler]
A chapa deve ser fixada de forma que a marca onde será dobrada fique alinhada com a quina da cantoneira para evitar diferença nas medidas após a dobra, eu coloco dois pedaços de papel ofício dobrado nos dois lados da chapa de forma a cobrir toda a superfície da chapa presa na morsa e evitar e ela fique marcada.[/spoiler]

Madeira para dar o acabamento da dobra da chapa:
[spoiler]
Como é uma chapa fina eu dobro com a mão e coloco esta madeira, sobre ela eu vou batendo com o martelo, é recomendável que a madeira esteja no esquadro pois ela pode ajudar muito e é bom que seja um pouco macia eu usei MDF[/spoiler]

Resultados:
[spoiler]

Chapa dobrada para exemplo.[/spoiler]


Tudo foi retirado de sobras logo: custo $$$0!!!  ;D

Eu desenhei o seguinte plano para a confecção onde a linha contínua representa os cortes na chapa e as linhas tracejadas representam as dobras:

Tampa (fundo):
[spoiler][/spoiler]

Caixa:
[spoiler][/spoiler]

Depois dos cortes:
[spoiler][/spoiler]

Depois das dobras:
[spoiler]

[/spoiler]

União das duas peças:
[spoiler]



[/spoiler]


A montagem é simples, ainda estou estudando uma ordem para dobrar para que fique mais fácil, depois de cortadas e dobradas as peças se encaixam facilmente (desde que sejam respeitadas as medidas e esquadro) eu não usei nenhum tipo de cola, solda ou parafuso para fechar a caixa e nem na fixação das duas partes, pensei em colar 4 pedacinhos de madeira q iriam do fundo da caixa até a borda e neles fazer os furos para fixação de parafusos mas achei pouco prático e acabei economizando serviço e material com a forma que desenvolvi, o corte nas aletas da tampa do fundo é onde passará o Jack P10 e a fixação se dá apenas pelo aperto da porca dos jacks para desmontar basta afrouxá-los novamente, o ideal é furar a caixa e utilizar essa marcação para guia depois de furada encaixe as duas peças pois o fundo do corte servirá como apoio para o jack e também limitará o movimento da tampa em direção ao fundo da caixa, para que esta não afunde.

Fica aí a minha singela contribuição ao fórum.
Tá certo... o texto ficou gigante, mas a vontade de compartilhar foi maior! :)
Tenho outros testes aqui que também ficaram interessantes, logo logo posto mais algo...

Dúvidas serão atendidas.
E sugestões serão bem vindas!

Abraços!!   (rckt
"Don't talk to strangers..."

xformer

Administrator
******
DIY Freak
Posts: 6,398
e^(i x pi)+1=0
Logged
Encontrei esse projeto de amplificador montado ponto a ponto e encalacrado em um tijolo de resina transparente e lembrei desse tópico. Seria legal e interessante ter um pedal feito dessa maneira.

http://runawaybrainz.blogspot.co.uk/2012/04/audio-crystal-cmoy-freeform-headphone.html

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.

kem

******
DIY Freak
Posts: 5,125
Location: Santos
Logged
Quote from: xformer on 28 de December de 2014, as 15:27:47
Encontrei esse projeto de amplificador montado ponto a ponto e encalacrado em um tijolo de resina transparente e lembrei desse tópico. Seria legal e interessante ter um pedal feito dessa maneira.

http://runawaybrainz.blogspot.co.uk/2012/04/audio-crystal-cmoy-freeform-headphone.html

http://4.bp.blogspot.com/-Odnz2hc0Sz0/T4Ns2v-dB2I/AAAAAAAAA9g/9MxAJ7DHtg0/s640/Crystal+cMoy.JPG
Muito legal... fica show mesmo.
Só acho que a manutenção não vai ser das mais fáceis...  :D
I don't want to die young...
I want to diode!

xformer

Administrator
******
DIY Freak
Posts: 6,398
e^(i x pi)+1=0
Logged
Ele diz que não dá pra consertar depois de selado na resina. Por isso até pensou em colocar um soquete de ci e deixar o amplificador operacional acessível para troca.

Deve ser desse tipo de resina:
http://www.redelease.com.br/lojavirtual/produtos/resinas/poliester/resina-cristal-de-alta-viscosidade-1-030-kg-c-catalisador.html?gclid=CNfE9aSo6cICFXFo7AodTBwA2w
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.

Finck

****
Handmaker
Posts: 1,726
Location: São Paulo, SP (Vila Prudente)
Logged
Essa resina pode até funcionar, mas se formar bolhas na hora da moldagem (e acredite, formará, a menos que você tenha um sistema de injeção adequado...) o resultado fica muito feio. É recomendável achar uma resina com tempo de cura mais longo, e que tenha viscosidade baixa antes da cura (para dar tempo das bolhas escaparem).

Outro detalhe a considerar é que a temperatura de alguns tipos de meleca aumenta bastante durante a reação do catalisador, e isso pode ser um problema para certos componentes.

Melhor mandar mensagem para o moço que fez o amplificador lindinho perguntando que tipo de material ele usa...

Mas que fica bonito, isso fica. Acho que até mesmo uma caixinha tipo Hammond transparente (com uma montagem muito bem feita por dentro) pode ficar bem legal (além de resolver o problema da manutenção).
Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...