Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 07:25:13


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 [3]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Tinta confirmada para pintar caixinha de alumínio  (Lida 12947 vezes)
Bizzorro
Visitante
« Responder #30 : 17 de Julho de 2014, as 22:10:20 »

Correto...só não esqueça de lixar a tinta com uma lixa 600 ou 800 antes de aplicar o verniz...se usou tinta brilhante, ela não pode ficar com um brilhozinho sequer, se foi fosca, uma lixada de leve já basta....e não se esqueça de lixar entre as demãos de verniz....

Não aconcelho esquentar o material com ar quente antes de pintar, pois com o tempo, tende-se a aparecer bolhas....30 segundos no sol já é arriscado, tendo em vista que a tinta já foi própriamente desenvolvida para o material (o aluminio já é frio por natureza e a tinta já é desenvolvida para ele frio mesmo...não acho que esquentem o material para desenvolver a tinta para ele)

Quem disse isso foi meu sogro, que é pintor há mais de 40 anos...

Abraços!
« Última modificação: 18 de Julho de 2014, as 18:27:05 por Plautz » Registrado
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #31 : 18 de Julho de 2014, as 10:04:28 »

Não aconcelho esquentar o material com ar quente antes de pintar, pois com o tempo, tende-se a aparecer bolhas....30 segundos no sol já é arriscado, tendo em vista que a tinta já foi própriamente desenvolvida para o material (o aluminio já é frio por natureza e a tinta já é desenvolvida para ele frio mesmo...não acho que esquentem o material para desenvolver a tinta para ele)
O alumínio não é  frio ou quente, o calor específico do alumíno é menor do que materiais que costumamos manipular, veja lá: http://pt.wikipedia.org/wiki/Calor_espec%C3%ADfico  Além disso o alumínio é muito condutor térmico.

Esquentar o alumíno pode na verdade evaporar a umidade que existe na superfície, fazendo com que a pintura entre em contato melhor com a superfície do material.  O mesmo acontece ao fazer uma placa de circuito impresso.  Se lavamos a placa e não esquentamos ou deixamos no sol, e vamos imediatamente fazer uma transferência de toner, o toner vai soltar porque a superfície tem umidade, mesmo que não possamos ver.

Abraços, Saúde e amor!
« Última modificação: 18 de Julho de 2014, as 18:28:39 por Plautz » Registrado
Bizzorro
Visitante
« Responder #32 : 18 de Julho de 2014, as 13:06:05 »

Exato Patines, mas, não ficou muito claro o que o GuitarCris quis dizer com essa dica...se era esquentar depois de lixar e antes de pintar, ou esquentar para pintar....depois de lixar é fundamental deixar ao sol e para pintar não....

Acho que foi isso que meu sogro entendeu: esquentar e pintar com o material quente...isso sim, causa bolhas com o tempo (ele é pintor industrial aposentado e já trabalhou até com pintura de micragem, alem de pinturas automotivas e residenciais)...há não ser, que se use tinta para alto-temperaturas, ai, tanto faz, quente ou frio...

Abraços!
« Última modificação: 18 de Julho de 2014, as 18:28:46 por Plautz » Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #33 : 18 de Julho de 2014, as 21:51:22 »

Na hora de pintar, eu gosto de dar uma leve esfregada na peça com thinner ou acetona (para desengordurar) e uma passada de secador de cabelo (não soprador térmico), para tirar a umidade. Isso parece fixar melhor a primeira demão (empoeirada).

E dou uma esquentada com o secador depois de cada uma das 3 primeiras demãos (sempre empoeiradas), mas nunca sobre a superfície pintada, e sim "por dentro" da caixinha. Isso evapora o solvente rapidamente, evitando que grude poeira, e reduz o tempo entre demãos (nas pinturas brilhantes esse tempo pode ser bem demorado, e como nas pinturas em spray ou pistola a camada de tinta fica carregada de eletricidade estática, atrai todos os pelinhos do mundo...).

Mas é bom evitar aquecer demãos mais carregadas, e NUNCA se deve aquecer a última demão (sempre mais molhada). Nas demãos carregadas a superfície recebe mais tinta líquida, e quando se aquece a peça o solvente "ferve", formando bolhas.

O "efeito retardado" também acontece, a tinta seca superficialmente com muita rapidez, "encapsulando" uma certa quantidade de solvente por baixo. Depois, este solvente "aprisionado" vai se vaporizar e escapar (dependendo da tinta pode demorar dias), deixando buraquinhos nojentos na pintura (parecem furos de agulha).
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Páginas:  1 2 [3]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.042 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal