Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 07 de Junho de 2025, as 17:50:05

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Interferencia na alimentação de termometro digital quando motor é ligado  (Lida 6240 vezes)
Rikrdo
Visitante
« : 11 de Outubro de 2013, as 17:59:34 »

E aí pessoal, tudo bom?
Recentemente instalei um termômetro digital igual a esse http://img1.mlstatic.com/termmetro-digial-lcd-para-uso-geral_MLB-O-4159264866_042013.jpg em minha moto afim de monitorar a temperatura do cabeçote do motor. A alimentação dele originalmente é por bateria de 1,5V, mas como com a bateria ele fica ligado direto, resolvi puxar a alimentação da bateria da moto pra que ao desligar a chave ele desligue também. Para ter os 1,5V usei um regulador LM7805 após os 12V da bateria e após os 5V usei um divisor com resistores. Obtive +-1,58V. Até ai tudo bem, o termômetro funciona normalmente com o motor desligado mas ao ligar a moto ele apresenta uma tela onde todos digitos acendem (188.8ºC). Em algumas rotações do motor ele apresenta leitura normal mas a maioria do tempo ele apresenta essa leitura doida. Creio que seja alguma interferência vindo do sistema elétrico da moto, bobina, centelha, etc, que esteja causando isso. Então vem a pergunta, como eu posso fazer uma alimentação bem filtrada e livre dessa interferência?
Agradeço a todos que puderem ajudar.
Abraços!
« Última modificação: 18 de Outubro de 2013, as 14:17:49 por Plautz » Registrado
Patines
Handmaker

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175

« Responder #1 : 11 de Outubro de 2013, as 21:39:37 »

Camarada, mas que valores de resistores tu utilizou??  T+
Visitante
« Responder #2 : 11 de Outubro de 2013, as 22:23:37 »

Usei um de 470R saindo do 5V em serie com um de 220R indo pro terra. Assim teoricamente no de 220R teria +-1,59V. Na pratica eu medi +-1,58V.
Só pra constar, não há queda nem oscilação nessa tensão nem com o termômetro ligado ao circuito.
Handmaker

Obrigado

« Responder #3 : 12 de Outubro de 2013, as 06:37:41 »

O equivalente de thevenin http://pt.wikipedia.org/wiki/Teorema_de_Th%C3%A9venin deste circuito seria aproximadamente uma bateria de 1,59V em série com um resistor de 149,8R.  Será que o termômetro funciona mesmo assim?

Bem, se funcionar, eu sugiro que tu coloque um capacitor de 10uF em paralelo com um de 100nF cerâmico ligado DIRETAMENTE, BEM PERTINHO dos terminais de alimentação do termômetro.
Tu utilizou capacitores antes e depois do regulador?  Se não acho prudente seguir o datasheet.

Sugiro também utilizar um diodo da bateria à entrada do regulador, mas com capacitor lá.

T+
Visitante
« Responder #4 : 12 de Outubro de 2013, as 09:35:24 »

O circuito que montei está com um diodo 1N4007 em série com o 12V pra entrada do regulador, na entrada do regulador um capacitor de 1000uF e um de 100nF em paralelo e na saída do regulador tem um de 10uF em paralelo. Vou tentar essa ideia do resistor, assim que tiver os resultados eu posto aqui.
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2072

e^(i x pi)+1=0

« Responder #5 : 12 de Outubro de 2013, as 10:33:41 »

Experimenta esse circuito:

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Rikrdo
Visitante
« Responder #6 : 12 de Outubro de 2013, as 11:18:32 »

xformer
Qual o diâmetro do fio pra enrolar no ferrite?
Ele estaria funcionando como indutor nesse caso?
Um transformador pequeno substituiria o indutor nesse caso?
Administrator
DIY Freak

Obrigado

e^(i x pi)+1=0

« Responder #7 : 12 de Outubro de 2013, as 11:24:13 »

Pode ser um fio fino, já que o seu termômetro consome pouca corrente. Acho que fio AWG28 ou mais fino serve. O bastão de ferrite de uns 5cm de comprimento por 1cm de diâmetro.  Eles funcionam como indutor e fazem um filtro contra ruídos vindos do alternador da moto e demais geradores de ruído do sistema elétrico.  Transformador não deve servir nesse caso.  Se achar um desses toroides de fonte de PC, dá pra usar no lugar do bastão.
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Rikrdo
Visitante
« Responder #8 : 12 de Outubro de 2013, as 14:47:43 »

Patines
Fiz o esquema do resistor de 150R o termômetro continua apresentando leitura incorreta.
Agradeço a disposição em ajudar.

xformer
Infelizmente no momento não disponho nem do ferrite nem dos toróides de PC e nem do fio nessa medida que você mencionou para montar o indutor. Mas encontrei em uma sucata aqui 4 indutores semelhantes a esses: http://i01.i.aliimg.com/wsphoto/v0/622265389/Free-Shipping-100pcs-font-b-Radial-b-font-font-b-Inductor-b-font-330uH-331-8mm.jpg e com a inscrição 101K. Será que vão servir pra essa aplicação?
Obrigado.
« Última modificação: 13 de Outubro de 2013, as 20:31:13 por Rikrdo » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak

Obrigado

e^(i x pi)+1=0

« Responder #9 : 12 de Outubro de 2013, as 18:18:25 »

xformer
Infelizmente no momento não disponho nem do ferrite nem dos toróides de PC e nem do fio nessa medida que você mencionou para montar o indutor. Mas encontrei em uma sucata aqui 4 indutores semelhantes a esses: http://i01.i.aliimg.com/wsphoto/v0/622265389/Free-Shipping-100pcs-font-b-Radial-b-font-font-b-Inductor-b-font-330uH-331-8mm.jpg e com a inscrição 101K. Será que vão servir pra essa aplicação?
Obrigado.

Experimenta ué. Não sei as especificações da sua sucata (nem você deve saber), como vou saber se vai funcionar ou não...?     Batendo Cabeça   Mas dá pra perceber que o tamanho deles é bem menor do que um bastão de 5cmx1cm.

Já que não tem o bastão de ferrite nem fio, usa o que tem e torce pra dar certo, não deve queimar alguma coisa com isso.  
Rikrdo
Visitante
« Responder #10 : 12 de Outubro de 2013, as 18:46:39 »

xformer
Fiz uns testes com os indutores e continua na mesma situação.
Vou ver se consigo montar o indutor como você sugeriu, mas se alguém tiver outra sugestão estou ouvindo também.
Valeu!
Handmaker

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271

« Responder #11 : 13 de Outubro de 2013, as 14:18:01 »

Sugestão é você colocar um interruptor no seu termômetro para poder liga-lo e desliga-lo convenientemente, e voltar a usar a pilha. Ou usar um relé, acionado pela bateria da moto, que vai chavear a pilha do termômetro, ligando o aparelhinho automaticamente quando você ligar a moto. 

Ou comprar um termômetro adequado à sua aplicação.

Não entenda como grosseria, mas este tipo de gambiarra automotiva (ou "motomotiva"...) dificilmente dá certo, tem muito ruído no sistema.
Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Ledod
Handmaker

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139

« Responder #12 : 13 de Outubro de 2013, as 15:02:31 »

E os cabos que vão até o sensor? São blindados? Possuem uma malha de terra?

De que adianta a alimentação ser perfeita se o sinal que chega até o aparelho é completamente ruidoso?
Handmaker

Obrigado

« Responder #13 : 13 de Outubro de 2013, as 20:07:46 »

Patines
Fiz o esquema como você sugeriu e o termômetro continua apresentando leitura incorreta. Após os 1,59V inseri o resistor de 150R ....
Nunca sugeri isso.  Leia novamente a mensagem, que não modifiquei

T+
« Última modificação: 13 de Outubro de 2013, as 20:09:39 por Patines » Registrado
Rikrdo
Visitante
« Responder #14 : 13 de Outubro de 2013, as 20:42:13 »

Patines
Desculpe, me expressei mal, já editei o post.
Valeu!

Finck
Eu pensei nisso, em chavear a bateria original do termômetro por um relé alimentado pela bateria da moto mas acaba que eu vou ter que me preocupar em comprar a tal bateria de tempos em tempos, apesar que teoricamente ela duraria bastante. Mas enfim, a coisa gira em torno realmente de ruído induzido provavelmente pelo gerador da moto.
Hoje coloquei antes do regulador 7805 um resistor de 330R e um capacitor de 1000uF em paralelo com 100nF logo após diodo que sai do 12V. Agora o termômetro funciona bem a maioria do tempo, somente com a moto na lenta que ele "endoida".

Ledod
São fios normais, não tem blindagem mas posso tentar com um fio blindado e ver se resolve.

Agradeço as sugestões e dicas até agora.
Abraços.

Imprimir  

Ir para: